• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Com qual sistema vc começou a jogar?(leia o primeiro topico)

um ad&d...

Kra, se AD&D é "primariozão" pra vc, imagino o que deve ser avançado... :roll:

Eu acho q é bom começar com GURPS, que é fácil de compreender, de montar fichas, e de jogar mesmo. Eu comecei a jogar com ele, passei pro AD&D, e hoje em dia só jogo D 20 (D&D).
 
Vai variar de acordo com o gosto do pessoal, oq cada um gosta, essas coisas. jogah D&D para qm num gosta de medieval pode ser ruim...
Eu comecei cum GURPS medieval e fikei traumatizado. pq eu axo GURPS medieval uma MERDA :disgusti: . depois joguei 3D&T, D&D ...
Bem, eu ax q eh bom se for começarcom medieval, jogar D&D mesmo.
Terror fica com Vampiro e C&A e coisas do futuro pode ser GURPS cyberpunk
ah eh, o CODA tb eh legal para começar, principalmente com o onde de sucesso dos Aneis. :mrgreen:
 
Eu também comecei com os Aventuras fantásticas, e depois aprendi o D&D3E, e por último Storyteller (eu nunca joguei 3d&t, e GURPS na vida).
Bom, tem alguns livros daqueles aventuras fantásticas que são tipo RPGs para ser mestrados (já ouviu falar de Dungeoneer? :o?: ). Ou simplesmente pega o sistema de jogar os dados pra habilidade, energia, sorte e mais algumas coisas pegas na hora, inventa ou tira alguns monstros dos livros e bola uma aventura meio leve, já que é um escola.

Depois de eles terem se acostumado vai pra um mais avançado (GURPS e D&D3E, por exemplo), ou se eles quiserem algo mais pesado, os mais velhos, bota um storyteller e tá resolvido.
 
Eu comecei com D&D a muito tempo atrás, passando para AD&D só quando mudei de escola... :obiggraz: mó nostalgia...

Acho q um sistema facil para iniciantes é o próprio D&D e o 3D&T (apesar de ser horrível...), mas GURPS tb pode ser interessante se tiver um mestre apropriado.
 
Ahhh...GURPS é bem fácil...Aquela regra pra cavar buraco então...Acho o AD&D muito mais fácil. Uma vez tentei jogar GURPS e não consegui, mesmo lendo todo livro (aquele com as regras básicas apenas).


Eu comecei com Werewolf...nunca pensei que compraria aquele livro, mas era o único que tinha na loja quando fui comprar, e é até hoje o que mais gostei de ler.
 
O livro de Werewolf é lindo :obiggraz:

Agora, regra pra cavar buraco... se bobear, D&D também tem isso. Quem já leu o livro do mestre de D&D sabe que tem quase tantas regras pra detalhes, principalmente em combates, quanto GURPS. Essas a maioria ignora.

* Athos ao som de Pink Floyd - Pigs (3 Different Ones) *
 
Eu tenho vário desses livros Aventuras Fantásticas...... Devo ter uns 6.... São muito legais.....

GURPS pra mim tem q ser o Lite ou o MiniGURPS....... Na verdade, o problema do GURPS é q é genérico demais...... Um sistema é bom qdo ele combina com o cenário a q ele se propoe..... Mas o GURPS naum se propoe a nenhum cenário, é só um gigantesco amontoado de regras q tenta prever tudo q pode acontecer num jogo, de cavar buracos a psiquismo....
 
Tem algum link para quem é novato? Não necessariamente aqui do fórum, mas na Web mesmo?

Eu queria muito começar (e já li aqui que é melhor começar pelo D&D), mas onde, como, onde? (rs)
 
Tem algum link para quem é novato? Não necessariamente aqui do fórum, mas na Web mesmo?

Eu queria muito começar (e já li aqui que é melhor começar pelo D&D), mas onde, como, onde? (rs)

Pra começar, o melhor mesmo é comprar um livro...... Na net, a naum ser q vc apele pra pirataria (q é crime :wink: ) vc naum vai achar nada q valha mesmo a pena...... Eu sei q 3 livros de 60 paus são um pouco pesado pra qm tá começando, mas tem jogos mais baratos como o 3D&T (uns 15 reais) e o MiniGURPS (7, acho)....
 
Bom, eu comecei com 3D&T, há cinco anos apenas. Depois fui conhecendo cada sistema à parte e creio que tenha aprendido rápido todos.

Pra começar, 3D&T pode ou não ser recomendável, depende da pessoa. Se ela mostra interesse pelo estilo de outros jogos, é melhor começar por um destes. Mas se não demonstra um grande interesse por RPG, o melhor é 3D&T, para conhecer cada coisa mais facilmente.

Athos disse:
Agora, regra pra cavar buraco... se bobear, D&D também tem isso. Quem já leu o livro do mestre de D&D sabe que tem quase tantas regras pra detalhes, principalmente em combates, quanto GURPS. Essas a maioria ignora.

Mas, pelo menos, as regras do D&D são mais úteis.
 
:evil:

Cara, para com isso. Todo mundo cita essa maldita regra de criar buracos do Gurps mas não vê os absurdos dos outros sistemas tb. E outra, até onde eu sei, NINGUÉM nunca usou essa regra, então ela não pode servir de base pra alguém menosprezar ou superestimar o GURPS. As regras basicas do sistema são bem simples:

4 atributos
vantagem/desvantagem
pericia (escolhe umas 8 variando entre 10 - 14)
Teste de esquiva
e cabou

joga 3 dados. Se der menos que o valor do seu atributo ou nivel de pericia passou. Se deer mais que isso falhou.

O RESTO É TUDO OPCIONAL

DIABOS!!!!! Precisa complicar mais que isso?
 
Pavanelli disse:
:evil:

Cara, para com isso. Todo mundo cita essa maldita regra de criar buracos do Gurps mas não vê os absurdos dos outros sistemas tb. E outra, até onde eu sei, NINGUÉM nunca usou essa regra, então ela não pode servir de base pra alguém menosprezar ou superestimar o GURPS. As regras basicas do sistema são bem simples:

4 atributos
vantagem/desvantagem
pericia (escolhe umas 8 variando entre 10 - 14)
Teste de esquiva
e cabou

joga 3 dados. Se der menos que o valor do seu atributo ou nivel de pericia passou. Se deer mais que isso falhou.

O RESTO É TUDO OPCIONAL

DIABOS!!!!! Precisa complicar mais que isso?

:clap:

GURPS tem a fama, mas todo mundo ignora os capítulos de regras de Storyteller, o livro do mestre de D&D3, etc :roll:

Ah sim, outro que tinha me esquecido, quanto a ser o melhor pra se começar:
O próprio Trevas. O sistema não é muito bom, mas já é mais completo que o 3D&T. 8 Atributos, 100 pontos pra distruibuir neles (ou rolar 3d6, se preferir), 5 pontos de aprimoramento (uma mistura tosca de Antecedentes com Feats com Disciplinas com Vantagens e Desvantagens) e as perícias são baseadas em porcentagens.

Não é bom pra se construir um jogo mais a fundo, mas pra introduzir o RPG, é até bem recomendável :)

* Athos ao som de Symphony X - Smoke and Mirrors *
 
Quanto à regra de cavar buraco do GURPS. Sim, à primeira vista ela é inútil, e sim, a maioria das pessoas ignora a sua existencia, pra manter o fluxo do jogo mais dinamico. Contudo, ela existe, e em casos onde ela possa fazer a diferença, ela pode ser aplicada. Eu, particularmente, não vejo outros sistemas se preocuparem com esse tipo de peculiaridade, e acho isso uma pena.

Agora, só pra citar uma utilidade prática disso, segue o exemplo:

Uma campanha ambientada em que um dos personagens precisa se infiltrar como alto-oficial do exercito alemão, mas o unico meio é passar pelo teste de classificação deles. Então você faz uma pesquisa, e descobre que eles pegavam o candidato, lhe davam uma pá, o colocavam à frente de um tanque de guerra, e ficavam atirando à meio metro de altura. Sua única saída era cavar um buraco, antes do tanque chegar, se mantendo abaixado. O buraco ainda tinha que ter medidas que garantissem a sobrevivencia do candidato, não dava pra ser qualquer valinha.

Bom, e o que você faz? Decide na sorte, com um par ou impar com o jogador? Da um sucesso ou falha automatica à ele? Não, você lembra da regra "exagerada" de cavar buracos, e resolve, de maneira satisfatoria, o teste.

Claro que você não vai usar ela pra ver o buraco que o personagem faz quando anda na areia da praia, mas em algumas situações a regra é útil.

Mais uma curiosidade, um teste no exercito alemão, para o posto mais baixo, consistia em usar um capacete, com o topo achatado, no qual você colocava uma granada, achatada em baixo, sobre o capacete. Não aconteceria nada de grave com o candidato, mas ele tinha que ter coragem, e coordenação para puxar o pino, e manter a granada em cima do capacete.

8-)
 
GURPS tem a fama, mas todo mundo ignora os capítulos de regras de Storyteller, o livro do mestre de D&D3, etc

Peraí, eu até gosto do sistema de GURPS e concordo com vc q a maioria é regra opicional, mas naum dá pra comparar as regras de GURPS com as de Storyteller...... Tanto q o livro de Vampiro é menor q o MB e só tem dois capítulos de regras...... Storyteller é um dos sistemas mais simples q existem....... Por ser só preencher bolinha, fica mto mais natural q o GURPS........

Na verdade, um dos defeitos do Storyteller é q ele é simples demais....... Todos o conhecimento humano numa área específica está dividido em apenas 5 níveis da perícia......
 
Pavanelli disse:
Mas explica mais essa historia, vc simplesmente vai mestrar pra um bando de gente que nunca viu RPG na vida, à toa, ou é algum trabalho voluntário?
é isso mesmo guy
imagina um monte de criancinha, e uns mestres voluntarios e corajosos (eu so um deles :wink: ) indo numa escola publica munidos de livros, dados e fichas
ai ao inves de ter ed. fisica, eles vão aprender a jogar rpg
os "aprendizes" vão poder vir antes e/ou depois das aulas

Pavanelli disse:
Paranoia é um sistema engraçado, as cronicas são comédia pura. Mas esse sistema é totalmente contra trabalho em equipe, não se esqueça disso. First Quest tb é muito bom pra começar. Ou um Hero Quest modificado tb.
voltando ao assunto
eu to achando q vai ser o o 3D&T mesmo
pq vai ser mais facil eles se identificarem com os super-herois doq com os guerreiros medievais :wink:
 
comecei com Hero Quest, que nem era bem um rpg... daí pro First Quest e em seguida pra D&D que ainda jogo, mas tenho jogado mais Vampiro - A Máscara
 
Eu acho que começar por 3d&t é melhor, eu comecei por ele. GURPS, com um mestre que saiba escolher as regras que vai usar tb é bom. Mas, eu acho que TREVAS, é muito bom tb, ainda mais com o livro de Anime que foi lançado a pouco tempo.

Storyteller tb é um sistema fácil, e devo lembrar que tb existe Street Fighter Storyteller, o que pode agradar aos mais jovens
 
Dr. Estranho disse:
Eu acho que começar por 3d&t é melhor, eu comecei por ele. GURPS, com um mestre que saiba escolher as regras que vai usar tb é bom. Mas, eu acho que TREVAS, é muito bom tb, ainda mais com o livro de Anime que foi lançado a pouco tempo.

Storyteller tb é um sistema fácil, e devo lembrar que tb existe Street Fighter Storyteller, o que pode agradar aos mais jovens
bem pensado :think:
sera q eu ainda acho esse livro pra vender
pq eu jah fui lah na Rivendell e ñ achei
quem faz a edição dele????
 
bem pensado
sera q eu ainda acho esse livro pra vender
pq eu jah fui lah na Rivendell e ñ achei
quem faz a edição dele????

Na loja de Devir deve ser fácil de achar.....Ou na Forbidden Planter..... Ou ainda pode comprar na Net........

Eu tenho esse jogo e ele até é bom, mas naum é tão simples qto o storyteller normal....... No storyteller, se morre mto facilmente, o q combina com o cenário, mas no Street Fighters é o contrário......

De qquer forma, tbm é uma boa......
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo