1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Notícias Clube dos Leitores de Ficção revitaliza prêmio Argos de Literatura Fantástica

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por Deriel, 28 Jun 2012.

  1. Deriel

    Deriel Administrador

    Comemorando os 27 anos de fundação, o Clube dos Leitores de Ficção Científica do Brasil – CLFC, revitalizou o prêmio Argos de Literatura Fantástica, um dos mais importantes do cenário nacional.

    O prêmio é dividido em duas categorias: romance e conto. Qualquer história de ficção científica, fantasia ou terror publicada originalmente em língua portuguesa, em meio impresso ou digital, durante o ano de 2011 está apta a receber votos. A premiação acontecerá no dia 23 de setembro, durante o VI Fantasticon – Simpósio de Literatura Fantástica, em São Paulo. O objetivo é incentivar e prestigiar a leitura de obras do gênero de autores nacionais.

    As votações foram abertas no dia 12 de junho e terminam no dia 8 de julho. Apenas sócios do CLFC podem votar, mas o ingresso no Clube é gratuito. De acordo com o presidente da entidade, o jornalista e escritor Clinton Davisson, embora não se cobre taxas aos sócios, o controle de admissão é cuidadoso. “O sócio precisa dar nome, endereço e telefone. Além disso, precisa se comprometer a ajudar nas ações do Clube. As votações também são fiscalizadas por uma comissão especial para evitar lobby. Campanhas internas entre os sócios também não são permitidas”, informa o presidente.

    O prêmio surgiu no início da década passada e durou quatro edições em 2000, 2001, 2002 e 2003. O nome do prêmio foi uma homenagem à Coleção Argonauta, uma série de livros de bolso de ficção científica, publicada pela Editora Livros do Brasil, pioneira na divulgação do gênero em língua portuguesa.

    De acordo com o escritor Gerson Lodi-Ribeiro, um dos criadores do prêmio e agora consultor da nova edição do Argos, o nome foi um consenso porque o próprio Clube nasceu de uma convocação impressa no livro do Roberto Cezar Nascimento, Quem é Quem na Ficção Científica – Volume 1: A Coleção Argonauta. “A Coleção Argonauta sempre foi importante para a maioria dos sócios da velha-guarda. Daí, quando se pensou em criar um prêmio do CLFC, ‘Argos’ foi o nome de consenso”, lembra.

    Os interessados em se associar ao CLFC podem encontrar instruções no site
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    onde também consta o regulamento da premiação.

    Por assessoria CLFC
     
    Última edição por um moderador: 7 Nov 2012
    • Gostei! Gostei! x 3

Compartilhar