• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Com 'vergonha moral' do Brasil, movimento separatista quer plebiscito pela independência do Sul

Quando eu falo sobre o anti-coxinhismo, não é que eu esteja negando que os caras sejam coxinhas. O meu ponto é que eu acho esse um argumento fraco, pois se sustenta em desqualifica os separatistas só pq são coxinhas.

E volto ao meu ponto: Pq um estado rico não pode querer se separar de um estado pobre? Certamente os estado do Sul também tem famílias pobres - mas pq eles não poderiam escolher qual a melhor forma de redistribuir renda?

Enfim, por um momento vamos ignorar as besteiras que o site dos caras falam, esse é o meu ponto. O separatismo por questões econômicas é besteira? Pq? Não vale falar que é coisa de coxinha.
 
Eu já entendi o seu ponto, falar coxinha é raso, e é mesmo. Tão raso quanto esses argumentos coxinhas.

E não, um Estado Rico se separar de um pobre só por ser rico é ridículo. Exagerando "Um pouco":

Se começarmos a pensar em separatismo por renda e separar o sul do norte, depois os paulistas, que contribuem mais ao PIB brasileiro do que o Sul inteiro junto, vai querer se separar também? E depois disso? O lado leste de SP não vai querer sustentar sozinha a região oeste que é mais pobre? Aí a região metropolitana vai querer ser um país independente porque tem mais grana que o vale do paraíba? O fim disso um país chamado "quadrilátero de ouro" que vai da Paulista à Marginal Pinheiros.

Tirando países do norte europeu, todo país do mundo tem seu lado pobre. Isso não pode ser suficiente pra querer uma separação. É elitismo, é burguês se achando superior por ter mais grana só.
 
Já vi esse argumento em forma de quadrinho. Ele termina no separatismo do apartamento mais rico do prédio mais rico do bairro mais rico. :lol:

Embora eu concorde que a separação não seja uma boa solução nesse caso, acho meio difícil de ignorar que a diferença entre o que se paga e o que se recebe de impostos nos casos de alguns estados.
 
Não, não respondeu.

Qual é a falha no argumento da redistribuição de renda? Se os estados do Sul não querem ser deficitários em termos de redistribuição, isso não pode servir de motivação para separação? Se um estado se sente prejudicado por não ver retorno para os próprios impostos, isso não pode ser fonte de insatisfação? Enfim, não estou dizendo que os caras estejam certos, mas estou apenas tentando estressar a crítica, para ir um pouco além do anti-coxinhismo que já encheu o saco há muito tempo.

Um estado não está acima da União, certo, e essa, por definição, é a razão para um estado querer se separar da união, né?

Não respondi? Grimnir, o RS é deficitário por pura incompetência fisiologística e casuísta dos Governantes. Não tem nada a ver com contexto histórico. O Rio Grande está do jeito que está por alguns fatores que a maioria deles simplesmente ignoram ou fazem de conta que não existe: a elevação do ICMS que afugentou as grandes empresas como as do setor industrial e calçadista para outras regiões; a Lei Kandir que isentou o mesmo ICMS de produtos e serviços destinados à exportação, ou seja, matou a principal fonte de renda do Estado e a famigerada DRU (Desvinculação das Receitas da União) que deveria ter acabado em 2011 e que desobriga o Governo a repassar a receita prevista na Constituição para os Estados.

Como pode ver, uma coisa levou a outra.
 
Foi mal, @Elring, mas onde que você tinha escrito isso tudo antes aqui no tópico. Não tinha lido. Anyway, concordo com você. Eu acho que o debate tem mais que ir nessa direção: O estados e municípios já fizeram o máximo possível para gerar riquezas antes de reclamar da União?

Por outro lado, existe sempre o argumento do conflito intertemporal: Quando o governo redistribui renda, isso só consegue ser feito com o estoque existente de riqueza. Esse "confisco" (na falta de palavra melhor), pode prejudicar o fluxo futuro de riquezas, ou seja, desincentivar a geração de novas riquezas, incentivando na verdade comportamentos de curto prazo como a elevação de impostos.
 
Eu desde já digo que voto no não. E os gaúchos do passado, que passaram a vida toda impedindo a castelhanada de invadir essa porra devem estar se revirando nos túmulos.

Quero continuar sendo brasileiro e desde já peço asilo pra quem quiser me acolher no Brasil. Menos pra esse puto do @Bruce Torres que fica dizendo que gaúcho é tudo viado. #bichainvejosa
 
Tirando países do norte europeu, todo país do mundo tem seu lado pobre. Isso não pode ser suficiente pra querer uma separação. É elitismo, é burguês se achando superior por ter mais grana só.
Não sei se era o que o Grimnir questionava.
Mas a minha dúvida é se o fato da motivação nos parecer ridícula, torna necessariamente inválido o ato.
É tipo o cara que termina com uma garota só porque ela engordou uns quilinhos. É um motivo babaca? É. Imbecil? É. Ridículo? É. Mas quem vai dizer que ele não tinha direito ou o impediria?
Quais as consequências pro sul e pro Brasil no caso de uma separação ocorrer? O sul deve objetivamente algo ao restante do país ao qual precisa pagar para poder saltar fora? Algo mais do que apenas um sentimento de patriotada (que é um sentimento que eu considero semi-ridículo hoje em dia).
Isso, claro, no caso de uma posição oficial, plebiscitada e tal de ser a vontade da população do local.
 
Maior liberdade aos estados soa promissor. Fica mais fácil surgir um modelo de gestão que gere mais resultados. Daí é só os demais copiarem e adaptarem.
 
Maior independência coisa nenhuma.
Ou todos estados são iguais ou não rola federação
Tá com vergoinha vai lá e pede para sair.

Está parecendo adolescente que quer sair de casa, mas o pai ainda tem de pagar o aluguel, o carro, o condomínio, a gasolina...
Ou quer independência ou não.
Quero só ver onde será a capital. Só isso garante briga entre o RS vs SC e PR.
 
Pois é. Não entendi a analogia com o adolescente, @Omykron. Será que se aplica mesmo?

Lembrando, pela enésima vez, que não estou legitimando o argumento dos caras do Sul, mas apenas discutindo que argumentos parecem válidos para o separatismo (excluindo questões étnico-religiosas-culturais).
 
Maior independência coisa nenhuma.
Ou todos estados são iguais ou não rola federação
Tá com vergoinha vai lá e pede para sair.

lembrando que um grupo de separatistas não representa a totalidade dos habitantes do paraná, santa catarina e rio grande do sul. então tipos, não é só sair. quer dizer, se eles quiserem se organizar, sair e ocupar o paraguai ou argentina ou sei lá o que, que sejam felizes e tal, só não encham o saco de quem tá de boas sendo brasileiro.
 
lembrando que um grupo de separatistas não representa a totalidade dos habitantes do paraná, santa catarina e rio grande do sul. então tipos, não é só sair. quer dizer, se eles quiserem se organizar, sair e ocupar o paraguai ou argentina ou sei lá o que, que sejam felizes e tal, só não encham o saco de quem tá de boas sendo brasileiro.

Ah sim, tem esse "pequeno" detalhe operacional. De qualquer forma, no mundo das ideias, o tópico não é tão simples de responder com um "coisa de coxinha".
 
Pra não ficar aquela coisa que só sulista ou do sudeste fica puxando esse assunto, eis que a Elba Ramalho já ousou cantar com gosto um Nordeste Independente.

 
  • Amei
Reactions: Pim
Liberdade legislativa e orçamentária.
vai dar essa liberdade para todo mundo ou só para os chorões? se for só para os chorões, saia da federação brasileira da bananalandia.

e sim, a lógica é do adolescente mimado. quer independência com o dinheiro dos pais. o que é, muito fácil.
 
Minha questão do separatismo e diferente, sempre fala do lado ideológico, mas economicamente seria viável? Seria a indústria sulista forte o suficiente para se bancar sozinha? A produção agrícola daria para sustentar as pontas sem a ajuda do pais? E a situação financeira dos estados e municípios são saudáveis a ponto de agüentar as consequências da emancipação?

Lembrando que o Sul perderia o maior consumidor de seus produtos, o próprio Brasil e as exportações deveriam ser revistas, já que elas partem de de acordos comerciais do Brasil.

Eles pensam nisso?
 
Minha questão do separatismo e diferente, sempre fala do lado ideológico, mas economicamente seria viável? Seria a indústria sulista forte o suficiente para se bancar sozinha? A produção agrícola daria para sustentar as pontas sem a ajuda do pais? E a situação financeira dos estados e municípios são saudáveis a ponto de agüentar as consequências da emancipação?

Lembrando que o Sul perderia o maior consumidor de seus produtos, o próprio Brasil e as exportações deveriam ser revistas, já que elas partem de de acordos comerciais do Brasil.

Eles pensam nisso?

Ué, eles é que são os principais interessados, eles que se preocupem isso. Aí sim eu vou concordar com a analogia do adolescente do @Omykron: De que adianta sair de casa e depois reclamar que está sem grana pra nada, fazer todas as refeições na casa dos pais e levar as cuecas pra mãe lavar?

Se os separatistas do Sul não estão preocupados com a capacidade econômica, eu é que não vou me preocupar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo