• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[ COLUNA DO DERIEL ] Pelos Cabelos de Legolas!!!

em cada livro tem uma teoria de que o nosso rei da floresta (legolas) tem um cabelo diferente... 8-) para mim ele tem cabelos dourados (louro)... mas porque legolas é o personagem igual em todos os livros, e em cada livro ele tem uma característica diferente? :o?: :o?:

:? :?
 
Eu sempr eimaginei o Legolas louro, mas nessa coluna, em especial no trecho do capítulo do Grande Rio, vi que é dificil rebater a tese de que ele tem cabelos escuros... o que sem dúvida significa um racha no senso comum que leva maioria dos fãs de Tolkien achar que são cabelos dourados...
 
claro que essa idéia dos elfos louros se devem à popularização dessa imagens dele, esteriotipozada (cruzes!!) como louros pelos rpgs de mesa e a popularização dos mesmos.

ou seja, elfo louro o cacete que elrond nem cabelo louro tinha.






ps.: E ae, Knolex, blz?
:mrgreen:
 
Pelos cabelos de Legolas!

Deriel, isto deve ser uma provocação explícita! A questão da cabeça "escura"que Frodo viu, todo mundo sabe que se refere a uma silhueta. A questão de cabelos dourados "só na casa de Finarfim"é contradita pelos próprios contos: Idril, filha de Turgon, e Celegorm, filho de Fëanor, eram louros. E ao que tudo indica, Tolkien se referia aí apenas à questão dos noldor. Glorfindel ( e toda sua gente, pelo nome de sua casa: "Flor Dourada" também era louríssimo). E Legolas é reconhecidamente parente de Celeborn sim: Galadriel o recebe com as palavras" "há muito não temos visitas de nossos parentes do norte". Ou seja, um parentesco vindo de seu avô Oropher.
E temos que levar em conta que antes dos vanyar partirem, eles podiam perfeitamente ter deixado descendentes pela Terra Média, espalhados por aí ... se cruzando, se multiplicando ... eu vejo poucas referências de Tolkien aos cabelos da TM. Mas é certo que Thranduil era louro ( como já disse uma vez, um louro-pálido talvez) e provavelmente seu filho também era. Logo, reafirmo: se perguntássemos hoje a Tolkien, ele diria: Legolas era louro.
 
Re: Pelos cabelos de Legolas!

Lasgalen disse:
E Legolas é reconhecidamente parente de Celeborn sim: Galadriel o recebe com as palavras" "há muito não temos visitas de nossos parentes do norte". Ou seja, um parentesco vindo de seu avô Oropher.

Não há nada de explícito aí.

Esses "parentes do norte" são os elfos silvestres como um todo, mas Galadriel estava se referindo aos elfos de modo geral: como uma raça, todos eles são "parentes" entre si. :wink:
 
Celeborn, os elfos de Lórien e os elfos de Mirkwood eram Teleri, e a mãe de Galadriel também era. Além do mais os povos de Lothlórien e de Mirkwood eram Nandor. Taí o que é esse parentesco. :wink:
 
Eu também sempre achei altamente improvável que ele seja louro, pelo fato que o Deriel escreveu no texto: Tolkien parecia ver o louro com alguma idealização, e sempre foi mencionado o "dourado" dos cabelos como uma característica altamente marcante e chamativa (principalmente entre os hobbits, que se encantam tanto com a beleza dos elfos).

Mas o que mais intriga é o fato de que, se de fato for assim, não há elfos louros na Terra-Média. Eu tinha uma idéia de que os teleri poderiam ter cabelos variando do escuro ao louro-pálido (um louro "não-dourado", evidentemente não-vanya), além, claro, dos prateados da Casa Real.
 
Bom, vamos então em nova citação que comprova o parentesco "de sangue"por assim dizer de Legolas com Celeborn :

"Sou um elfo, E parente do povo daqui!!".

Ok, vocês dirão (Tilion, principalmente) - continua a evidência de que seria parente por ser elfo. Mas aí a citação não justifica - ficaria melhor assim: sou um elfo, LOGO , parente do povo daqui.

Mas esta não é a questão principal. Tem muitas evidências de que Legolas é aparentado com o povo de Lorien ( por ser um descendente dos nobres de Doriath, assim como Celeborn). A questão levantada aqui é a cor de seus cabelos. Que jamais foi citada, logo ficamos todos na especulação, assim como sua idade, sua mãe, etc ... mas pelas evidências, eu continuo achando que ele era louro, e que haviam sim, muitos elfos louros na TM.
 
Mas tem aquela citação do Home 11 no texto sobre os cabelos dos Sindar. Esse texto deve ser bem recente, pós-SdA, e não há muitas brechas para Sindar louros. E nenhum vanya viveu na Terra-Média depois que foi para Valinor.
 
Lasgalen disse:
"Sou um elfo, E parente do povo daqui!!".

"... parente do povo daqui!". Essa afirmação não diz que Legolas era parente (entenda-se "parente" nesse caso como tendo laços sangüíneos/familiares) de Celeborn.

Essa afirmação dá mais a entender que Legolas era parente do povo de Lórien por estes serem nandor (< teleri) e Legolas ser um sinda (< teler).

Se ele fosse um parente "específico", ele teria dito: "Sou um elfo, e parente de Celeborn".
Afinal de contas, Celeborn sozinho não constitui um povo, não é? :mrgreen:
 
:? - Tolkenianos,

-Concordo plenamente com Lasgalem quando se refere ao fato, pelo menos simplório, da menção de Frodo olhando para Legolas no escuro - assim até parece que Tolkien não escrevia por figuras de linguagem.

-Aqui na Valinor acontece uma coisa muito típica, cujo melhor nome que consegui inventar foi "tendencionalismo". Isso ocorre MUITO no "Pergunte ao Mago", onde basta você surgir com algo que os "magos" desconheçam ou não tenham certeza, que surgem inúmeras justificativas como "...a tradução está equivocada..." ou "...não era bem isso que o autor quiz dizer...";

-O mesmo foi dito aqui. Temos chances de crer que elfos podiam ser louros, mas uma linha que se refere a Finarfim é capaz de mudar tudo, não é mesmo !? Daí surgem vários argumentos do tipo "...Tolkien tratava as coisas deste jeito, Tolkien blá blá blá..." tentando apoiar sua causa;

-Todos sabemos que os elfos não possuiam barba, daí um dia desses algum espertinho vai vir com o argumento "...já que Círdan era o mais misterioso dos elfos, ele poderia ser uma exceção e na verdade...blá blá blá...". Argumentos iriam surgir baseados em linhas ou trechos de muitas interpretações e logo os leitores iriam dizer "...é verdade, todos os elfos tem barba e nunca percebemos isso...";

-Ora, vamos, seria muito mais coerente admitir que a citação à Casa de Finarfim era o "desvio" e as demais as coerentes, do que o contrário, não !? Se perceberem, na maior parte das ilustrações passadas da obra literária (antes dos filmes) vocês verão um Legolas LOURO (e um Glorfindel LOURO), por muitas mãos diferentes. Poxa, quantos ilustradores erraram, não é mesmo !?

-O que isso quer dizer ?? Que aqui na Valinor, se você acha que uma coisa ainda não foi suficientemente explorada, ou se não há uma resposta coerente para tal, sempre poderemos "tendencionar" para o nosso lado - seja para provar algo, seja para gerar conversas como esta;

-Uma coisa é a nossa interpretação pessoal : "...eu acho que...eu concluo que...logo penso assim..." e não como MUITOS aqui se posicionam "...a verdade é que...Tolkien quiz dizer isso..." (tem gente aqui que deve ter sido íntima dele para saber o que ele pretendia dizer).

-Uma obra literária da magnitude e diversidade de "O Senhos dos Anéis" esconde muito mais do que muitos olhos e mentes podem alcançar. Eu acredito que não será nenhum de nós que vai por um "ponto final" em qualquer questão "pouco explorada" deixada pela obra. Seria muita prepotência...

-Acho que é isso. Até mais,

-Chaozu
 
Deriel disse:
Vamos ver o que sabemos de Legolas: ele era filho de Thranduil, que era filho de Oropher. É dito que Oropher era um Sinda e como ele não aparece em nenhum dos contos da Primeira Era, ou era muito jovem ou nasceu na primeira metade da Segunda Era. Por volta do ano 1000 da Segunda Era alguns Sindar (Celeborn incluso) foram para leste para procurar novos reinos, Oropher deve ter sido um deles. Também é dito que Oropher morreu nas Batalhas da Última Aliança. Bom, então sabemos que Legolas era neto de um Elfo Sinda, e o que sabemos dos cabelos dos Sindar?

Ok. temos então (sindar)Oropher - Thranduil - Legolas.

Conhecemos bem as Caracteristicas Sindar - segundo fontes da Valinor- os Terceiros e menos nobres dos Eldar, os Teleri são também os mais numerosos. Sua linhagem inclui muitos subgrupos, o mais famoso dos quais são os Elfos Sindar [ou "Cinzentos"].

Isso me leva a crer que o termo "menos nobres" pode se associar com o caracteristicas généticas dominantes e recessivas, o termo menos nobre pode estar sugerindo uma recessividade para com as caracteristicas Noldor por exemplo.

O que me faz imaginar, e se a mãe de Legolas for da mesma linhagem de Galadriel por exemplo, o que impede dela ter passado a Legolas essa caracteristica(cabelos claros) uma vez que o sangue Noldor pode ser considerado nobre, nesse caso dominante em relação ao sangue Sindar de Oropher???

não conhecemos a procedencia da mãe de Legolas.

Por isso acho totalmente aceitavel o fato de Legolas ser loiro.
 
Não conhecemos a precedência da mãe de Legolas mas sabemos que

a) não é uma Vanyar
b) não é uma descendente da Indis

E portanto fica reduzidíssima a chance dele ter cabelos dourados :obiggraz:
 
espera, pq ela não é uma vanyar?
o que impede ela de ser isso já que não se sabe a procedência dela?

e todos os sindar não são loiros?
 
Deriel disse:
E portanto fica reduzidíssima a chance dele ter cabelos dourados :obiggraz:

-Se fosse assim...

...reduzidíssima era a chance de o Rei Bruxo se deparar com uma mulher em meio aos guerreiros e, tão pouco com uma espada vinda de Ponente;

...reduzidíssima era a chance de um hobbit enfrentar com sucesso uma cria de Ungoliant, nada mais nada menos do que Laracna;

...reduzidíssimas eram as chances de MUITAS outras coisas terem acontecido, e nem por isso elas deixaram de acontecer. Alegar que uma coisa era "pouco provável" não delimita o alcance dos nossos argumentos.

-Isso aqui não está parecendo uma conversa para trocar opiniões, e sim uma imposição de interpretações para mudar conceitos.

-Até mais,

-Chaozu
 
Cyren Gil-Luin disse:
espera, pq ela não é uma vanyar?
o que impede ela de ser isso já que não se sabe a procedência dela?

a) Pq nenhum Vanya se tornou Avar
b) Pq nenhum Vanyar jamais retornou à Terra-média 9exceto na Geurra da Ira - e se mandaram embora logo depois)

:mrgreen:

Cyren Gil-Luin disse:
e todos os sindar não são loiros?

Não :mrgreen: Eles tinham cabelos escuros com a rar excessão dos parentes de Thingol (cabelos prateados).
 
Aires *Chaozu* Duarte disse:
...reduzidíssimas eram as chances de MUITAS outras coisas terem acontecido, e nem por isso elas deixaram de acontecer. Alegar que uma coisa era "pouco provável" não delimita o alcance dos nossos argumentos.

Delimita sem senhor quando os mesmos são refutados por citaçãos de própia obra (não é achismo não, oras!)

Tinha Vanyar na Terra-média? Não, não tinha. Quais eram os Elfos loiros da Terra-média? Os descendentes de Indis. Legolas era um Vanya ou descendente de um? Não, não era.

O que tem de achismo e de opinião nisso? Só tou citando fatos de dentro dos livros. E tendo esses fatos eu reafirmo: fica reduzidíssima a possibilidade de um Legolas loiro, por mais que o filme assim o queira (ou uma Lórien só de Elfos loiros).
 
Anor disse:
Ok. temos então (sindar)Oropher - Thranduil - Legolas.

Conhecemos bem as Caracteristicas Sindar - segundo fontes da Valinor- os Terceiros e menos nobres dos Eldar, os Teleri são também os mais numerosos. Sua linhagem inclui muitos subgrupos, o mais famoso dos quais são os Elfos Sindar [ou "Cinzentos"].

Isso me leva a crer que o termo "menos nobres" pode se associar com o caracteristicas généticas dominantes e recessivas, o termo menos nobre pode estar sugerindo uma recessividade para com as caracteristicas Noldor por exemplo.

O que me faz imaginar, e se a mãe de Legolas for da mesma linhagem de Galadriel por exemplo, o que impede dela ter passado a Legolas essa caracteristica(cabelos claros) uma vez que o sangue Noldor pode ser considerado nobre, nesse caso dominante em relação ao sangue Sindar de Oropher???

não conhecemos a procedencia da mãe de Legolas.

Por isso acho totalmente aceitavel o fato de Legolas ser loiro.


Nossa, até genética entrou aqui no meio. Mas deixa eu ver se entendi. cabelo estaria relacionado com dominância e recessividade? Pelo que entendi você dizer, considerando a mãe de Legolas uma Noldo, parente de Galadriel, ela poderia ter passado a característica "loiro" para Legolas, pois esta seria dominante sobre os Sindar. É isso? Olha, eu não creio em "genética tolkieniana", mas já que você tocou no assunto "dominante/recessivo", a característica "loiro" é recessivo perante "negro". Mas aí já entra a bagunça com cabelo prata, cabelo isso, cabelo aquilo.... na verdade eu até achei interessante essa sua idéia, mas creio que tentar colocar teorias sobre "nobreza genética" com relação aos cabelos não seria muito bom. Esta é minha opinião...
Mas, como o Deriel já disse, a mãe do Legolas não era da linhagem da Indis, e nem de algum Vanya....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo