1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Clube da Luta (Chuck Palahniuk)

Tópico em 'Literatura Estrangeira' iniciado por Anica, 28 Nov 2010.

  1. Anica

    Anica Usuário

    Qual a graça de ler Clube da Luta (de Chuck Palahniuk) depois de já ter assistido ao filme de 1999 com Brad Pitt e Edward Norton? Eu digo: toda graça do mundo. Sim, é óbvio que o enredo é basicamente o mesmo, mas há algo na experiência de leitura que torna Clube da Luta no papel algo diferente do que se vê nas telas. Aquelas frases que todo mundo tanto adora repetir estão lá, mas o livro permite um aprofundamento que o cinema infelizmente ainda não pode oferecer.

    O que falarei sobre isso se baseia em um spoiler, então se você ainda não assistiu ou leu Clube da Luta, faça um favor para você mesmo e vá atrás disso agora. MESMO. AGORA. Vale muito a pena. Ok, agora que quem não teve contato com o clube já saiu daqui, vamos aos comentários sobre a diferença principal entre um e outro.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  2. -Jorge-

    -Jorge- mississippi queen

    Quando estava para reassistir ao filme no começo do ano fiquei com vontade de procurar o livro e lê-lo, mas depois de reassistí-lo perdi a vontade. O enredo é muito infantil!... Ou adolescente... Mas talvez o livro valha pelas questões da linguagem e da personalidade.

    E a velha questão: qual o melhor, livro ou filme?
     
  3. Izze.

    Izze. What? o.O

    Ta aí duas coisas que preciso fazer: ler o livro e ver o filme inteiro. Apedrejam-me =B
     
  4. aces4r

    aces4r Usuário

    O filme está no meu top 2.
     
  5. Tuca.

    Tuca. Usuário

    Anica, você leu o livro traduzido? Eu curti o livro e tals, mas a tradução é meio ruinzinha, não? Tem horas que a gente consegue interpretar qual é a frase original em inglês e que ela poderia ser BEM melhor traduzida de outra forma.

    Foi minha impressão.

    Mas curti bastante, livro e filme. Se tivesse que escolher, talvez por causa da tradução, ficaria com o filme.
     
  6. Anica

    Anica Usuário

    não, eu li em inglês (no kindle :timido: ), só que nas resenhas do meia palavra eu coloco o título em português para facilitar para quem não lê em inglês. mas se vc sentiu isso de alguns trechos quase conseguir interpretar a frase original, então a tradução deve ser bem ruinzinha mesmo. aquela coisa, com sorte uma outra editora compra os direitos do livro e lança com tiragem maior e tradução melhor :sim:
     
  7. Tuca.

    Tuca. Usuário

    Logo vi que você não tinha lido em português. Mas como não tinha certeza, diminuí um pouco minha objeção à tradução. É meio que péssima, mesmo, não ruinzinha, apenas...

    Vamos torcer por uma editora como a Aleph (com sua tradução linda de morrer de Laranja Mecânica e edições bem cuidadas) ou até mesmo como a Rocco, que tem editado os outros livros do autor, para uma segunda edição (com capa melhor inclusive, não sou muito fã de capa ligada diretamente com filme).

     
  8. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    • LOL LOL x 3
  9. G. Asaph

    G. Asaph O Fenrir

    Eu vi o filme é mesmo o pessoal tendo me falado o maior spoiler o filme é sensasional,mto bom. Estou com o livro é é estou de ler e me disseram q o livro é ainda melhor...
     
    Última edição: 5 Abr 2018
  10. G.

    G. Ai, que preguiça!

    Eu tô tentando rever o filme faz um tempo, já tentei colocar umas três vezes e cada vez avanço mais um pouquinho. Acho chato. O que é chato pq eu lembro de ter gostado muito quando vi, bem adolescentezinho...
     
  11. Joe the Lion

    Joe the Lion Usuário

    Assisti de novo no ano passado e continuo sem entender a aclamação pelo filme. Em algumas paginas de cinema no facebook é quase crime falar mal de Clube da Luta. Acho o filme bom apenas. Sei lá, acho que o filme é tão aclamado pelo público (8,8 no imdb, 4.5 no Filmow), que as pessoas já assistem o filme querendo gostar. Como diria Rogerinho do Ingá, não é nenhum Transformers.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
    • LOL LOL x 1
  12. G. Asaph

    G. Asaph O Fenrir

    E engracado tbem pq no começo o filme foi um fracasso se n me engano e depois virou esse sucesso q eu acho merecido
    ...eu sou chato com filmes e amei esse ele é show e nao achei nada a ver ,falo com tranquilidade
     
  13. Morfindel Werwulf Rúnarmo

    Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

    Eu vi o filme antes de ler o livro, já não lembro muito bem porque gostei de cada um, mas gostei.
     
  14. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Esse é um caso que tanto o livro quanto o filme tiveram o mesmo impacto. Considero bom, mas nada assim excepcional.
     

Compartilhar