• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube da Luta (Chuck Palahniuk)

Anica

Usuário
Qual a graça de ler Clube da Luta (de Chuck Palahniuk) depois de já ter assistido ao filme de 1999 com Brad Pitt e Edward Norton? Eu digo: toda graça do mundo. Sim, é óbvio que o enredo é basicamente o mesmo, mas há algo na experiência de leitura que torna Clube da Luta no papel algo diferente do que se vê nas telas. Aquelas frases que todo mundo tanto adora repetir estão lá, mas o livro permite um aprofundamento que o cinema infelizmente ainda não pode oferecer.

O que falarei sobre isso se baseia em um spoiler, então se você ainda não assistiu ou leu Clube da Luta, faça um favor para você mesmo e vá atrás disso agora. MESMO. AGORA. Vale muito a pena. Ok, agora que quem não teve contato com o clube já saiu daqui, vamos aos comentários sobre a diferença principal entre um e outro.

CONTINUE A LER O ARTIGO NO BLOG MEIA PALAVRA
 
Quando estava para reassistir ao filme no começo do ano fiquei com vontade de procurar o livro e lê-lo, mas depois de reassistí-lo perdi a vontade. O enredo é muito infantil!... Ou adolescente... Mas talvez o livro valha pelas questões da linguagem e da personalidade.

E a velha questão: qual o melhor, livro ou filme?
 
Ta aí duas coisas que preciso fazer: ler o livro e ver o filme inteiro. Apedrejam-me =B
 
Anica, você leu o livro traduzido? Eu curti o livro e tals, mas a tradução é meio ruinzinha, não? Tem horas que a gente consegue interpretar qual é a frase original em inglês e que ela poderia ser BEM melhor traduzida de outra forma.

Foi minha impressão.

Mas curti bastante, livro e filme. Se tivesse que escolher, talvez por causa da tradução, ficaria com o filme.
 
não, eu li em inglês (no kindle :timido: ), só que nas resenhas do meia palavra eu coloco o título em português para facilitar para quem não lê em inglês. mas se vc sentiu isso de alguns trechos quase conseguir interpretar a frase original, então a tradução deve ser bem ruinzinha mesmo. aquela coisa, com sorte uma outra editora compra os direitos do livro e lança com tiragem maior e tradução melhor :sim:
 
Logo vi que você não tinha lido em português. Mas como não tinha certeza, diminuí um pouco minha objeção à tradução. É meio que péssima, mesmo, não ruinzinha, apenas...

Vamos torcer por uma editora como a Aleph (com sua tradução linda de morrer de Laranja Mecânica e edições bem cuidadas) ou até mesmo como a Rocco, que tem editado os outros livros do autor, para uma segunda edição (com capa melhor inclusive, não sou muito fã de capa ligada diretamente com filme).

Anica disse:
não, eu li em inglês (no kindle :timido: ), só que nas resenhas do meia palavra eu coloco o título em português para facilitar para quem não lê em inglês. mas se vc sentiu isso de alguns trechos quase conseguir interpretar a frase original, então a tradução deve ser bem ruinzinha mesmo. aquela coisa, com sorte uma outra editora compra os direitos do livro e lança com tiragem maior e tradução melhor :sim:
 
Eu vi o filme é mesmo o pessoal tendo me falado o maior spoiler o filme é sensasional,mto bom. Estou com o livro é é estou de ler e me disseram q o livro é ainda melhor...
 
Última edição:
Eu tô tentando rever o filme faz um tempo, já tentei colocar umas três vezes e cada vez avanço mais um pouquinho. Acho chato. O que é chato pq eu lembro de ter gostado muito quando vi, bem adolescentezinho...
 
Assisti de novo no ano passado e continuo sem entender a aclamação pelo filme. Em algumas paginas de cinema no facebook é quase crime falar mal de Clube da Luta. Acho o filme bom apenas. Sei lá, acho que o filme é tão aclamado pelo público (8,8 no imdb, 4.5 no Filmow), que as pessoas já assistem o filme querendo gostar. Como diria Rogerinho do Ingá, não é nenhum Transformers.
 
Assisti de novo no ano passado e continuo sem entender a aclamação pelo filme. Em algumas paginas de cinema no facebook é quase crime falar mal de Clube da Luta. Acho o filme bom apenas. Sei lá, acho que o filme é tão aclamado pelo público (8,8 no imdb, 4.5 no Filmow), que as pessoas já assistem o filme querendo gostar. Como diria Rogerinho do Ingá, não é nenhum Transformers.
E engracado tbem pq no começo o filme foi um fracasso se n me engano e depois virou esse sucesso q eu acho merecido
...eu sou chato com filmes e amei esse ele é show e nao achei nada a ver ,falo com tranquilidade
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo