1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Coleção Biblioteca Internacional de Obras Célebres

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por JLM, 22 Set 2010.

  1. JLM

    JLM mata o branquelo detta walker

    como é q o lucas pôde esquecer esta, considerada a mais famosa coleção brasileira de livros? pois bem, estou eu aqui no papel de memorex.

    Tempos atrás me debati em busca das edições publicadas de um livro de Apuleio, O Asno de Ouro, pois queria ver as traduções para o mito de Psiqué. Como foi de se esperar, achei pouca coisa, ou antiga ou mal feita ou parcial. Uma delas me fez conhecer a Biblioteca Internacional de Obras Célebres, ou "Biblioteca Verde", publicada por volta de 1912 pela Sociedade internacional, Lisboa, Rio de Janeiro, São Paulo, Londres, Paris, com 24 vols. de capa de tecido verde, 25x18 cm, 12.288 pp. e ilustrada. Inspirada no modelo inglês da The international Library of Famous Literature, reúne textos variados (poesia, ficção, teatro, ensaio, história, etc.), mas diferente desta última, traz maior representação de autores de língua portuguesa.

    Embora tenha sido um grande sucesso de vendas no Brasil, até 1990 fora ignorada pelos mais importantes estudos e histórias da literatura portuguesa e brasileira, tornando-se reconhecida do público brasileiro em 1990 quando se publicou nela poemas inéditos traduzidos por Fernando Pessoa recentemente descobertos. Até Carlos Drummond de Andrade dedicou um longo poema à obra.

    Como cada volume traz vários autores, ñ dá pra fazer uma lista de apenas uma linha sobre cada um (talvez um post sobre cada um) como estão fazendo nas outras listas de coleções. Ah, o volume que comprei, q trazia o texto de Apuleio, está bastante precário, o que é bastante normal por ser um livro de 100 anos de idade...
     
  2. Lucas_Deschain

    Lucas_Deschain Biblionauta

    Esse é o espírito!
     

Compartilhar