• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clássicos do Sobrenatural (Vários Autores)

Katrina

Usuário
attachment.php


Estamos sós. Uma poltrona confortável, um abajur à meia-luz - melhor ainda: luz de vela -, lá fora a noite - de preferência chuvosa. Eis o cenário perfeito para ler histórias do sobrenatural. Daquelas que nos fazem, involuntariamente, desviar da página os olhos e perscrutar os cantos da sala envoltos em sombras suspeitas, momentos dos quais geralmente nos recobramos, tomados de uma súbita vergonha de nossa sensibilidade exacerbada pela imaginação. Resquícios de medos ancestrais, reprimidos pela nossa vã filosofia: de tais frutos alimenta-se o prazer proporcionado pelas histórias do sobrenatural. Nascidas do romance gótico - que, a partir de meados do século XVIII, não cessou de ganhar adeptos e leitores fiéis -, elas proliferam há mais de duzentos anos, seja na forma mais tradicional, com fantasmas e seres fantásticos, seja na forma de histórias de detetives, ou ainda, mais recentemente, em narrativas que montam um cenário futuro ameaçador, do tipo Blade Runner. Seu sucesso entre os leitores de gosto menos sofisticado - e em boa parte já preparados por narrativas orais tradicionais - explica, aliás, sua presença já nos primeiros anos do entretenimento cinematográfico. Mas o gênero foi igualmente cultivado por escritores consagrados pela crítica literária, que exploraram suas possibilidades narrativas. Principalmente as que envolvem o jogo com a capacidade de convencimento do leitor, mediante recursos que sublinham a indefinição quanto ao narrado e criam uma "zona crepuscular" na qual tudo pode acontecer. Até mesmo o inverossímil. A era vitoriana é considerada a época de ouro das ghost stories. Os contos que compõem esta coletânea foram selecionados dentre os mais populares, incluídos alguns pouco conhecidos do público brasileiro, como Joseph Sheridan Le Fanu, M.R. James e W.W. Jacobs. Esperamos que nossas escolhas dêem tanto prazer ao leitor quanto o que nos proporcionou a tradução desses contos magníficos
Editora: Iluminuras
Ano: 2004

Me deparei com o livro por acaso e resolvi lê-lo despretensiosamente, não esperava muito do livro... mas, alguns dos contos me cativaram. Não por serem belos, luminosos ou alegres, mas justamente pela rica lugubridade e os finais não tão felizes para sempre. Também foi muito interessante ler contos sobrenaturais escritos por autores que tais como H. G. Wells (p. ex.) eu não imaginava que tivessem passeado por tal gênero, e também ler outros contos escritos por Dickens que sempre teve uma "quedinha" por fantasmas.

O livro é composto por 15 contos:
1. Assombrações (Edward Bulwer-Lytton)
2. O Quarto Vermelho (H. G. Wells)
3. No Fim da Passagem (Rudyard Kipling)
4. Decisão Correta (Henry James)
5. A Pato do Macaco (W. W. Jacobs)
6. Para Ser Lido Com Reservas (Charles Dickens)
7. Depois (Edith Wharton)
8. A Casa do Juiz (Bram Stoker)
9. O Sinaleiro (Charles Dickens)
10. O Livro de Recortes do Cônego Alberic (M. R. James)
11. O Ladrão de Corpos (Robert Louis Stevenson)
12. Eles (Rudyard Kipling)
13. O Capitão do Estrela Polar (Sir Arthur Conan Doyle)
14. Os Olhos (Edith Wharton)
15. Schalken, o Pintor (Joseph Sheridan Le Fanu)

Gostei particularmente dos contos 1, 2, 5, 8, 9, 12 e 15. Livro recomendado para aqueles que têm uma "quedinha" pelo sobrenatural, ainda que esse não fique explícito na maioria das vezes.

-----------------------------------------------------------------------
Backup dos comentários no tópico antigo (sem emoticons):

RE: Clássicos do Sobrenatural (Vários Autores) - kika_FIL - 15-11-2009 11:39 PM

Olha só.... pra quem busca dicas na minha lista do Skoob, vc me dá muitas dicas de encher a boca d'água...
-----------------------------------------------------------------------

RE: Clássicos do Sobrenatural (Vários Autores) - Katrina Galad - 15-11-2009 11:43 PM

É que com a sua marca de leituras no skoob não dá para passar batido, tenho que ficar sempre de olho, vai que eu descubro algo novo.
E já vi que vai pintar outro lá na lista de vou ler, hein? Fico contente que tenha gostado, o livro vale muito a pena, me diverti (meio morbidamente é verdade) lendo os contos.
-----------------------------------------------------------------------

RE: Clássicos do Sobrenatural (Vários Autores) - Clara V. - 15-11-2009 11:48 PM

Já li!
Queria ter pra mim pra reler sempre porque é muito bom!
"A Pata do Macaco" é um clássico que cuja trama foi exaustivamente copiada por outros autores e pelo cinema.
Mas o meu favorito é: "O Livro de Recortes do Cônego Alberic" que li na cama, antes de dormir e tive que para no meio porque comecei a ver coisas e ouvir barulhos estranhos...
sério!
Leio histórias de terror dos mais diversos gêneros e autores, mas esse conto foi o único que realmente me deixou com medo.
-----------------------------------------------------------------------

RE: Clássicos do Sobrenatural (Vários Autores) - Katrina Galad - 15-11-2009 11:52 PM

Tenho que falar que "Os Olhos" (Edith Wharton) no início me fizeram ter muito medo, o conto é tão sugestivo que não é difícil "visualizar" os olhos. Só não gostei muito do final, por isso não entrou na minha lista de favoritos...
-----------------------------------------------------------------------

RE: Clássicos do Sobrenatural (Vários Autores) - Guilhermina - 16-11-2009 12:04 AM

Deu vontade de ler.
-----------------------------------------------------------------------

RE: Clássicos do Sobrenatural (Vários Autores) - Rafaela - 16-11-2009 02:45 PM

Nossa que livro bom!!!! Eu quero!!!!
-----------------------------------------------------------------------

RE: Clássicos do Sobrenatural (Vários Autores) - Marcio Scheibler - 16-11-2009 03:36 PM

Boa coletânea...
-----------------------------------------------------------------------

RE: Clássicos do Sobrenatural (Vários Autores) - Anica - 22-11-2009 08:18 AM

Ótima coletânea mesmo, cheia de clássicos. Eu já perdi a conta do número de vezes que vi releituras de A Pata do Macaco por exemplo (é citado até em um livro da Agatha Christie, e em um episódio de Halloween dos Simpsons). E tem essa releitura em lego, hahah. bem legal:

-----------------------------------------------------------------------

RE: Clássicos do Sobrenatural (Vários Autores) - Katrina Galad - 22-11-2009 01:23 PM

Muito bem feita mesma, adorei!
-----------------------------------------------------------------------

RE: Clássicos do Sobrenatural (Vários Autores) - -Arnie- - 23-11-2009 10:49 AM

Que seleção! Desses só li o mais manjado mesmo, que é A Pata do Macaco, mas fiquei curioso para ler, principalmente por causa de Dickens escrevendo "terror"

A idéia principal de O Cemitério (Stephen King) foi tirada de A Pata do Macaco.
 
Última edição por um moderador:
Muito gratificante a leitura dessa coletânea.
Ressalto, dentre os contos, O Quarto Vermelho de H G Wells. Gostei da atmosfera claustrofóbica e sombria da narrativa e do clima desafiador da cética personagem, que aceita passar a noite em um quarto supostamente assombrado, disposta a provar sua teoria de que fantasmas não existem.
Os outros contos eu já havia lido em outras coletâneas, mas esse foi o que caracterizou essa para mim.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo