• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Com 'vergonha moral' do Brasil, movimento separatista quer plebiscito pela independência do Sul

Pq não? Se os estados pudesse ter mais independência não só econômica, mas também legislativa, vc não acha q isso refletiria melhor suas diferenças culturais? Alguns estados mais progressistas liberando drogas e aborto, outros liberando o uso de armas e etc. Só para dar exemplos mais clássicos.

Eu acho que seria ótimo, mas difícil de pensar no Brasil.

Verdade, concordo com você.

Quando eu pensei em identidade cultural eu pensei no lado mais extremo que aparece no texto. Como esse:

- Esse sentimento interno, essa coisa dentro de mim, dentro de milhões de outras pessoas, de não se sentirem brasileiros, de terem vergonha de serem brasileiros, de quando perguntada ‘De que país tu é?’, ‘Cara...meu, eu sou do Brasil, bicho. Desculpa’. Entendeste? Tu implorar desculpas pras pessoas por ser do Brasil. Cara, eu não sou daquele país lá da bunda grande, da mulata puta, do não sei o quê – eu não sou. Peraí, cara. Não é isso. Sabe, essa imagem que o Brasil faz questão de passar.
 
Em terra de bancada ruralista e bancada evangélica, fico me perguntando como essa autonomia poderia ser manipulada para fins insidiosos contra grupos indígenas, LGBTs, etc. É, fica bem perto da autonomia estadunidense mesmo. :tsc:
 
Em terra de bancada ruralista e bancada evangélica, fico me perguntando como essa autonomia poderia ser manipulada para fins insidiosos contra grupos indígenas, LGBTs, etc. É, fica bem perto da autonomia estadunidense mesmo. :tsc:

E você não acha que levando essa discussão a nível federal a pauta será sempre travada por pressão desses grupos mesmo nos lugares onde poderiam ter avançado?
 
E você não acha que levando essa discussão a nível federal a pauta será sempre travada por pressão desses grupos mesmo nos lugares onde poderiam ter avançado?

Pois é. Estamos em um no-win scenario.

EDIT: A proposta é boa, não desconsidero isso. Mas mesmo o exemplo norte-americano não me parece o melhor. Seria como deslocar o interesse para certas causas deixando-as apenas com os grupos impactados por decisões de nível estadual.
 
Enfim, meu ponto é que o debate sobre separatismo pode sair um pouco dessa interpretação de que são todos babacas ou que se acham melhores.
 
Enfim, meu ponto é que o debate sobre separatismo pode sair um pouco dessa interpretação de que são todos babacas ou que se acham melhores.

Se o foco for centrado na questão do retorno que os estados recebem da união a discussão é altamente válida e não tem nada haver com bairrismo. É um problema que não dá pra ser ignorado.
 
Não tem qualquer fundamento o pedido de separação do RS do Brasil pelo simples fato de que a "Revolução" Farroupilha se deu por interesses dos grandes latifundiários que estavam insatisfeitos com a alta taxa de impostos sobre a carne. Até poderiam ter conseguido se a causa fosse transformada em um ideia de governo independente que traria benefícios para toda a população. E não foi bem assim. Quem lutou mesmo foram negros, indígenas e outros desvalidos considerados descartáveis. A população dos centros urbanos e a elite... nem pensar.

Por isso que tem crescido por aqui o número de historiadores questionando o real sentido do 20 de setembro já que não houve conquista nenhuma para a população em geral.
 
Não tem qualquer fundamento o pedido de separação do RS do Brasil pelo simples fato de que a "Revolução" Farroupilha se deu por interesses dos grandes latifundiários que estavam insatisfeitos com a alta taxa de impostos sobre a carne. Até poderiam ter conseguido se a causa fosse transformada em um ideia de governo independente que traria benefícios para toda a população. E não foi bem assim. Quem lutou mesmo foram negros, indígenas e outros desvalidos considerados descartáveis. A população dos centros urbanos e a elite... nem pensar.

Por isso que tem crescido por aqui o número de historiadores questionando o real sentido do 20 de setembro já que não houve conquista nenhuma para a população em geral.

download.jpg
 
- Esse sentimento interno, essa coisa dentro de mim, dentro de milhões de outras pessoas, de não se sentirem brasileiros, de terem vergonha de serem brasileiros, de quando perguntada ‘De que país tu é?’, ‘Cara...meu, eu sou do Brasil, bicho. Desculpa’. Entendeste? Tu implorar desculpas pras pessoas por ser do Brasil. Cara, eu não sou daquele país lá da bunda grande, da mulata puta, do não sei o quê – eu não sou.
Pra mim essa foi a coisa mais coxinha do texto. E quem obriga ele a se desculpar? Ele faz parecer que há algo que o obriga se desculpar. Isso é muito imbecil.
 
Pra quem não é do Sul: que diferença faz pra vocês se o Sul se separa ou não do Brasil, e por quê?
 
Pra quem não é do Sul: que diferença faz pra vocês se o Sul se separa ou não do Brasil, e por quê?

Nada contra.
Mas se houvesse uma consulta popular mesmo que só pra botar uma pressãozinha no governo federal como fez a Escócia em relação ao Reino Unido isso já seria interessante.
 
Pra quem não é do Sul: que diferença faz pra vocês se o Sul se separa ou não do Brasil, e por quê?

Nada contra se o processo de separação ocorrer de acordo com a autodeterminação dos povos, ou seja, um plebiscito que consulte a população. Sou contra uma tentativa que envolva grupos separatistas armados e radicais.
 
Mas falando sério, to esperando os argumentos contra - além dos xingamentos como "é coisa d coxinha babaca", é claro.
 
Uai o Elring já não flw? E a questão de identificar o "problema" mais sendo sobre a distribuição de renda do que realmente uma ideologia já não foi exposto? Quer uma tese de mestrado? O texto postado a favor da separação é criticado até por sulistas, cara. É de um teor parecido com o do deputado paulista que pediu a separação de SP.

Que existem falhas na questão de quanto um Estado dá e recebe do governo é claro. SP também fornece mais do que recebe. Só acho muito difícil, infelizmente, o Governo fazer algo que mude isso. Argumentarão que o dinheiro é inserido onde é mais necessitado e tals. E tem seu sentido isso, ainda que eu ache um pouco injusto. Um Estado não está acima da União, certo?
 
Uai o Elring já não flw? E a questão de identificar o "problema" mais sendo sobre a distribuição de renda do que realmente uma ideologia já não foi exposto? Quer uma tese de mestrado? O texto postado a favor da separação é criticado até por sulistas, cara. É de um teor parecido com o do deputado paulista que pediu a separação de SP.

Que existem falhas na questão de quanto um Estado dá e recebe do governo é claro. SP também fornece mais do que recebe. Só acho muito difícil, infelizmente, o Governo fazer algo que mude isso. Argumentarão que o dinheiro é inserido onde é mais necessitado e tals. E tem seu sentido isso, ainda que eu ache um pouco injusto. Um Estado não está acima da União, certo?

Não, não respondeu.

Qual é a falha no argumento da redistribuição de renda? Se os estados do Sul não querem ser deficitários em termos de redistribuição, isso não pode servir de motivação para separação? Se um estado se sente prejudicado por não ver retorno para os próprios impostos, isso não pode ser fonte de insatisfação? Enfim, não estou dizendo que os caras estejam certos, mas estou apenas tentando estressar a crítica, para ir um pouco além do anti-coxinhismo que já encheu o saco há muito tempo.

Um estado não está acima da União, certo, e essa, por definição, é a razão para um estado querer se separar da união, né?
 
Você realmente acha que isso é razão suficiente pra querer a separação?

E sobre coxinhismo, olhando parte do depoimento da reencarnação de Bento Gonçalves (sqn): "Não, não é. Aqui, o pai olha para a filha e diz: ‘Filha, tu vai te formar’. (...) Não que os outros povos sejam: ‘Ah, os outros são vadio (sic) e nós somos trabalhador (sic)’, não é essa a questão. (...) Nós reconhecemos, o Sul reconhece, que tu só pode prosperar via trabalho. Tu não vai prosperar ficando deitadinho na rede ou se ficar coçando as partes como a gente diz, deitadinho, esperando que o governo dê alguma coisa para ti. Uma Bolsa Família, uma Bolsa-não-sei-o-quê, esse paternalismo estatal." Papinho de sempre.

Outro trecho do mesmo site: "Os separatistas do sul se inspiram nos movimentos da Escócia, de Québec e da Catalunha. A região anexada pela Espanha no século XVIII, aliás, teve seu pedido de plebiscito negado pelo Parlamento Espanhol, mas aprovado dentro do Parlamento catalão."

Como disseram anteriormente, comparar o Sul com a Escócia? Uma coisa é, repito, esse papo sobre dar mais do que recebe. Problema que SP também sofre, e que merece um diálogo no Planalto. Agora esse choro contra BF, esse papo de que "cara, eu não sou daquele país lá da bunda grande, da mulata puta, do não sei o quê", é tão cansativo quanto o "anti-coxinhismo".

Ser Brasileiro não significa que somos todos mulatos da bunda grande. Mas que isso faz parte do Brasil, faz ué. Assim como o Brasil é o país da Cachaça e não somos todos cachaceiros. País do Futebol sem ter 200 milhões de torcedores. País do Funk, do Samba, do Axé, do Maracatu, da Bossa Nova. País dos praieiros e dos sertanejos, dos índios e dos imigrantes. Ou acha que tem que separar tudo isso em países? Imagina a bagunça?

E pluralidade cultural não é exclusividade nossa, ocorre em muitos outros países, se não em todos. Faz parte. Americanos passam por isso, povo do sul e do norte, costa leste meio oeste e costa oeste, e etc...mas tudo "Junto". Itália tem muita diferença entre o Sul mais pobre com o clima mediterrâneo, e a Sicilia, em comparação com as cidades do Norte. Não é tudo pizza e tarantela.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo