Verdade, Elessar, Dain é fera mesmo!
Eu gosto muito dessa raça, pena Tolkien não ter escrito mais sobre ela. Os anões têm características bem humanas, acho que eles são mais próximos de nós que os elfos. Por isso, talvez, eu me identifico mais com eles.
Agora um anão especial que gosto muito é Gimli. Ele entra na história, a meu ver, muito parecido com Thorin, sério, sisudo, irritadiço. Mas diferente de Thorin ele vai evoluindo no decorrer da história. Ele vai ficando mais próximo da Comitiva e vai desenvolvendo laços de amizade reais com eles, ele não se mantêm distante o tempo todo como faz Thorin. E no final faz uma super amizade com Legolas, apesar da rivalidade entre as raças e ainda ganha a mecha de Galadriel (o que nem mesmo Fëanor conseguiu, sempre bom lembrar). Ele se apaixona por Galadriel e diz coisas em Lorien muito ousadas.
Uma das passagens mais bonitas da história pra mim é justamente quando ele pede 1 fio do dourado cabelo da Senhora, e quando ela dá 3, ele diz que não há tesouro mais valioso na Terra entre as estrelas do céu e as gemas da terra. Magnífico.
Outro diálogo bacana que mostra a sua evolução é frente ao Portão Negro de Mordor:
Gimli: _ Nunca pensei que morreria lutando lado-a-lado de um elfo.
Legolas: _ E quanto a morrer lutando lado-a-lado de um amigo?
Gimli: _ É... isso eu posso fazer.