• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Coisas não criadas

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Na opinião de vocês há alguma coisa que não foi criada ou se foi criada não foi posta em nenhum dos livros, por exemplo, eu não vi em nenhum livro que eu li (Silmarillion, SdA, Contos) nada muito profundo sobre vestuário, alimentação, cultura. E então, para vocês há algo que não foi criado?
 
Não sei se entendi a pergunta o_O... Tipo, refere-se a material não incluído nos livros ou a coisas criadas para o mundo de Eru que não foram citadas?
 
Não sei se entendi a pergunta o_O... Tipo, refere-se a material não incluído nos livros ou a coisas criadas para o mundo de Eru que não foram citadas?

Como eu coloquei no 1º post: vestuario dos vários povos, alimentação e culinária, as culturas etc. Coisas que se Tolkien criou ele não colocou nos livros mais profundamente.
 
Tolkien criou um Universo, mas deixou liberdade suficiente para cada um de nós imaginar as coisas segundo a sua imaginação.

Se eu gosto disso? Gosto. Mas gostava mais ainda, talvez, que ele tivesse pormenorizado muitas coisas que não pormenorizou, explicar muito que não explicou, descrever seres, terras, construções e muito mais que ficou por ser feito.
 
Agora sim.

É possível verificar que a obra está incompleta em certo sentido, pois o mundo criado era grande demais.

Uma parte dele foi feito para ser percebido, como é o caso de livros que foram publicados com conteúdo de apoio as obras de SdA e O Hobbit. Já uma parte dele foi feito para exercitar a imaginação e ainda que tenha respostas, talvez não haja interesse ou qualidade editorial suficiente para ser publicado.

Principalmente no CI dá pra ver que foi necessário um esforço para dar lógica a notas que eram ensaios incompletos do trabalho e que estavam pouco formados na mente do autor. Nesse sentido, não se trata apenas de crença, mas de fato. Tolkien não escreveu tudo que sabia de seu mundo por ser necessário dar fundamentos a esses detalhes.

Já se existem trabalhos dele que os herdeiros estejam guardando, acho que pode ser matéria de especulação.
 
Tolkien criou um Universo, mas deixou liberdade suficiente para cada um de nós imaginar as coisas segundo a sua imaginação.

Se eu gosto disso? Gosto. Mas gostava mais ainda, talvez, que ele tivesse pormenorizado muitas coisas que não pormenorizou, explicar muito que não explicou, descrever seres, terras, construções e muito mais que ficou por ser feito.


Muito bem colocado, Torugo. Tolkien criou um universo, mas deixou-nos liberdade para imáginamos o ' seu mundo' como bem entendessemos.

Mas penso que se o Professor tivesse pormenorizado muitas das coisas, como construções, vestuários, alimentação, organização governamental, e outros, talvez não teríamos muito o que discutir por aqui.

Entenda, não teríamos muito o que questionar ou sugerir, porque as respostas estariam prontinhas; não vejo nisso muito espaço para usar a imaginação. Isso que me fascina em todas as suas obras: Tolkien criou um universo explêndido, mas sutilmente deixou para nós a liberdade de escolha e interpretação do que não explicou explícitamente.
 
Posso dizer, obviamente tirei isso de Harry Potter, que não tinham centauros na Terra-Média, ou eu estaria fugindo do tema?

E, agora não sei se isso me frustra ou me incentiva, também sinto falta de uma descrição melhor das terras a Leste e a Sul da Terra-Média, menos povoadas.
 
Muito bem colocado, Torugo. Tolkien criou um universo, mas deixou-nos liberdade para imáginamos o ' seu mundo' como bem entendessemos.

Mas penso que se o Professor tivesse pormenorizado muitas das coisas, como construções, vestuários, alimentação, organização governamental, e outros, talvez não teríamos muito o que discutir por aqui.

Entenda, não teríamos muito o que questionar ou sugerir, porque as respostas estariam prontinhas; não vejo nisso muito espaço para usar a imaginação. Isso que me fascina em todas as suas obras: Tolkien criou um universo explêndido, mas sutilmente deixou para nós a liberdade de escolha e interpretação do que não explicou explícitamente.


Uma das -inúmeras- coisas que me faz gostar das obras de Tolkien é exatamente essa liberdade de podermos imaginar como as coisas seriam... assim cada um tem um visão diferente do "mundo de Tolkien" e isso é fantástico.
Talvez esse seja o diferencial entre Tolkien e os demais escritores, nos deixar criar um mundo junto com ele.
 
Última edição:
Só completando - sob o meu ponto de vista, é claro :cool: - o que a Lalaith disse mais acima:

Eu acho que temos que fazer uma divisão bem necessária aqui:

- Nós podemos ter tais visões diferentes acerca do universo tolkeniano (ou como foi falado, 'criar um mundo junto com ele') baseados no fato de que este mundo tem grandes proporções. Mesmo que possamos vê-lo sob vários ângulos, nós somos 'ligeiramente' restritos a comentários e notas feitos por Tolkien (para não cairmos na ilogicidade)

- Tal visão é BEM diferente do fato de podermos ter visões diferentes acerca do mundo de Harry Potter, por exemplo, onde nossa mente pode divagar perdidamente acerca dos mais amplos vazios deixados pela autora na sua obra, que não foram tão bem explicitados - ou ao menos não houve uma tentativa eficaz de tal fato.

É justamente nesta suposta 'restrição' da nossa imaginação acerca do mundo criado por Tolkien é que eu vejo o seu brilhantismo e a sua sabedoria!!

(Se não fosse assim, daqui a uns tempos estaríamos discutindo aqui no fórum um pouco sobre 'A possibilidade de existência das Placas Tectônicas na Terra-Média e as suas influências no desenvolvimento histórico da mesma, com enfoque especial na explosão magmática na Montanha da Perdição ocorrida no final da Terceira Era' :uhum:)


That's all, folks!! ¬¬ :hxhx:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo