• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[COLUNA DO DERIEL] É o Filme MALIGNO?

Com certeza me alegra ver mais um caso de epifania acontecendo entre os fãs fervorosos de tolkien. :)

E não é comum que isso aconteça, que a pessoa "se manque" de que, como você bem disse, que é apenas um livro.
Eu vivo pregando contra levar tudo a sério demais, ainda mais o marketing em cima das obras. Como eu já disse antes, contanto que não alterem os livros nem façam reputações injustas deles, por mim tudo bem.

PS: com certeza espero muito por essa matéria sobre fanatismo.
 
Com certeza Fox, nada mais chato que esse "xiitismo" crescente depois da moda dos filmes.

E Deriel, de parabéns pela iniciativa, cara :)
 
O engraçado nesse texto é que eu me vi em parte nos antigos e em parte nos veteranos... Isso pq eu conheci Tolkien graças às notícias do filme. Porém, como li a trilogia um ano antes do lançamento do filme, entrei pro fandom ainda meio restrito...

Muito legal esse texto Deriel... REalmente penso como vc... Daqui a um tempo, quando a onda com os filmes passar, esses "filhos de PJ", que hj sofrem esse "preconceito" por parte dos veteranos,reforçarão a comunidade fã de Tolkien....
 
O pior eh que eu tenho que concordar com o Intelectual sobre "O Nome da Rosa". Cara, eu adooooooooro o livro, mas o Filme conseguiu ser AINDA melhor. E isso REALMENTE me deixou pu*o ! eheheh

Por isso que eu curto SdA.. considero outra obra, e nao adaptação do livro =)
 
Bom, eu quase me incluo nessa lista...pouco tempo depois que comecei a ler SdA, soube do filme, por isso posso dizer que não comprei o livro por causa do filme. Além disso, eu resolvi me aprofundar nas obras de Tolkien, e hoje já tenho um conhecimento considerável.
o que mais me irrita é aquela galera bem novata falando um monte de besteiras a respeito do livro....mas convenhamos, nada podemos fazer. Deixa o rebuliço do filme passar pra ver o que acontece :wink:
EDIT- Acabei de perceber que fiz um resumo do texto :lol:
 
Bechara, o cara que falou do filme disse que ele era ruim em relação ao livro, que foi uma péssima adaptação! Apesar de o filme ser muito bom, ele considerou a adapatação mal-feita.
É muito parecido com o que acontece com o filme do SdA. Como adaptação, está repleto de errinhos bobos que chegam a irritar, mas como filme (diversão!) está muito bom. Todos os xiitas chatos que implicam com tudo relacionado ao filme tem sempre o mesmo argumento; dizem que a história foi deturpada completamente. Bom, em alguns pontos a tal "liberdade" do diretor foi excessiva, concordo. Mas daí a não reconhecer os méritos do filme... E pelos argumentos dessas mesmas pessoas, a gente deduz que eles são contra qualquer tipo adaptação, porque de um jeito ou de outro, em maior ou menos escala, sempre se muda o original.
 
Conheci o livro há muito tempo, pelo menos uns 4 anos antes de se falar do lançamento do Teaser do primeiro filme, eu já havia lido o livro. Desde que li o Hobbit e Senhor dos Anéis, tornei-me um grande fã das obras de Tolkien. Sempre gostei muito dos textos do professor. O Silmarillion é sua obra q mais me agrada, e tenho orgulho de dizer q já o li dezenas de vezes. Contos Inacabados é uma grande obra. Confesso q fiquei um pouco irritadiço com o modismo do filme, pois pessoas q antes acusavam o livro de ser "bobo" e "para crianças", correram para os cinemas ou para ler os livros. Os q leram os livros, achei bom, mais fãs é bom sim, mas há aqueles q não se dignam a lê-lo, e proferem, arrogantes: "Assisti ao filme, não preciso ler o livro."

Isso à parte, em relação ao filme, achei bom, um ótimo filme, sim. Não chega aos pés do livro, claro, e há modificações é claro. É por isso q se chama ADAPTAÇÃO. Do contrário seria uma REPRODUÇÃO cinematográfica do livro. Certo? Acho q por enqto não tenho mais nada a acrescentar.

PS: Digam pro Deriel que o Gil-galad aparece no filme sim :wink:
Namarië meus jovens
 
O Gil Galad aparece de leve, mas não mata Sauron, como acontece no livro. O certo seria ele e o Elendil matando Sauron, e depois o Isildur pegando o Anel; não como naquela cena em que o Isildur arranca os dedos dele e Sauron "explode"...
 
Fëaruin_Alcarintur disse:
PS: Digam pro Deriel que o Gil-galad aparece no filme sim :wink:

Ué, é claro que eu sei que aparece... matando um Orc já caído, com a lança, e fazendo uma baita e desnecessária cara de prazer sádico. Podiam pelo menos ter contado a história direitinha, ao invés de colocar Isildur como herói e não como urubuzão que foi.
 
Não sei. Há meles e benefícios.

Para quem leu as obras o único mal é conviver com as falhas do filme e com quem comenta a obra com base no cinema.
Para quem não leu há uma série de males, mas o pior talvez seja o de se desinteressar e não ter vontade de ler os livros.
Para a comunidade (que se reune em torno de Tolkien em geral) há mais benefícios do que males, pois esta crescerá e se diversificará com o passar dos anos e quando a moda do cinema passar, restarão os antigos adeptos e os 'novos' que permanecerem, em sua grande maioria, procurará os livros e assim como nós saberá distinguir a estória do que foi contado nas telas.

Além de gostar do filme (mesmo com todos os erros) a comunidade Tolkien estará maior e mais diversificada quando a febre do filme acabar.
 
Será mesmo que alguém pode gostar mais do filme do que dos livros?
Bem, se sim, essas pessoas serão 'fãs' passageiras durando nao muito mais que a data do ultimo filme, como o Deriel disse. Isso nunca me incomodou muito, mesmo porque eu domino a arte de ler besteira e passar por cima, hehe. Pra mim o filme foi ótimo e tenho certeza que qualquer outro que tentasse faria algo pior. As falhas do filme se voltam para a tentativa de torna-lo mais acessivel as pessoas(no sentido no nao precisarem ler todos os livros para entende-lo), para o incomodo limite do tempo e estrategias comercias(leia-se: mostre Liv T. mais um pouquinho...). Mas isso nao estragou o excelente trabalho que foi feito...a final o espírito do livro esta presente no filme e isso é inegavel. Os fãs 'verdadeiros' que o filme atraiu(e ainda vai atrair) compensam de sobra as besteiras ditas e feitas pelos 'fãs' temporários.
 
Para quem não leu há uma série de males, mas o pior talvez seja o de se desinteressar e não ter vontade de ler os livros.
Eu ODEIO, com todas as minhas forças, esse papo xiita. Pô, quem vai deixar de querer ler os livros porque aparece aa Arwen no lugar do Glorfindel? Quem vai deixar de gostar da história toda pelo fato de Pippin e Merry serem como Mussum e Zacarias?

Essas coisas não afastam possíveis novos fãs. Se eles gostarem do gênero e quiserem conhecer mais, não vão desistir por causa dos pontos infiéis ao original. E se eles não gostarem do gênero, azar o deles. Não iriam ser fãs, de qualquer maneira
 
Deriel,
Você DEVERIA ler O Nome da Rosa!!! O livro é incrível!!!! Não tanto quanto os de Tolkien, claro hehehehe
Mas o Umberto Eco, apesar de ser um pouquinho petulante nas obras, é genial!
O filme é bom, mas não tão bom quanto o livro.
Mas é difícil comparar Umberto Eco/Tolkien e Jean Jacques Annaud/PJ. Tolkien e PJ estão para Eco e Annaud como Júpiter está para Plutão, em escala de kilômetros.
Eu amei primeiro o livro de depois amei o filme. Foi como ver minha imaginação projetada na tela (menos a Arwen, a qual eu dispensaria totalmente).
Beijocas
Belba
 
Quero ler o livro não, gosto demais do filme e tenho muito prazer em assisti-lo pra depois ver que ele não é grandes coisas, de acordo com o livro. Dá não :mrgreen:
 
Gildor disse:
Eu ODEIO, com todas as minhas forças, esse papo xiita. Pô, quem vai deixar de querer ler os livros porque aparece aa Arwen no lugar do Glorfindel? Quem vai deixar de gostar da história toda pelo fato de Pippin e Merry serem como Mussum e Zacarias?

Acho que não era por causa disso que o Vylia disse que as pessoas não iam querer ver o filme... Acho que tem mais o lance da comodidade... achar que não precisa ler o livro pq já viu tudo no filme... conheço gente assim... Ou tb podem não querer ler o livro por não terem gostado do filme e acharem que o livro e o filme são iguais...
 
Acho que tem mais o lance da comodidade... achar que não precisa ler o livro pq já viu tudo no filme... conheço gente assim... Ou tb podem não querer ler o livro por não terem gostado do filme e acharem que o livro e o filme são iguais...

Mas é justamente isso que eu estou me referindo, cara. Pense num cara que acha que num precisa ler o livro pq já viu o filme. Esse cara um dia compraria o livro pra ler? Eu acho que não...

E o cara que não gostou do filme, será que ele gostaria do livro? Eu tenho sérissimas dúvidas quanto a isso.

O que dá pra resumir, depois de tudo? Esse filme não tirou fã nenhum. Só fez com que alguns que nunca ouciram falar de Tolkien comecassem a lê-lo, não acha? Eu mesmo sou um deles 8)
 
Eu tb... Só achei que tinha havido um mal-entendido... ehehe

Eu tb só conheci Tolkien graças ao filçme... Li uma pequena reportagem na SET que falava sobre a produção de uma trilogia que era considerada uma das maiores obras do séc. XX... Tinha até uma fotinho da Liv Tyler com um boneco(frodo) em cima de um cavalo... Aí rewsolvi dar uma procurada e achei os livros.. Dei uma olhada na sinopse... Meses depois me tornei um fã incondicional de Tolkien... Se não fosse pelo filme eu talvez jamais tivesse chegado a conhecer esse universo, que hj faz parte da minha vida...
 
Entao sou mais um desse time...meu interesse por Tolkien surgiu com rumores do fime. :wink:
 
Nossa! 8O
Gildor disse:
Para quem não leu há uma série de males, mas o pior talvez seja o de se desinteressar e não ter vontade de ler os livros.

Eu ODEIO, com todas as minhas forças, esse papo xiita. Pô, quem vai deixar de querer ler os livros porque aparece aa Arwen no lugar do Glorfindel? Quem vai deixar de gostar da história toda pelo fato de Pippin e Merry serem como Mussum e Zacarias?

Essas coisas não afastam possíveis novos fãs. Se eles gostarem do gênero e quiserem conhecer mais, não vão desistir por causa dos pontos infiéis ao original. E se eles não gostarem do gênero, azar o deles. Não iriam ser fãs, de qualquer maneira

Gildor, acho que não me expressei bem. Não quis dizer que este mal do qual falei acometeria todas as pessoas que vissem o filme sem ainda terem lido os livros. Muito pelo contrário, pois sei que o filme, na maioria das vezes, tem exatamente o efeito inverso: atrair novos leitores. O que eu disse, de maneira até meio despretenciosa, foi que dentre os males que o filme poderia causar este era um deles, e ao meu ver, o pior dentre todos. Nem quis insinuar que este era o mal que ocorreria com maior freqüência.

Realamente, concordo contigo que não são as mudanças feitas na adaptação para o cinema que vão afastar eventuais novos fãs. Inclusive não sei bem o motivo que, por exemplo, levou minha namorada e minha irmã a não se interessarem pelos livros após terem visto o filme. Elas tem hábito de leitura, gostam do gênero e gostaram do filme. Sei lá, nem elas sabem me dizer. Agora, duvido que elas tivessem parado de ler o SdA no meio do caminho.

Enfim, eu mesmo só estou aqui hoje devido ao filme. Já contei esta história várias vezes: conheci Tolkien através do MERP há uns dez anos atrás, mas desde os 16 eu não jogava RPG e só fui 'redescobrir' a obra depois de assistir ao filme, que aliás eu adoro.
Knolex disse:
Acho que não era por causa disso que o Vilya disse que as pessoas não iam querer ver o filme... Acho que tem mais o lance da comodidade... achar que não precisa ler o livro pq já viu tudo no filme... conheço gente assim... Ou tb podem não querer ler o livro por não terem gostado do filme e acharem que o livro e o filme são iguais...
Concordo contigo, Knolex, realmente há pessoas que não leriam os livros por estes motivos, até acho que a maioria das que não leram foi exatamente por este motivo, mas como o Gildor disse, estas pessoas não são fãs em potencial.
Gildor disse:
E o cara que não gostou do filme, será que ele gostaria do livro? Eu tenho sérissimas dúvidas quanto a isso.
Provavelmente esta é a realidade da maioria das pessoas, mas conheço exceções. Por exemplo, meu pai achou o filme um saco, mas quando eu apareci lá em casa com o Hobbit, ele leu em uma tarde e me perguntou se eu já tinha o SdA para emprestar para ele. Outro exemplo é uma amiga minha, ela saiu do cinama revoltada e dizendo que o filme era uma M*, depois o marido dela comprou o SdA e ela leu e se apaixonou, se tornando hoje uma das pessoas com quem eu mais converso sobre Tolkien.

Não sei se minha argumentação ainda está parecendo xiita, mas se estiver, desta vez pelo menos, eu acho que pude me expressar melhor do que antes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo