• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Coleção Magazine de Ficção Científica

Clara

Perplecta
Usuário Premium
mfc02.jpg

Revista em formato pulp publicada no Brasil de 1970 a 1971 pela editora Revista do Globo S.A. (Porto Alegre) tendo como editor o pioneiro da ficção científica brasileira, o jornalista e escritor Jeronymo Monteiro.

A Magazine de Ficção Científica era a edição brasileira da norte-americana The Magazine of Fantasy and Science Fiction publicada até hoje no Estados Unidos (atualmente com o nome de Fantasy & Science Fiction, ou apenas F&SF).
No Brasil portanto, eram publicados os contos da edição norte-americana com a inclusão, em cada um dos números, de um conto de autor brasileiro.

Não sei ao certo quantos números da revista foram publicados, mas como acabou em 1971 imagino que tenha cerca de 20 edições.
Cerca de um ano atrás no site do Sebo do Messias, encontrei onze números à venda por cerca de dez reais cada um, como não tinha dinheiro na época deixei pra depois e acabei perdendo a oportunidade porque todos foram vendidos.
No mês passado encontrei, no mesmo sebo, três exemplares, os números: cinco, oito e nove.
mfc05.jpg mfc08.jpg mfc09.jpg

Os três contêm seis ou sete contos estrangeiros (geralmente de autores norte-americanos como Fritz Leiber, Poul Anderson, Isaac Asimov, Robert Young) um de autor brasileiro (nos meus exemplares: Walmes N.Galvão, Rubens T. Scavone e Clóvis Garcia) uma coluna científica do Isaac Asimov, colunas que também eram publicadas na revista original (de novembro de 1958 a fevereiro de 1992) e uma seção de cartas no final.

As revistas também contavam com as capas da edição original, com ilustrações bacanas de artistas como: Chesley Bonestell, Mel Hunter e Jack Gaughan.

Publicações desse tipo são preciosidades e fazem muita falta no mercado brasileiro.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo