• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Coldplay plagiou Satriani?

Nossa cara, comparei as três músicas aqui e a música da Alizée é beeeem menos parecida com a 'Viva la Vida' que a 'If I Could Fly'. A base da música lembra bem de longe... mas é só isso... agora seqüência do vocal do Coldplay é idêntico ao refrão (se é que se pode usar esse termo) do Satriani, e as bases de ambos são muito iguais.

Sem chance. Falta muito pro Coldplay alcançar o nível do Satriani. Satchafunkilus come Coldplays no café da manhã todos os dias.

:lol::lol::lol:
 
É só aqui comigo ou mais alguém está com problemas para assistir ao vídeo que a Ana Lovejoy postou completo??
 
Um video que mostra mais uma banda...


Não vai dar é em nada.
 
Última edição por um moderador:
Não vai dar em nada, trabalho com isso todo dia. Mesmo não conhecendo as leis internacionais de copyright.
 
Bom, Ben Jor se estrepou, o cara do Feelings também. Roberto Carlos também. Eu acho que depende mais da vontade do processador, mas temos visto inúmeros casos de condenação (ou acordo) por plágio
 
Bom, Ben Jor se estrepou, o cara do Feelings também. Roberto Carlos também. Eu acho que depende mais da vontade do processador, mas temos visto inúmeros casos de condenação (ou acordo) por plágio

A única diferença é que agora estamos lidando com leis internacionais de copyright.
 
Bom, Ben Jor se estrepou, o cara do Feelings também. Roberto Carlos também. Eu acho que depende mais da vontade do processador, mas temos visto inúmeros casos de condenação (ou acordo) por plágio

Poisé, Até a Madonna sifu. Com esses exemplos de gente graúda que perdeu o processo, não dá para dizer que vai dar em nada não.


Agora, esse outro pessoal que entrou depois na parada tá achando que é festa da uva. Achei aqui a tal "The Songs I Didn' Write" do Creaky Boards. A semelhança, IMO, é do mesmo tipo com a música da Alizée: não é um negócio óbvio. Há alguma semelhança no ritmo, mas acho difícil que isso caracterize plágio.


Não sei como vai ficar a coisa num caso desses, mas a verdade é que somente com a música do Satriani é que existe uma semelhança gritante.
 
Última edição por um moderador:
A única diferença é que agora estamos lidando com leis internacionais de copyright.

Ben Jor e o cara do Feelings se estreparam lá fora. Portanto seu argumentum ad verecundiam tá meio furado :D Eu acho que vai dar em alguma coisa sim, tzlves só não fiquemos sabendo por causa de acordos extra-judiciais.
 
Bom, Ben Jor se estrepou, o cara do Feelings também. Roberto Carlos também. Eu acho que depende mais da vontade do processador, mas temos visto inúmeros casos de condenação (ou acordo) por plágio

O caso de Jorge Ben é famoso, mas ele foi o plagiado e se foi prejudicado, foi por não ter ganho nada, já que Rod Stewart doou os royalties da canção "Da' Ya' Think I'm Sexy?" (que copiava Taj Mahal) à UNICEF.

Diferente de Morris Albert ("Feelings") e Roberto Carlos, Ben foi o processador e não o processado.
 
Vcs não acham possível que boa parte desses casos sejam sim coincidência? Esse caso do Jorge Ben Jor e do Rod Stewart é bizarro. O refrão de Taj Mahal é absurdo de simples, não é possível que num mundo com 6 bilhões de pessoas alguém não pudesse pensar na mesma melodia, sem conhecer a “original”.

Não sou exatamente um defensor de Coldplay, mas eles receberam TRÊS acusações de artistas diferentes com Viva la Vida (e já aconteceu também uma com Clocks). Não digo que é o caso do Satriani, mas é bem possível que algumas dessas semelhanças sejam só fatalidades. Vai ver a música ficou no inconsciente ou sei lá.

Mas é claro que em direito da propriedade intelectual não dá pra simplesmente considerar boa-fé. A solução é arranjar uns bons consultores que conheçam música do mundo tudo. Quem sabe um supercomputador que compare compassos, hehe.
 
Possivelmente eles usem estatística para isso, também. Qual a probabilidade de que duas músicas compartilhem 6 compassos? Ou 7? Ou 8? Imagino que as chances de coincidência devem se aproximar do infinitesimal quanto mais parecidas forem as músicas.
 
Pegando o gancho dos últimos posts e desse aqui
Eu nunca acompanhei esse tipo de caso, mas como poderiam comprovar o plágio e descartar o argumento de coincidência?
Coincidência com material previamente publicado é justamente plágio. Não importa se houve ou não intenção, do contrário poderíamos jogar os direitos autorais no lixo, cada um viria usando a coincidência como desculpa.

Mas o que o Deriel falou aí atrás resume bem o caso, depende da vontade de quem está procesando. Tanto pode gerar um processo milionário quanto um acordo milionário, grana com certeza vai rolar.
 
Possivelmente eles usem estatística para isso, também. Qual a probabilidade de que duas músicas compartilhem 6 compassos? Ou 7? Ou 8? Imagino que as chances de coincidência devem se aproximar do infinitesimal quanto mais parecidas forem as músicas.

Sei lá, pessoas ganham na loteria com probabilidades quase nulas.
 
Qualquer semelhança é mera coincidência....

Tá bom... parei de zuar.

TT1, gostei da expressão que você usou no Riff: xerocou!! :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo