• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

COI encaminha escolha de Brisbane, na Austrália, como sede olímpica em 2032

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ



Brisbane deve ser sede dos Jogos de 2032 - Divulgação/Brisbane

Brisbane deve ser sede dos Jogos de 2032 Imagem: Divulgação/Brisbane

A cidade Brisbane, na Austrália, está a um passo de ser confirmada como a sede dos Jogos Olímpicos de 2032. A candidatura já havia sido escolhida, em março, para ter exclusividade nas negociações com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e hoje (10) o Conselho Executivo da entidade decidiu encaminhar a escolha para a assembleia geral, que se reúne no próximo dia 21 de julho, em Tóquio, antevéspera da cerimônia de abertura da próxima Olimpíada.

Na prática, isso significa que a assembleia geral do COI vai decidir, daqui a pouco mais de um mês, se confirma Brisbane como sede da Olimpíada de 2032 ou se mantém o processo em aberto, forçando o COI a voltar a dialogar com outras cidades. Como todo o processo foi unânime dentro das esferas de decisão pelas quais passou até aqui dentro do comitê, tudo indica que Brisbane será aprovada em julho, onze anos antes da competição. Até recentemente essa decisão era tomada com sete anos de antecedência.

Depois de muitas dificuldades para encontrar países e cidades candidatas a receber os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno nos últimos anos, o COI resolveu mudar o tradicional formato de escolha. Até recentemente, as cidades apresentavam candidaturas, que passavam por avaliações criteriosas, mas no fim a decisão era tomada a partir de votos dos membros do COI. Esse modelo se transformou em escândalo depois que veio a público que eleitores recebiam dinheiro para escolher uma cidade ou outra.

Paralelamente, populações do mundo todo passaram a rejeitar que suas cidades apresentassem candidaturas, pelo custo não só de organização dos Jogos, mas da campanha em si. Muito dinheiro era desperdiçado com candidaturas derrotadas, que depois não concorriam de novo quatro anos depois. Exatamente por isso o COI atribuiu duas Olimpíadas de uma vez só a Paris, em 2024, e Los Angeles, em 2028, ganhando tempo para repensar.

A solução encontra foi o COI montor uma comissão independente que mantém diálogo constante com cidades e países interessados nos Jogos. Entre os interessados para 2032 estavam, oficialmente, Mumbai (Índia), Jacarta (Indonésia), Rhine-Ruhr (região de Dortmund e Colônia, na Alemanha) e Madrid (Espanha). Além disso, outras cidades como Budapeste (Hungria), Istambul (Turquia) e principalmente Doha (Qatar) já haviam demonstrado forte interesse. Quem não foi escolhido agora pode manter as conversas por 2036.

O COI encontrou, porém, segurança na candidatura de Queensland, uma região da Austrália que já realizou, em 2018, os Jogos da Commonwealth, que reuniram 71 países da comunidade britânica. O evento foi considerado um sucesso e a candidatura para a Olimpíada encontrou forte apoio no governo federal, no governo estadual e também no setor privado, com empresas gestoras de arenas prometendo apoio.

Pelo que foi proposto até aqui, a cidade de Brisbane seria a sede principal da Olimpíada, com 21 instalações, enquanto que Gold Coast e Sunshine Coast teriam, cada uma, outras cinco instalações. Entre 80 e 90% das instalações são existentes ou provisórias, o que deve reduzir de forma significativa o custo dos Jogos.

A se confirmar a Austrália como sede em 2032, os Jogos Olímpicos passarão por cinco continentes em sequência: América do Sul (Rio), Ásia (Tóquio), Europa (Paris), América do Norte (Los Angeles) e Oceania (Brisbane).

https://www.uol.com.br/esporte/fute...minacao-mais-vergonhosa-na-copa-do-brasil.htm
 
O que chama a atenção é a atual rapidez da definição das sedes. Até não muito tempo era uma disputa acirradíssima a base de compra de votos e que infelizmente o Brasil fez parte disso, hoje o que é mais comum são países rejeitando o evento. A moral do COI não é mais a mesma.
 
O que chama a atenção é a atual rapidez da definição das sedes. Até não muito tempo era uma disputa acirradíssima a base de compra de votos e que infelizmente o Brasil fez parte disso, hoje o que é mais comum são países rejeitando o evento. A moral do COI não é mais a mesma.

A questão me parece financeira mesmo. Acho que os países perceberam que as Olimpíadas não trazem tanto retorno quanto o esperado, visto a grande quantidade de elefantes brancos que sobra para os países administrarem.
 
Com certeza. Acho que a pior coisa é a cidade-sede de uma Olimpíada viver a ilusão que ela terá uma super melhora, atrairá muitos investimentos apenas pelo simples fato de ser sede. Só existe o "boom" turístico intenso de 3 semanas que passam muito rápido, não dando muito tempo de gerar uma receita altamente lucrativa e logo a vida volta a normalidade e fica uma conta enorme pra ser paga.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo