• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Comissão do Congresso americano barra visto permanente a brasileiros

Ana Lovejoy

Administrador
Uma emenda aprovada ontem por uma comissão da Câmara dos Deputados dos EUA impossibilita a concessão de vistos permanentes a cidadãos brasileiros.

O projeto, que será votado em junho no plenário da Câmara, interrompe o financiamento do Serviço de Imigração e Cidadania dos EUA para o Brasil, mas não afeta vistos temporários, como os de trabalho ou de turismo.

O autor da emenda, o democrata Tim Ryan, 39, de Ohio, quer punir o Brasil pela não extradição da brasileira Claudia Hoerig, acusada de matar o então marido, o piloto da Força Aérea Americana Karl Hoerig, em 2007. Ela voltou ao Brasil no mesmo ano.

"A assassina do major Hoerig deve ser devolvida aos Estados Unidos para enfrentar processo e nós precisamos mandar uma mensagem ao Brasil que a conduta deles não será tolerada", disse o deputado Ryan após o voto.

Um acordo entre os dois países desobriga a extradição entre ambos. Pela Constituição, o Brasil não pode extraditar uma cidadã brasileira. Ela poderia ser julgada no Brasil, mas o caso não chegou à Justiça do país.

Claudia foi casada com outro cidadão americano entre 1990 e 2000 e obteve a cidadania americana em 1999. Em 2005, casou-se com Hoerig.

Tanto o promotor do caso quanto o deputado querem que ela seja julgada nos EUA. No site do deputado, ele trata a questão como uma de suas principais bandeiras, dizendo que o piloto morto "era um militar condecorado, que fez 200 missões nas guerras do Afeganistão e do Iraque".

Em entrevista ao jornal carioca "Extra" em 2010, o advogado da Claudia, Antonio Andrade, disse que a cliente matou o então marido "em um momento de fúria, por maus-tratos e abuso sexual".

Ela morava em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.

A embaixada brasileira em Washington está estudando o caso, mas ainda não há resposta oficial do Itamaraty.

A emenda foi acrescentada ao projeto que decide o orçamento para o Departamento de Segurança Nacional em 2014, que deverá ser reforçado após os atentados terroristas de Boston.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidi...no-barra-visto-permanente-a-brasileiros.shtml

***

E pensar que no começo do ano falavam até em estudar a possibilidade de retirar a necessidade de visto para turistas, né. Isso aí vai dar uma mexida nas relações, certeza.
 
Eu particulamente acho que é apenas uma fase. Mas com certeza vai atrapalhar algumas pessoas, principalmente quem está indo para casar ou coisa do tipo.
 
Sei lá. Não acho os EUA vão levar isso para frente. Situação diplomática complicada. O Brasil não pode extraditar a brasileira, a constituição é clara e não permite que brasileiros natos sejam extraditados de território nacional. Enfim, se for para frente mesmo vai ser uma pena para quem queria a cidadania americana.
 
Isso não dura. Os EUA precisam de imigrantes. Ou por serem incapazes de suprir as necessidades intelectuais e científicas do país ou pra fazer os serviços que eles acham humilhantes. Eles não são tão autossuficientes quanto acham e essa bandeira desse congressista é pura demagogia. Deve ser pra atrair a atenção de alguma coisa mais importante, economia por exemplo.

E eu não vejo atração nenhuma nos EUA, se eu fosse seria pra ver o Grand Canyon, ou o Parque Yosemite ou o Old Faithful, tirando isso não há nada atraente lá.
 
Desculpem pela minha ignorância, mas é normal uma reação dessa por causa de UMA pessoa? Ou é porque ele era um "militar condecorado, etc, etc"?
 
Não é normal não TEK
Isso pode gerar problemas entre os dois países que sempre tiveram boas relações.
Acredito que tenha algo a mais nisso.
 
até pq, como vi em comentários por aí, se for desse jeito como fica a questão daqueles pilotos envolvidos no acidente da gol?
 
p vc ver q político burro (redundância?) n existe só aqui.
 
às vezes eu penso que diplomacia é feita por crianças mimadas :no:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo