1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Eleições 2006 Com 16 anos, vale a pena tirar título de eleitor?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Eriadan, 29 Abr 2006.

  1. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Tenho pensado bastante nisso... à época da eleição, em outubro, estarei com 16 anos, podendo, assim, exercer a escolha do representante já nestas eleições de 2006. Mas... considerando a população de modo geral, será que vale a pena? Mesmo de minha parte, pertencente à classe-média, informatizado, receptor de educação particular, algumas vezes integrante de grêmios estudantis, não tenho certeza de possuir consciência política suficiente para tal. Se formos considerar os que não têm tais privilégios então...

    Levando em conta sobretudo esta eleição para a presidência... imagino (e já ouvi de alguns isto) que muitos que são obrigados a votar gostariam de poder não fazê-lo. Pois, com os candidatos que tão aí... Já há muitos anos minha tia trabalha para o IBOPE e, segundo ela, em nenhuma das eleições anteriores houve tanta gente cogitando a hipótese de votar nulo.

    Bem, seria bom ouvir tanto os que têm o dever quanto os que têm a opção, e também os que ainda não têm. Vale a pena tirar o título aos 16 anos - considerando, principalmente, essa eleição de 2006?
     
    Última edição: 29 Abr 2006
  2. Metz

    Metz ...

    Cada um é um caso.

    Para quem acredita no sistema eleitoral vale a pena fazer até mesmo se for votar nulo. Se a pessoa não se importa ou acha que não possuiu capacidade não há a necessidade de se envolver agora.
     
    Última edição: 29 Abr 2006
  3. Carol

    Carol Visitante

    É, eu acho que você deveria votar, isso é uma coisa muito importante e várias pessoas morreram para que hoje, aconteçam eleições. Mas como o Metz disse "Cada caso é um caso".
     
  4. Omykron

    Omykron far above

    para voce pode ser interessante.
    para mim nao foi e nem sera
    tanto que nao vou transferir meu titulo para ssa para ter de votar em 2 em 2 anos.
    vou manter ele em brasilia e vou justificar de 4 em 4 so'. tipo o q o meu pai faz.
     
  5. Alialath

    Alialath Peter Griffin

    Eu também vou ter 16 anos na época da eleição... agora uma pergunta, se eu por acaso tirar o título, eu sou obrigado a votar? Mesmo com só 16 anos?
     
  6. Omykron

    Omykron far above

    nao.
    ate' completar 18 anos o seu voto e' facultativo (mesmo vc tendo o titulo, nao precisa votar).
     
  7. Bel

    Bel Moderador Usuário Premium

    ah, eu tirei titulo pra votar no referendo mesmo tendo 17 anos e, se eu nao tivesse tirado, eu ia acabar deixando pro último dia, ja q eu eu ter 18 em outubro desse ano....
    ah, e eu queria participar do referendo tbm...
     
  8. Stalin

    Stalin Usuário

    Lindas palavras. Nada a acrescentar.
     
  9. Carol

    Carol Visitante



    Obrigada :obiggraz:
     
  10. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Eu completei 16 anos em 1990, ano em que não houve eleição para presidente já que a mesma foi em 89. Quando fui votar em 92 já tinha exatos 18.

    Mas respodendo a pergunta do tópico, se não tivesse alguém confiável para creditar o meu voto eu abriria mão de tirar o titulo aos 16, pois sou defensor ferrenho do voto facultativo e não obrigatório.
     
  11. Carol

    Carol Visitante


    Infelizmente, se parar pra pensar em alguém confiável, eu nunca ia tirar meu título :eek: os politicos desse país são uma m****
    Mas mesmo assim, acho muito importante votar aos 16, mas a "pessoa" precisa ter conciencia...
     
  12. Fafa

    Fafa Visitante

    Eu tirei, Lula vai ganhar (pelo jeito no primeiro turno) com meu voto ou sem ele, mas não dá nenhum trabalho andar 2 quadras e apetar uns botõezinhos.
     
  13. Omykron

    Omykron far above

    eu continuo achando mais pratico para mim justificar a cada 4 anos
     
  14. str1ker

    str1ker Usuário

    Pior que votar no Lula, e votar nele e contar pros outros.
     
  15. Carol

    Carol Visitante


    Mas não tem um limite pra isso? Quero dizer, você pode ficar SÓ justificando sem votar por quantas eleições?
     
  16. aquele que veio do oeste

    aquele que veio do oeste Aquele que veio do Oeste

    Eu não tirei meu título ainda, e nem aquele lance de junta militar.
     
  17. Fafa

    Fafa Visitante

    Maldito seja o serviço militar obrigatório!
     
  18. Stalin

    Stalin Usuário

    Falou indentico o cara do filme "Laranja Mecanica".

    Que péssimo exemplo!!!
     
  19. Eriadan

    Eriadan Usuário Usuário Premium

    Assim como o voto obrigatório. Mas acho mesmo pior o serviço, que é um negócio ainda mais ilógico: tem gente que quer servir (uma boa opção principalmente para quem tem baixos poderes aquisitivos), mas acaba que é selecionado em seu lugar gente que não quer e acaba indo por estúpida obrigação, sem a dedicação que se deveria esperar ao serviço militar.

    Decidi não tirar o título de leitor. :mrgreen: A Lúthien falou certo, mas em todas as revoluções pela queda do absolutismo e/ou ditadura (Rússia, Brasil 60-80, etc.), lutou-se por assembléias, eleições, de votos conscientes, e não por meras manifestações combalidas por más influências absorvidas pela imaturidade do senso crítico. E ainda tem a peculiaridade destas eleições... meu voto seria Lula - apesar de, hoje, não crer mais inteiramente nele, votaria para não ver o PSDB de volta ao governo - ou nulo; ou seja, ou um voto sem crença ou um voto inútil. Dá pra esperar mais dois anos aí. :tedio:

    Mesmo assim, não contrario quem se considera totalmente apto a votar com seus 16. Eu tenho alguma formação política, mas mesmo assim não a sinto suficiente para o voto; mas há quem se sinta, sendo ou não de fato. Cada caso é um caso, como foi dito aqui.
     
    Última edição: 1 Mai 2006
  20. Tamuríl Ar-Feinie

    Tamuríl Ar-Feinie Bozo Bozoca nariz de pipoca

    Tenho dezesseis anos, tirei meu título e pretendo votar. Quero ver se com isso algo muda nesse país, o que eu duvido muito que aconteça.:disgusti:
     

Compartilhar