• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube da Luta (Fight Club, 1999)

Sua nota para o filme:


  • Total de votantes
    30

Hugo

Hail to the Thief
(Fight Club, EUA, 1999)

Gênero: Drama
Disponível em: VHS, DVD
Duração: 139 min
Elenco: Brad Pitt, Edward Norton, Helena Bonham Carter, Meat Loaf, Jared Leto, Zach Grenier, Richmond Arquette, David Andrews.
Diretor: David Fincher
Roteirista: Jim Uhls
Sinopse: A história se passa em um futuro próximo, onde grupos de homens civilizados formam o que se chama de `clubes de luta` (o `The Fight Club` do título). Nestes clubes, eles podem liberar seus instintos primitivos de agressão, espancando uns aos outros.
Site Oficial: http://www.foxmovies.com/fightclub/
Nota do Hugo: 10 (é pouco)
Trailer:

5 MB

Review do Hugo: Esse filme, na minha opinião é o melhor da década de 90 e talvez até o melhor que eu já tenha visto, não somente pelo filme em si, o que já seria o bastante, mas pela mudança que o filme provocou em mim na minha visão de vida e de mundo.
O filme levanta tantas reflexões que seria impossível falar de todas, por isso é preciso ver o filme várias vezes para poder compreendê-lo melhor. Na primeira vez que vi, foi como se eu tivesse levado um soco na cara. Só depois de vê-lo pela terceira vez é que fui começar a entendê-lo melhor. É um filme forte e angustiante. Assim como o também ótimo “Laranja Mecânica” e esse filmes tem algo mais em comum além de serem dirigidos por dois excepcionais diretores. Os dois são uma aula de psicologia humana. O primeiro tem uma roupagem mais sofisticada e talvez seja mais frenético, enquanto que o segundo é mais real e direto.
Clube da Luta foi um filme massacrado pela mídia e pelo público, talvez porque uma visão mais superficial do filme pode revelá-lo como violento e irresponsável, mas se analisarmos o filme mais a fundo, veremos que ele é uma crítica brutal a nossa sociedade e a vida das pessoas que fazem parte do sistema. A violência no filme não é gratuita porque todas as lutas têm um sentido metafórico e servem para demonstrar o ponto que uma pessoa pode chegar quando vê que sua vida é um nada e que seu sonho de ser rico, bonito e famoso será apenas um sonho. O filme ainda mostra que o Projeto Caos não é a solução e não deve ser aceito de forma alguma, mas tampouco o filme nos dá a solução porque simplesmente não há.
Um ponto interessante do filme é que ele carrega discursos filosóficos defendidos por vários pensadores como Sartre e Kafka, só que de forma brilhante e esteticamente inovadora. O filme conta à história de Jack (Edward Norton – perfeito em cena) que se cansa de sua vidinha fútil e sem ideologias. Uma parte interessante é aquela em que os movéis da casa do Jack vão aparecendo como se fosse em um site de Internet como preço e descrição. A história começa a tomar outros rumos quando Jack conhece Tyler (Brad Pitt - magnífico) em um vôo. Tyler é um maluco revoltado, que gosta de brigar para extravasar sua raiva. Os dois acabam ficando amigos e juntos formam o “clube da luta”, um local onde homens normais saem de suas rotinas massantes, brigando entre si. A coisa começa a tomar proporções maiores e o clube se torna o “projeto caos” que promove atentados terroristas anticapitalista. Jack tenta voltar atrás, mas acaba sendo ignorado e quando vê, ele é excluído do projeto. A parte final é crucial para toda a historia. As revelações são surpreendentes e deixam o espectador de boca aberta, até o encerramento em que a música “Where’s My Mind” do Pixies é tocada, musica essa que foi muito bem escolhida para encerrar um dos melhores filmes do cinema moderno. A direção de David Fincher é fenomenal, e ele se consagrou como um dos melhores, senão o melhor diretor da atualidade.
A mensagem mais forte que o filme passou para mim foi “você não é o seu carro, nem seu emprego, nem suas namoradinhas nem seu maldito dinheiro, e ele diz que” ir com a maré “é perigoso, mas ao mesmo tempo ele nos diz que sua vida tem valor e que você não está sozinho. Enfim, um filme perfeito que estará sempre na minha cabeça.

Poster:
clubedaluta02_big.jpg
 
Esse filme é realmente muito, muito, muuuuuito bom. Eu tenho DVD, é duplo, e digo que o DVD é tão bom quanto o filme: cenas deletadas com 2 câmeras, como foi feito o filme, comentários de David Fincher, Brad Pitt, e Edward Norton, enfim, muita coisa.
O filme é engraçado, violento, dramática, tem ação, suspense, tem tudo! É perfeito, uma obra-prima do cinema! Eu, sinceramente digo que AMO esse filme...

Nota: 9,75
 
Com certeza um dos melhores filmes que ja vi!!!!!
Senão o melhor!!!!

Resolvi assiti-lo pq tinha um colega meu que não parava de falar no tal do filme, que era incrivel, etc, aí eu resolvi assitir...

Cara...mt bom! Excelente! Fiquei totalmente besta assintindo a esse filme!
Eu ja gostava do brad pitt e do edward norton, mas depois desse filme, eu passei a ser fã incodicional dos dois.
Hoje só em saber que eles estarão estrelando algum filme, é garantia que eu vou assitir!

Sem mais comentarios, só assitindo pra saber.... 8)
 
o polêmico disse:
foi um filme massacrado pela mídia e pelo público

Tyler é um maluco revoltado, que gosta de brigar para extravasar sua raiva

Bem.... ressaltei esses dois pontos pois:

A) Eu li inúmeras críticas do pessoal caindo de quatro pelo filme.... inclusive críticos durões que adoraram o filme.
B) o público ficou dividido.... metade ama..... metade odeia.....
C) finalmente o principal..... eu naum acho que o Tyler gostava de brigar.... já que quando ele pede um soco para o Jack, o Jack diz que nunca tinha feito isso.... daí o Tyler fala que também nunca fez, mas pede um soco mesmo assim..... ou seja.... ele começou a usar da luta para extravasar.


Bem...... mas é assim.... eu já vi o filme 5 vezes..... mas não me sinto pronto para fazer uma crítica.
Eu amei...... é claro...... o Edward Norton mostra novamente que é o melhor ator surgido recentemente...... Brad Pitt novamente mostra que não é mais um rostinho bonito..... que ele sabe atuar também, e muito bem por sinal.

Pois bem..... eu me surpreendi mesmo com o filme.... achava que seria mais um filme de pancadaria sem sentido.... assisti no mesmo dia que via O Sexto Sentido.... logo depois.... ou seja..... eu fiquei perplexo..... incrédulo que tinham feito tal obra prima e o público tava ignorando nos cinemas..... Fiquei louco pra ver de novo. Fiquem em choque.

Bem..... mas é isso que vou falar..... não consigo arrumar palavras para o filme.....

Nota: 5.0/5.0
 
Curti bastante o filme... Brad Pitt e ficou muito bem mesmo no papel.
....agora... k entre nós... não curti a última msg subliminar...
PQ SERÁ?!?!...hehe
 
Eu to com preguiça de escrever um review sobre esse filme.

É um filme decente, bem legal. Mas quanto mais eu vejo, mais piora.
 
o bonzinho disse:
Bem.... ressaltei esses dois pontos pois:

A) Eu li inúmeras críticas do pessoal caindo de quatro pelo filme.... inclusive críticos durões que adoraram o filme.
B) o público ficou dividido.... metade ama..... metade odeia.....
C) finalmente o principal..... eu naum acho que o Tyler gostava de brigar.... já que quando ele pede um soco para o Jack, o Jack diz que nunca tinha feito isso.... daí o Tyler fala que também nunca fez, mas pede um soco mesmo assim..... ou seja.... ele começou a usar da luta para extravasar.
A) Os verdadeiros criticos reconheceram o valor do filme, agora pseudo-criticos como o REF, cairam em cima, e a mídia tamem caiu em cima depois dakele ocorrido la no cinema...por falar nisso parece que o kra vair sair e voltar pra faculdade la...alguem sabe a respeito???
B) eu diria que 20% entenderam e gostaram do filme, 10 % gostaram, por causa da violencia, 70% naum entenderam/gostaram do filme.
C) Acho que ele falow akilo para encorajar o Jack, mas é provavel que ele naum brigasse né pq o tyler era imaginaçao do jack ne...mas vc entendeu o que eu quis dizer, q coisa...hehehe
 
Hugo, vc esqueceu deu uma pequena porcentagem aí no meio...

Eu por exemplo, entendi o filme, já vi +de 5 vezes, porque nao é possivel, nao mesmo, que tanta gente fale tão bem desse filme..
Eu NAO GOSTEI, e me orgulho disso, até porque conheço muita gente "entendida" de cinema q diz q gostou só porque o Joblo por exemplo, falou que o filme é algo fantastico, como há muito tempo o cinema nao via...

Achei a historia vazia, td bem, tem criticas e tal, mas sao criticas "idiotas"... assim como Psicopata Americano..

Minha nota?
5/10
 
Achei esse filme incrivel! Ele me prendeu totalmente desde o inicio com sua fotografia e roteiro. Achei muito bem sacado.

Gostei da interação dos personagens e das reviravoltas da psique do Jack, feito pelo Edward Norton, um ator que prezo muito.

Bechara, primeiro, eu gosto do filme pelo filme. Nem tinha lido nada sobre ele antes de vê-lo.

E segundo, criticas idiotas? Você pode não ter apreciado e até aí tudo bem. Mas as criticas de ambos, Clube da Luta e Psicopata Americano são baseadas em fundamentos da sociedade ocidental. Então me diga porque elas seriam idiotas??? :o?:

Afinal, idiota seriam se criticassem algo fora da realidade...
 
Fox, a meu ver,as criticas sociais de filmes como estes 2 sao muito utopicas, no maximo eu levaria aquilo na gargalhada....sem nenhum Pilar de base MESMO...

Mas..gosto é gosto. filmes como Laranja Mecanica e Um Estranho no Ninho, a meu ver, sao muito mais "construitivos"...Mas, como acabei de dizer, gosto é gosto...

e nao quis me referir a você quando falei dos "maria-vai-com-as-outras"..desculpa se ofendeu alguem..
 
Adorei o filme, vi mais de 8 vezes. muito bom mesmo. Estremamente envolvente. Mas outro filme de violencia muito bom, ja que o Bechara ta comentando alguns, é o "Assassinos por Natureza".
 
eu tb nao sabia nada sobre o filme qando fui ver..... até lembro meu pensamento na porta do cinema: "hum.... lá vamos nós pra um filminho de pancadaria que fracassou nas bilheterias dos EUA"

acho que isso que me impressionou mais
 
Bechara disse:
a historia vazia, td bem, tem criticas e tal, mas sao criticas "idiotas"... assim como Psicopata Americano..
Kra...naum eh querendo ofender naum...mas esse pensamento eh tipicos de burgueses...vc sabia que varias "criticas" do filme foram inspiradas em pensamentos de varios filosofos???agora se vc vier me questionar que Karl Marx fez criticas "idiotas" eu vou ter que te chamar de burro...hehehe
 
E se eu achar Marx utopico demais para o meu gosto? Se tem uma coisa q eu faço, eh nao criticar sem saber o que estou criticando...
Sorry, acho o Marx muito chato sim..
 
Esse filme é fantástico tbm.. hehehe, me lembra mto Laranja Mecanica (duh) hehe, quando eu vi fikei extasiada, é muito legal ver como os homens tem sim um extinto assassino, violento, mas guardam isso pra si. É interessante pensar que talvez deixar esse extinto fluir deixa sua vida mais leve, menos estressante hehehe

As atuações estão fantásticas, acho que é uma das melhores atuações do Brad Pitt...

Outro fato legal é prestar atenção que o superego do cara é o que ele queria ser hehehehehe

Muito bom mesmo. :roll:

(será que vao me bater por estar ressuscitando tanto tópico?? hihihi)
 
Fantástico, muito bom esse filme. Critica totalmente o meio de vida medíocre, superficial e materialista que o homem americano vive hoje em dia. Brad Pitt fez aqui o melhor papel ( o ego) de sua carerreira. Impressionante como tem gente ainda hoje que reclama do filme porque esperava ver uma projeção de porrada e pancadaria!!! David Fincher é mesmo um dos melhore diretores da nova geração.
Ah! Creio que daqui a uns dez anos este filme vai ser considerado clássico sim, mas por enquanto tá muito cedo.
 
Esse filme é fantástico tbm.. hehehe, me lembra mto Laranja Mecanica
tirou as palavras da minha boca.

Eu também fui assistir com as mesma espectativas do Dirhil só que na TV. Me impressionei. O que eu gostei mais não foi da crítica à sociedade em si mas sim da história pessoal do Jack e da esquizofrenia dele. A casa em que eles ficaram era um personagem à parte. Gostei muito foi qe depois que eu descobri o final foi que eu me toquei como os dois sempre conversam quando num tem ninguém perto e um sempre tá num plano mais distante em cenas com muitas pessoas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo