• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Coluna] Protestar não restringe o direito de ir e vir. Aumentar a tarifa de ônibus, sim

1016077_659272077420974_1218783641_n.jpg



Até Cristo sabia que há horas em que a única solução e ficar puto e partir pro chicote
 
“Senhores, por toda a parte ouço a palavra revolução; de todos os lados nos chegam os écos de ingentes reclamos que, em meio à confusão dominante no País desde Outubro de 1930, apelam para o ‘espírito revolucionário’. Na verdade, tudo indica que o Brasil quer renovar-se, quer tomar posse de si mesmo, quer marchar resolutamente na História. Clama-se por justiça social e por uma mais humana distribuição dos bens; exige-se do Estado que intervenha, com poderes mais amplos, tendentes a moderar os excessos do individualismo e a atender aos interesses da coletividade. Neste momento, congrego-vos para estudarmos os problemas nacionais e traçarmos em conseqüência destes estudos, os rumos definitivos de uma política salvadora. No entanto, quero frisar, com a maior veemência, que procede das profundas convicções espiritualistas inspiradoras do meu pensamento e da minha ação, o seguinte: fala-se de revolução, pedem-se revoluções; pois bem: façamos as que forem necessárias à justiça humana e à saúde da Pátria, mas não nos esqueçamos um instante sequer dos intangíveis direitos da pessoa humana. Peço-vos, senhores, que havendo de reformar, de modificar, de revolucionar, tudo façais se assim vos ditar vossa consciência; mas por favor, meus amigos, não toquemos no Homem. O Homem é livre, Deus o fez livre e responsável, e o seu maior tesouro é a sua liberdade, a intangível expressão da sua própria consciência, o caráter que imprime ao que faz e ao que possui, o escudo com que se defende do arbítrio do Estado e da Coletividade e é constituído pelo grupos naturais em que se integra. Assim, repito-vos: não toquemos no Homem e na sua Liberdade”.

Plínio Salgado

:hihihi:

- - - Updated - - -

Falando de coisas mais concretas:

229809_460824190627663_304617210_n.jpg


Preço da passagem em 2004: R$ 0,60
Preço da passagem em 2012: R$ 2,75
Aumento percentual da passagem nos últimos 8 anos: 458,3%
Inflação média do Brasil nos últimos 8 anos: 64% (IBGE)
 
Falando de coisas mais concretas:

229809_460824190627663_304617210_n.jpg


Preço da passagem em 2004: R$ 0,60
Preço da passagem em 2012: R$ 2,75
Aumento percentual da passagem nos últimos 8 anos: 458,3%
Inflação média do Brasil nos últimos 8 anos: 64% (IBGE)
Comentário do Fingol sobre essa imagem, via facebook.

Fingol disse:
ESSA FOTO É UMA MENTIRA, e quem a compartilha sem sequer ler os comentários, no mínimo IDIOTA. A passagem no Rio na época era de 1,60. Com isso, o aumento para 2,95 reflete um aumento de 84% contra 260% de aumento do mínimo e 75% de inflação oficial. ANTES DE COMPARTILHAR IDIOTICE, PELO MENOS COLOCA NO GOOGLE PRA VER SE É VERDADEA!
 
Paganus, cite a fonte desses dados. A tarifa custava 60 centavos no final da década de 90. Os dados que eu conheço são esses. Considerando a tarifa de 1,75 em 2004, o aumento é de 57%, ou seja, abaixo da inflação.

Não há dúvida de que houve abuso de força dos policiais, assim como no meio dos movimentos sempre tem baderneiro. Eu não faço a mínima ideia de qual é a instrução que os policiais recebem nessas horas. Independente de como eles são instruídos, também não sei qual é a forma correta de agir. Ok, não é correto descer o cacete nos manifestantes sem razão. Ao mesmo, será que é possível exigir que os policiais identifiquem cautelosamente os baderneiros? Enfim, não estou dando razão pra polícia não.

Voltando ao assunto, não vejo mal em questionar a causa do movimento, afinal, é o assunto incial do tópico. O reajuste parece estar abaixo da inflação, conforme os dados mostram. Se a reclamação fosse sobre a qualidade do serviço, faria mais sentido. Transporte público gratuito? Desde quando isso é direito do cidadão? Só não venham me dizer que isso fere o direito do cidadão de ir e vir, pq aí vamos ter que filosofar sobre o que isso realmente significa. Sim, pq se pagar pelo transporte público fere esse direito, então também quero passagens de avião gratuitas, pq quero ter o direito de ir e vir pelo mundo.
 
Última edição:
Sim, isso aí é mentira.

Era apenas um VT, que eles davam em papel, você juntava uns e pagava a passagem.

Mas:

Sou totalmente a favor de todos esses protestos, que não estou participando por motivos óbvios, e estou rindo horrores da reação da mídia brasileira, como Globo e Veja. Tenho muita esperança de que isso é só um começo, e que esse aumento de 20 centavos foi só a gota de algo muito maior, que é o fim do povo sonolento de uns anos atrás, que pouco (ou melhor, nada) fazia contra os absurdos do nosso governo.

E acho muito engraçado ver Petista E tucano dizendo que isso tudo tem cunho político.

Fora o lixo do Cabral, no Rio, dizendo que é claro que tem dedo político, já que o povo não faria isso por nada. Menosprezando bonito.

Enfim, não são só os 20 centavos.
 
Sim, é verdade, é falsa. My bad, achei estranho também, se esse valor datasse pelo menos de 1998-2000 não teria estranhado.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u64823.shtml

http://www.trt3.jus.br/informe/calculos/minimo.htm

- - - Updated - - -

Paganus, cite a fonte desses dados. A tarifa custava 60 centavos no final da década de 90. Os dados que eu conheço são esses. Considerando a tarifa de 1,75 em 2004, o aumento é de 57%, ou seja, abaixo da inflação.

Foi esse mesmo gráfico que eu acabei de verificar agora.

Na verdade só compartilhei por conta do texto de um confrade meu, ilustrativo.
 
Pra mim foda-se se o preço está acima, abaixo, do lado, dentro, da inflação.
A qualidade COM TODA A CERTEZA está defasada desde 1950.

A régua tem que ser essa.
Paga-se o que se recebe.
 
Pra mim foda-se se o preço está acima, abaixo, do lado, dentro, da inflação.
A qualidade COM TODA A CERTEZA está defasada desde 1950.

A régua tem que ser essa.
Paga-se o que se recebe.

Concordo contigo, mas se você olhar os cartazes dos manifestantes, vai verificar que a melhor da qualidade do serviço não está na pauta deles. A história é sobre o tal "passe livre" e o suposto ferimento do "direito de ir e vir".
 
Me lembro que quando começou o plano real R$ 0,60 era exatamente o preço da passagem do ônibus municipal de São Caetano em 1994.

Quanto aos protestos é triste ver que a coisa ficou estupidamente exagerada. Se tudo isso fosse algo pela situação caótica da saúde pública, pela altíssima carga de impostos que pagamos ou pra colocar na cadeia todos os parlamentares corruptos talvez até fosse possível pensar em entender, mas de tanto de prejuízo ao patrimônio público é simplesmente lamentável.
 
Concordo contigo, mas se você olhar os cartazes dos manifestantes, vai verificar que a melhor da qualidade do serviço não está na pauta deles. A história é sobre o tal "passe livre" e o suposto ferimento do "direito de ir e vir".

Mas isso é normal, só se pode esperar que pelo menos as lideranças se mantenham focadas, porque a masse é assim mesmo, impressionável, se ilude facilmente, vê glórias douradas e eternas onde não existe nada. Há muito vazio existencial nesses slogans de 'estou mudando o país', 'rev. francesa é aqui', 'o brasil tá acordando' etc. É psicológico.
 
Mas isso é normal, só se pode esperar que pelo menos as lideranças se mantenham focadas, porque a masse é assim mesmo, impressionável, se ilude facilmente, vê glórias douradas e eternas onde não existe nada. Há muito vazio existencial nesses slogans de 'estou mudando o país', 'rev. francesa é aqui', 'o brasil tá acordando' etc. É psicológico.

Olha, se considerarmos que tem um site do Movimento Passe Livre, então eu acho que esse é mesmo o objetivo das lideranças. De qualquer forma, sem dúvida tinham vários cartazes completamente alucinados.
 
A verdade é que ja ta mudando.
Antes era um simples manifesto contra o aumento da passagem, agora virou "Não é apenas 20 centavos".
Como eu disse a repressão foi até boa, porque outros assuntos vieram a tona, e as noticias ganharam o mundo, e ja tem gente na europa montando protestos em apoio.
Jornais espanhois ja falam em primavera brasileira. O negócio ficou grande, e eu to achando ótimo.
Amanha mesmo vou numa manifestação aqui em BH.
 
segundo dia em santos hoje, talvez eu dê uma passada por lá
 
E eu vou ver se consigo desmarcar um compromisso, e vou no maracanã amanhã, na que estão marcando, com minha camera...

Sobre a questão dos 20 centavos per si, pena que to sem tempo agora, mas pelo impacto dos acontecimentos recentes, parece que a luta contra o abuso e a mafia do transporte publico surgiu agora e se restringe a 20 centavos, quando o debate e a luta vem acontecendo bem antes(incluindo ai na epoca da licitação totalmente fraudulenta da concessão), e não só com manifestações publicas, incluindo uma ação movida pelo ministerio publico tempos atras, após a coleta de um abaixo assinado onde coletei quase mais de 15 mil assinaturas... (e ainda querem diminuir o poder do ministerio publico atraves da PEC 37)

enfim, estas manifestações são mais a gota dagua, de um processo que vem ocorrendo a tempos, e que foi totalmente atropelado e ignorado pelo governo.

- - - Updated - - -

E um adendo, não sou filiado ou fiz isto representando nenhum partido, ou movimento social, embora tenha recebido apoio dos mesmos por simpatia de causa, mas sim como um cidadão correndo atras dos seus direitos.
 
Última edição:
Trago esse manifesto compartilhado pelo meu confrade, Alfredo della Scalla, notório tradicionalista da mais pura e sacra linha evoliana, fiel apóstolo do Imperium e que APOIA a onda de protestos:

Wagner Correia disse:
Não é por 20 centavos, é por mais uma agressão ao trabalhador brasileiro, desrespeito ao seu esforço e descaso de sua situação cotidiana. Não importa que haja vândalos, nem que a imprensa foque incansavelmente neles, não importa alguns vidros quebrados, nem ônibus sucateados queimados. ESSE É UM PROTESTO LEGÍTIMO. E como este país de merda não via há tempos. Que se quebre o que for necessário para que uma gota de preocupação caia das carecas e enrugadas cabeças dos políticos corruptos e omissos, e que esta gota vire sangue nos olhos da classe exploradora de empresários, banqueiros, especuladores, e toda gama de agentes que sustentam a se alimentam do trabalho do homem brasileiro. Este é um pesadelo para o Sistema: um povo REAGE. Que o Sistema ESTREMEÇA. O vírus do entorpecimento do pão e circo não mais infecta uma parte da população, e é ela que se manifesta. Não há mudança de grande porte que não seja dolorosa, haverá feridos, certamente, mas é preciso encarar a coisa como um DEVER, mais um SACRIFÍCIO que o trabalhador brasileiro deve fazer por si mesmo, e é precisamente neste exato ponto que qualquer manifestação deste porte expressa um caráter SAGRADO. Se há uma VONTADE pura para que mais uma agressão ao trabalhador seja impedida, então ela deve possuir um tal caráter sacro, o que revela a importância crucial para toda a sociedade de tais manifestações. Sem artistas globais, sem maquiagens, nem efeitos estéticos, sem gritos pós-modernos impotentes e sem causa definida, sem objetivos partidários, pois partidos são vermes que o sistema dá de comer, e devem ser considerados como impurezas e suas bandeiras abaixadas e pisadas. A repressão é inexorável, não é ocasional, ação e reação, mas ela mesma é prova do VALOR que há nestes protestos. Exploradores abominam exemplos. Mas a repressão policial tem uma falha, que é o MITO, o DEUS, a abertura desveladora do ser: a luta contra a exploração, a justiça social, a força do povo unido contra a usura do mal. Isto é a argamassa de união, como um bloco contra a força policial. De mim, se pudesse estaria lá. Desejo força a todos os manifestantes de rua.

Alfredo della Scalla disse:
Ao que acrescento: a Revolta deve se voltar contra a própria substância de nosso modelo de organização social e seu sistema político subjacente. Não se trata simplesmente de rejeitar PSDB ou PT, ou de hastear as bandeiras de partidos como PSOL ou PSTU, isto é, de agir em torno aos agentes, sejam eles protagonistas ou não, da lógica estruturante do sistema, mas sim de atacá-lo em BLOCO.

Será inútil o atual movimento de revolta enquanto o mesmo servir aos interesses tradicionais de nossa velha e carcomida esquerda.

Deus está na Revolução!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo