• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Comida di Buteco 2009

Phantom Lord

London Calling
Comida di Buteco 2009 - 17/04 a 17/05

Vem aí mais edição de um dos maiores eventos “butequeiros” do país. Tomada pela mistura de ingredientes e temperos, Belo Horizonte sedia mais um festival Comida di Buteco. Conhecido por enaltecer e resgatar a culinária de raiz dos bares tipicamente mineiros, o evento está comemorando dez anos de sucesso. Ao todo, serão 41 bares participando deste festival onde a união entre o voto popular e o do júri que decide quem levará para casa o título de campeão deste ano.

Pratos!

Bares Participantes!

História do Evento!

Site Oficial


CURIOSIDADES:

COMIDA DI BUTECO COMEMORA 10 ANOS COM NOVOS PROJETOS

Evento gastronômico mais importante de Minas Gerais
expande sua atuação para outras quatro capitais


"Salta cerveja estupidamente gelada prum batalhão e vamos botar água no feijão”. Esse sentimento, digno de citação a Chico Buarque, que é despertado nas pessoas quando são informadas que o Comida di Buteco inicia suas comemorações de 10 anos, que estarão completos em 2009. E com o ritmo de quem não deixa o tira-gosto esfriar, os coordenadores do evento anunciaram, em coquetel realizado para convidados na última quarta-feira, no salão de festas do Brasil Palace Hotel, no centro de Belo Horizonte, um planejamento de expansão do Comida di Buteco para outras quatro capitais.

Duas dessas novas cidades já receberam a primeira edição do festival este ano. O Rio de Janeiro, durante o mês de agosto, e Salvador, de 5 de setembro a 5 de outubro. A próxima cidade a entrar na onda do tira-gosto é Goiânia, entre 31 de outubro e 31 de novembro. A quarta capital a receber o evento será definida até dezembro. Maria Eulália Araújo, fundadora do Comida di Buteco ao lado de Eduardo Maya, conta que a adesão das outras cidades tem superado as expectativas. “No Rio tivemos 20 mil votos válidos, quatro vezes mais do que a primeira edição de Belo Horizonte”, conta.

A movimentação nos negócios também é muito positiva nas outras praças onde o evento acontece pela primeira vez. Já foi possível identificar um crescimento entre 30 e 50% do faturamento dos botecos participantes.

Esse resultado comprova a vocação de “toque de Midas” do Comida di Buteco, que proporciona sucesso para os empreendimentos que levam a sua marca. “Tornar o Comida di Buteco um projeto nacional é uma experiência ousada e entusiasmadora. Me emocionei em Salvador quando entrei em um boteco de subúrbio, me deparando com o material de divulgação do evento e a alegria da proprietária em participar do projeto. É o tipo de estabelecimento que será impactado positivamente”, destaca Eulália. Além disso, a presença em cinco praças proporciona visibilidade nacional para as empresas patrocinadoras que, por meio de um projeto que oferece ações e resultados customizados, têm suas marcas reforçadas nessas regiões.

O desenvolvimento socioeconômico que as outras cidades começam a sentir com o Comida di Buteco já é uma realidade bem sólida em Belo Horizonte. O evento atingiu uma magnitude tamanha que influencia no turismo – estimula visitas a regiões diferentes da cidade, o que na edição de 2008 totalizou 500 mil pessoas freqüentando os bares e 40 mil participando da festa Saideira -, na gastronomia – mais de 400 receitas já foram criadas especialmente para o concurso em BH e interior – e na economia – no mês do festival, os estabelecimentos faturam entre 25% e 30% do total estimado para o ano, além do impacto na cadeia produtiva com o aumento na venda de alimentos. Vale salientar que os bares participantes não pagam nenhuma taxa à Comida di Buteco Produções.

Novos sócios

O crescimento de uma empresa precisa ser muito bem planejado, mesmo quando se trata de empreendimentos de sucessos como o Comida di Buteco Produções. Por isso, para contribuir com esse novo desafio, dois novos sócios se juntaram ao projeto: Ronaldo Perri e Flávia Rocha. Eles trazem consigo uma importante bagagem como executivos de empresas de produtos de consumo de massa. Flávia trabalhou 15 anos na AMBEV, enquanto Ronaldo foi diretor da Lucky, empresa do grupo Pepsico no qual trabalhou 16 anos.

Flávia Rocha conta que eles entraram para o Comida de Buteco Produções atraídos por uma ótima expectativa em relação ao projeto. “Eu vi nele um conceito fortíssimo, uma marca bem resolvida, um potencial de desdobramento incrível e, sobretudo, uma verdadeira máquina de transformação social para os botecos envolvidos”, explica Flávia.

Ronaldo conta que todo o plano estratégico da empresa para os próximos cinco anos já foi preparado. As expectativas são as mais positivas, principalmente em relação à ampliação do evento para outras capitais, multiplicando em cinco o tamanho do Comida di Buteco em 2009. “Esse será nosso grande desafio, mas acreditamos que vamos conseguir, pois o resultado tem sido fantástico nas edições dos novos mercados. Queremos ser o maior evento de gastronomia de boteco do país e transformar a vida de muitas pessoas. Tem sonho melhor do que esse?”, solta feliz a pergunta, como quem pede mais uma ao garçom.

Números e fatos marcantes
Eventos dos mais tradicionais de Belo Horizonte, o Comida di Buteco reúne uma série de histórias interessantes e números impressionantes. Veja alguns, dignos de um bom papo em mesa de bar.

- Mesmo sem convite ou divulgação na mídia, a festa de premiação em 2001, no Antôniu’s Bar, levou mil pessoas para a rua do boteco, que teve que ser fechada pela BHTrans.
- A festa de premiação em 2002, programada para duas mil participante, levou mais de 9 mil pessoas para a rua Aymorés.
- Em 2004, Eulália e Eduardo tiveram o carro - todo envelopado com a marca do evento - rebocado. As pessoas que passavam na rua começaram a discutir com o fiscal da BHTrans para não deixar levar o “carro do Comida di Buteco”. Esse fato deu origem à campanha de 2004: Comida di Buteco – Um caso de amor com BH.
- A edição belo-horizontina do Comida di Buteco 2008 movimentou R$20 milhões.
- A primeira edição carioca movimentou, em 2008, R$5 milhões.
- Na edição de 2008, mais de 500 mil pessoas freqüentaram os bares e 40 mil participaram da festa Saideira.




____________

Apesar de morar no interior das Minas Gerais,já tive a oportunidade de participar deste evento em algumas oportunidades.
Pra quem curte uma boa cerveja,tira-gosto,conversas de botequim etc é um evento e tanto.
Se alguém passar por Belo Horizonte no período,fica a dica.
 
tinha aquele boteco bohemia que era meio parecido (pelo menos a idéia, se eu não me engano). sabe, nunca fui nesses eventos, mas deve ser legal. mas nada substituirá os rollmops no meu coraçãozinho. digo, no meu estômago hehehe
 
Teve um evento parecido aqui no Rio já.
Bom, eu não posso mais nada que venha de botequim, mas que o melhor bife com fritas que eu já comi foi alí na Cinelandia, isso não posso negar.
 
Ah não existe comia melhor do q eu de boteco. É aquela coisa:

Pastel de feita; Hamburger de lanchonete suja; Cachorro quente de barraquinha em esquina movimentada...

Nada supera.

Se bem que isso está sendo "pervertido com essa moda desgraçada de pegar algo tosco, ajeitar e vender por 50 vees o preço. O Boteco BOHEMIA é cheio de uam coisas que vc para e pensa "Mas catso! 30 contos por bolinhos de bacalhau quem tem 70 ervas é palhaçada! Devem comrpar na D Maria e botar maconha!"
 
Concordo, Rama. Aqui em Curitiba os botecos agora foram tomados por uma horda de "gente descolada" que está "super antenada" com a moda dos botecos. Acho que dá para contar nos dedos os que permanecem tru, tipo o Beks :lol:
 
Ramalokion disse:
O Boteco BOHEMIA é cheio de uam coisas que vc para e pensa "Mas catso! 30 contos por bolinhos de bacalhau quem tem 70 ervas é palhaçada! Devem comrpar na D Maria e botar maconha!"

:rofl:

Não sei se tem em outras cidades (deve ter) mas já viram aqueles sanduíches chamados de "gregos"?
Umas carnes todas amontoadas que os caras vão cortando e colocando no meio do pão?
Nossa, tem um cheiro maravilhoso!
Mas eu nunca tive coragem de experimentar aquilo! :susto: alguém aqui já teve?
Se sim conta aí, é bom?
 
Clara

também nunca comi, ams tenho um amigoq ue adora e come a muuuito tempo. O leal são as promoções que os caras fazem: 1 real leva o alcnhe e um suco, ou o lanche e uma laranja por reais!!
E o cheiro é bom MESMO!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo