1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Como Arda se "arredondou"?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Bri Guardian, 3 Set 2004.

1. Bri Guardian

Bri Guardian Usuário

Não sei se foi uma falta de atençao, mas como que a Arda se "arredondou"? existe algum.....mtio que esplique isso? os Valar só meditaram sobre isso e ela se arredondou ou foi algo mais drastico?

2. AragornII

AragornII Usuário

Ó,eu acho que ela se arredondou apenas para os mortais,para os elfos ela continua plana(rota plana),para os mortais nao conseguirem mais chegar a Aman,mas como não respondi a sua pergunta e só filosofei :mrgreen: ,arda arredondou após a destruição de Numenor,por causa das convulsões sofridas

3. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Porque Deus quis. :D Eru Ilúvatar, respondendo ao chamado dos Valar em resposta ao ataque dos Númenorianos contra Aman, destruiu a Ilha de Númenor e arredondou o mundo. Além disso o Todo Poderoso removeu a terra de Aman dos Círculos do Mundo para que ela se tornasse inalcançável a meros mortais e o que ocorreu com os númenorianos nunca mais se repetisse.

4. Saranel Ishtar

Saranel Ishtar Usuário

?

Então os elfos a veriam de uma maneira diferente que os outros mortais? Tipo, um dom especial de visão? :o?:

Nunca ouvi um troço desses...

5. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Na verdade a terra de Aman se situa em um tipo de dimensão paralela à nossa. Somente quem soubesse do caminho é que poderia chegar até ela. Por exemplo, Círdan o Armador sabia, mas não porque ele era elfo e sim porque ele tinha a permissão dos Valar de chegar até lá. A Rota Plana seria o caminho para Aman, que não segue a curvatura do mundo.

6. Estranho

Estranho Dancer

como se fosse um "portal Invisível", qualquer caminho que naum seja pelo lugar exato, não leva até lá....

acho q é mais ou menos isso.....

7. GaLaDr|eL

GaLaDr|eL Usuário

eh complicado.... :roll:
    nao faço ideia mas vou com Elrond Meio-Elfo, como sempre vc matou a charada... :D

8. DarkRider

DarkRider Só uma torturazinha.

A Queda de Númenor, feita por Eru, foi o que causou todo esse arredondamento. Os mares foram se revoltando, e Númenor afundou, e a terra se arredondou.

E a Rota Plana é algo meio que "um caminho" feito para aqueles com permissão dos Valar para irem a Valinor. Pensem numa ponte que só é acessível aqueles que tenham a permissão de andar nela (isso antes de Aman ser retirado do mundo, antes estava no mar).

9. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

a imagem do link abaixo, apesar de não explicar como o arredondamento ocorreu (acho q nem precisa mais), mostra duas imagens juntas, uma de Arda antes, e outra depois do "arredondamento"

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

10. Me intrometendo um poko na discuçao, nao ta muito errado no meu ver o que falaram, porem, está no Silma, que o caminho é tortuoso ate para os Elfos e muitos barcos se perdem para voltarem para Valinor, no meu ver é como se Ulmo os guiasse, do jeito que da porque nas bordas do mundo o mar se torna mais feroz.....
    Nao é dimensao paralela(sim um tipo) mas isso por hora pode confundir prq como podemos ver em desenhos da terra media, ou exboços como a foto de Fëanor ¥, ela é tipo uma mexirica ,em meio ao nada,(isso ao olho de um Valar) essa mixirica é aberta e em seu meio está Arda mas existe(os circulos do mundo) as partes de cima da mixirica, essa foto da pra visualizar melhor...
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Então se fosse permitido a todos irem ate Valinor, seria mais ou menos como seguir reto pelo mar, que você cairia nas bordas do mundo ai era so saber o caminho dentro dos "circulos externos" de Arda para chegar na terra prometida, porem nao é permitido tao somente.
    Nao que seja algo parale-lo,é algo no mesmo plano fisico.

Feanor V, a foto que você coloco, esta escrito (quando a TM fika redonda) que sao mudanças depois da 3ºera...duvida minha, É na Terceira Era que cai numenor, nao é nao ??ou é? :?[/quote]

11. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Na verdade não se encontra no mesmo plano físico não. Se um barco qualquer, que não possui a permissão dos Valar, pegar o caminho que ele olha nesse mapa e tentar atingir Valinor ele não vai conseguir e vai acabar dando a volta ao mundo. Sacou? A Terra de Aman foi literalmente removida dos Círculos do Mundo, do nosso plano físico, e enviada para um plano físico (e não espiritual) paralelo. Eu digo paralelo por que? Porque era realmente paralelo, tudo o que ocorria em nosso mundo ocorria em Aman também, como o amanhecer e o anoitecer, etc...

12. Nao vejo como fora dos mundo fora dos Ciruclos de Arda e nem se um Elfo que ja foi la quiser voltar conseguira sem o Aval dos Valares....antes de existir o mundo "ëA" o universo que se enxerga fora de Arda era um nada assim como é comentado no Silma, depois no meio desse nada Eru colocou o o mundo que os elfos chamam de Ëa,e ainda dentro de Ëa Valinor está.
    Nao estou dizendo que estou certo, tipo eu entendi assim....mas nao é de toda errada sua ideia mesmo prq paralelo no sentido que os acontecimentos(nascer e por do sol) soa os mesmo em tempos paralelos(ao mesmo tempo), mas vc agora explico oque vc kis dizer com paralelo eu tinha mesmo intendido um plano espiritual...
    Mas é um assunto complicadinho mesmo prq Tolkien nao chego a pensar por completo nessa "invençao dele" ....
    Faro....

13. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Númenor caiu na segunda era.
    No desenho diz Terceira era pois se falasse segunda, poderia confundir algumas pessoas, já que no inicio da segunda era Arda ainda era plana, e se tornou redonda mais pro final.
    Já a terceira era se passa todinha com Arda redonda.

14. Ata Valeu.....tava confuso mesmo.....nao o mapa eu ...ehhh!
    Fui 8-)

Compartilhar