• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Coisas Frágeis (Neil Gaiman)

Anica

Usuário
Bom, ele estará na FLIP por causa desse livro, então acho que pelo menos para os fãs do Gaiman o lançamento não é nenhuma novidade, certo? De qualquer forma, segue aí um resumo:

Os nove contos de "Coisas Frágeis" trazem Gaiman abordando os mais diversos temas, misturando puberdade, punk rock e ficção científica em “Como Conversar com Garotas nas Festas”; combinando o Sherlock Holmes de sir Arthur Conan Doyle com o terror de H. P. Lovecraft em “Um Estudo em Esmeralda”; extrapolando o mundo de Matrix em “Golias”, inspirado no roteiro original do primeiro filme; ou mesmo presenteando a filha mais velha com um conto fantástico sobre um clube de epicuristas em “O Pássaro-do-Sol”. "Coisas Frágeis" é um tratado prático de como escrever boas histórias – histórias que, como diz a introdução do livro, “duram mais que todas as pessoas que as contaram, e algumas duram muito mais que as próprias terras onde elas foram criadas”.

Tá saindo por 30 royals na Saraiva.
 
RESENHA: Coisas frágeis, de Neil Gaiman

coisas_frageis.jpg


Alguns escritores são bons em desafios. Neil Gaiman é um destes. Quando alguém o convida a escrever sobre determinado personagem ou história, mesmo que seja de outro escritor, ele não só o faz, mas o faz muito bem. No livro Coisas Frágeis (Conrad, 2008), Gaiman mostra toda a sua criatividade usada em nove contos baseados nos mais variados livros ou filmes de outros.

“Um Estudo em Esmeralda” mostra uma nova visão sobre o detetive Sherlock Holmes. Tão nova que o conto é o que mais surpreende, e tenha certeza, vai te enganar direitinho. Na Londres vitoriana, as piadas com propagandas envolvendo personagens de outras histórias de terror são uma diversão à parte da trama. Quem conhecer um pouco sobre Drácula, Frankenstein e doutor Jekyll poderá esbaldar-se no senso de humor de Gaiman. Este conto ganhou o Prêmio Hugo em 2004 como Melhor Conto. Pode-se afirmar que é o conto mais inteligente do livro, e o próprio autor admitiu que “os ingredientes da história que eu tinha imaginado se combinaram mais harmoniosamente do que eu esperava quando comecei. (Escrever é bem parecido com cozinhar. Algumas vezes o bolo não cresce, não importa o que você faça, e em outras fica mais gostoso do que você jamais poderia ter sonhado.)”.

Dedicada a Ray Bradbury (autor de Farhenheit 451), “A Vez de Outubro” ganhou o Prêmio Locus de Melhor Conto em 2003, e mostra como a tradição de se contar histórias de terror ao redor de uma fogueira à noite ainda pode ser bastante original e com um final pra lá de instigante. Gaiman demonstra todo o seu potencial narrativo, sintetizando muito em poucas palavras, como nesta frase: “Nascera com o nariz escorrendo e, uma década depois, continuava escorrendo.”

Já em “Lembranças e Tesouros”, apesar de mostrar um submundo onde o dinheiro de criminosos manda e desmanda, traz como um pederasta acaba vítima de sua própria obsessão. As origens do principal capacho do riquíssimo senhor Alice, o faz-tudo Smith, é contada tentando explicar o porquê de ele ser tão mau. Tanto o senhor Alice quanto Smith reaparecem no último conto do livro, mas num tom bem menos sexual. A impressão, para quem não leu mais nada de Gaiman, é que estes personagens ou já apareceram em outros livros ou ainda aparecerão, devido suas personalidades tão bem elaboradas.

“Os Fatos no Caso da Partida da Senhora Finch” é um conto elaborado a partir de um quadro de Frank Frazzetta que Gaiman viu, em que aparece uma mulher selvagem entre dois tigres. Apesar da criatividade e o tom de suspense do conto, pode-se dizer que é o mais fraco dos nove contos do livro.

Em “O Problema de Susan” é dada uma solução alternativa, adulta e repleta de erotismo para um dos principais mistérios das histórias infantis: O que realmente aconteceu com a Susan de As Crônicas de Nárnia? No último livro das Crônicas, A Última Batalha, ela é simplesmente descartada de entrar no Paraíso por gostar de “batons, collants e convites para festas”. Este conto de Gaiman não é para crianças, mas para os adultos que leram as Crônicas quando crianças e traz uma escritora idosa confessando a uma jovem repórter o que realmente aconteceu, sem pudores nem rancores.

“Golias” é um texto excelente complementando o universo Matrix. Originalmente escrito para o site The Matrix Comics, continua disponível para leitura (em inglês) até hoje. É interessante a abordagem de Gaiman sobre falhas na Matrix não exploradas nem nos filmes nem nos desenhos. A dissimulação também é um ponto forte deste conto.

“Como Conversar com Garotas em Festas” é uma excelente mistura de ficção científica, terror e conto juvenil. Afinal, quem já não passou pelo nervosismo de chegar em alguém em que está interessado numa festa? “São só garotas – disse Vic. – Não são seres de outro planeta.” Será? Este conto foi escrito em apenas uma tarde pelo autor.

“O Pássado-do-Sol” traz a mistura interessante de sociedades secretas, culinária e mitologia egípcia. O que aconteceria se alguém comesse uma fênix, a ave mitológica que renasce das cinzas? Gaiman pensou nisso e deu uma resposta à pergunta. Ele escreveu este conto para presentear a sua filha Holly em seu 18º aniversário. Nada mais justo para uma filha que pedir um conto ao paizão escritor. Ela inclusive aparece na história como uma personagem secundária.

Por fim, o maior dos nove contos, “O Monarca do Vale”, onde reaparecem as figuras do senhor Alice e seu capanga Smith. Na Escócia, eles contratam o turista Shadow para assumir o papel numa versão moderna da lenda de Beowulf. Só que nem tudo sai conforme o planejado, e a mudança no final da lenda acaba não agradando à todos.

Para quem ainda não leu nada de Neil Gaiman, o livro de contos é uma excelente porta de entrada na imaginação deste criativo escritor de ficção e fantasia contemporânea. E por que Coisas Frágeis? O escritor explica:

“A peculiaridade da maioria das coisas que consideramos frágeis é o modo como elas são, na verdade, fortes. Havia truques que fazíamos com ovos, quando crianças, para demonstrar que eles são, apesar de não nos darmos conta disso, pequenos salões de mármore capazes de suportar grandes pressões, e muitos dizem que o bater de asas de uma borboleta no lugar certo pode criar um furacão do outro lado de um oceano. Corações podem ser partidos, mas o coração é o mais forte dos músculos, capaz de pulsar durante toda a vida, setenta vezes por minuto, e não falhar quase nunca. Até os sonhos, que são as coisas mais intangíveis e delicadas, podem se mostrar incrivelmente difíceis de matar. Histórias, assim como pessoas, borboletas, ovos de aves canoras, corações humanos e sonhos, também são coisas frágeis...”

Ficha técnica
obra: Coisas Frágeis (Fragile Things), de Neil Gaiman
tradução: Micheli de Aguiar Vartuni
edição: 1ª, Conrad Editora do Brasil Ltda (2008), 208 pgs
preço: Veja no BuscaPé
 
JLM, juntei seu tópico com o que já existia aqui no Literatura Estrangeira, ok? Não deixe de dar uma pesquisada básica para ver se já não tem algum tópico do assunto que você deseja falar, para não ficar repetido :lily:
 
Foi malz, esqueci de pesquisar, mas nas próximas eu lembro.
 
Odeio esse tipo de afirmação: "Este conto foi escrito em apenas uma tarde pelo autor."

Não adiciona em nada na hora de escrever sobre o conto, parece que quer enfiar goela abaixo a "genialidade" do autor.

Btw, eu me decepcionei com esse livro. É normal. Tem dois contos muito bons ("O Pássado-do-Sol" e "Como Conversar com Garotas em Festas") e o resto é razoável.

Serviu pra passar o tempo.
 
Parte desses contos foi publicado na coletânea M is for Magic, então alguns eu já conhecia. Desses, "A Vez de Outubro" é meu favorito. Nem tanto pela parte dos meses conversando, mas pela história que Outubro conta, que é muito, muito legal. A "Como Conversar com Garotas em Festas" é ótima também, morri de rir lendo a história =]
 
Soube que parte dos contos e todos os poemas, se não me engano, foram "cortados" da edição brasileira. É decepcionante, porém, não tira a minha vontade de lê-lo.

Infelizmente, a grana anda meio curta e Coisas Frágeis não está na minha lista de prioridades no momento. Todavia, se tiver a oportunidade de lê-lo ou até mesmo comprá-lo (afinal, é um dos poucos livros do Neil que estão disponíveis na única livraria dessa cidade-lixo), não hesitarei.
 
Desculpem povo, sou tiete do Shadown e de tudo relacionado a Deuses americanos, a quem leu o conto O Monarca do Vale, me digam, vocês não ficaram com uma sensação que ainda existe algo a ser contado? Que a história de Shadown não termina ali? O conto se passa dois anos depois do 11 de setembro, talvez seja pouco tempo para se pensar em uma continuação, mais fiquei com essa impressão, ainda ouviremos falar de Shadown.

Falar mais do que isso pode estragar a leitura de outras pessoas, mais o fato de Jennie não ter ficado com ele, o pedido dos tripulantes do barco feito de unhas, seu nome real, não leva a crer algo mais sobre ele?

Desculpem se viajei.
 
Eu adorei Coisas Frágeis, foi a primeira coisa de Gaiman que li, tenho um apego sentimental com ele :rofl: Gostei do fim alternativo da Susan, e adorei A Vez de Outubro!

estrelinhas coloridas...
 
Eu não gostei de Coisas Frágeis. E isso é péssimo porque foi o primeiro livro do Gaiman que li. Significa que agora, tudo o que eu for ler dele, será com uma impressão negativa de início. Não gostei por quê? Porque acho as situações muito forçadas, tirando um ou outro conto. E o pastiche dele é muito malfeitinho. Hoje virou moda fazer pastiche, seja na música, na literatura ou nas artes plásticas... O problema é que pastiche já não é lá uma grande coisa. E se você não sabe convencer, acaba ficando algo forçado, referenciar por referenciar.
 
Diva? Da uma segunda chance pro Gaiman! Tem algum conto que você gostou? Nem o Monarca do Vale?
 
Se você achou Coisas Frágeis fraco, Diva, eu sugiro uma outra coletânea do Gaiman: Fumaça e Espelhos. Eu achei bem melhor que o Coisas Frágeis. Os contos são mais variados, tanto em estilo quanto em assunto, e não é tanto um amontoado de referências como você falou. E pra gostar do Gaiman escritor de romances sugiro mesmo o Filhos de Anansi.
 
Cói disse:
Diva? Da uma segunda chance pro Gaiman! Tem algum conto que você gostou? Nem o Monarca do Vale?

É claro que darei. :sim: Estou com Coraline em pdf pra ler. E uma amiga me sugeriu Lugar Nenhum. Pra ser bem sincera contigo, acho que curti apenas A Vez de Outubro. E achei simpático o do pássaro lá que agora esqueci o nome. :timido: Quanto ao Monarca do Vale, pelo que entendi, faz referência a Beowulf e cita dois personagens que ele já tinha usado. Não sei, não me causou grande empatia. Especialmente, porque achei longo demais. É questão de opinião, mas conto pra mim tem que ser uma narrativa curta, como manda o figurino.

Wilson disse:
Se você achou Coisas Frágeis fraco, Diva, eu sugiro uma outra coletânea do Gaiman: Fumaça e Espelhos. Eu achei bem melhor que o Coisas Frágeis. Os contos são mais variados, tanto em estilo quanto em assunto, e não é tanto um amontoado de referências como você falou. E pra gostar do Gaiman escritor de romances sugiro mesmo o Filhos de Anansi.

Aceitarei as duas sugestões, Wilson. Obrigada. =]
 
Eu sou fã, então não conta, mas o Lugar Nenhum é lindo... li em inglês e português. Eu gosto muito do Coisas Frágeis, mas prefiro o Fumaça e Espelhos para os contos.
 
Fico contente Diva, espero que goste! Eu sou suspeito quando o assunto é Gaiman, pois sou tiete, Deuses Americanos mecheu muito com minha mente as vezes me sinto parecido com o personagem central, por isso te perguntei do Monarca do Vale, pra mim foi muito gratificante ver o Shadow novamente.

Kika, estou com o Lugar Nenhum aqui, foi tão duro conseguir esse livro, to pensando se minha próxima leitura vai ser ele ou Os Filhos de Amansi, se voce gostou do livro, para mim já é um selo de qualidade!!!
 
Eu não sei exatamente qual era a intenção da Conrad ao partir Fragile Things de Neil Gaiman em dois. A impressão que fica após a leitura do primeiro volume é que a seleção dos contos e poemas presentes na coletânea do escritor inglês funcionariam muito melhor se viessem como no original. Isso porque o primeiro volume ficou só com os contos (e uma novela), e alguns deles já apareceram em outras coletâneas de Gaiman, e também porque não respeita a ordem de apresentação da publicação original.

E Gaiman é cuidadoso, e a verdade é que há um ritmo que é criado a partir da ordem dos textos. Os temas também não se repetem, e assim a leitura fica menos cansativa. Resumindo: ainda acho que Coisas Frágeis deveria vir em um volume só, mas isso não significa que não seja bom. Alguns dos melhores trabalhos de Gaiman estão ali.


CONTINUE A LER O ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Será que posso escrever uma resenha sobre esse livro também? Eu o li em inglês, e já há resenhas da versão em português...
 
mesmo que fosse da versão em português vc poderia escrever, lu. não temos problemas com resenhas de livros que já foram resenhados antes.
 
Eu vou pegar pra ler ainda esse mês, mas já li dois contos do livro e não gostei muito. Li A Vez de Outubro e Como Conversar com Garotas em Festas, até gostei do início desse primeiro, a idéia de colocar os meses para conversar foi muito boa, só sei lá, acho que esperava mais. Quanto ao segundo conto, achei bem sem graça. :calado:
Comecei a simpatizar com o Gaiman meio que por osmose, mas acho que no fundo ele não me agrada muito. Ainda tenho de dar uma chance pro Filhos de Anansi que tá ali na estante.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo