• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cometa Ison poderá ter brilho de Lua cheia, diz astrônomo

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
cometa.PNG

Será o mais brilhantes cometa de várias gerações da humanidade​

O cometa Ison, o C/2012 S1, se tornará visível a olho nu em novembro deste ano e promete ter um brilho comparável a uma lua cheia, na avaliação de astrônomos, entre os quais David Whitehouse, que escreveu um artigo sobre o assunto para o jornal britânico The Independent.
“Poderá ser o mais brilhante cometa visto em muitas gerações”,
disse.

A maior aproximação com a Terra ocorrerá entre os dias 25 e 28 de dezembro, a uma distância de 60 milhões de quilômetros. A partir de agosto, o cometa poderá ser acompanhado por telescópio amador.

O cometa foi descoberto no Observatório Kislovodsk em 21 de setembro de 2012 pelo bielorusso Vitaly Nevsky e russo Artem Novichonok. Mas há registro de que ele já tinha sido detectado no dia 28 de dezembro de 2011 e 28 de janeiro de 2012 por observadores amadores.

Veja vídeo da rotação do cometa

O espetáculo da luminosidade do Ison poderá se frustrar se sua cauda composta de gás e poeira se diluir ao passar próximo do Sol, o que ocorrerá em novembro. Antes, em outubro, ele “visitará” Marte.

Ison nasceu na Nuvem de Oort (ou Opik-Oort), que é um berçário hipótese (não pode ser observado diretamente) de cometas e asteroides. Fica nos limites gravitacionais do sistema solar, é esférica e pode conter até cem bilhões de cometas. O percurso do Ison até a proximidade da Terra está se dando em milhões de anos. Após passar por aqui, ele voltará para o espaço profundo.

Um porta-voz da Nasa disse que os astrônomos de todo o mundo estão “acompanhando esta grande bola de neve suja” para entender a sua evolução. Provavelmente será a única aparição por aqui do Ison.

A Agência Espacial Européia informou estar analisando os prováveis perigos que o cometa poderá representar para a Terra.

Em 2013, em março e abril, outro cometa, o 2014 L4 (PanSTARRS), passará perto da Terra, mas não será tão espetacular como o Ison.

Fonte
 
Não acredito que eles usaram o universe sandbox para fazer a simulação :lol:

tenho esse joguinho no steam!

btw, pela notícia, parece que vai ser visível também do hemisfério sul. interessante.
 
Que bom que vou poder estrear em alto estilo o meu novo telescópio amador que acabei ficando como troca que fiz com um amigo que queria o meu receptor satélite de parabólica digital que não ia usar mais.

Pelo visto acabei fazendo um ótimo negócio :lol:
 
Mas se pode ser visto por telescópio amador, é melhor fazer um do que comprar. :D

Estou pesquisando qual a melhor alternativa entre montar ou comprar, mas ainda tenho muitas dúvidas a respeito dos tipos de diagramas ópticos, razão focal e o que cada um deles proporciona.
Algum de vocês tem telescópio? De qual tipo e qual a razão focal? Eu me interesso muito por observar planetas, e se possível, nebulosas.
 
Respondendo a dúvida da Seiko-chan e quem mais possa vir a interessar..

Eu tenho um do tipo refrator da marca Toya modelo Galaxy Ultraoptec com objetiva de 70mm. Nesse link que achei nesse site especializado você tem mais detalhes técnicos dela. Está até entre os modelos mais vendidos nessa loja virtual inclusive.

Pra mim que sou iniciante em observações astronômicas estou bem satisfeito com ele e olha que nem usei todo o potencial de sua capacidade já que adquiri a pouco tempo e em Janeiro e Fevereiro peguei em minha cidade várias noites livres com tempo nublado, mas do pouco que já observei é muito bom. Ver a Lua, as estrelas e outros planetas com uma riqueza maior de detalhes dá aquele gostinho de sentirmos um pouco Galileu Galilei :D

Pra fotografar, sei que terei que investir mais pra comprar um adaptador específico pra isso. Assim que puder eu farei.

Pretendo leva-lo em breve numa viagem que farei daqui um mês no interior de Minas numa cidade chamada Itamonte que tem uma estrada que conduz a um pico elevado numa altitude superior a 2.000m (algo que é raro no Brasil nessa faixa de altitude) que é muito recomendado para observações astronômicas. Agora é torcer pro tempo lá estar bem limpo e curtir.
 
Última edição:
Perfeito, e está tão caro e parece ser muito mais fácil/seguro de movimentar do que um newtoniano.
Pesquisando aqui, vi o quanto ainda preciso entender sobre a observação em si para então aprender a montar um de forma satisfatória.

Há algum tópico específico para a compra ou montagem de telescópios para observação e fotografia amadora no fórum?
Porque essa passagem do Ison eu não vou querer perder. :yep:

EDIT: Para não desvirtuar a postagem original, criei este tópico para quem quiser trocar ideias e começar a montar o próprio telescópio. :D
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo