Quanto à regra de cavar buraco do GURPS. Sim, à primeira vista ela é inútil, e sim, a maioria das pessoas ignora a sua existencia, pra manter o fluxo do jogo mais dinamico. Contudo, ela existe, e em casos onde ela possa fazer a diferença, ela pode ser aplicada. Eu, particularmente, não vejo outros sistemas se preocuparem com esse tipo de peculiaridade, e acho isso uma pena.
Agora, só pra citar uma utilidade prática disso, segue o exemplo:
Uma campanha ambientada em que um dos personagens precisa se infiltrar como alto-oficial do exercito alemão, mas o unico meio é passar pelo teste de classificação deles. Então você faz uma pesquisa, e descobre que eles pegavam o candidato, lhe davam uma pá, o colocavam à frente de um tanque de guerra, e ficavam atirando à meio metro de altura. Sua única saída era cavar um buraco, antes do tanque chegar, se mantendo abaixado. O buraco ainda tinha que ter medidas que garantissem a sobrevivencia do candidato, não dava pra ser qualquer valinha.
Bom, e o que você faz? Decide na sorte, com um par ou impar com o jogador? Da um sucesso ou falha automatica à ele? Não, você lembra da regra "exagerada" de cavar buracos, e resolve, de maneira satisfatoria, o teste.
Claro que você não vai usar ela pra ver o buraco que o personagem faz quando anda na areia da praia, mas em algumas situações a regra é útil.
Mais uma curiosidade, um teste no exercito alemão, para o posto mais baixo, consistia em usar um capacete, com o topo achatado, no qual você colocava uma granada, achatada em baixo, sobre o capacete. Não aconteceria nada de grave com o candidato, mas ele tinha que ter coragem, e coordenação para puxar o pino, e manter a granada em cima do capacete.