• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Coisinha interessante!

pelego

Usuário
Bom gente, eu tava ontem folheando o Hobbit, e encontrei uma coisinha q me deixou pensativo.. Talvez eu teja dizendo bobagem ou talvez até já tenha sido discutido aki..
Mas é essa frase: pág 56.
"Lá embaixo o verão está avançando" pensou Bilbo, "o feno está sendo cortado, e há piqueniques acontecendo. No passo em que vamos, estarão todos fazendo a colheita e apanhando amoras antes que comescemos a descer do outro lado". Bom, o Bilbo falo isso se referindo ao Condado. Um sentimento de Nostalgia. E o que eu achei curioso é que, os heróis da guerra do Anel, Frodo e Cia, também tinham o mesmo sentimento, só, que na Época da guerra do anel, o Bilbo mudou, ele queria ver Elfos, fazer aventuras, sair do condado. Ou seja, ele mudou.. Ai é q entra a minha dúvida, pq ele mudou e os outros não? Foi o Anel? Pq Sam, Merry e Pippin continuaram fiéis ao condado.. e até o Frodo de certa forma.. Mas o Bilbo não, parecia um feitiço :)
 
O Bilbo precisava tirar férias prolongadas, e o lugar que era mais indicado seria Imladris. Mas como todo Hobbit, Bilbo amava a sua terra.
 
Bilbo era um hobbit aventureiro, ele amava fazer suas viagens, tinha contato com outras raças da Terra-média como os elfos, inclusive estudava suas línguas. Como qualquer pessoa, ele precisava de férias e Imladris era um local propício para isso. Lá Bilbo via elfos, escutava canções, pesias e histórias, e ele mesmo tinha as suas para serem contadas. Ele tinha paz lá tanto quanto tivera no Condado.

Como qualquer um que sai de casa por um tempo prolongado, uma hora a saudade bate. Quando se vive momentos intensos e perigosos, como expedições e guerras, aí a saudade aumenta mais ainda - o desejo de paz cresce, pelo visto. Além do mais, Bilbo amava o Condado, como qualquer outro hobbit.

Lembro que Bilbo diz, pouco antes de partir para Valfenda e deixar o Um para Frodo, que ele sente que precisa de umas férias bem longas, provavelmente férias permanentes, que está velho embora isso na pareça. É a parte do "esticado como manteiga que foi espalhada num pedaço muito grandede pão". Posso arriscar que era uma conseqüência causa pelo Um , e não efeito imediato causado por ele. Bilbo envelheceu e sabia disso, sentia isso e precisava de alguma mudança - como ele falou também. E ele deteve o anel por muito tempo.
 
Idril Nénmacil disse:
Bilbo era um hobbit aventureiro, ele amava fazer suas viagens, tinha contato com outras raças da Terra-média como os elfos, inclusive estudava suas línguas
Sim, era. Mas ai q entra a questão. Antes do Gandalf aparecer, ele não queria saber de aventuras, queria o conforto da sua casa. Tá certo, ele gostava de mapas, mas nunca havia feito uma aventura até entao e tinha uma reputação primorosa entre os Hobbits. Mas depois da visita do mago foi que ele mudou completamente, pq, ele nao gostava, e acabou se apaixonando.. acho q tu entende o q eu to tentando dizer...
 
Entendo, lógico. :wink:

Mais uma coisinha: por ser a primiera aventura do Bilbo, normal que ele sentisse bastante saudade do Condado.
 
Não sei se era tanto o efeito do Um. Quando Gandalf escolheu Bilbo para viajar com os Anões, ele o fez sabendo que Bilbo tinha um espírito aventureiro que estava adormecido - a metade Took dele. Apesar de se ver envolvido na aventura daquele viagem a contragosto, pelo que pode parecer à primeira vista, Bilbo tenta em muitos momentos estar à altura dos acontecimentos - como se vê por exemplo quando ele rouba os trolls por não querer voltar para os Anões de mãos vazias. A aventura da viagem amadureceu esse lado nele.

Mas não foi apenas nisso que Bilbo amadureceu. Há muitas diferenças entre o Bilbo de 50 anos e o de 130. O último discute como um igual com os elfos de Rivendell a respeito de música, gosta de viagens, é ativo e capaz de se pôr de pé durante um conselho importante e colocar suas posições de forma perfeitamente articulada - e receber atenção e respeito ao fazê-lo. Ele havia adquirido uma auto-confiança enorme, sustentada em uma história de superação de seus limites e horizontes estreitos. As vidas e a fortuna de seus amigos os anões dependera dessa superação. O contraste com o Bilbo mais jovem, que, mal articulado, se embarafustava entre as pernas dos Anões, escarnecido por eles, é enorme.
 
Então, o fato de o Bilbo ter se tornado um aventureiro respeitado vem de vários fatores.. Sangue Tuk e amadurecimento com viagens perigosas, entre eles..
Mas olha, eu não consigo ver outro Hobbit com a mesma disposição pra esse tipo de coisa.. O Sam foi um valente, foi... Mas pra proteger seu mestre e quando ele voltou ele ficou na dele kietinho cuidando da Vida. Talvez fosse o destino, não sei.
 
A experiência de Bilbo havia sido muito incomum. Bilbo era incomum, em vários aspectos. Ele por exemplo havia se mantido solteiro. Frodo também. Ambos eram conscientes de que o mundo era muito maior do que o Condado (Bilbo era um hobbit ansioso por histórias de outros lugares quando jovenzinho - acho que isso está mencionado no Contos).

Mas no seu post você diz que Bilbo era aventureiro e Frodo não. Concordo cm isso, mas quero observar que isso não quer dizer que Frodo tinha o apego normal de um hobbit pelo Condado. Tanto que seus amigos mais próximos esperavam que um dia ele também fosse embora, como Bilbo.
 
Acho q não foi efeito do Um não. Pra mim o Gandalf despertou o "aventureiro" que sempre fez parte do Bilbo. Por isso ele era um hobbit diferente. Provavelmente esse desprendimento do Condado a ponto de conseguir deixá-lo (e ir pra Valfenda) aconteceu em Bilbo e não nos outros por causa da idade dele. Lembram que tem uma parte no livro que o Bilbo diz q o Frodo ainda está muito fascinado pelo condado? Dá a impressão q é aquela animação, aquele fascínio dos jovens... Tanto que mais tarde Frodo acabou partindo pras Terra Imortais.
Ah! Tem mais uma coisa também. A "vida" do Bilbo, por assim dizer, está contada no Hobbit, q é anterior à criação do Senhor dos Anéis. Pode ser q fosse caractérística quase absolutamente dominante entre os hobbits ser pacato e apegado à terra e q com o Bilbo tenha sido diferente pq ele tinha que "sair de cena" pra dar espaço e chance do Frodo seguir com a história.
Pode ser q eu esteja viajando, mas acho q faz algum sentido.
 
Olha,que eu saiba,Bilbo sempre teve esse espírito de aventura,de sair para o mundo,mas sempre voltava.Eu particularmente acho que ele foi para Valfenda por que sabia que iria envelhecer muitíssimo rápido,ja que não tinha o anel.pode-se ver que quando frodo volta de sua aventura ele está bem caquético.....o povo do condado iria estranhar isso....
Além do mais se Bilbo ficasse no condado qual seria sua relação com o expurgo?
Saruman não iria deichar ele vivo!
Tolkien não queria mata-lo e ele não tinha mais força para combater o mal que caiu sobre o condado...
Acho que é isso
 
Alatáriel disse:
Acho q não foi efeito do Um não. Pra mim o Gandalf despertou o "aventureiro" que sempre fez parte do Bilbo. Por isso ele era um hobbit diferente. Provavelmente esse desprendimento do Condado a ponto de conseguir deixá-lo (e ir pra Valfenda) aconteceu em Bilbo e não nos outros por causa da idade dele.

eu concordo afinal, como o um anel despertaria no bilbo um desejo de aventura... ? ele tinha mais coisas com q se preocupar se me entendem ... :wink:
 
O espírito aventureiro ja residia dentro de Bilbo, Gandalf só teve que dar uma maozinha...talvez o anel, pelo fato de te-lo mantido jovem, tb tenha alguma influencia com isso.
Mas nao somente Bilbo, quase todos os Bolseiros tinha ja um espirito aventureiro...
Frodo tb tinha essa vontade, no entanto o receio era maior.
 
Anakruss disse:
O espírito aventureiro ja residia dentro de Bilbo, Gandalf só teve que dar uma maozinha...talvez o anel, pelo fato de te-lo mantido jovem, tb tenha alguma influencia com isso.
Teve sim! O Anel deixou Bilbo mais jovem. Mas ele sentia que estava envelhecendo. Logo que ele pára de usar o Um, o poder sobre ele acaba e parece que a velhice desaba sobre ele.
 
Lóbelia era um sacola-bolseiro, por isso ela queria se livrar de Bilbo e depois Frodo, para "herdar" o bolsão.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo