• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube dos Nerds

Elanor Ladeira

Apaixonada
Estava relendo alguns trechos do livro "O mundo assombrado pelos demonios" do Carl Sagan, qdo me deparei com esse capitulo:

"Maxwell e os nerds"

Vou transcrever alguns trechos do capitulo aqui:

"Uma das ocupações mais estereotipadas é a ciência. Os cientistas são nerds, socialmente inoportunos, trabalham com temas imcompreensíveis que nenhuma pessoa normal acharia interessante - mesmo que estivesse disposta a investir nele o tempo exigido, o que, mais uma vez, ninguém com bom senso faria. "Vá viver", é o que se tem vontade de lhes dizer."

"Pedi a uma conhecida minha que fizesse uma caracterização esquemática contemporânea dos nerds da ciência. (...) Os nerds usam cintos logo abaixo das costelas. As suas camisas de mangas curtas são equipadas com protetores de bolso que exibem um conjunto formidável de canetas e lápis coloridos. (...) Todos usam óculos de lentes grossas com armações quebradas em cima do nariz que foram consertadas com band-aids. (...) Eles não têm encontros amorosos. Se alguém é nerd não pode ser legal. A recíproca também é verdadeira."

Bem... nós cientistas realmente sofremos essa estereotipação, é inevitável, quando estou na "balada" e conheço alguem q me pergunta o q eu faço, se digo que sou cientista passo por mentirosa, cientistas não vão em baladas...

Pensando mais sobre o assunto vi que quase nada daqui desse forum se encaixa em "temas imcompreensíveis que nenhuma pessoa normal acharia interessante", aí pensei, das duas uma, ou isso se dá pq eu sou uma cientista e acho isso tudo legal, ou (na minha opinião essa segunda é a correta) isso se dá pq quase nada discutido aqui pode ser "denominado" como ciência...

O Clube Carl Sagan, nome perfeito para o que era, era o nosso clube dos nerds, lugar onde existiam poucos tópicos, com poucos posts, justamente pq ciencia é isso, poucas pessoas falando sobre o q poucas pessoas gostam... o sub forum ciencia tem cinco páginas de topicos...

Acho q pela primeira vez de forum estou me posicionando "desfavoravelmente" a algo, mas acho que é por uma boa causa... tópicos de "achismos", pseudociencia e crenças poderiam ser vetados ou trancados num sub forum cujo nome é "Ciência".
 
No fundo eu acho que o ideal era a volta do Carl Sagan, basicamente por dois motivos:

-Era um clube fechado, e só postaria quem realmente estivesse interessado nos assuntos
-Acabaria com os tópicos de achismos e etc.

Porém talvez nem houvesse a necessidade de criar outro fórum: acho que mesmo com o escopo que o Deriel definiu para este fórum de ciências (todas as carreiras constantes da USP em 2003 com excessão dos fóruns específicos já existentes), ainda há a possibilidade de se criar tópicos relativamente "bobos", então basta redefinir qual a função desse fórum, e também do fórum de Misticismo, e simplesmente jogar tudo que não serve aqui para lá.
 
Hmmm... realmnte, o Clube Carl Sagan era mais... técnico, objetivo, pro assim dizer; inclusive porque era um Clube fechado...

e o q vs querem dizer qdo falam de "achismos"? :o?:
 
O achismo sempre descamba para opinião pessoal, nem sempre fundamentada por fatos experimentais. Esse é o problema do achismo.

Exemplo:

Eu acho que ciência é quando a pessoa estuda estuda estuda bastante. (mas no entanto, posso estudar estudar estudar uma língua diferente, e ela não ser ciência. Então minha afirmação de que só estudar per se não é requisito suficiente para ser ciência.... mas muita gente acha que sim... olha outro "acho" aí ! :grinlove:)
 
Pelo que entendi, a idéia de acabar com o Carl Sagan e trazer os tópicos de lá para aqui era para aumentar o número posts e de postantes. Mas definitivamente gostava muito mais como era antes.
 
Não sei...

