• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Coleções, por que não são mais editadas?

Olá pessoal.

Alguém saberia dizer qual o motivo para que parassem, as editoras, de lançar coleções?

Existem várias coleções antigas de autores famosos: Victor Hugo, Jorge Amado, Júlio Verne, Coelho Neto,..

A primeira coisa que vem à mente é a questão financeira que imperidira o relançamento dessas coleções, mas o que mudou das décadas de 50, 60 para cá que não estimula mais esses lançamentos se a própria condição econômica da população, de modo geral, melhorou?
 
Quais edições especificamente você se refere? Temos uma porção de coleções incompletas que catamos título a título até formarmos. Posso encontrar os links e postar aqui.
 
Quais edições especificamente você se refere? Temos uma porção de coleções incompletas que catamos título a título até formarmos. Posso encontrar os links e postar aqui.

As coleções são as dos autores que citei como exemplo. NO ML existem várias coleções, mas todas antigas, a questão não é garimpar essas coleções (nada contra quem faz isso), mas a questão é por que não existem mais coleções desse tipo, salvo, por ex., alguns poucos casos como "a obra completa de Freud".
 
Já deu para perceber que o Japa é fã de coleções.

Eu sou da época que algumas coleções saiam em banca de jornais, vide a bela coleção da Abril Cultural dos Imortais da Literatura Universal. Bons e velhos tempos.
 
Japa, o que eu quis pedir na verdade foi se você sabe o ano e a editora pela qual essas coleções foram lançadas. A partir disso dá para pesquisar horrores com aquele sistema de busca maneirão da Estante Virtual.
 
ñ acho q as coleções diminuíram o ritmo com o tempo. nos últimos 2 anos eu mesmo adquiri duas lançadas (clássicos abril coleções e coleção folha grandes escritores brasileiros) e quase adquiri outra (coleção folha livros q mudaram o mundo). outra estou d olho, apesar do preço (coleção prêmio nobel, da cia das letras). além destas coleções fechadas, existem algumas editoras q vão lançando várias obras do mesmo autor no mesmo formato, oq faz com q os volumes, apesar d separados, pareçam com uma coleção (como no caso dos lovecrafts da hedra ou gaimans da conrad). e tb sou como o spartaco, costumo dar uma passadinha nas bancas p ver oq tá rolando por lá (já adquiri 3 coleções assim).

ou seja, acho q coleção ñ falta, talvez seja o caso d vc ficar 1 pouco + por dentro dos lançamentos.
 
Victor Hugo, Jorge Amado, Júlio Verne, Coelho Neto

Hugo, não sei por que não lançam.

Amado vem sendo lançado integralmente por uma editora lá que não lembro qual é (aquelas capas com imagens espelhadas; não são edições muito bonitas, mas servem como "coleção", suponho).

Verne foi lançado ano retrasado, com tradução portuguesa e ilustrações bonitonas, capa dura, etc. - em mais de 40 volumes. Eu comprei até o 19, quando então não encontrei mais nas bancas de Porto Alegre (em São Paulo, pela Internet, cheguei a achar os números que me faltavam, mas tudo junto daria uma fortuna huehuehe). Enfim, foi lançado sim, em edição primorosa, com o nome de "Biblioteca Júlio Verne".

Coelho Neto... Bem, o motivo de não o lançarem é óbvio: Coelho Neto é prosador parnasiano, e o mercado editorial no Brasil não dá um tostão furado pelo Parnasianismo (a única exceção é o Olavo Bilac; os outros todos estão completamente fora há DÉCADAS, e quem quer pesquisá-los com interesse acadêmico - e.g. eu mesmo - tem que se foder procurando em bibliotecas públicas).
 
Já deu para perceber que o Japa é fã de coleções.

Eu sou da época que algumas coleções saiam em banca de jornais, vide a bela coleção da Abril Cultural dos Imortais da Literatura Universal. Bons e velhos tempos.

Realmente, é legal ter todas as obras de um autor padronizadas com mesma encadernação e não ter de se preocupar em procurar outras obras do mesmo autor (está tudo ali mesmo ao teu alcance!), e é legal para quem quer formar uma pequena biblioteca.

Existem ainda algumas pequenas coleções lançadas, mas não se comparam por ex. àquelas antigas como a de Júlio Verne com, se não me engano, 82 volumes, como a de Victor Hugo de 44 volumes, Jorge Amado,..

É claro que dá para sair garimpando pela internet, mas há inconveniente de serem livros que às vezes estão com mau cheiro, bolor, amarelados,...daí meu questionamento de por que não reeditarem essas coleções, se no passado o Brasil estava em piores condições financeiras, se eramos em menor número (lembram da musiquinha da copa de 70: '90milhões em ação...'). Ora se hoje somos quase 200 milhões em ação, estamos em melhores condições financeiras, por que não reeditam essas coleções?
 
Hugo, não sei por que não lançam.

Amado vem sendo lançado integralmente por uma editora lá que não lembro qual é (aquelas capas com imagens espelhadas; não são edições muito bonitas, mas servem como "coleção", suponho).

Verne foi lançado ano retrasado, com tradução portuguesa e ilustrações bonitonas, capa dura, etc. - em mais de 40 volumes. Eu comprei até o 19, quando então não encontrei mais nas bancas de Porto Alegre (em São Paulo, pela Internet, cheguei a achar os números que me faltavam, mas tudo junto daria uma fortuna huehuehe). Enfim, foi lançado sim, em edição primorosa, com o nome de "Biblioteca Júlio Verne".

Coelho Neto... Bem, o motivo de não o lançarem é óbvio: Coelho Neto é prosador parnasiano, e o mercado editorial no Brasil não dá um tostão furado pelo Parnasianismo (a única exceção é o Olavo Bilac; os outros todos estão completamente fora há DÉCADAS, e quem quer pesquisá-los com interesse acadêmico - e.g. eu mesmo - tem que se foder procurando em bibliotecas públicas).

É melhor eu voltar a frequentar bancas de revistas então, na verdade consegui duas coleções editadas a pinga gotas nas bancas: aquela que saiu em 2002 (acho que era 'A Obra Prima de Cada Autor com 50 volumes) e também aquela da RBS TV.

Fora essas encontrei em um sebo 'O Grande Dicionário Prosódico Etimológico da Lingua Portuguesa' de Silveira Bueno, não é literatura propriamente dita, mas é coisa boa, e também comprei a obra completa de Freud.
 
Como disse o Calib, a Companhia das Letras está lançando toda a obra de Jorge Amado, tendo em vista o centenário do nascimento deste escritor que comemramos no corrente ano.

Acho que vale a pena.
 
Entrei no site da Cia das Letras, acho melhor comprar coleção antiga mesmo e cheirar um pouco de mofo, porque é salgada a coleção atual $$$$. Na verdade as coleções antigas tem algumas vantagens e outras desvantagens: desvantagem é, como já disse pegar livro com mau cheiro (ontem até estava pensando em alguma maneira de limpar os 8 volumes do dicionário etimológico do Silveira Bueno que comprei de um sebo, vou pesquisar em algum lugar que façam restauração), mas a vantagem é que se bem conservados são bem mais bonitos, com capa dura, letras douradas, sei que o que interessa é o conteúdo, mas se der para aliar as duas coisas... além do preço que nas coleções antigas é mais atraente (em alguns casos).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo