• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Coleção Folha Livros que mudaram o Mundo

JLM

mata o branquelo detta walker
colecao.jpg


Ai, ai, ai, essas coleções detonam completamente o meu salário. Talvez quando lançarem alguma coleção em que nenhum livro me interesse daí sim estarei curado do meu vício. Até lá, eis mais uma coleção com 20 livros que revolucionaram de algum modo o pensar mundial, em diferentes áreas. E o melhor: é made by Folha de São Paulo. Cada volume semanal sai por R$ 15,90, sendo que se alguém optar por comprar a coleção inteira no site da Folha ganha quatro exemplares, ou então baixando o preço para R$12,72. E ainda parcela em seis vezes no Cartão. Resultado: MIFU. Os livros são:

1. A Origem das Espécies, Darwin
2. O Príncipe e Escritos Políticos, Maquiavel
3. A Interpretação dos Sonhos, Freud
4. Riqueza das Nações, Adam Smith
5. Apologia a Sócrates, O Banquete e Fedro, Platão
6. Discurso sobre o Método e Princípios da Filosofia, Descartes
7. A Utopia, Thomas More
8. A Metafísica dos Costumes, Kant
9. Principia - Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, Isaac Newton
10. O Livro Vermelho, Mao-Tsé Tung
11. A Política, Aristóteles
12. Confissões, Santo Agostinho
13. O Capital, Karl Marx
14. Do Contrato Social, Rousseau
15. Pensamentos, Pascal
16. A Democracia na América, Alexis de Tocqueville
17. Cândido ou O Otimista, Voltaire
18. Bíblia Sagrada
19. Alcorão Sagrado
20. Discursos que mudaram o Mundo, Vários Autores

O que mais me chamou a atenção é que grande parte dos títulos acima eu já tenho, mas são edições de bolso de uma certa Editora aí que costuma plagiar muitas obras. É a oportunidade perfeita para eu renovar a minha biblioteca com traduções atuais e que me deixem tranquilo de não estar prejudicando o trabalho de nenhum tradutor brasileiro.

Fonte: Libru Lumen
 
Poxa, que time de clássicos, hein? O problema é achar dinheiro para tudo isso, além de tempo para poder ler devidamente cada uma delas. Quem sabe eu compre uma ou outra.
 
Acho difícil que sejam todos com texto completo. Infelizmente, o site da Folha não esclarece isso.

EDIT: Achei a informação. O Capital e A Riqueza das Nações serão lançados em edições condensadas. Desse jeito, não valem nem uma mariola.
 
Paulo disse:
Acho difícil que sejam todos com texto completo. Infelizmente, o site da Folha não esclarece isso.

EDIT: Achei a informação. O Capital e A Riqueza das Nações serão lançados em edições condensadas. Desse jeito, não valem nem uma mariola.

"O Capital" dá até pra entender porque condensaram (se bem que podiam publicar em vários volumes, cada um a esse preço, eu comprava todos!) mas "A Riqueza das Nações" condensado?
Estranho. =/

Nesse caso, "A Demoracia na América" também deve ser condensado.
 
olha, os títulos parecem super interessantes mas deu pra perceber que todos eles já estão em domínio público.

penso que não vale a pena gastar com esses no momento.
quem sabe mais adiante? ;)
 
Clara disse:
Paulo disse:
Acho difícil que sejam todos com texto completo. Infelizmente, o site da Folha não esclarece isso.

EDIT: Achei a informação. O Capital e A Riqueza das Nações serão lançados em edições condensadas. Desse jeito, não valem nem uma mariola.

"O Capital" dá até pra entender porque condensaram (se bem que podiam publicar em vários volumes, cada um a esse preço, eu comprava todos!) mas "A Riqueza das Nações" condensado?
Estranho. =/

Nesse caso, "A Demoracia na América" também deve ser condensado.

"A Riqueza das Nações" também é um livro bem volumoso. Na lista do site da coleção constam os volumes alterados (adulterados, melhor seria).

Outra coisa que não encontrei foi a referência das traduções. É verdade que esses livros estão em domínio público, mas acho que nem todos tem tradução para o português nessa situação.
 
Paulo disse:
(...)
Outra coisa que não encontrei foi a referência das traduções. É verdade que esses livros estão em domínio público, mas acho que nem todos tem tradução para o português nessa situação.


Verdade.
"A Política" de Aristóteles é um caso assim.

Que eu saiba só existe uma tradução brasileira direto do grego, a da editora da Universidade de Brasília, feita nos anos 1990.

Uma famosa da Martins Fontes (que geralmente é a usada em faculdades) é na verdade tradução de uma tradução francesa.
 
Mandei um e-mail para o Fale Conosco da Folha perguntando quem são os tradutores e sugerindo que essa informação fosse disponibilizada no site da coleção - agora é torcer para que façam isso logo.

Pelo que eu entendi só "O Capital" e "A Riqueza das Nações" são condensados, e o "Principia" do Newton que só terá o livro III? O restante dos títulos são edições integrais mesmo né??
 
Se "A Democracia na América" não for condensado eu vou comprar com certeza, a maioria dos outros eu já tenho, mas talvez eu compre mais alguns.
 
eita que foda...^^
eu tenho a origem das espécies, eu tinha que ter já que eu uma futura bióloga tenho que possuir a bíblia dos biólogos
 
é um drama. nos comentários de um post mencionei aqui o fórum:
http://naogostodeplagio.blogspot.com/2010/09/mais-do-mesmo.html

mas, pela notícia que deu hoje na folha sobre o primeiro volume (darwin), a coisa vai ser triste:
http://naogostodeplagio.blogspot.com/2010/09/que-tedio.html
 
dbottmann disse:
é um drama. nos comentários de um post mencionei aqui o fórum:
http://naogostodeplagio.blogspot.com/2010/09/mais-do-mesmo.html

mas, pela notícia que deu hoje na folha sobre o primeiro volume (darwin), a coisa vai ser triste:
http://naogostodeplagio.blogspot.com/2010/09/que-tedio.html

aaaaaaaaaaaa...traduzem plagiando...que isso gente...
 
eu ia comprar alguns livros dessa coleção, mas vendo aqui o drama da falta de tradutores...e agora?? já nao bastava o rumor dos textos cortados? :(
 
dbottmann disse:
é um drama. nos comentários de um post mencionei aqui o fórum:
http://naogostodeplagio.blogspot.com/2010/09/mais-do-mesmo.html

mas, pela notícia que deu hoje na folha sobre o primeiro volume (darwin), a coisa vai ser triste:
http://naogostodeplagio.blogspot.com/2010/09/que-tedio.html

Vindo da "Falha", eu não esperava nada diferente.
 
[/quote]

aaaaaaaaaaaa...traduzem plagiando...que isso gente...
[/quote]

na verdade a folha acho que deve ter caído no conto do vigário, lesada na boa-fé.
a folha, o círculo, a abril etc., nenhuma delas tem depto. editorial para os livros e traduções de suas coleções: elas adquirem licenças de uso de traduções já publicadas por outras editoras. no caso aí do darwin, a responsabilidade inicial é da hemus, mas como a ediouro está a par do problema há mais de dois anos e mantém em catálogo a edição fraudada que ela licenciou da hemus, acho que também não dá para se fazer de santinha. agora, quem licenciou para a folha - se foi a hemus ou a ediouro - aí só vai dar para saber quando o volume for para as bancas... (eles colocam a licença de uso em letrinhas miúdas na contrapágina de rosto).

aliás, esse eduardo fonseca da origem das espécies tem várias outras sapequices (eduardo nunes fonseca), sempre pela hemus. além do mais, a tradução de onde eles fizeram esse plágio é muito cômica de errada... origem das espécies em português, que seja honesta e preste minimamente, só tem a da itatiaia, em tradução de eugênio amado - minha esperança era que a folha licenciasse essa.
 
JLM disse:
os q aparecem como condensados são só o 4 e 13.

não vejo muito problema em edição condensada. o capital, se for na condensação de gabriel deville para a edição francesa, foi o próprio marx que autorizou e revisou. agora tem que ver quem traduziu para o português (tem uma publicada pela edipro, dessa condensação de deville, pela qual não dou um figo seco).

a do adam smith não sei qual edição condensada é a mais consagrada, mas a obra integral tem quase 1.400 páginas, enquanto as condensadas costumam ter 400, 500 (tem até de 200 pp., mas aí é muito de menos...)
 
Apesar de a data de lançamento da coleção ser no dia 19/09, hoje eu vi várias bancas no centro de São Paulo com os livros já para vender, só que como estão dentro de um plástico não dá para ver a tal da ficha CIP pra ver os nomes dos tradutores (são os dois primeiros volumes pelo preço de um).

Se alguém vier a comprar esse primeiro exemplar, poderia postar aqui os tradutores, por favor??
 
Aliás, é só impressão minha ou não existe mesmo uma tradução decente em português de "A Origem das Espécies"??
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo