1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Clássicos da pintura holandesa

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Eru- o Ilúvatar, 27 Mar 2003.

  1. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Eu sou um admirador confesso da arte dos países baixos, de pintores que por séculos criaram novos conceitos, exploraram temas inovadores, e deram um toque único e especial ao desenvolvimento da pintura na Europa. Nomes como os de Rubens, Rembrandt, Frans Hals, Vermeer Van Delft, Jan Van Eyck, Pieter Bruegel e por aí vai, são certamente conhecidos por qualquer um minimamente entendido em pintura. Vermeer é meu favorito entre eles.

    Abri esse tópico porque não vi nenhum sobre esses gênios da pintura.
    E aí, quem mais gosta deles? :mrgreen:
     
  2. Thico

    Thico The Passenger

    Nao conheco muito o trabalho dos holandeses, esse aih conheco apenas o Rembrandt, eu curto o pouco que vi! :wink:
     
  3. tem uns do rubens sobre a paixão de cristo.. são bem escuros. com um jogo de ilumicação muito legal.
     
  4. Falar em pintores holandeses e não citar van gogh? :mrgreen:

    Eu conheço um pouco de Vah Gogh, visto que quando tava na holanda, visitei o museu dele em amsterdan, hehehe....mt manero, e veja que eu não gostava mt das obras dele....mas acabei vendo umas coisas mt legais, e apredendo outras.

    Ah, e desses que vc citou, conheço algumas coisas do Remenbrant.....belas obras tb, pena que não conheço mtas.
     
  5. Thico

    Thico The Passenger

    Nossa, eh verdade, nao posso deixar de comentar um dos meus pintores favoritos, seus trabalhos em aquarela sao lindo... maravilhosos... pena que ele so fez sucesso depois que morreu! :(
     
  6. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Foi mal esquecer Van Gogh, é que são muitos... sabia que corria o risco de deixar alguém passar em branco, mesmo em considerando que os vínculos dele são maiores com a escola francesa, visto que viveu boa parte de sua vida por lá... :mrgreen:
     
  7. Fox

    Fox Visitante

    Rambrandt está aualmente no meu modesto top 5 de pintores, pela emoção real palpável que ele passa emsuas obras.

    Um dos problemas do Classicismo, na minha opinião, é essa forma etérea de mostrar os sentimentos e sensações.

    Hum... eu não chamaria bem de problema. A proposta é essa e é bem executada. Só não me agarda. E Rembrandt não vai por essa linha, o que muito me agrada. Além do fato que ele pinta bem pra caramba. :mrgreen:

    PS: Eu acho que as obras dele pertencem ou são influenciadas pelo Classicismo. Quem puder sanar essa dúvida, eu agradeço e peço desculpas por cometer uma possível gafe.
     
  8. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário

    Bom, Rembrandt não é clássico, mas como é fiel a dita arte acadêmica, não apresenta uma ruptura significativa no aspecto visual em relação a pintura clássica renascentista tal como iria se deflagrar com o movimento moderno. Rembrand difere em relação ao período clássico da Renascença no tocante a disposição dos elementos no quadro (mais planos e menos claramente delineados), ao uso de luzes em contraste maior e com maiores incisões de diferentes focos de luz (no que aprendeu em muito com Rubens, seu mestre) e sobretudo em relação aos temas. Rembrandt também usava cores muito fortes e vivas no seu trabalho, vermelhos, pretos, terra de siena queimada, etc...

    Rembrandt é partidário dos retratos (muitos deles auto-retratos) e também de pinturas com temática de patologia médica. O classissismo explorava a temática religiosa e mitologia a exaustão, era um redescobrir do homem, da sua valorização e dos ideais da antiguidade clássica.

    Eu não sou especialista em Rembrandt mas acredito que pelo menos 10% do que falei aqui não é besteira. :mrgreen:
     
  9. Lembas

    Lembas Usuário

    Vc tá certo nas suas colocações sobre Rembrandt...
    tow postando da Holanda e fui ver o acervo de Rembrandt no Reijks museum em amsterdã.
    Os quadroes de Rembrandt são estremamente precisos, ricos em detalhes. Escuros, mas sempre com uma luz vindo de algum lugar e se insinuando, jogos lundos de luz e sombra. Vários retratos do cotidiano holandês de sua época (séc XVII se não me engano), autro -retratos....o quadro mais famoso dele é o NightWatch, que retrata uma milícia meio q em procissão. Uma curiosidade é que o quadro foi cortado nas beiradas por um de seus antigos donos...hehehe...que heresia.
    rubens pintou temas religiosos...vi uns quadros dele na Bélgica, numa catedral. Mas acho que os Rembrandts que eu vi eram mais ricos em detalhes (que mãos liiiindas!!!)

    quanto ao Van Gogh, meu predileto de todos os tempos...vou vê-lo amanhã...hehehhe
     
  10. Eru- o Ilúvatar

    Eru- o Ilúvatar Usuário


    Que inveja de você. :wink: Eu tive a oportunidade de ver mais alguns Rembrandts no Metropolitan e na Frick Collection de NY esse ano, estou reclamando não sei pq... :mrgreen:

    Rubens foi mestre de Rembrandt. Mas há distinções claras na abordagem de mestre e aprendiz.

    ps: Repare em como são gordas as mulheres desenhadas por Rubens (padrão de beleza curioso o da época, né? :mrgreen: )
     

Compartilhar