• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Coleção Terramarear (Editora Nacional)

Tataran

Usuário
Em homenagem ao Lucas Deschain, que é louco por uma coleção, vou apresentar esta que possa ser que ele não conheça.

Trata-se da Coleção Terramarear, publicada pela Cia. Editora Nacional, a partir de 1933. Integraram essa coleção livros estrangeiros, para o público juvenil, várias vezes traduzidos por grandes nomes da literatura brasileira, como Monteiro Lobato e Manoel Bandeira.

Muitas das obras da coleção apareceram pela primeira vez em português na Terramarear. É o caso dos livros do Tarzan de Burroughs, além de outros.

Eu tenho alguns desses livros que sempre encantam pela sua arte da capa. E o detalhe mais importante de todos: muitas das obras da coleção podem ser encontradas em sebos e na estante virtual por um preço bem camarada.
 
Última edição:
[align=justify]Opa, que maneiro, mais uma coleção dessas para ficar maluco querendo ter completa.

Confesso que não conhecia essa coleção não, Tatarana, mas depois que eu li O Livro da Selva, um colega meu disse que tinha comprado um livro que contava uma história que não aparecia na edição de Kipling que saiu pela Editora Ática, esse livro é o Jacala, o Crocodilo.

Realmente a arte da capa é muito legal e fiquei espantado pela quantidade de livros do Tarzan, não? Achei que tinha somente um.[/align]
 
Lucas_Deschain disse:
[align=justify]Opa, que maneiro, mais uma coleção dessas para ficar maluco querendo ter completa.

Confesso que não conhecia essa coleção não, Tatarana, mas depois que eu li O Livro da Selva, um colega meu disse que tinha comprado um livro que contava uma história que não aparecia na edição de Kipling que saiu pela Editora Ática, esse livro é o Jacala, o Crocodilo.

Realmente a arte da capa é muito legal e fiquei espantado pela quantidade de livros do Tarzan, não? Achei que tinha somente um.[/align]

Lucas, eu tenho esse Jacala, o Crocodilo, traduzido pelo Monteiro Lobato e o que eu acho que aconteceu, mas não tenho certeza, é que eles misturaram contos do Primeiro Livro das Selvas com o do Segundo Livro das Selvas. Devem, então, ter publicado todos os contos dos dois livros que envolvem o Mowgli, em um volume específico (que eu não tenho), e todos os que não envolvem, nesse Jacala.

Aliás, essa história específica, sobre um crocodilo, está no Segundo Livro das Selvas. Acontece que ela não é, nem de longe, a mais famosa do Kipling, dentre aquelas que não abordam Mowgli. Como você bem chamou a atenção, em um outro tópico, os mais interessantes são Rikki-Tikki-Tavi e aquele da foca branca (ambos estão nesse volume, também).

Quanto aos livros sobre Tarzan, escritos pelo Burroughs, segundo a Wikipedia, seriam 25, dos quais 18 foram publicados por essa coleção Terramarear. E a gente ainda acha que são os escritores atuais que, quando descobrem um filão literário, não querem largar o osso...
 
encontrei um "imortal", o lêdo ivo (tbgrande tradutor) falando da terramarear:

"A descoberta de uma coleção, a Coleção Terramarear, consolidou para sempre um desejo que era uma vocação. O vento da aventura soprava em mim, rival do vento alagoano. As letras e palavras dos romances surpreendentes se convertiam em ondas que fustigavam os cascos dos navios, em ilhas que guardavam tesouros, em portos que abrigavam por um momento as desilusões e os cansaços. Criança, salteou-me a alegria de desenterrar tesouros em ilhas afortunadas. Experimentei a angústia de aninhar-me num escaler para escapar dos naufrágios. Eu conhecia o mundo antes de conhecê-lo. As pirogas me levavam ao convívio com os piratas e ao fragor das tempestades; no alto de minha vida fundada pela imaginariedade tremulava uma bandeira negra com uma caveira, sinal supremo da aventura e da insubmissão.

Costumo dizer que os livros da Coleção Terramarear foram a minha primeira Pléiade. Menciono Song-Kay o Pirata. A Vingança do Iroquês e Os Caminhos do Pacífico, de Emilio Salgari; Os Náufragos de Bornéu, de Mayne Reid; A Ilha de Coral, de R.M. Ballantine. As velas do meu navio imaginário continuavam enfunadas. Havia ilhas dos mares do sul à minha espera. A Ilha do Tesouro e Robinson Crusoe nutriram a minha fome e a minha sede de evasão. Na cidade mormacenta e sedentária, de ruas tortas e mãos impiedosas que suprimiam vidas, eu estava sempre partindo para outros lados do universo."

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=7650&sid=593

em casa tenho a ilha do tesouro, do stevenson, nessa coleção. mas não sou boa fotógrafa como vc, fico devendo a capa. ;-)
 
"Coleção" não!
"Collecção" :lol:

Bacana mesmo, vou procurar em sebo pra ao menos dar uma olhada. :sim:
 
Segue lista da Coleção com obras, autores e tradutores até o volume 49, conforme as costas de um dos meus livros. Se tiver notícia dos volumes seguintes, depois complemento.

fotowu.jpg
 
Vou fazer uma lista para todos poderem copiar depois Tatarana, pode deixar. Valeu por satisfazer essas nossas obsessões preciosistas.

E Lord Charles, no primeiro post tem esse livro de que tu falaste, com imagem da capa e tudo.
 
Lord Charles disse:
Eu não achei na relação A Ilha Cahida do Céu. Mas eu sou meio cego, então confirmem para mim.

É que estava publicado depois do volume 33. Eu atualizei o meu post anterior com outra imagem, agora mostrando a coleção completa até o volume 49.
 
Lucas_Deschain disse:
E Lord Charles, no primeiro post tem esse livro de que tu falaste, com imagem da capa e tudo.
Por isso. Havia a imagem da capa, mas o título não constava na lista da Tatarana. :bloqueio:
Ela agora colocou uma foto com uma nova lista, e lá consta o dito-cujo (volume 42).
__

Acho muito estranho ter só 49 volumes, o normal é lançarem uma coleção com um número redondo. Acho também que devem haver mais volumes, pois, se faltasse só o 50º, por que motivos só ele não costa na lista? (A não ser que a lista só cite os livros anteriores! :think: )

Lucas_Deschain, eu ia digitar a lista, mas já que você insiste... :cha:
 
que maravilha! e dá gosto ver quem traduzia: manuel bandeira, monteiro lobato, agripino grieco, álvaro moreira, até o gustavo barroso!!
 
Descobri informações sobre essa coleção por acaso na internet e fiquei muito interessada em saber mais sobre ela. Alguém saberia informar quantos livros fazem parte da coleção ao todo? Alguém tem a lista completa? Qualquer informação ajuda muito!!! #Fascinada
 
Essa coleção sem dúvida se destaca pelas capas, mas tem ótimas obras. Ainda bem que nas bibliotecas que frequento nunca tive problema pra encontrar a maior parte dos títulos.
 
Esta resposta a uma solicitação mais acima está chegando quase uma década depois, mais aí vai: a Coleção Terramarear constou de um total de 78 títulos. Relaciono-os todos a seguir. Nesta relação, constam pelo menos alguns dos anos de publicação das várias edições.

01 - Mowgli, o menino-lobo 1933,1964 - R. Kipling
02 - Song-Kay, o pirata 1933,1947- Emilio Salgari
03 - O prisioneiro dos Pampas 1933,1946 - Emilio Salgari
04 - Os náufragos de Bornéo 1946 - Mayne Reid
05 - Os negreiros da Jamaica 1933,1947 - Mayne Reid (ruim)
06 - Tarzan o filho das selvas 1946,1968 - Edgar Rice Burroughs
07 - A volta de Tarzan 1968 - Edgar Rice Burroughs
08 - A ilha do tesouro 1946 - R. L. Stevenson
09 - O corsário vermelho 1933,1959,1985 - Fenimore Cooper
10 - A ilha de coral 1933,1946,19?? - Robert Michel Ballantyne
11 - Ao longo do Amazonas 1933,1949,1954,1984 - W. H. G. Kingston
12 - Caninos Brancos 1933, 1983 - Jack London
13 - O príncipe e o pobre - Mark Twain
14 - O náufrago do espaço 1933 - Gustavo Le Rouge
15 - Jacala o crocodilo 1983 - R. Kipling
16 - Aventuras de um garimpeiro 1948 - Emilio Salgari
17 - As feras de Tarzan 1968 - Edgar Rice Burroughs
18 - Os náufragos do Ygapó 1934,1946,1984 - Mayne Reid
19 - As aventuras de Huck 1934 - Mark Twain
20 - A vingança do Iroquez 1933,1947 - Emilio Salgari
21 - Raptado 1933,1946 - Robert Louis Stevenson
22 - O astro do terror 1947 - Gustavo Le Rouge
23 - Robin Hood 1954 - Monteiro Lobato
24 - O filho de Tarzan 1968 - Edgar Rice Burroughs
25 - O tesouro de Tarzan 1956, 1968 - Edgar Rice Burroughs
26 - O tesouro das ilhas Galápagos 1946 - André Armandy
27 - Mil milhas por hora 1934 - Herbert Strang
28 - As viagens de Tom Sawyer - Mark Twain
29 - Os canibais do Pacífico 1935,1946 - Emilio Salgari
30 - A viagem submarina 1934 - J. Rengade
31 - Tarzan na selva, 1956 - Edgar Rice Burroughs
32 - O diamante negro - Anna Sewell 1935 ssc
33 - O último dos Mohicanos 1935,1946 - J. Fenimore Cooper
34 - Tarzan, o destemido 1 1958 - Edgar Rice Burroughs
35 - Tarzan, o destemido 2 1958 - Edgar Rice Burroughs
36 - Tarzan, o terrível 1968 - Edgar Rice Burroughs
37 - Tarzan, o rei da jangal 1956, 1968 - Edgar Rice Burroughs
38 - Tarzan e os homens-formiga 1956 - Edgar Rice Burroughs
39 - Tarzan e o leão de ouro 1- Edgar Rice Burroughs
40 - Tarzan e o leão de ouro 2- Edgar Rice Burroughs
41 - Terra de suspeição 1936 - André Armandy
42 - A ilha cahida do céu 1936 - H. J. Magog
43 - O continente aéreo 1936 - J. de Aragon
44 - A destruição da Atlântida 1936 - J. de Aragon (volume duplo)
45 - Salvos do mar 1936 - W. H. G. Kingston
46 - O fantasma de Sandokan 1936, 1947 - Emilio Salgari
47 - Os heróis do mar 1937 - Charles Kingsley (2 volumes)
48 - Perdidos no deserto 1936 - Mayne Reid
49 - Aventuras maravilhosas do capitão Corcoran 1947 - A. Assolant
50 - Tarzan e o império perdido 1968 - Edgar Rice Burroughs
51 - Tarzan no centro da terra - Edgar Rice Burroughs
52 - Tarzan, o invencível - Edgar Rice Burroughs
53 - Tarzan triumphante 1946, 1956 - Edgar Rice Burroughs
54 - O irmão do diabo 1937 - Walter Baron
55 - O engenheiro Pinson 1947 - Lucien Biart
56 - Na fronteira indiana 1937 - Lucien Biart
57 - Nas selvas do México 1937 - Lucien Biart
58 - O segredo do mestiço 1947 - Lucien Biart
59 - Os exilados da terra 1937 - André Laurie
60 - Perdidos na lua 1937 - André Laurie
61 - Guilherme o grumete 1938 (1947) - Mayne Reid
62 - O batedor de florestas 1940 – Gabriel Ferry
63 - A cidade sepultada 1940 - J. de Aragon
64 - A caça ao Leviatã 1940, 1986 - Mayne Reid
65 - O terror do ar 1940 - William Le Queux
66 - A prisioneira do Dragão Vermelho 1940 - Jean de la Hire
67 - Tarzan e a cidade de ouro 1940,1951,1954,1956 – Rice Burroughs
68 - O rei das nuvens 1940 - Camille de Cendrey
69 - História maravilhosa dos mayas 1941 – Affonso Varzea
70 - A cidade perdida 1948 - Jeronymo Monteiro
71 – Kalum o sangrento 1948 - Menotti del Picchia *
72 - O fim de Long John River 1948 - David William Moore
73 - Tarzan, o magnífico 1946, 1956 - Edgar Rice Burroughs
74 - História de Buffalo Bill 1948, 1985 - Shannon Garst
75 - Tarzan e os homens-leopardo
76 - Os assassinos de Kumaon 1948 - Jim Corbett
77 - Fronteira de fogo 1948 - Howard Fast
78 - Uma aventura no México 1958, 1964, 1984 – Mayne Reid

Permaneço à disposição de outros velhinhos e velhinhas como eu que lembrem com saudade desses livrinhos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo