1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cityscape - D&D urbano

Tópico em 'D&D e d20' iniciado por Barlach, 3 Jul 2007.

1. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

Alguém leu esse livro??

Eu achei muito bom. Dos últimos livros lançados pela Wizards, eu diria que é o melhor. Ao contrário de vários desses Complete Alguma coisa, esse não é só uma lista de classes de prestígio e feats. Ele realmente tenta criar um clima diferente de jogo.

Ao invés de dungeon crawling puro, o jogo fica completamente voltado pra história. O bom é que o livro não tenta adaptar o estilo clássico de D&D pras cidades, simplesmente colocando dungeons nos esgotos e coisa do tipo. Ele trata de como tornar a cidade um lugar vivo, dando dicas sobre os vários tipos que você vai encontrar, cada um com um traço pra individualizar. Claro que não vão surgir milhares de personagens tri-dimensionais na história, e nem é esse o produto, mas pelo menos deixa de ser o clássico taverneiro rabugento.

Pro pessoal que joga D&D, esse livro com certeza eleva o nível das histórias.

2. Samara

Samara Usuário

Ah um livro sem milhares de classes de prestigio e talentos pra descer o cacete?? ..To fora.:roll:

3. Elminster

Elminster Usuário

Eu posso até usá-lo para enriquecer certas cidades de FR que não constam nos livros lançados, sendo que é essencial para mim já que adoro usar cidades exóticas e longíquas.

4. Skywalker

Skywalker Great Old One

O Cityscape é bem interessante, mas perto do Ptolus, enquanto sourcebook pra fantasia urbana, fica beeeeeeem aquém.

5. Armitage

Armitage Usuário

Mas afinal, esse Cityscape é um cenário auto-contido de fantasia urbana (como Ptolus), ou um suplemento de criação de temáticas e ambientes urbanos?

6. Elminster

Elminster Usuário

Eu estou achando que é de criação de cidades. :think:

7. Fëanor

Fëanor Fnord Usuário Premium

Segunda opção:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

E esse Cityscape parece ser bem interessante mesmo. Quando eu mestro, gosto de enriquecer cenários urbanos e esse suplemento será útil.

8. Elminster

Elminster Usuário

Obrigado Fëanor, é realmente uma aquisição obrigatória. Tenho que conseguir uma! :joy:

9. Armitage

Armitage Usuário

Interessante. :yep:

O quão portável ele é? Será que me ajudaria a criar cidades de fantasia para jogos e sistemas que não D&D?

10. Taverneiro

Taverneiro Old school

Ironicamente, no Brasil tivemos algo muito parecido faz um tempão. Alguém lembra de Blacksand! O livro era o segundo volume da versão "avançada" do Aventuras Fantásticas. Como não havia quase nenhuma regra, o livro se dedica quase que interamente a passar um clima urbano para jogos de fantasia medieval e isso foi feito de maneira competente.

Depois de ler sobre Cityscape, passei os olhos no livro Blacksand! ontem a noite e gostei do que (re)vi. Ele tem um "gerador aleatório" de cidades (para mestres preguiçosos) e uma aventura que procura passar um clima obscuro da cidade de Blacksand, além de infinitas dicas para aventuras urbanas. Realmente me surpreendeu, o clima urbano pessimista remete a algo quase "cyberpunk", no sentido urbano do gênero.

Quem achar, eu recomendo. Descrição para população, criação de distritos, vilas, formas de governo, impostos, classe social, guildas e tudo mais.

Última edição: 4 Jul 2007
  11. Armitage

Armitage Usuário

Mas esse é outro livro de Port Blacksand? Não é a Cidade dos Ladrões? :think:

12. Taverneiro

Taverneiro Old school

"Cidade dos Ladrões" é um livro-jogo, uma aventura solo, portanto não chega a ser RPG. "Blacksand" é o segundo volume precedido pelo Dungeoneer. Essa linha é bem maior que os tradicionais livros jogos ou RPG Aventuras Fantásticas.

Veja essa figura para saber de qual livro se trata:

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

13. Skywalker

Skywalker Great Old One

Eu tenho esses quatro livrinhos aí. :cool:

O Ptolus não é só um cenário. Na verdade o cenário em si ocupa mais ou menos 1/3 do livro. O resto é basicamente dicas e regras pra se mestrar jogos de fantasia urbana.

14. Taverneiro

Taverneiro Old school

cenas urbanas é sempre diversão garantida: nessas horas o alcoolismo do anão transparece, o pavio curto do guerreiro burro gera encrenca com a guarda local e normalmente o halfling (como todo bom halfling) é ignorado até por prostitutas meio-orcs. Isso sem contar as tramas com guildas e cultos secretos, as possibilidades são sempre interessantes.

trazendo algo um pouco mais sério, lembro-me de uma clássica aventura que mestrei já faz um bom tempo, onde os PJs tinham que investigar uma série de crimes em uma cidade cheia de neblina, no melhor estilo londres, um "remake" medieval de Jack, o Estripador. Sem combates, só inestigação, pra quebrar um pouco a sequencia de dungeon crawl da época.

O engraçado é que todos já apontaram o dedo pro orc que vivia nas sarjetas da cidade e ele foi enforcado em praça publica (o próprio anão do grupo fez questão de chutar o banquinho). MAS, as mortes continuaram e a fama dos investigadores preconceituosos ainda permanece toda vez que eles tentam passar por lá.

15. Elminster

Elminster Usuário

Não há lugar melhor em FR para se fazer uma trama desse tipo do que no distrito de docas de Waterdeep. :cool:

16. Taverneiro

Taverneiro Old school

Waterdeep é legal, embora jpá tenha deixado claro minha "queda" por Blacksand de Titan. Mas Waterdeep tem mais nome e notoriedade, i.e. clássico. Tudo bem que meu guerreiro/ladrão foi proibido de adentrar em Waterdeep uns anos atrás, mas isso é outra história...

17. Barlach

Barlach Verde. E arqueiro

Eu diria que 70% dele é adaptável pra outros jogos. Ainda vai ser um cenário de fantasia, com elfos e anões morando nas mesmas cidades que humanos e um certo nível de magia.

Mas a maior parte do livro descreve locais na cidade, como fazer os encontros, organizações e coisas do tipo.

Ele até discute os diferentes tipos de governos que uma cidade pode ter, democrática, ditatorial, teocrática etc. Muito interessante.

18. Elda King

Elda King Senhor do passado e do futuro

O foda de jogar em cidades é o anti-roleplay de alguns jogadores que estão acostumados a só jogar em masmorras... Terça-feira o Bárbaro do meu grupo (um bárbaro ELFO) matou uma criança com um soco nas costas, sem nenhum motivo, e teve de ser morto pela guarda da cidade.

19. Armitage

Armitage Usuário

Conseguí por os olhos em Cityscape. Bem interessante mesmo, pode ser útil em campanhas urbanas para vários jogos de fantasia, independente de sistemas.

Valeu a dica Barlach. :yep:

Última edição: 9 Jul 2007
  20. Lukaz Drakon

Lukaz Drakon Souls. I Eets Them.

Vou atrás. Me faltam idéias para as cidades onde mestro. :|

Compartilhar