1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Coleção Terramarear (Editora Nacional)

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Tataran, 9 Set 2010.

1. Tataran

Tataran Usuário

Em homenagem ao Lucas Deschain, que é louco por uma coleção, vou apresentar esta que possa ser que ele não conheça.

Trata-se da Coleção Terramarear, publicada pela Cia. Editora Nacional, a partir de 1933. Integraram essa coleção livros estrangeiros, para o público juvenil, várias vezes traduzidos por grandes nomes da literatura brasileira, como Monteiro Lobato e Manoel Bandeira.

Muitas das obras da coleção apareceram pela primeira vez em português na Terramarear. É o caso dos livros do Tarzan de Burroughs, além de outros.

Eu tenho alguns desses livros que sempre encantam pela sua arte da capa. E o detalhe mais importante de todos: muitas das obras da coleção podem ser encontradas em sebos e na estante virtual por um preço bem camarada.

Última edição: 5 Jun 2013
  2. Lucas_Deschain

Lucas_Deschain Biblionauta

[align=justify]Opa, que maneiro, mais uma coleção dessas para ficar maluco querendo ter completa.

Confesso que não conhecia essa coleção não, Tatarana, mas depois que eu li O Livro da Selva, um colega meu disse que tinha comprado um livro que contava uma história que não aparecia na edição de Kipling que saiu pela Editora Ática, esse livro é o Jacala, o Crocodilo.

Realmente a arte da capa é muito legal e fiquei espantado pela quantidade de livros do Tarzan, não? Achei que tinha somente um.[/align]

3. Tataran

Tataran Usuário

Lucas, eu tenho esse Jacala, o Crocodilo, traduzido pelo Monteiro Lobato e o que eu acho que aconteceu, mas não tenho certeza, é que eles misturaram contos do Primeiro Livro das Selvas com o do Segundo Livro das Selvas. Devem, então, ter publicado todos os contos dos dois livros que envolvem o Mowgli, em um volume específico (que eu não tenho), e todos os que não envolvem, nesse Jacala.

Aliás, essa história específica, sobre um crocodilo, está no Segundo Livro das Selvas. Acontece que ela não é, nem de longe, a mais famosa do Kipling, dentre aquelas que não abordam Mowgli. Como você bem chamou a atenção, em um outro tópico, os mais interessantes são Rikki-Tikki-Tavi e aquele da foca branca (ambos estão nesse volume, também).

Quanto aos livros sobre Tarzan, escritos pelo Burroughs, segundo a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , seriam 25, dos quais 18 foram publicados por essa coleção Terramarear. E a gente ainda acha que são os escritores atuais que, quando descobrem um filão literário, não querem largar o osso...

4. dbottmann

dbottmann Usuário

nossa, que superlegal!

5. dbottmann

dbottmann Usuário

encontrei um "imortal", o lêdo ivo (tbgrande tradutor) falando da terramarear:

"A descoberta de uma coleção, a Coleção Terramarear, consolidou para sempre um desejo que era uma vocação. O vento da aventura soprava em mim, rival do vento alagoano. As letras e palavras dos romances surpreendentes se convertiam em ondas que fustigavam os cascos dos navios, em ilhas que guardavam tesouros, em portos que abrigavam por um momento as desilusões e os cansaços. Criança, salteou-me a alegria de desenterrar tesouros em ilhas afortunadas. Experimentei a angústia de aninhar-me num escaler para escapar dos naufrágios. Eu conhecia o mundo antes de conhecê-lo. As pirogas me levavam ao convívio com os piratas e ao fragor das tempestades; no alto de minha vida fundada pela imaginariedade tremulava uma bandeira negra com uma caveira, sinal supremo da aventura e da insubmissão.

Costumo dizer que os livros da Coleção Terramarear foram a minha primeira Pléiade. Menciono Song-Kay o Pirata. A Vingança do Iroquês e Os Caminhos do Pacífico, de Emilio Salgari; Os Náufragos de Bornéu, de Mayne Reid; A Ilha de Coral, de R.M. Ballantine. As velas do meu navio imaginário continuavam enfunadas. Havia ilhas dos mares do sul à minha espera. A Ilha do Tesouro e Robinson Crusoe nutriram a minha fome e a minha sede de evasão. Na cidade mormacenta e sedentária, de ruas tortas e mãos impiedosas que suprimiam vidas, eu estava sempre partindo para outros lados do universo."

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=7650&sid=593

em casa tenho a ilha do tesouro, do stevenson, nessa coleção. mas não sou boa fotógrafa como vc, fico devendo a capa. ;-)

6. Clara

Clara Que bosta... Usuário Premium

"Coleção" não!
    "Collecção" :lol:

Bacana mesmo, vou procurar em sebo pra ao menos dar uma olhada. :sim:

7. Tataran

Tataran Usuário

Segue lista da Coleção com obras, autores e tradutores até o volume 49, conforme as costas de um dos meus livros. Se tiver notícia dos volumes seguintes, depois complemento.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

8. Lord Charles

Lord Charles Usuário

Eu não achei na relação A Ilha Cahida do Céu. Mas eu sou meio cego, então confirmem para mim.

9. Lucas_Deschain

Vou fazer uma lista para todos poderem copiar depois Tatarana, pode deixar. Valeu por satisfazer essas nossas obsessões preciosistas.

E Lord Charles, no primeiro post tem esse livro de que tu falaste, com imagem da capa e tudo.

10. Tataran

Tataran Usuário

É que estava publicado depois do volume 33. Eu atualizei o meu post anterior com outra imagem, agora mostrando a coleção completa até o volume 49.

11. Lord Charles

Lord Charles Usuário

Por isso. Havia a imagem da capa, mas o título não constava na lista da Tatarana. :bloqueio:
    Ela agora colocou uma foto com uma nova lista, e lá consta o dito-cujo (volume 42).
    __

Acho muito estranho ter só 49 volumes, o normal é lançarem uma coleção com um número redondo. Acho também que devem haver mais volumes, pois, se faltasse só o 50º, por que motivos só ele não costa na lista? (A não ser que a lista só cite os livros anteriores! :think: )

Lucas_Deschain, eu ia digitar a lista, mas já que você insiste... :cha:

12. dbottmann

dbottmann Usuário

que maravilha! e dá gosto ver quem traduzia: manuel bandeira, monteiro lobato, agripino grieco, álvaro moreira, até o gustavo barroso!!

13. Lucas_Deschain

Pois é, nomes de peso mesmo.

14. Cybelle Santana

Cybelle Santana Usuário

Descobri informações sobre essa coleção por acaso na internet e fiquei muito interessada em saber mais sobre ela. Alguém saberia informar quantos livros fazem parte da coleção ao todo? Alguém tem a lista completa? Qualquer informação ajuda muito!!! #Fascinada

15. Reverendo

Reverendo Usuário

Ainda tenho Caninos Brancos. Considero a capa, muito bonita.

16. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Essa coleção sem dúvida se destaca pelas capas, mas tem ótimas obras. Ainda bem que nas bibliotecas que frequento nunca tive problema pra encontrar a maior parte dos títulos.

Compartilhar