• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Citações favoritas

Anica

Usuário
Trecho de poesia, romance, conto, novela... vale tudo. Cite (e por favor, não esqueça de fazer as devidas referências). E quem colocar aquele "Um dia você aprende" é feio e tem chulé. :lendo:
 
ADORO CITAÇÕES!!!

"Há ausências que representam um verdadeiro triunfo" (Cortazar, Julio. "O Jogo da Amarelinha")

"Saudade é ser, depois ter" (ROSA, João Guimarães. "Ave, Palavra")

"(...) e entregando-me com confiança de pertencer ao desconhecido" (LISPECTOR, Clarice. "A Paixão Segundo G.H.")

""Viver... o senhor já sabe: viver é etcetera..." (ROSA, João Guimarães. "Grande Sertão: Veredas")

Essas são as que eu lembro de cor :)
 
" A gente pensa que vive por gosto, mas vive por obrigação "

Riobaldo, Grande Sertão Veredas - Guimaraes Rosa, o grande
 
Eu amo citações! :grinlove:

"Entre mortos e feridos, se não se salvaram todos, salvei-me eu, e é o que conta." (Cony, em um ótimo artigo de ano novo para a Folha)

"Ela era subterrânea e nunca tinha tido floração. Minto: ela era capim. (...) Tornara-se apenas vivente em sua forma primária. (...) Era apenas fina matéria orgânica. Existia. Só isto. " (Clarice Lispector, falando de Macabéa em A Hora da Estrela)

"Viver é um luxo. Pronto, passou." (Clarice Lispector, falando de Macabéa em A Hora da Estrela)

"Quando descobri que o máximo que podiam fazer era prender meu corpo, percebi a extensão da minha liberdade." (Henry David Thoreau)

"Liberdade é uma palavra que o sonho humana alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda." (Cecília Meireles. no Romanceiro da Inconfidência)

"Quando eu disse ao caroço de laranja que dentro dele dormia um laranjal inteirinho, ele me olhou estupidamente incrédulo". (Hermógenes)

"Covardia é todo mal que fazem contra você. Justiça é a covardia que você fez com os outros." (Malvados)

"A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram." (Adam Smith)

"I rarely end up where I was intending to go, but often I end up somewhere that I needed to be." (Douglas Adams)

"Se sentes a solidão quando estás a sós, estás em má companhia." (Sartre)


Ok, chega. Eu não conseguiria postar todas as que gosto. :lol:
 
Oscar Wilde é meu favorito nesse campo. Tirei algumas de O Retrato de Dorian Gray para colocar aqui:

“Ser natural é apenas uma pose, e a mais irritante que eu conheço.”

“Você gosta de todo mundo, portanto, é indiferente a todos.”

“Talvez não consigamos suportar outras pessoas que tenham os mesmos defeitos que nós.” -

“O provável é que, quanto mais insincero um homem for, mais puramente intelectual sua idéia será e não estará influenciada pela sua vontade, seus desejos ou preconceitos.”

“Gosto das pessoas mais do que de princípios e aprecio mais as pessoas sem princípios do que qualquer outra coisa no mundo.”

“O objetivo da vida é o autodesenvolvimento. Cumprir a própria natureza perfeitamente – essa é a razão por que estamos aqui.”

“As pessoas têm medo de si mesmas hoje em dia. Esqueceram-se de seu principal dever. Claro que são caridosas: alimentam os famintos, vestem os mendigos. Mas suas próprias almas morrem de fome e estão nuas.”
 
Eu tenho milhaaaaaares, adoro citações!
Mas como estou com preguiça de procurar nos meus livros e além de tudo tem trabalho pra fazer, vou deixar aqui só uma das minhas definitivamente preferidas:

"Não há nada a lamentar sobre a morte, assim como não há nada a lamentar
sobre o crescimento de uma flor. O terrível não é a morte, mas a vida
que as pessoas levam ou não levam até sua morte."

Charles Bukowski, in "O Capitão Saiu Para o Almoço e os Marinheiros Tomaram
Conta do Navio" (tradução de Bettina Gertum Becker).
 
"Entendo que é possível olhar nos olhos de alguém e de súbito saber que a vida será impossível sem eles. Saber que a voz da pessoa pode fazer seu coração falhar, e que a companhia dessa pessoa é tudo que sua felicidade pode desejar, e que a ausência dela deixará sua alma solitária, desolada e perdida." Bernard Cornwell em O Rei do Inverno


Eu gosto tanto dessa que ela foi colocada no meu convite de casamento. :grinlove:
 
"- Não há passaros este ano nos ninhos do ano passado.
- É uma linda frase, monsenhor, mas o que significa exatamente?
- Eu próprio jamais compreendi muito bem, mas acho que a beleza é suficiente."


E

"- Mesmo assim, acredita em todas as bobagens. Deus, a Santíssima Trindade, a Imaculada Conceição...
- Eu quero acreditar. E quero que os outros também acreditem.
- Por quê?
- Quero que sejam felizes.
- Pois então que bebam um pouco de vodca para consegui-lo. É melhor que o faz-de-conta"


Os dois são do Monsenhor Quixote, de Graham Greene (tradução de A. B. Pinheiro de Lemos). Livro muito bom, que eu comprei totalmente a toa... mas está cheio de dialogos incriveis ^^
 
Eu li essa em Uma longa queda do Nick Hornby e gostei:

"Difícil é tentar se reconstruir, peça por peça, sem manual de instruções e sem a menor idéia de onde devem ser colocadas as peças importantes."
 
Particularmente, gosto de trechos da obra do Guimarães Rosa e da Clarice Lispector. São fragmentos que expressam toda uma vida, todo um universo. Sensacional.

"O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza." ; "Nonada. O diabo não há! É o que digo, se for... Existe é homem humano. Travessia. <insira um símbolo de infinito aqui>" (Grande Sertão: Veredas - Guimarães Rosa).

"Certa hora da tarde era mais perigosa. Certa hora da tarde as árvores que plantara riam dela." ; ". Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado." (Do conto Amor de Clarice de Lispector).
 
São tantos!

Vou colocar dois aqui que são nacionais e que gosto muito:

"Ao vencedor, as batatas" (Machado de Assis, Quincas Borba)

"Errastes no exagero, porque exagerar é mentir!" (Joaquim Manuel de Macedo, A Luneta Mágica)
 
Rogério disse:
"Ao vencedor, as batatas" (Machado de Assis, Quincas Borba)

Nossa, muito bom! Adoro essa, assim como adoro alguns do Machado.
Tem também o ótimo "por que bonita, se coxa? Por que coxa, se bonita?", do Memórias Póstumas...

E outro trecho do Quincas Borba que eu adoro:
"Tédio por dentro e por fora. Nada em que espraiasse a vista e descansasse a alma. Sofia meteu a alma em um caixão de cedro, encerrou o de cedro no caixão de chumbo do dia, e deixou-se estar sinceramente defunta."
 
"Não venha depois de ter destruído meu castelo, construir uma choupana e com a sua complacência querer colocá-la em seu lugar." fala de Heathcliff- O morro dos ventos uivantes.
 
Eu gosto muito dessas duas:

"Aprender pouco é algo perigoso" Aldous Huxley
"poesia não se faz de idéias, se faz de palavras" Mallarmé

Eu não sei se eu sou o único que faz isso, mas tenho um caderno só de citações que eu acho interessantes nos livros.
 
Woody Allen

"A realidade é chata, mas ainda é o único lugar onde se pode comer um bom bife".
"A vocação de um político de carreira é fazer de cada solução um problema".
"Às vezes me perguntam por que trabalho tanto. É porque, quando ficar velho, quero pôr meus pais num asilo".
"Certa vez tomei a atitude política mais firme da minha vida: passei 24 horas sem comer uvas".
"Certo dia, atrasei-me ao voltar da escola e meus pais pensaram que eu havia sido seqüestrado. E aí entraram imediatamente em ação: alugaram meu quarto".
"Como posso acreditar em Deus se, na semana passada, prendi a língua no rolo de minha máquina de escrever?"
"Discordo de Freud. Não acho que a inveja do pênis seja exclusiva das mulheres".
"Deus não existe e, se existe, não é muito confiável".
"É agradável, de tempos em tempos, tentar imaginar o que teria sido a existência se Deus tivesse conseguido um orçamento e roteirista melhores".
"E se tudo for uma ilusão e nada existir? Nesse caso, não há dúvida de que paguei demais por aquele carpete novo".
 
Estou relendo o Corcunda de Notre-Dame, e uma muito boa desse livro, que ainda não tinha colocado aqui é:

"- Isto Matará Aquilo"

Essa frase rende até um capítulo inteiro para explicá-la...
 
Nossaaaaaaaa citações é comigo mesmo...eu amo frases de filmes, novelas...e tudo mais:

"Você quer ver eu trabalhar como costureira? É o que você quer? Ver nossos pertences leiloados?...ver nossas memórias levadas pelo vento! (um tapinha na boca)" - TITANIC, dita pela MÃE DE ROSE

"Devemos nos unir a ele Gandalf, devemos nos unir a Sauron!" - O SDA, dito por SARUMAN

"Muitos que morrem merecem viver, e muitos que vivem merecem morrer, consegue resolver essa questão senhor Frodo?!" dito por GANDALF

"Quem está lá em cima não está morrendo, está morto!" filme LIMITE VERTICAL

"E eu pago as contas dele, pago remédio, pago comida, essa foi a única maneira que eu encontrei, de dar amor, se não pelo menos um pouco de interesse...se dependesse do seu amor, o Francisco morreria de fome!" dito por MARTA, em página da vida

ixeeeeeeeeee eu poderia ficar aqui horas escrevendo
eu guardo tudo...principalmente as frases de brigas e barracos

HUhauhuha..!!!
 
"E sem dar tempo ao pânico, libertou-se da materia turva que o impedia de viver. Confessou que não passava um instantre sem pensar nela, que tudo que bebia e comia tinha o gosto
dela, que a vida era ela a toda hora e que por parte, como só Deus tinha o direito e o poder de ser, e que o gozo supremo do seu coração seria morrer com ela..."

Já falei que o Gabo é foda?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo