1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

[COLUNA] 'Fantástico' embarca em preconceito

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 19 Jul 2012.

  1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    A entrevista "reveladora" de Rosane Collor ao "Fantástico" não desvenda em nada o passado. É um retrato do presente. Mostra o quanto, apesar de tudo, evoluímos politicamente, inclusive nas aparências. Mas, ao repisar fatos amplamente conhecidos, como os rituais de "magia negra" na Casa da Dinda, também serviu para reforçar preconceitos contra religiões afro-brasileiras.

    É compreensível que Rosane, hoje pastora e adepta da máxima evangélica da "jesuscidência", qualifique o candomblé como "magia negra". Mas o que explica o "Fantástico" embarcar nessa onda de demonização contra religiões de matriz africana? Há dez anos, a Globo exibia "Tenda dos Milagres", em que o protagonista era chegado num terreiro...

    Possivelmente, o "Fantástico" não quer perder o trem. É evidente o declínio do pai de santo, e mais nítida ainda é a ascensão do pastor. O Brasil passa por uma enorme transformação na dinâmica das filiações religiosas. De acordo com o IBGE, entre 1960 e 2010, a parcela da população que se declara católica cair de 93,1% para 64,6%. O movimento foi acompanhado pelo crescimento dos evangélicos, que em 1960 eram apenas 4% da população e em 2010 atingiram 22,2%. Diante dos dados do Censo 2010, pode-se supor que em menos 50 anos o Brasil terá mudado de religião hegemônica. É um feito e tanto.

    A televisão é um dos principais motores dessa transformação. E uma continha dos números do Ibope com os do IBGE podem dar aí numa "jesuscidência". A Globo tem se esforçado para se aproximar da audiência evangélica — e isso é legítimo. Embora seu maior esforço na área tenha sido um enorme fracasso, o megashow gospel "Promessas".

    De resto, a entrevista de Rosane foi ungida de vergonha alheia. O único fato novo foi ela revelar, ao fim, que recebe "só" R$ 18 mil de pensão do ex-marido e reivindica uma revisão desse valor na Justiça. Ao mostrar que a intenção era passar a sacolinha, esvaziou qualquer denúncia.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  2. Reverendo

    Reverendo Usuário

    R$ 18 mil...
    Pastora...

    Suzane (não que eu esteja comparando as duas pessoas) também virou "pastora", não?
     
  3. Elring

    Elring Depending on what you said, I might kick your ass!

    Esse é o maior problema de se viver em uma país que ainda vive em frente da TV, a emissora tende a se tranformar em veículo de opinião e não de informação. Há muito tempo que larguei de mão o fantástico. Além de não ter nenhuma matéria relevante ou de destaque, ainda faz jornalismo fantástico (no pior sentido) e tendencioso. Essa entrevista é a pá de cal na pouca credibilidade que o programa tinha.

    Engraçado, antigamente quando tinha as dançarinas na abertura, o Fantástico tinha matérias de conteúdo. Agora, tem uma abertura sem sal e conteúdo acéfalo.
     
    • Gostei! Gostei! x 3
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. Elessar Hyarmen

    Elessar Hyarmen Senhor de Bri

    Talvez o que eu diga aqui não tem nada a ver com o assunto, mas as tendencias da Globo são espíritas né. Pq nas novelas ela sempre colocas essas questões de vidas passadas, do além e etc, mais blá, blá, blá...

    Nada contra o espiritismo viu gente.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  5. Ivo Basay®

    Ivo Basay® Banned

    Muito parciais e tendenciosas mesmo!
     

Compartilhar