• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[ COLUNA DO DERIEL ] Pelos Cabelos de Legolas!!!

Ringil disse:
A frase do apêndice tem um problema: ela afirma que todos os eldar tem cabelos escuros a única exceção da Casa Dourada de Finarfin. Ou seja, nem mesmo os vanyar poderiam ter cabelos louros (o que é um absurdo). Não acho portanto que possa ser usada muito bem como referência.

Não estou com o livro para consultar, mas será que esse texto está falando apenas dos eldar na Terra-Média, o que já exclui por si só os Vanyar?
 
Não, não há referência do tipo. Esse é o grande problema da frase. Mas também não parece tratar exclusivamente dos noldor, fala de todos os eldar e há referências aos sindar. Tolkien deve ter se confudido, misturando as estações.
 
Na minha modesta opinião ( :roll: ) a frase se refere aos eldar que viviam na Terra-média (ou seja, aos exilados e aos que, embora tenham iniciado a jornada, não a completaram).

Como todos os vanyar completaram a jornada, então o cabelo dourado só estaria presente na Casa Dourada de Finarfin.

Mas essa informação não parece ser coerente com o Silmarillion.

Talvez desse para compatibilizar os dois textos se entendessemos que "Casa" é família nobre.

Entre as famílias não-nobres poderiam haver outros exilados de cabelos dourados?
 
Sinceramente, não encontrei qualquer referência que suporte afirmar que seriam se trata só dos eldar da TM. Acho que o único jeito de ficar coerente é considerar assim, mas me parece forçação. Quanto a casa, também não diz nada sobre se restringir aos nobres. Mas mesmo se formos considerar que se trata só dos eldar da TM e aos nobres, Glorfindel continua fugindo à regra.
 
Ele poderia ter uma ascendência vanyarin não mencionada, mas também é especulação.

No entanto, não há problema quanto a ele fugir à regra: ele estaria no mesmo grupo de Círdan, o único elfo barbado da obra.
 
oi antes de tudo ,sou novo na casa ,mas nos silmarion é falado q apenas finarfim e sua casa tinha cabelos loiros ENTRE OS NOLDOR,e seus cabelos eram puxados de sua mae indis ,dos vanyarin.




:x Mannár,o grisalho:
 
o primeiro filho de sam nao nasceu loiro ?(ou seja,a genetica de sda nao é exata)nao entendo o q impediria legolas de ser loiro ,
tolkien nao devia estar pensando em nada disso qnd escreveu sobre legolas ,


outra teoria é q ele pode ter um antigo parentesco com os vanyar (um ou outro pode ter ficado na terra média antes de partirem para aman ),e por causa desse parentesco podia existir uma casa loira nos elfos da floresta


:x Mannár,o grisalho:
 
Nenhum vanya ficou na TM, então é complicado imaginar algum ancestral louro pro Legolas.
 
Se ele era louro ou não , isso não importa. No filme a maioria dos elfos como no livro tbm são louros :roll: .
 
O filme não conta para uma discussão para a obra, e no SdA eu não lembro de ter descrições muito precisas quantos a cor dos cabelos, quanto mais a maioria ser loura. Isso acontece no Hobbit, mas não no SdA.
 
Gandalf o cinzento disse:
Se ele era louro ou não , isso não importa. No filme a maioria dos elfos como no livro tbm são louros :roll: .

Filmes, filmes... Esqueça deles! A maioria dos elfos (assim como de todos os habitantes de Arda) possuiam cabelos escuros. A mulher que foi a mais bela de Arda (Lúthien) era morena. E isso é apenas um exemplo, pois entre os homens a maioria eram morenos. Tolkien gostava muito de cabelos escuros, e assim refletiu em sua obra.
 
Ainda estão discutindo isso, quem acredita q Legolas seja louro mostre uma prova aqui, q não seja a citação do Hobbit faça-me um favot :eek:
 
Riff disse:
Ainda estão discutindo isso, quem acredita q Legolas seja louro mostre uma prova aqui, q não seja a citação do Hobbit faça-me um favot :eek:

Claro que estamos discutindo isso, é o propósito do tópico, discutir o texto. Enquanto alguém tiver vontade e dúvidas, vai haver a discussão, inclusive sobre passagens d'O Hobbit que sejam relevantes.
 
Ah, pelamordedeus ele poderia ser louro como Celegorn é louro, mas é filho de Feanor (moreno) e Nerdanel (nolda então provavelmente morena, ja que não tinha ligação (aparentemente) com Finarfim, a genetica esplica isso não é regra ser loiro por ter pais loiros ele provavelmente não tem os cabelos prateados de Thingol por Orophen aparentimente não ter ligação com a casa real de Doriath tambem parece não ser loiro, mas acho que isso depende de cada um, como disse Boromir´´um grupo de pessoas disutindo pode tornar qualquer questão um dialogo eterno`` :wink:
 
Não é certo que Celegorm era louro, o mais provável é que não fosse. A tal frase do SdA é estranha, mas por todos os lados a probabilidade de Legolas ser louro era pequena.
 
Então oque derivou dele ser loiro, seus pentelhos, agora, quenão discarta uma relação inter racial entre Vanyar e Teleri antes ou durante a grande marcha, pois me parece que ao filho é dado o cla do pai, como em Finarfin, Fingolfin e Turin.
´Não é descartada a hipoteze de que uma vanya se apaixonou por um teleri e apos o nacimento do filho foi obrigada a seguir e partir sem o marido e o filho.
Mas do mesmo jeito refiroele moreno,mas oqe importa, não era o cabelo dele importante na comitiva, mas os olhos e o arco. :wink:
 
se não me engano em algum lugar cita a Nerdanel como "ruiva"(de cabelos avermelhados)... na verdade ha grandes possibilidades de estar equivocado, no entanto isso não faz muita diferença...
mas como ja foi dito, não acho que tenha muita ligação com parentesco...
acho que vai muito tbem do fëa do quendi...

vamos fazer uma pequena suposição, levando em consideração os argumentos sobre reencarnação....
imagine um elfo loiro que morrera devido a algum ferimento, e algum tempo depois, em meio a um familiar ele venha a nascer de pais de cabelos morenos, o corpo que ele tera no futuro não vira a ser mais influenciado pelo seu proprio fëa que pela descendencia de seus segundos pais....?!

eu poderia vir a reescrever varios trechos do texto sobre reencarnação, entre outros para elucidar melhor a situação a qual tento propor...
no entando, graças a minha "preguiça" espero que essas poucas palarvas possam passar a ideia a qual me surgira......

Namarië...
Glorfindel....
 
Sem duvida, mas afinal de que lado esta? Acredita que Legolas é loiro ou moreno, defenda sua possisão.
E é raro os Sindar Reencarnarem
 
Seria um tanto difícil alguém reencarnar como filho de pais de cabelos diferentes, já que sempre se procura o parentesco mais próximo. Mas se acontecessem, o que era louro seria moreno mesmo. O fea sustenta o hroa, e tem influência sobre ele sim, mas não a esse ponto. Se não os elfos poderiam simplesmente mudar as suas formas e não é assim. O elfo que reencarna retorna com outro hroa, não um igual.
 
Sim, vou sitar o caso mais notavel ode Glorfindel, vocês não acham que ele voltou exatamente igual ao que era antes. Parecido, talvez, mas não ao ponto de alguem que o conhecera antes o reconhecer (falo de um atani, os quendi vem melhor o fëa dos outros).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo