1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Coleções, por que não são mais editadas?

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por imported_Japa, 19 Jan 2012.

  1. imported_Japa

    imported_Japa Usuário

    Olá pessoal.

    Alguém saberia dizer qual o motivo para que parassem, as editoras, de lançar coleções?

    Existem várias coleções antigas de autores famosos: Victor Hugo, Jorge Amado, Júlio Verne, Coelho Neto,..

    A primeira coisa que vem à mente é a questão financeira que imperidira o relançamento dessas coleções, mas o que mudou das décadas de 50, 60 para cá que não estimula mais esses lançamentos se a própria condição econômica da população, de modo geral, melhorou?
     
  2. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Quais edições especificamente você se refere? Temos uma porção de coleções incompletas que catamos título a título até formarmos. Posso encontrar os links e postar aqui.
     
  3. imported_Japa

    imported_Japa Usuário

    As coleções são as dos autores que citei como exemplo. NO ML existem várias coleções, mas todas antigas, a questão não é garimpar essas coleções (nada contra quem faz isso), mas a questão é por que não existem mais coleções desse tipo, salvo, por ex., alguns poucos casos como "a obra completa de Freud".
     
  4. imported_Japa

    imported_Japa Usuário

    Não existem mais coleções desse tipo sendo relançadas pelas editoras (para ser mais claro).
     
  5. Spartaco

    Spartaco James West

    Já deu para perceber que o Japa é fã de coleções.

    Eu sou da época que algumas coleções saiam em banca de jornais, vide a bela coleção da Abril Cultural dos Imortais da Literatura Universal. Bons e velhos tempos.
     
  6. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Japa, o que eu quis pedir na verdade foi se você sabe o ano e a editora pela qual essas coleções foram lançadas. A partir disso dá para pesquisar horrores com aquele sistema de busca maneirão da Estante Virtual.
     
  7. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    ñ acho q as coleções diminuíram o ritmo com o tempo. nos últimos 2 anos eu mesmo adquiri duas lançadas (clássicos abril coleções e coleção folha grandes escritores brasileiros) e quase adquiri outra (coleção folha livros q mudaram o mundo). outra estou d olho, apesar do preço (coleção prêmio nobel, da cia das letras). além destas coleções fechadas, existem algumas editoras q vão lançando várias obras do mesmo autor no mesmo formato, oq faz com q os volumes, apesar d separados, pareçam com uma coleção (como no caso dos lovecrafts da hedra ou gaimans da conrad). e tb sou como o spartaco, costumo dar uma passadinha nas bancas p ver oq tá rolando por lá (já adquiri 3 coleções assim).

    ou seja, acho q coleção ñ falta, talvez seja o caso d vc ficar 1 pouco + por dentro dos lançamentos.
     
  8. Calib

    Calib Visitante

    Hugo, não sei por que não lançam.

    Amado vem sendo lançado integralmente por uma editora lá que não lembro qual é (aquelas capas com imagens espelhadas; não são edições muito bonitas, mas servem como "coleção", suponho).

    Verne foi lançado ano retrasado, com tradução portuguesa e ilustrações bonitonas, capa dura, etc. - em mais de 40 volumes. Eu comprei até o 19, quando então não encontrei mais nas bancas de Porto Alegre (em São Paulo, pela Internet, cheguei a achar os números que me faltavam, mas tudo junto daria uma fortuna huehuehe). Enfim, foi lançado sim, em edição primorosa, com o nome de "Biblioteca Júlio Verne".

    Coelho Neto... Bem, o motivo de não o lançarem é óbvio: Coelho Neto é prosador parnasiano, e o mercado editorial no Brasil não dá um tostão furado pelo Parnasianismo (a única exceção é o Olavo Bilac; os outros todos estão completamente fora há DÉCADAS, e quem quer pesquisá-los com interesse acadêmico - e.g. eu mesmo - tem que se foder procurando em bibliotecas públicas).
     
  9. imported_Japa

    imported_Japa Usuário

    Realmente, é legal ter todas as obras de um autor padronizadas com mesma encadernação e não ter de se preocupar em procurar outras obras do mesmo autor (está tudo ali mesmo ao teu alcance!), e é legal para quem quer formar uma pequena biblioteca.

    Existem ainda algumas pequenas coleções lançadas, mas não se comparam por ex. àquelas antigas como a de Júlio Verne com, se não me engano, 82 volumes, como a de Victor Hugo de 44 volumes, Jorge Amado,..

    É claro que dá para sair garimpando pela internet, mas há inconveniente de serem livros que às vezes estão com mau cheiro, bolor, amarelados,...daí meu questionamento de por que não reeditarem essas coleções, se no passado o Brasil estava em piores condições financeiras, se eramos em menor número (lembram da musiquinha da copa de 70: '90milhões em ação...'). Ora se hoje somos quase 200 milhões em ação, estamos em melhores condições financeiras, por que não reeditam essas coleções?
     
  10. imported_Japa

    imported_Japa Usuário

    É melhor eu voltar a frequentar bancas de revistas então, na verdade consegui duas coleções editadas a pinga gotas nas bancas: aquela que saiu em 2002 (acho que era 'A Obra Prima de Cada Autor com 50 volumes) e também aquela da RBS TV.

    Fora essas encontrei em um sebo 'O Grande Dicionário Prosódico Etimológico da Lingua Portuguesa' de Silveira Bueno, não é literatura propriamente dita, mas é coisa boa, e também comprei a obra completa de Freud.
     
  11. Spartaco

    Spartaco James West

    Como disse o Calib, a Companhia das Letras está lançando toda a obra de Jorge Amado, tendo em vista o centenário do nascimento deste escritor que comemramos no corrente ano.

    Acho que vale a pena.
     
  12. imported_Japa

    imported_Japa Usuário

    Prá já que consulto o dr. google!
     
  13. Spartaco

    Spartaco James West

    Se você entrar no site da Livraria Cultura, creio que vai encontrar todos os livros já lançados.
     
  14. imported_Japa

    imported_Japa Usuário

    Entrei no site da Cia das Letras, acho melhor comprar coleção antiga mesmo e cheirar um pouco de mofo, porque é salgada a coleção atual $$$$. Na verdade as coleções antigas tem algumas vantagens e outras desvantagens: desvantagem é, como já disse pegar livro com mau cheiro (ontem até estava pensando em alguma maneira de limpar os 8 volumes do dicionário etimológico do Silveira Bueno que comprei de um sebo, vou pesquisar em algum lugar que façam restauração), mas a vantagem é que se bem conservados são bem mais bonitos, com capa dura, letras douradas, sei que o que interessa é o conteúdo, mas se der para aliar as duas coisas... além do preço que nas coleções antigas é mais atraente (em alguns casos).
     
  15. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    recentemente adquiri 1 dos volumes da coleção novelas imortais, da rocco, e achei tto a qualidade da edição como os autores escolhidos d mto bom gosto.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     

Compartilhar