Carl Sagan discute muito isso sobre a "divulgação" da ciência, ele conta no primeiro capitulo do livro de um encontro com o motorista q tem q leva-lo ao hotel onde participara de uma conferencia ou algo do tipo, o motorista ao ver q ele é um cientista começa a fazer um monte de perguntas q tem sobre "ciencia", logo se segue um papo sobre alienigenas guardados em alguma base aerea norte americana, atlantida, santo sudario, cristais, nostradamus, etc... mais a frente no capitulo ele diz:

"Porém tanta coisa na ciência verdadeira é tão igualmente emocionante, mais misteriosa, um estímulo intelectual muito maior - além de estar bem mais perto da verdade. Ele sabia dos tijolos moleculares da vida que existe lá fora, no gás frio e rarefeito entre as estrelas? (...) E que dizer do Himalaia se erguendo quando a Índia se espatifou contra a Ásia? Ou da maneira pela qual os vírus, construídos como seringas hipodérmicas, introduzem furtivamente o seu DNA pelas defesas do organismo hospedeiro e subvertem o mecanismo reprodutivo das células?"

Pois eh... nunca vi nenhum tópico aqui sobre tais perguntas... em compensação sobre atlantida, nostradamus, cristais, extraterrestres...
 
Pelo que entendi, a idéia de acabar com o Carl Sagan e trazer os tópicos de lá para aqui era para aumentar o número posts e de postantes. Mas definitivamente gostava muito mais como era antes.
o grande problema então é q nem sempre quantidade qr dizer qualidade...

Pois eh... nunca vi nenhum tópico aqui sobre tais perguntas... em compensação sobre atlantida, nostradamus, cristais, extraterrestres...
uai, cria um...
mas tb acho q..
sei lá, esse tipo de ciência mais... "específica" (não, não foi a palavra certa, mas naum to achando outra) é mto... desconhecida, opuca gente tem formação pra discutir isso...
outro ponto pra volta do Clube Carl Sagan
 
Acho que os fóruns sobre ciência e misticismo estão se misturando muito. Muita coisa daqui poderia tranquilamente ser transferido para o Misticismo. Isso acontece, como já disseram, pela falta de se saber o que é Ciência, e pelo excesso de "eu achoisso, eu acho aquilo"...
 
Ogden disse:
uai, cria um...

Outro?

Já criei um sobre neurosciencia, outro sobre experimentos cientificos mais belos do mundo, mas sim, como vc disse eles não vão muito a frente pq as pessoas naum sabem sobre o assunto, mas tem muita gente aqui q manja sim e quem não sabe poderia ter mais interesse em saber... sem contar q qdo aparece um topico sobre clonagem por exemplo a galera parte para outros campos desse assunto... ninguem aqui tem o interesse em saber como diabos se consegue fazer isso? de onde surgiu a ideia? o q de bom isso pode nos trazer? o q de bom isso já nos tras? Não. A galera quer saber o q vc faria se visse um clone seu na rua, ou se ele tentasse roubar sua namorada, ou se os EUA resolvessem criar um exercito de pessoas identicas ao Elvis Presley, bla, bla, bla...
 
Pois é Elanor... Isso é frustrante!

As possibilidades da ciência são inúmeras e os autores de sci-fic exploram ao máximo. Por que é que a maioria fica no lugar comum eu não entendo!!!

Por exemplo, usando um autor que já gostei muito, será que é possível a psicologia se tornar ciência exata?

Outra coisa que acho incrível é a transformação da biologia. Até pouco tempo atrás era muito rudimentar e praticamente constitia em catalogar e nomear espécies. Só no último século é que passou-se a não apenas desenhar, descrever espécies, mas entender os processos da vida, entender os links dentro de um ecossistema... Será que também não seria o caso de ficar cada vez mais parecida com exatas? (enquanto as exatas com suas ligações com as biológicas tornassem-se menos simplificadoras - considere um cavalo unidimensional...)
 
Carl sagan era um ótimo fórum, não gostei qdo abriram ele, ehehe eu tinha até medo dee postar lá.

em toda minha ignorancia :P

era bom, geralmente tdo que vc lia acrescentava algo, não tinha floods, mensagem inuteis e tals


DE VOLTA COm O CARL SAGAN
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo