1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Clássicos Brasucas!

Tópico em 'Generalidades Literárias' iniciado por fcm, 17 Mar 2011.

1. fcm

fcm Visitante

Galera,
    .
    ando lendo muitos clássicos de autores estrangeiros e gostaria de sugestões de clássicos brasileiros imperdíveis!!!
    .
    detalhe que não vale Machado!!!
    .
    Obrigado!

• Gostei! Gostei! x 1
  2. Thriller Dude

Thriller Dude Usuário

Vidas Secas - Graciliano Ramos

3. fcm

fcm Visitante

obrigado Dude.. também já li o romance da famigerada Baleia!
    .
    Tava pensando em um Guimarães Rosa ou Erico Verissimo, alguém?

4. Anica

Anica Usuário

sim, Grande Sertão: Veredas do Rosa e o Tempo e o Vento do Verissimo.

5. Calib

Calib Visitante

"Avalovara", de Osman Lins.
    "Quarup", de Antonio Callado.
    "Os Varões Assinalados", de Tabajara Ruas.

6. Thriller Dude

Thriller Dude Usuário

Não sou muito fã de Guimarães Rosa. Já leu Rubem Fonseca?

7. fcm

fcm Visitante

Já li Agosto.. muito bom!

8. fcm

fcm Visitante

acabo de descobrir que na biblioteca da minha empresa tem Primeiras Estórias, acho que vou começar por aí.
    Quando na escola falavam que a leitura de Guimarães é dificil, vocês confirmam essa afirmação?

9. fcm

fcm Visitante

em relação ao O Tempo e o Vento achei na Saraiva, são 7 volumes e todos parecem ser bem grandes.. imagino quanto Tempo e Vento irei demorar nessa empreitada que já desisto! rsrs

10. Anica

Anica Usuário

uma pena, pq é uma das obras mais fodas da literatura nacional

11. Ashe

Ashe Usuário

Alguns do José de Alencar são interessantes também. Ou então Dias Gomes se prefere algo mais leve ^^

12. aces4r

aces4r Usuário

Angústia de Graciliano Ramos, perfeição.

13. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

O Quinze, Os Sertões, qualquer coisa de Gregório de Matos ou Tomás Antônio Gonzaga. Padre Antônio Vieira ou poesias de Olavo Bilac também são recomendadas.

14. Excluído044

Excluído044 Banned

Reforço O Tempo e o Vento, mas recomendo outro livro do Érico Veríssimo: Caminhos Cruzados. Vai por mim, ma-ra-vi-lho-so. Se eu gosto de literatura é graças ao Veríssimo.

Rubem Fonseca é ótimo também. Tanto os contos, quanto os romances. Além de Agosto, que é sensacional, indico O Caso Morel. Se vc não tiver estômago fraco, fcm, mergulhe de cabeça na obra dele.

15. Tataran

Tataran Usuário

É bem difícil, sim. :sim: E eu não começaria por Primeiras Estórias de jeito nenhum. Apesar dos contos serem bem curtos, são bastante "existenciais", se é que me entende. Acho que Sagarana é o melhor começo para o universo de Guimarães Rosa e Grande Sertão: Veredas é a obra máxima brasileira do Séc. XX.

A primeira parte do Tempo e o Vento, intitulada O Continente (só li até aí), é ótima.

Não é brasileiro, mas Eça de Queirós é bom demais também. Leia O Crime do Padre Amaro, o Primo Basílio e Alves & Cia. :sim:

16. Mavericco

Mavericco I am fire and air. Usuário Premium

Eita... Nem sabia desse O Tempo e o Vento O_O

Vou procurar... Parece ser coisa finíssima :sim:

17. Calib

Calib Visitante

Pô, Mavericco, você vive mesmo no Brasil? :rofl:

Ou talvez seja isso mesmo: nós vivemos no RS, e você no Brasil. (Hohoho. Separatismo só de brincadeirinha.)

18. aces4r

aces4r Usuário

Gosto muito, apesar de um título feio, de Quincas Borba, de Machado de Assis.

Ao vencedor, as batatas.

19. Artanis Léralondë

Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

O Pagador de Promessa do Dias Gomes, escrita simples, mas uma baita obra. Tapa na cara mesmo!

Memórias de um Sargento de Milícias de Manuel Antônio de Almeida, sempre está nas listas de vestibulares :think:

Eu gosto muito de Capitães da Areia do Jorge Amado :lily:

20. Calib

Calib Visitante

Mas o Sargento é beeem chatinho, hein ô. Literatura menor, sem dúvida.

Compartilhar