• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Com o Quê se Parecia o "Unseen" de Tolkien

Neoghoster Akira

Brandebuque
Qual seria a natureza de Gemas Mágicas e com o quê se parecia o "unseen" de Tolkien?

"It is this distance that led Tolkien's biographer to characterize Tolkien as "a man of antitheses"".
Splintered Light: Logos and Language in Tolkien's World
*É esta distância que levou o biógrafo de Tolkien a caracterizá-lo como um "homem de antíteses".


Entre as múltiplas referências atribuídas e atribuíveis há jóias mágicas. Que a partir de versões de lendas mais antigas Tolkien elege jóias e artefatos de magia. Especificamente jóias que tenham história que reflita benção ou maldição, capazes de atrair ou encantar para um destino, temporariamente a homens e elfos.

Ora, o encantamento, não só no sentido imaginativo romântico, semelhante ao que se comenta em Owen Barfield no livro Poetic Diction - A Study in Meaning que tome forma poética no sentido pleno e não metafórico e ofereça a oportunidade de obtenção de prazer e conhecimento dentre outros efeitos que obriguem a pessoa a não apenas interagir com o mundo que a cerca como a fazer parte dele.

Um dos recursos usados por Tolkien realçava os extremos colocando-os lado a lado de forma natural, para que se tornassem mais nítidos e não para que fossem ostentados como troféus sem vida. Nos livros a jóia brilhante dentro de uma floresta escura parece ser ainda mais brilhante e a escuridão que a cerca ainda mais profunda. Da luz do sol em meio a nuvens de chuva, e de esperança contra o desespero. Esse efeito no leitor não é por acaso uma vez que é justamente nas passagens mais importantes de textos como Túrin Turambar ou Beren Lúthien que elas existem.

Nos livros, tais tesouros notáveis integram o portador com o que se chamava de "Unseen" e do qual a própria pessoa tem parte ou é membro. Afinal, gostar, odiar ou ser comovido já é um tipo de negociação, um tipo de contrato que lança a pessoa numa direção.

O próprio Barfield em seus textos busca oferecer liberdade ao leitor. Tolkien absorve a ideia e introduz nos livros criando situações mais complexas. Que liberdade e responsabilidade também podem ser traiçoeiras. Liberdade para fazer o quê? Responsabilidade com quem? Os Noldor foram traídos com a oferta de liberdade.

Na fabricação de jóias o Silmarillion, durante o capítulo dos anéis de poder na terceira Era, faz menção a "mundos invisíveis" (não apenas um, portanto) e que tais objetos podiam ser portadores de algum tipo de luz ou conteúdo extra que os fazia especiais. Por exemplo, a espada Andúril quando quebrada perde a "luz" quando a esperança se apaga. Isildur recupera de doença grave quando o broto da árvore de Númenor desabrocha.

Esses mundos invisíveis, ocultos em 99,99% das vezes da mente das pessoas e revelado a propósito pelo autor é ilustrado na passagem abaixo de Barfield sobre a idolatria da mente:

"It is also the beginning of what he (Owen Barfield) calls "idolatry", the habit of consciousness to fortget that the representations it ponders have their source in consciousness itself."

"One will begin to feel that the light is not only outside in space, but also within oneself. Indeed there are sure to be occasions when, for brief periods, one is aware, not only of seeing or feeling the light, but also of breathing it. Breathing it in and out, but especially in."
Owen Barfield

"A letter to a reader explained: "I have long ceased to invent... I wait till I seem to know what really happened"(Letters 231)"
Splintered Light: Logos and Language in Tolkien's World

A saber, nem sempre no sentido literal e é preciso nesse contexto observar que a obra traz um cunho moral (outro tipo de luz) determinando que cada raça não deva desejar o que não podem ter.

Ocasiões aonde a carne desamparada não entra e ferramentas foram concebidas e refletidas para permitir enxergar e agir de forma extra-ordinária em locais que a princípio não sejam "visíveis" ao joalheiro, como o mundo microscópico por exemplo.

O mundo nos dias antigos, muito antes de romper em Númenor, já passava por um processo de curvatura que demandava cada vez maior habilidade para conseguir o mesmo resultado de antes. O controle dos elementos, do "seen" e "unseen".

Recentemente, em 2017 este termo "unseen" é tocado ao abordar a raiz do gênero de fantasia em palestra sobre Tolkien pela "Tolkien Lecture and Fantasy Literature".

Pois que as jóias mágicas necessariamente detinham importância em relação a quem as portava, realçando seus adjetivos e defeitos.

"All things in Arda fall into the realm of either the Seen or the Unseen. The Unseen are objects and creatures of the spirit world that belong to "magic". Some Maiar like Olórin were said to walk unseen among the Elves of Valinor, and Ossë would visit the shores unseen.[1] The Unseen world is neither good nor evil and contains both dark and bright spiritual beings."

sand58851.jpeg


Ferramentas para Enxergar o Não Visível (Espelhos, Lupas, etc...)

3879203-table-top-lighted-magnifying-glass.jpg

6fa277d4-b925-46b7-b912-7344e33aee63_1.2a922f944c49018da43209f6241fbbe6.jpeg

51XME1T1RPL._SL500_AA300_.jpg


Dispondo de uma maneira para compensar a deformação do mundo o artesão élfico introduz temas ou motivos na obra porém o trabalho não para na escolha do tema mas continua na porção mágica, não visível (unseen) do UM que se abastece de fonte também não visível.

Por exemplo, Da corrupção dos anões pelos anéis a força motivadora potencializada neles é nomeada primeiro pela cólera e segundo pela ganância.


"Greed (Latin, avaritia), also known as avarice, cupidity, or covetousness, is, like lust and gluttony, a sin of desire."

O "Unseen" ou mundo oculto de Tolkien podia conter todas essas coisas, incluindo o que estava oculto no coração de quem usaria o artefato mágico. De fato o invisível tinha mais a ver com a incapacidade dos personagens de enxergarem certas regiões do mundo, seu futuro e as propriedades de si mesmas. Porque há na verdade um estado de equilíbrio entre o portador e o objeto mágico.

laing.jpg



A Secret History of Consciousness
https://books.google.com.br/books?id=HbiP5SZJveEC&printsec=frontcover&dq=A+Secret+History+of+Consciousness+owen+barfield&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwj10Zrz0-DUAhXEJiYKHeGhDUsQ6AEIJjAA#v=onepage&q=A Secret History of Consciousness owen barfield&f=false
http://www.owenbarfield.org/the-light-of-the-world/
The Reenchantment of the World
https://books.google.com.br/books?id=cUS2tQc7nYcC&pg=PA19&lpg=PA19&dq=laing+healthy+interaction&source=bl&ots=xY1Lju6ADr&sig=c8GL_QkGWpM1IM7i-pEaDG-a4HY&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjInIK00eDUAhWJwiYKHVDDBgEQ6AEINDAC#v=onepage&q=laing healthy interaction&f=false
http://tolkiengateway.net/wiki/Unseen
Poetic Diction: A Study in Meaning
https://books.google.com.br/books?id=n55MSSrEP9sC&printsec=frontcover&dq=Poetic+Diction:+A+Study+in+Meaning+owen+barfield&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwjYhZOP2uDUAhVM7SYKHckrB60Q6AEIJTAA#v=onepage&q=Poetic Diction: A Study in Meaning owen barfield&f=false
Splintered Light: Logos and Language in Tolkien's World - Verlyn Flieger
https://books.google.com.br/books?id=L6Byko7dGpgC&pg=PA142&lpg=PA142&dq=silmaril+nature&source=bl&ots=EBhLqeZJVg&sig=K75opEvrGt5lpVs_9dXq4oN8eWI&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwivl9m6lt7UAhVIipAKHX__AJYQ6AEIWDAJ#v=onepage&q=silmaril nature&f=false
https://en.wikipedia.org/wiki/Seven_deadly_sins
http://tolkiengateway.net/wiki/J.R.R._Tolkien's_inspirations/notes
http://www.speakingtree.in/allslides/cursed-jewels
http://www.langantiques.com/university/Category:Jewelry
https://br.pinterest.com/explore/esboços-de-joias/
https://en.wikipedia.org/wiki/Seven_deadly_sins
The Problem of Greed in JRR Tolkien’s The Hobbit and The Lord of the Rings
https://journals.tdl.org/plaza/index.php/plaza/article/viewFile/6318/pdf_
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo