• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clarice Lispector

Os desenhos das capas são realmente muito bonitos, não tem como negar, mas acaba sendo um desperdício usá-los com essas edições e esse papel... Não dá para entender uma decisão editorial dessas.

Pode ser que eu tenha dado azar, mas todos os livros que abri a mais de 90º estalavam (fazendo um *crack* característico... =P) 180º, então, nem pensar...
 
o exemplar que voce viu era sem orelha?
pergunto por curiosidade, porque já vi em alguns lugares o livro desse tipo... os tres livros que tenho não fazem "crack", mas tbm eu nem chego a 90° nem perto, hehe...
mas como disse, os livros sem orelha que vi são muito prensados mesmo:think:...
 
Eu ganhei um de crônicas dela, achei formidável. Clarice é rainha, simplesmente não há palavras para descrevê-la.
 
Não cheguei a ler muitos livros dela, mas mesmo admirando-a como autora não consigo gostar de suas obras... não consigo me apegar ou sentir os personagens como gostaria. Eles permanecem como estranhos ao longo da obra e não me sinto cativada. Mas claro que para ter uma idéia melhor e mais profunda eu deveria ler mais livros, quem sabe algum personagem não me cativa...
 
No site da rocco da Clarice há um monte de coisas legais: tem uma parte que mostra cartas, manuscritos e artigos. muito legal! vale conferir!
 
Eu tô num momento muito Lispector atualmente. Eu só comecei a "entender" Clarice e suas epifanias depois de ler A Paixão segundo G.H., mas entender definitivamente é a palavra errada. Tudo que ela escreve é hermético, e além de impossível também não é desejável entender, só sentir. Gosto bastante dos contos, principalmente As Águas do Mundo. O diálogo interno, o fluxo de consciência, o intimismo me fazem amar Clarice.
 
Vi um entrevista, certa vez, acho que na TV Cultura, da Adélia Prado.

Ela dizia que viajava de avião com a Clarice Lispector quando houve uma grande turbulência. Adélia ficou desesperada. Quando começava a rezar, Clarice segurou em sua mão e disse, tranquila:

- Adélia, não se preocupe. Minha cartomante falou que não vou morrer em desastre de avião.

Achei muito engraçado. Não só a situação, mas o jeito que a Adélia contava.
 
Estava lendo uma matéria do Huffington Post escrita pelo co-editor de uma nova revista digital chamada Recommended Reading, que vai publicar um trecho de ficção por semana. A escolha dos livros será feita por um time de escritores e editores, e a seguir ele revela a lista dos autores que aparecerão no primeiro mês. Entre eles, CLARICE LISPECTOR! Até li de novo achando que tivesse entendido errado.


Recommended Reading will publish one piece of fiction a week, each curated by the best writers and editors working today. Our first month will include fiction by Ben Marcus, Marie Bertino, Jesmyn Ward, and Clarice Lispector, chosen by Electric Literature, Jim Shepard, A Public Space, and New Directions, respectively. The content is extraordinary, the sources verified, and, since it's free and digital, it's accessible and ideal for all readers, especially those short on funds, time, and space.

Fonte: Huffington Post
 
nunca li nada da Clarice, apenas estudei forçadamente nos tempos escolares o famigerado a Hora da Estrela!
.
Qual obra é recomendada pra iniciar a leitura de Clarice?
 
nunca li nada da Clarice, apenas estudei forçadamente nos tempos escolares o famigerado a Hora da Estrela!
.
Qual obra é recomendada pra iniciar a leitura de Clarice?

A Hora da Estrela :lol:

Mas se quiser, eu sempre recomendo Perto do Coração Selvagem
 
Em falar nisso, tá batendo uma vontadezinha de reler Perto do coração... já que eu não arrumo nenhum outro livro dela pra ler :D

Acho também que os contos dela são bons pra começar.
 
Obra completa de Clarice Lispector é reeditada em comemoração de centenário


uma-das-fotos-de-clarice-lispector-que-serao-usadas-nas-novas-edicoes-1574346604479_v2_450x600.jpg

Uma das fotos de Clarice Lispector que serão usadas nas novas edições Imagem: Divulgação

Marcando o centenário da escritora brasileira Clarice Lispector, que será comemorado em dezembro de 2020, a editora Rocco vai lançar, ainda este ano, novas edições de suas obras, que contarão com capas e conteúdo extra inéditos.

Os livros serão lançados a partir de novembro, iniciando com publicações da escritora datadas da década de 1940: Perto do Coração Selvagem (1943), O Lustre (1946) e A Cidade Sitiada (1949).

nova-capa-do-livro-perto-do-coracao-selvagem-1574346706910_v2_450x600.jpg

Imagem: Divulgação

Assinado pelo premiado designer Victor Burton, o novo projeto gráfico dos livros traz nas capas recortes de telas feitas por Clarice, que pintou 22 quadros ao longo de sua vida.

Na orelha dos títulos, o leitor encontrará a íntegra da tela retratada na capa, como a obra sem título que ilustra o seu romance de estreia, Perto do Coração Selvagem, e pertence ao acervo da escritora Nélida Piñon.

Na contracapa, a foto de Clarice corresponderá à década em que cada livro foi publicado originalmente. Para além das capas, os livros ganham renovação do conteúdo editorial com posfácios escritos por grandes especialistas da literatura de Clarice.

Os nomes incluem Nádia Battella Gotlib, Clarisse Fukelman, Benjamin Moser, Aparecida Maria Nunes, Ricardo Iannace, Marina Colasanti, Eucanaã Ferraz, Teresa Montero, Arnaldo Franco Junior e próprio filho da autora, Paulo Gurgel Valente, que escreverá sobre seu último livro, A Hora da Estrela.

O cineasta Luiz Fernando Carvalho, que está dirigindo nova adaptação da obra de Clarice (A Paixão Segundo G.H.), com estreia marcada para 2020, também assina um dos textos finais.
 
Eu tinha que ler Clarice. Tentei só o livro da barata kk mas foi muitos e muitos anos atrás.
Gostei mas provavelmente gostaria mais hoje.
É impressionante o que fazem dez, quinze anos na nossa percepção (só ver como o pessoal invariavelmente sente vergonha dos seus posts de 10 anos aqui hehe).

Aliás, eu preciso fazer um roteirão de literatura brasileira que percorra desde os primórdios até os de ontem e hoje.
Pensei em ir intercalando um clássico e um contemporâneo pra não fazer nada exageradamente metódico/cronológico.
Anyways, a Clarice entraria na lista dos obrigatórios de um modo ou outro.
Mas acho uma pena que alguns autores sejam superultrarrelançados enquanto muitos já estão no esquecimento....
 
Por acaso esses dias o sujeito do Better Than Food resenhou um livro da Clarice Lispector.
Pode ser interessante a quem entender inglês de ouvido, para ver como ela está sendo recebida lá no exterior. :)
 
fcm disse:
nunca li nada da Clarice, apenas estudei forçadamente nos tempos escolares o famigerado a Hora da Estrela!

Ô @fcm, como a mensagem é de 2012, e com a sua conta de visitante (hihihi), imagino que o senhor já tenha solucionado esse problema, né?


Eu tinha que ler Clarice. Tentei só o livro da barata kk mas foi muitos e muitos anos atrás.

E o senhor, Béla, já leu mais alguma coisa da Clarice?

Se vocês toparem, a gente pode fazer uma "edição especial" do Clube de Leitura para ler um livro dela, como a Bel, o Fcm, o Spartaco e eu fizemos/ estamos fazendo com "Jane Eyre".

Acho que seria legal juntar uma turma de gente para ler "Um sopro de vida", o último livro escrito por ela.
 
Nossa, li não.
Mas também... no último semestre quase não li foi nada mesmo. :P
Eu não me comprometo com prazos de clubes porque da última vez dei cano na galera; mas acho que vocês, pessoas mais organizadas e comprometidas, deveriam tentar. Eu entro se puder rs
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo