• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Com qual sistema vc começou a jogar?(leia o primeiro topico)

MaxDirty

Firefox Enthusiast
Com qual sistema voces começaram a jogar e qual voces acham mais facil pra se iniciar um novato?
eu to escrevendo isso pq eu vo participa de um projeto na minha ex-escola de ensinar novatos a jogar rpg e ainda ñ me decidi qual usar
eu tava pensando em usar o 3D&T mesmo, pq foi com esse q eu comecei
mas eu queria mais opiniões.
 
Eu comecei com 3D&T e também acho ele um dos mais simples para se poder aprender... por causa das característica com as bolinhas... e que os pontos valem pra toda a ficha, e tb pq só usa D6
 
Eu comecei com o D&D da grow... logo depois migrei para o vampiro. É, se tu vai ensinar um bando de noobie a jogar, tem que pegar um bem primariozão... um 3d&t, um ad&d... coisas assim.
 
Meu primeiro foi o D&D, Eu tenho até hoje.
Chama Dungeons and Dragons. Era muito legal, tem as cartas de equipamentos, magias, itens, armadilhas etc...
Vinha um tabuleiro, com as miniaturas dos personagens e dos monstros.
Depois joguei Vampiro/Libisomem, Gurps e D&D 3ª edição.
 
Eu comecei com GURPS. E acho que qualquer sistema é válido para iniciar um jogador. Mas se quer uma sugestão, D&D, 3D&T e Vampiro (é, Vampiro sim, e tenho provas :mrgreen: ) são muito bons pra isso.
 
Eu comecei com GURPS tb, e acho que é o melhor pra iniciantes, pq é BEEEEEEEEEEEEEM melhor que o 3D&T e é relativamente simples: 4 atributos, vantagem/Desvantagem, pericia e peculiaridade. Não é uma coisa incompleta, nem completa demais. Embora particularmente hj eu odeie GURPs, mas acho que é mais por causa do mestre que eu tive...
 
É, mas talvez o GURPS lite seja mais indicado... e é baratim e não queima o filme que nem o 3d&t...
 
Comecei com o bom e velho First Quest :obiggraz:
Olha... Pra começar eu realmente não recomendo 3D&T :? A não ser que o projeto busque o desdém dos menos interessados, e a frustração dos mais interessados :|

GURPS é uma boa... o problema é a demora na criação dos personagens, que pude também causar uma certa aversão inicial na maioria das pessoas.

Agora, AD&D ou D&D3 são simples e práticos o bastante, caso você não ligue de se limitar à aventuras de Fantasia Heróica (D20 System não fica bom fora desse contexto mesmo).

* Athos ao som de Pink Floyd - If *
 
Eu naum acho q D&D é bom pra novatos...... Uma vez fiquei tanto tempo tentando ensinar um novato a preencher uma ficha de D&D q ficou tarde e a gte nm jogou......

Eu acho 3D&T interessante mas naum pra deixar criarem personagem..... Acho q um novato só deveria criar seu próprio personagem qdo é só ele ou um grupo..... Numa escola é mais fácil fazer fichas de Dragon Ball, Pokemon, Liga da Justiça ou coisa do tipo (dependendo da idade) q fica muito mais fácil pra criançada assimilar a idéia do q é jogar RPG e eu acho q nesse caso o 3D&T é melhor pq é o sistema pra esse tipo de jogo, com personagens super-poderosos.... Além disso, fica simples pra mestrar tbm..... Do tipo "Vc quer soltar um kame-hame-ha? Qto q o seu personagem tem de PdF? Entaum joga tantos dados." Fica claro assim o pq de cada jogada e tudo mais...... Se algum aluno vier pedir sugestão de como continuar jogando, aí vc sugere outros jogos como o Mini-Gurps, o D&D ou o Vampiro (apesar desse naum ser muito bom para gente muito jovem) ou até o próprio 3D&T, se ele gostou muito do tema da aventura.....

Já eu, comecei a jogar com o lendário Hero Quest. Um amigo meu tinha o jogo e mestrava pra gente....... Depois eu fiquei um tempo sem jogar...... Daí eu joguei uma ou outra aventura de D&D (o antigão) e GURPS, mas só comecei a jogar mesmo com Vampiro/Lobisomem...... E continuo até agora....... :mrgreen:
 
Comecei a jogar meeeeeeeeeeeeesmo com akeles livrinhos "Aventuras Fantásticas" e depois comecei a jogar Gurps...

E eu acho q o mais apropriado para um iniciante é o sistema Storyteller em geral, pelo menos foi onde eu encontrei menos dificuldade entre os novatos a muito tempo atrás qdo eu mestrava...
 
eu discordo de usar gurps pra ensinar newba
eu q jogo a cinco anos jah tentei todos os sistemas
gostei de todos, até de trevas e coda, mas o unico q eu achei complicado foi o gurps
ele é completo demais e tira a graça do jogo ter q ficar calculando um monte de coisa
 
MaxDirty disse:
eu discordo de usar gurps pra ensinar newba
eu q jogo a cinco anos jah tentei todos os sistemas
gostei de todos, até de trevas e coda, mas o unico q eu achei complicado foi o gurps
ele é completo demais e tira a graça do jogo ter q ficar calculando um monte de coisa

O GURPS realmente pode ser complicado mas pode ser bem simples tb, depende do mestre. É só banir metade das regras estupidas que o jogo já fica bem agil. E dá pra montar personagem em menos de 10 minutos. D&D3, dependendo tb da forma como se joga pode ser complicado. O problema dele é que existe muito conceito nele que demora pra vc pegar o jeito. Ataques de oportunidade, no meu grupo por exemplo sempre rola discussão qdo deve ou não ocorrer. Esse ou aquele feat funciona de um geito, mas tb não diz que não pode funcionar de outro jeito. É, na minha opinião um sistema para pesssoas que já conhecem pelo menos um pouco de RPG.

Se vc está querendo mestrar pra um bando de gente que não tem a minima noção de RPG, retiro o GURPS e recomendo fortemente Call of Cthulu embora seja cult. É bem simples de se jogar, na minha opinião. E serve legal pra introduzir jogadores no mundo de insanidades do RPG, sob o ponto de vista de uma pessoal acostumada com as normalidades da vida.
 
Comecei com o livreto Aventuras Fantasticas, devia ter uns 3 ou 4 atributos só usava d6 e o livro em si era uma aventura/sistema. Bem legal, hehe, eu ate procuro por mais volumes destes em cebos a algum tempo mas nao encontro.
 
Comecei a jogar meeeeeeeeeeeeesmo com akeles livrinhos "Aventuras Fantásticas" e depois comecei a jogar Gurps...

Comecei com o livreto Aventuras Fantasticas, devia ter uns 3 ou 4 atributos só usava d6 e o livro em si era uma aventura/sistema. Bem legal, hehe, eu ate procuro por mais volumes destes em cebos a algum tempo mas nao encontro.

É eu tinha esquecido desses livros da aventuras fantásticas, mas esse é bom só pra quem quer aprender sozinho...
 
Comecei a jogar com o Hero Quest (a vai, virou RPG depois que começamos a criar historias ao inves de seguir so a aventurinh pronta). Creio que o sistema mais facil para se iniciar alguem seja o D10 da WW, simplesmente porque as informações são simples e a visualização do personagem é mais facil para um jogador que não conhece nada. Usa-se um tipo de dado só, poucas contas e ele pode listar quase qualquer qualidade, defeito, conhecimento, etc que estiver a fim de ter... mas deixo claro que não é meu sistema preferido :)
 
A Ptah e a Urd sugeriram Storyteller... pelo sistema, compensa sim, mas depende do tipo de gente que vai aprender. Storyteller, enquanto tem regras relativamente simples e práticas (menos quando um lobisomem resolve lutar :disgusti: ), tem uma ambientação que pode ser um pouco pesada pra iniciantes. Puxar só as regras basicas do Storyteller e começar com uma ambientação mais simples pode ser uma boa idéia.

* Athos ao som de Pink Floyd - Hey You *
 
Bom, eu particularmente comecei com o rpg mestrando e jogando Vampiro: A Mascara, mas acho que não seria indicado usar essa ambientação, dentro de uma escola. GURPS Lite, usando personagens normais, só com regras mais básicas, eu acho que realmente seria interessante. D&D eu só conheço o 3/3.5, mas acho que seria um pouco complexo pra um grupo de iniciantes. Finalmente, o 3D&T, que está longe de ser um ótimo sistema, pode ser bem utilizado em qualquer boa campanha. Eu mestrei uma seção de Beast Wars(Aqueles Transformers novos) em 3D&T, e foi um dos melhores jogos que eu já fiz.

Acho que os mais indicados realmente seriam StoryTeller(só o sistema), GURPS Lite, e 3D&T. Ia quase me esquecendo, o Senhor dos Anéis tambem não é muito complicado, usando o sistema CODA, da Decipher, alias, é tambem um meio de prender a atenção dos iniciantes, com um assunto bem "na moda".

Ahh...quando você começar a por em prática, comente os resultados pra gente. blz?
 
Pavanelli disse:
Se vc está querendo mestrar pra um bando de gente que não tem a minima noção de RPG, retiro o GURPS e recomendo fortemente Call of Cthulu embora seja cult. É bem simples de se jogar, na minha opinião. E serve legal pra introduzir jogadores no mundo de insanidades do RPG, sob o ponto de vista de uma pessoal acostumada com as normalidades da vida.
meu, Call of Cthulu!!!!!
coitadinha das crianças pra quem eu vo mestra
elas vão ficar loucas com aquele monte de demonio se jogar nesse cenario

Eu tava pensando em Paranoia (minha mais nova aquisição) oq vcs acham???
 
MaxDirty disse:
meu, Call of Cthulu!!!!!
coitadinha das crianças pra quem eu vo mestra
elas vão ficar loucas com aquele monte de demonio se jogar nesse cenario

hehehehehehe
São por essas e outras que eu curto esse sistema


:think:
Mas explica mais essa historia, vc simplesmente vai mestrar pra um bando de gente que nunca viu RPG na vida, à toa, ou é algum trabalho voluntário?
Paranoia é um sistema engraçado, as cronicas são comédia pura. Mas esse sistema é totalmente contra trabalho em equipe, não se esqueça disso. First Quest tb é muito bom pra começar. Ou um Hero Quest modificado tb.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo