1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Citação de SdA na monografia - opinem ae!!!

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Aragorn7886, 10 Mar 2009.

  1. Aragorn7886

    Aragorn7886 Guardião

    E ae caros fãs de Tolkien!!!

    Preciso de uma opinião.... minha monografia fala sobre o conselho de segurança da ONU e pensei em citar o SdA pq pensei em falar sobre a influencia do consellho nas decisões que toma...então veio à cabeça: Porque não falar do conselho de Elrond e a comitiva do anel, ja que assim como o conselho de segurança da ONU, tem um representante de varios paises, e no caso do SdA, de varias raças tbm...
    E tbm pensei no conselho dos Ents, antes de tomarem Isengard!!!

    Queria contar com a opinião de todos, se acham legal e se posso citar algum outro conselho, visto que só li o hobbit e o SdA e ainda nao li o Silmarillion!!!

    Vlwwwwwwwwww:obiggraz::obiggraz::obiggraz::obiggraz:
     
  2. TorUgo

    TorUgo a.k.a. Tortoruguito...

    Podes falar do Conselho Branco.

    Não existem muitas informações sobre o Conselho Branco, mas sabe-se que Elrond, Círdan, Celeborn, Galadriel, Saruman e Gandalf faziam parte. Acho que estes participavam de certeza. Outros elfos também estariam presentes, como Erestor e Glorfindel.

    Este conselho foi responsável, por exemplo, pela expulsão do Necromante de Dol Guldur... :)

    ;D
     
  3. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Rapaz, sinceramente, ONU e SDA não tem nada a ver, apesar do conselho, sugiro outra coisa, se fosse uma Monografia do curso de letras ou história, sei-lá, talvez encaxasse, mas ONU e SDA não rola.
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  4. Samuel Lima

    Samuel Lima Usuário

    Creio que não há problema em citar algo relacionado a obra de Tolkien desde que seja de forma moderada e explicativa, na escrita, principalmente na Língua Portuguesa o sentido hoje é o que vale mais.Acho que o Conselho de Elrond é um ótimo exemplo Aragorn7886, mais vá com cuidado e pense para que o texto está sendo redigido, ele é sobre a ONU não sobre SDA ou Tolkien, valeu??!!! Espero ter ajudado, abração a todos.^^
     
  5. Aragorn7886

    Aragorn7886 Guardião

    Vlw galera!!!!

    a opinião foi de grande ajuda!!!!

    Só gostaria de comentar a opinião do Lyvio, se me permite!!!

    Eu concordo que realmente SdA nao tem nada a ver com a ONU, mas minha monografia se restringe unica e exclusivamente ao conselho de segurança, e creio que dá para citar, claro que tecnicamente, as obras de Tolkien. Também como se trata do CS, da pra citar delimitadamente os conselhos que utilizaram membros de outros paises (assim como no CS da Onu) e outras raças como Elfos, Humanos, Magos, ou seja, varios representantes de varios locais se reuniram para a solução de um problema que destruiria toda a terra média ou o mundo. Portanto da pra trabalhar alguma semelhança,ja que é exatamente essa a função do Conselho de Segurança, nao concorda?
    Minha outra grande sorte é que minha orientadora teve a oportunidade de fazer alguns cursos em Oxford, e logicamente, teve um amplo acesso direto com as obras do Professor Tolkien. Mas valew kra, espero poder trocar mais ideias contigo!!!!

    Bom, se possivel espero receber mais comentarios!!!

    Vlw galera!!!
     
  6. Lyvio

    Lyvio Usuário

    Continuo achando que não cola...assim, fica meio esquisito, sei lá, eu não citaria, mas se você quiser e souber utiliza-la bem de modo que se encaixe no conteúdo de sua monografia talvez dê certo. Mas eu sinceramente acho melhor que não.
     
  7. Excluído032

    Excluído032 Excluído a pedido

    eu não citaria de jeito nenhum,como disse o Lyvio,ONU e SDA não rola, acho que tu podeiras colocar outras coisas q demostram a influencia de um conselho.Boa sorte cara na monografia
     
  8. Tuor

    Tuor Usuário

    Bem, há semelhanças e isso é notável, mas acho que numa monografia que trate de ONU, não seria uma boa. Principalmente porque o Conselho de Elrond tem como intenção a missão de encontrar um fim para o Um, tendo como conclusão a opção por destruição dele, ou seja, um Conselho que nem sabia direito o que fazer; e o Conselho de Segurança está ligado a intervenções militares. Pode até ter alguma coisa a ver com o Conselho Branco, mas para apenas citá-lo, você teria que pesquisar outros conselhos em outras obras de outros autores, senão sua pesquisa seria muito limitada. Enfim, de qualquer forma, eu, por exemplo, não faria nada disso. Mas é bom que você procure sua orientadora e converse com ela à respeito.
     
  9. Éomer

    Éomer Well-Known Member

    Eu não entendi muito bem. Tu quer usar uma epígrafe com o texto do SDA ou pretende citar o livro dentro de algum capítulo do texto? Se for a primeira hipotese até cola, se não eu acho que não tem como encaixar.
     
  10. Ettelen

    Ettelen eu sou mesmo um

    Bem, me desculpe, mas eu concordo com o Lyvio.

    Não vá misturar alhos e bugalhos. Eu sei sobre o Conselho de Elrond, como ele atuou e blablabla, mas, pensando em termos técnicos de monografia, você não acha que vai fugir totalmente do assunto?

    Tipo, se você está falando de um conselho real e altamente importante para a sociedade moderna, não vai arriscar receber várias críticas por incluir um comentário sobre um conselho fictício? E se os examinadores da sua banca não conhecerem Tolkien, vão ficar se perguntando o que magos, elfos e dragões têm a ver com a sua tese.

    Você tem um capítulo específico, separado, para falar de outros conselhos ao redor do mundo? Aí, pode até ser. Mas, mesmo assim, acho bem arriscado. E outra: você teria que explicar muito mais do que simplesmente o Conselho. Ia ter que dar todo um contexto histórico para a coisa, e aí sim ia sair totalmente da proposta.

    Bom, estou tentando ajudar. Eu também estou fazendo a minha monografia, mas ainda bem que ela é inteiramente sobre o Senhor dos Anéis!! :D
     

Compartilhar