• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2006 Com 16 anos, vale a pena tirar título de eleitor?

Eriadan

Well-Known Member
Tenho pensado bastante nisso... à época da eleição, em outubro, estarei com 16 anos, podendo, assim, exercer a escolha do representante já nestas eleições de 2006. Mas... considerando a população de modo geral, será que vale a pena? Mesmo de minha parte, pertencente à classe-média, informatizado, receptor de educação particular, algumas vezes integrante de grêmios estudantis, não tenho certeza de possuir consciência política suficiente para tal. Se formos considerar os que não têm tais privilégios então...

Levando em conta sobretudo esta eleição para a presidência... imagino (e já ouvi de alguns isto) que muitos que são obrigados a votar gostariam de poder não fazê-lo. Pois, com os candidatos que tão aí... Já há muitos anos minha tia trabalha para o IBOPE e, segundo ela, em nenhuma das eleições anteriores houve tanta gente cogitando a hipótese de votar nulo.

Bem, seria bom ouvir tanto os que têm o dever quanto os que têm a opção, e também os que ainda não têm. Vale a pena tirar o título aos 16 anos - considerando, principalmente, essa eleição de 2006?
 
Última edição:
Cada um é um caso.

Para quem acredita no sistema eleitoral vale a pena fazer até mesmo se for votar nulo. Se a pessoa não se importa ou acha que não possuiu capacidade não há a necessidade de se envolver agora.
 
Última edição:
É, eu acho que você deveria votar, isso é uma coisa muito importante e várias pessoas morreram para que hoje, aconteçam eleições. Mas como o Metz disse "Cada caso é um caso".
 
para voce pode ser interessante.
para mim nao foi e nem sera
tanto que nao vou transferir meu titulo para ssa para ter de votar em 2 em 2 anos.
vou manter ele em brasilia e vou justificar de 4 em 4 so'. tipo o q o meu pai faz.
 
Eu também vou ter 16 anos na época da eleição... agora uma pergunta, se eu por acaso tirar o título, eu sou obrigado a votar? Mesmo com só 16 anos?
 
Alialath disse:
Eu também vou ter 16 anos na época da eleição... agora uma pergunta, se eu por acaso tirar o título, eu sou obrigado a votar? Mesmo com só 16 anos?
nao.
ate' completar 18 anos o seu voto e' facultativo (mesmo vc tendo o titulo, nao precisa votar).
 
ah, eu tirei titulo pra votar no referendo mesmo tendo 17 anos e, se eu nao tivesse tirado, eu ia acabar deixando pro último dia, ja q eu eu ter 18 em outubro desse ano....
ah, e eu queria participar do referendo tbm...
 
Luthien Faelivrin disse:
É, eu acho que você deveria votar, isso é uma coisa muito importante e várias pessoas morreram para que hoje, aconteçam eleições.

Lindas palavras. Nada a acrescentar.
 
Eu completei 16 anos em 1990, ano em que não houve eleição para presidente já que a mesma foi em 89. Quando fui votar em 92 já tinha exatos 18.

Mas respodendo a pergunta do tópico, se não tivesse alguém confiável para creditar o meu voto eu abriria mão de tirar o titulo aos 16, pois sou defensor ferrenho do voto facultativo e não obrigatório.
 
FÚRIA Da Cidade disse:
Mas respodendo a pergunta do tópico, se não tivesse alguém confiável para creditar o meu voto eu abriria mão de tirar o titulo aos 16


Infelizmente, se parar pra pensar em alguém confiável, eu nunca ia tirar meu título :eek: os politicos desse país são uma m****
Mas mesmo assim, acho muito importante votar aos 16, mas a "pessoa" precisa ter conciencia...
 
Eu tirei, Lula vai ganhar (pelo jeito no primeiro turno) com meu voto ou sem ele, mas não dá nenhum trabalho andar 2 quadras e apetar uns botõezinhos.
 
Fallen Peacecraft disse:
Eu tirei, Lula vai ganhar (pelo jeito no primeiro turno) com meu voto ou sem ele, mas não dá nenhum trabalho andar 2 quadras e apetar uns botõezinhos.
Pior que votar no Lula, e votar nele e contar pros outros.
 
Omykron disse:
eu continuo achando mais pratico para mim justificar a cada 4 anos


Mas não tem um limite pra isso? Quero dizer, você pode ficar SÓ justificando sem votar por quantas eleições?
 
aquele que veio do oeste disse:
Eu não tirei meu título ainda, e nem aquele lance de junta militar.

Maldito seja o serviço militar obrigatório!
 
Fallen Peacecraft disse:
Maldito seja o serviço militar obrigatório!
Assim como o voto obrigatório. Mas acho mesmo pior o serviço, que é um negócio ainda mais ilógico: tem gente que quer servir (uma boa opção principalmente para quem tem baixos poderes aquisitivos), mas acaba que é selecionado em seu lugar gente que não quer e acaba indo por estúpida obrigação, sem a dedicação que se deveria esperar ao serviço militar.

Decidi não tirar o título de leitor. :mrgreen: A Lúthien falou certo, mas em todas as revoluções pela queda do absolutismo e/ou ditadura (Rússia, Brasil 60-80, etc.), lutou-se por assembléias, eleições, de votos conscientes, e não por meras manifestações combalidas por más influências absorvidas pela imaturidade do senso crítico. E ainda tem a peculiaridade destas eleições... meu voto seria Lula - apesar de, hoje, não crer mais inteiramente nele, votaria para não ver o PSDB de volta ao governo - ou nulo; ou seja, ou um voto sem crença ou um voto inútil. Dá pra esperar mais dois anos aí. :tedio:

Mesmo assim, não contrario quem se considera totalmente apto a votar com seus 16. Eu tenho alguma formação política, mas mesmo assim não a sinto suficiente para o voto; mas há quem se sinta, sendo ou não de fato. Cada caso é um caso, como foi dito aqui.
 
Última edição:
Tenho dezesseis anos, tirei meu título e pretendo votar. Quero ver se com isso algo muda nesse país, o que eu duvido muito que aconteça.:disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo