1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ciumes: frescura ou doença?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Sra. Pseudo, 26 Out 2002.

  1. Sra. Pseudo

    Sra. Pseudo I'm a blueberry pie.

    Poizé.
    Falando do ciume de namorado pra namorada e vice-versa e excluindo-se o ciume de irmão , mãe (q são mais irrelevantes e menos prejudiciais , por assim dizer)

    Há quem diga que Ciúme é criancice , infantilidade de quem n confia no outro , q é causado pelo sentimento de posse e egoísmo. Coisa de quem se sente dono da outra pessoa.

    Há quem diga q é uma doença. Sim uma doença. Algo q foge do controle da pessoa .É como chaga cancerosa q corrói a pessoa por dentro e se n tratado (lê-se analizado e controlado) pode ter consequencias serissimas. Ou seja , uns encaram como um destúrbio emocional e outros como infantilidade .

    Na verdade só um ciúmento é capaz de classificar tal sentimento. Por que só nós (sim, to nessa lista) sabemos o q se passa dentro da gente qd vemos o namorado conversando com outra menina ,por exemplo. Por mais q no fundo a gente saiba q n há com q se preocupar , a tal cena nos afeta de tal maneira q chega a ser insuportavel e pode ter consequencias desastrosas. Por vezes , é claro , é fruto da desconfiança e egoísmo , mas outras vezes é mais um "destúrbio emocional" (se é q n é exagerado chamar assim) algo q foge do controle.

    Porem sabemos q ciume excessivo ACABA com qualquer relacionamento. Ninguem gosta de ter seu carater questionado ... mas tambem é algo a ser analizado POR AMBOS pra q se possa identificar a raiz do problema e reverter a situação.

    Mas e vc? É ciumento? Como vc encara o ciume?? :wink:
     
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Eu sou ciumenta.
    Odeio sentir ciúmes!
    Sinto ciúmes de gente, de coisa... ATÉ DO MEU GATO (não gosto quando ele pula no colo de outras pessoas, humf!)!

    Acho que é por ser tão ciumenta que eu acho uma graça quando alguém sente ciúmes de mim, hihihi.....
     
  3. [F*U*S*A*|KåMµ§]

    [F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

    ciumes é a coisa mais normal....
    kem diz q naum tem é pq naum se importa com a pessoa em questão....

    agora....o q interessa é se vc sabe controlá-lo....naum deixá-lo afetar sua relação.....
    precisa haver confiança e respeito mutuos....sempre acreditar no q a(o) parceira(o) diz, proporcionalmente à confiança q vc tem dela(e)....
    se naum o tiver....
    q pena....
    tratamento ou para com o relacionamento....
    já q tudo em demasia prejudica....

    PS: um livro xamado "Audácia dessa Mulher" q eu to lendo pro colégio, tem um bom exemplo disso....a história d Fabricio com a jornalista.....é bom ler....é da Ana Maria Machado....
     
  4. natytaia

    natytaia Usuário

    assim, eu sou ciumenta, mas não ao ponto de ultrapassar o "ciúme saúdável", aquele ciúme que todo o mundo tem, lógico que nenhum ciúme é saudável, mas que todo o mundo tem.. a se tem!
     
  5. *Lily*

    *Lily* Usuário

    Hhhhhmmmmmm
    Eu vi que ia passar esse tema na "Meninas Veneno" da MTV... mas naum assisti...
    Bem, eu sou ciumenta, sim! Assim como qualquer mortal comum, tbm eh!
    Acho que qdo a gente gosta da pessoa, ama, ou simplesmente tem mta amizade, a gente acaba de uma forma ou de outra, tendo ciumes...
    Essa tbm eh uma forma de vc descobrir que gosta msm da pessoa, porque se nao gostasse, nao sentiria ciumes tanto por ela
    Hhhhhmmmmmm
    Eu vi que ia passar esse tema na "Meninas Veneno" da MTV... mas naum assisti...
    Bem, eu sou ciumenta, sim! Assim como qualquer mortal comum, tbm eh!
    Acho que qdo a gente gosta da pessoa, ama, ou simplesmente tem mta amizade, a gente acaba de uma forma ou de outra, tendo ciumes...
    Essa tbm eh uma forma de vc descobrir que gosta msm da pessoa, porque se nao gostasse, nao sentiria ciumes tanto por ela
     
  6. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Odeio ciumes.

    Sinto como se a pessoa não confia-se em mim.
     
  7. Beatris

    Beatris Chá-de-Panela

    Eu também tenho um pouco de ciúmes mas sei que que ele tem o direito de manter a individualidade dele como por exemplo ter tempo pros amigos dele, sair sozinho, assim como ele também respeita esse direito meu.
     
  8. Findëlaurëa

    Findëlaurëa Usuário

    Eu sou muuuuuito ciumenta... :? Não eh bom sentir-se assim... Mas... fazer oq neh...
     
  9. Tasslehoff

    Tasslehoff Usuário

    tbm tenho uma dose boa de ciumes. ehehe. e ele vem me trazendo alguns problemas atualmente... ;)

    mas enfim. um pouco de ciumes faz até bem, desde que você consiga superá-lo, e ele não te controle...
     
  10. Lord Ashram

    Lord Ashram Denny Crane

    Eu sou ciumento, mas meu ciúme é daquele tipo mais saudável, nada obssecivo (credo num lembro como que escreve esse troço.. auhuha).
    Não gosto do excesso de ciúmes, pois isso é prejudicial e egoísta por demais. Esse é o tipo de ciúmes que demonstra que vc não tem confiança na pessoa ou medo (acho que não é bem essa a palavra, mas foi a mais próxima que eu achei) de perdê-la.
    Ciúme é saudável quando não é em excesso.
     
  11. Deza

    Deza Blink

    Ciúme é normal, quando se gosta de alguém
    mas eu não invado a liberdade de namorados e amigos por causa dele
    tipo fico controlando os passos, não permito que saia com os amigos, vá se divertir ou fico grilada se ele olha pros lados
    O ciúmes só me pega quando vejo ele paquerando uma outra garota na minha frente
    ai sim eu fico fora de mim
    mas não de armar uma briga
    eu simplesmente saiu fora e não falo com ele e no outro dia se for muito grave termino tudo.
    Não consigo perdoar fácil
    ciúmes eu tenho, mas só quando me provocam.
     
  12. Fox

    Fox Visitante

    Ciúmes é algo natural. Mas se é obssesivo ou saudável, depende da pessoa e de sua personalidade.

    É uma pena se a pessoa chega ao ponto de ter de ficar se policiando o tempo todo com o ciúme, mas se assim for, que assim seja. A não ser que ela queira que a relação vá por água abaixo.

    Mas tambem há de se entender que há os casos em que o parceiro(a) não é digno de confiança. Por policiar demais o ciúme, a pessoa acaba não percebendo (ou ignorando) o fato da outra metade ser mesmo digna de tal ciúme.
     
  13. Eu considero o ciúme algo totalmente natural.

    Acho q é um resquício evolutivo que ainda cumpre seu papel, embora esteja bastante atenuado com a vida civilizada.

    Talvez este sentimento possa ser explicado, primordialmente, como sendo um instinto de defesa do macho para com sua parceira de procriação.
    Qnd a parceira ideal era escolhida, gastava-se muita energia com ela. Era seria a progenitora de seus descendentes e isso fazia com que o ser humano se preocupasse com sua saúde e segurança. O macho dispendia muito esforço na proteção e nos cuidados com a fêmea, e toda esta energia não poderia ser em vão.
    Já que um preço tão alto estava sendo pago, o macho tinha que garantir que as crias levariam a sua carga genética, pois esse é o segredo do sucesso do indivíduo na espécie. Para garantir que os filhotes seriam seus, o macho tinha que impedir a aproximação de outros machos, e essa era única forma dele garantir isso. Acho q daí, esse instinto evoluiu para o ciúme dos homens de hoje.

    O ciúme das mulheres pode ser explicado seguindo a mesma linha de raciocínio. As chances de sobrevivência das crias das mulheres antigas seriam muito maiores se o seu macho se preocupasse apenas com elas em tempo integral. Se o macho tivesse que cuidar de muitas crias, as chances da sua cria, especificamente, sobreviver diminuiriam bastante. Portanto, ela tb precisava afastar as outras fêmeas para garantir a continuidade de seus genes. E daí, evoluiu para o ciúme das mulheres do mundo moderno.

    Não tô falando que isso é uma verdade, mas acredito nessa hipótese! :wink:
     
  14. Fox

    Fox Visitante

    Teoria interessante, mas tambem pode funcionar na direção oposta, falando da questão da "vida civilizada". Essa vida, com suas restrições e convenções, pode tanto atenuar como agravar certos aspectos do psicológico.

    Porque ciume doentio pode vir de vários fatores, sendo um deles a falta de afeto na infância ou adolescência. (Na infância o dano é bem mais grave)

    E esse tipo de carência é comum à vida "civilizada" de hoje em dia, como de outros séculos atrás.
     
  15. Sineta Fossador

    Sineta Fossador Usuário

    Eu sou ciumenta. É normal. Eu tenho ciúmes do meu amigo. Quando alguma menina vem falar com ele, eu já fico mordida... Quando eu fico sabendo que ele ficou com alguma menina, eu fico mordida de volta... Mas é porque eu quero o bem dele, entende? Ciúme exagerado é chato demais, por isso que eu me controlo! :mrgreen:
     
  16. Sra. Pseudo

    Sra. Pseudo I'm a blueberry pie.

    A teoria do Turin Turambar e seu complemento (a do Fox) são ambas muito interessantes , complementares e convincentes.
    Receio que eu me encaixe nesse conceito ... :roll:

    E aí? Quem é que vai me dar colinhu ....???? :grinlove:

    hehe zueira ...
     
  17. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Eu não era uma criança carente...

    Eu sou ciumenta pq encaro tudo como "posse", esse é meu problema. Porque além de possessiva, significa que sou egoísta :osigh:
     
  18. Ka Bral o Negro

    Ka Bral o Negro Tchokwe Pós-Moderno

    Se a mina está comigo, é pq ela gosta de mim

    Portanto, qual o problema de falar com outros meninos e tals?

    Se ela me trai, é pq ela nào gostava tanto de mim quanto dizia gostar e tb pq não era digna de minha pessoa

    Então nesse caso, TCHAU! :evil:

    Agora, se chega um vagabundo qualquer metendo a mào na minha mina sem que ela permita, é lógico que esse mané vai tomá um piau pra aprender a respeitar as mulheres

    Mulher nào é mercadoria

    Portanto, não é certo eu dizer que "tal mina é minha"

    Então aí entra o meu ciúme

    Proteger o que é "meu"...

    ...que extamente "meu" não é...

    ...vc compreenderam 8)
     
  19. mAlkAviAn

    mAlkAviAn Usuário

    faço das suas as minhas palavras =)
     
  20. Lukaz Drakon

    Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

    Concordo plenamente. 8)
     

Compartilhar