• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2006 Com 16 anos, vale a pena tirar título de eleitor?

Eriadorion disse:
tem gente que quer servir (uma boa opção principalmente para quem tem baixos poderes aquisitivos), mas acaba que é selecionado em seu lugar gente que não quer e acaba indo por estúpida obrigação, sem a dedicação que se deveria esperar ao serviço militar.
Eu achei que isso não acontecesse mais :think:
Pelo menos por aqui, hoje em dia, só serve quem quer.
 
Luthien Faelivrin disse:
Mas não tem um limite pra isso? Quero dizer, você pode ficar SÓ justificando sem votar por quantas eleições?
nao que eu saiba.
meu pai justifica o voto desde 92....
 
Varatar disse:
Eu achei que isso não acontecesse mais :think:
Pelo menos por aqui, hoje em dia, só serve quem quer.
Não. Ainda é obrigatória, infelizmente, se você for convocado. :tsc: Mas é BEM provável que isso não aconteça.

Com "aqui", vc se refere ao Brasil?

Omykron disse:
nao que eu saiba.
meu pai justifica o voto desde 92....
Por não querer exercer cidadania, preguiça, falta de tempo ou de candidatos interessentes?

Se for considerar o a eleição para prefeito e governador, ele tem toda a razão se o caso for a última opção. :lol: Ele mora aqui em Salvador, não é? As opções são sempre um candidato do PFL contra outros (também) corruptos ou pouco expressivos. Se bem que João Henrique tem até feito um bom trabalho... :think:
 
Última edição:
Tirar o título de eleitor antes de completar 18 anos, entendo que somente por duas razões:

1. para não deixar oara a última hora, quando completar 18 anos.

2. para votar consciente, querer exercer o seu direito de voto.

Fora isso, é balela.
 
Eriadorion disse:
Por não querer exercer cidadania, preguiça, falta de tempo ou de candidatos interessentes?
ele e' piloto de linha aerea. e sempre pede para voar no dia das eleicoes :obiggraz:
so' que, assim como o meu titulo, o dele e' de brasilia. logo, votar apenas de 4 em 4 anos :obiggraz:
Eriadorion disse:
Se for considerar o a eleição para prefeito e governador, ele tem toda a razão se o caso for a última opção. :lol: Ele mora aqui em Salvador, não é? As opções são sempre um candidato do PFL contra outros (também) corruptos ou pouco expressivos. Se bem que João Henrique tem até feito um bom trabalho... :think:
ele mora em ssa desde 99/2000, entao nem faz muito tempo.

mas me diga uma cidade que tenha bons candidatos :hanhan:
 
Última edição:
Edrahil disse:
2. para votar consciente, querer exercer o seu direito de voto.

Para exercer seu direito de voto, sim, mas pra vota consciente, não tem absolutamente nada a ver. Isso a pessoa pode conseguir com 15 anos ou só com 30, varia muito mais pela metalidade, o título não muda em nada.
 
Eu fiz 16 esse ano e ñ tirei meu título pq ñ me senti preparada.. mais se vc achar que deve.. tire ^^
Eu apenas ñ achei que devia :)
 
Última edição:
Edrahil disse:
Tirar o título de eleitor antes de completar 18 anos, entendo que somente por duas razões:

1. para não deixar para a última hora, quando completar 18 anos.

2. para votar consciente, querer exercer o seu direito de voto.

Fora isso, é balela.
eu tirei com 17 anos justamente por estas duas razoes
e tambem porque eu ia tirar o cpf no mesmo dia, mas como a fila do correio tava muito grande, eu fui no forum antes...
meu primeiro voto foi no referendo sobre as armas...
 
Como alguém já disse aqui, cada caso é um caso.

Quando fiz 16 anos, o que foi em 2004, não quis tirar o título. Não conhecia os candidatos, não tinha muita idéia do que era votar e também não estava com a mínima vontade. Com 18 anos, nem sei se as coisas já mudaram tanto assim em mim a ponto de eu já estar preparado ou não, mas agora a coisa é obrigatória pra mim.

Mas me falaram uma coisa que é pra se pensar, um dia desses. Você, com 16 anos, não quer votar porque não se sente preparado? E o que dizer das outras pessoas - que são maioria - e que também não sabem, mas continuam votando?
 
>>> o voto não deveria ser obrigatório, pois todo o cidadão tem q ter a liberdade de ficar fora deste tendencioso processo eleitoral se assim o quiser...:loser:


>>>A GAME WITHOUT RULES IS NOT A GAME, IT´S POLITICS
 
O problema é, se não fosse obrigatório, tão pouca gente iria votar que o candidato eleito teria uns 30% de votos somente...
 
Ecthelion disse:
O problema é, se não fosse obrigatório, tão pouca gente iria votar que o candidato eleito teria uns 30% de votos somente...
nao... seria 30% se vc contasse quem nao votou...
mas eles contam a porcentagem de votos....

eu acho que, se nao fosse obrigatorio, nao teriam votos brancos e nulos..
 
Se vale a pena eu não sei.
Agora faço uma pergunta:
A pessoa pode votar pra presidente ao 16 anos. Uma responsabilidade enorme. Escolher a autoridade máxima do executivo nacional. Mas não pode ser responsabilizada criminalmente? Por que?
Votar pode. Tem consciencia para escolher. Mas não tem consciencia para seus atos?
 
Se o voto fosse facultativo, vocês tem que pensar que quem votaria seria as pessoas mais politizadas, no nosso caso, classe média/alta.

Se no Brasil o 'povo' fosse politizado te garanto que o voto facultativo seria uma forma válida, mas enquanto os candidatos precisarem das grandes massas para fazerem diferença nas porcentagens, nunca vai ocorrer tal fato.
 
Não acho que mudaria muito isso, Mullets. Compra de voto com cesta básica, dentadura, bolsa-esmola e similares continuariam acontecendo descaradamente ou até de maneira pior do que hoje. De certa forma, para o bem ou para o mal, o voto obrigatório coloca o povo em contato com a política, um assunto que a maioria das pessoas tem repulsa. A única coisa que realmente poderia melhorar a situação seria uma conscientização política por parte da população, mas isso só ocorre quando você tem EDUCAÇÃO.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo