• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cisne Negro (Black Swan, 2010)

Qual sua nota para o filme?


  • Total de votantes
    30

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
MV5BNzY2NzI4OTE5MF5BMl5BanBnXkFtZTcwMjMyNDY4Mw@@._V1._SX214_CR0,0,214,314_.jpg

IMDb | Wikipedia | Rotten Tomatoes

Sinopse:
Black Swan (Cisne Negro em português), é um filme de suspense / drama psicológico estadunidense dirigido por Darren Aronofsky e estrelado por Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hershey e Winona Ryder.
Nina Sayers (Natalie Portman) é bailarina de uma companhia novaiorquina de ballet. Sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica (Barbara Hershey), bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy (Vincent Cassel), decide substituir a bailarina principal, Beth MacIntyre (Winona Ryder), na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily (Mila Kunis), que deixa Thomas impressionado.
O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade. Nina se encaixa perfeitamente no papel do Cisne Branco, porém Lily é a própria personificação do Cisne Negro. As duas desenvolvem uma amizade conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, mexendo com seu psicológico.

Trailer:



---------------------------------------------------------------------------------------


Até agora meu filme favorito do ano.
E não só pela Natalie Portman dançando, se tocando, beijando a Mila, etc. Apesar que isso já seria suficiente. :g:
Achei que misturou bem a graciosidade das atrizes principais com cenas tensas de paranóia total.
 
Última edição por um moderador:
eu achei lindo, mas meio que me arrependi de ver em casa. é filme para ver na telona, muito lindo visualmente (sem contar a trilha poderosa que acompanha muito bem as personagens).
 
Atuação sensacional da Natalie Portman. Como a Joy disse, o filme é visualmente lindo. O contraste branco-preto é bem explorado, acompanhando o desenvolvimento da personagem principal.

Aliás, a exploração e desenvolvimento da mente da Nina é o tchum do filme.

Tudo isso coroado com um final perfeito.
Aliás,

na hora em que a Nina "mata" a Lily, eu já desconfiei do que tinha acontecido na real, dadas as visões que ela estava tendo. E essa foi uma parte que achei um pouco forçada: a capacidade dela dançar daquela forma mesmo com o ferimento, aliado ao fato de absolutamente ninguém ter percebido.
Mas tudo bem, é passável, e não tira o mérito do desfecho

Ah sim, outra coisa:

Natalie Portman + Mila Kunis na cama = :babar:
 
na hora em que a Nina "mata" a Lily, eu já desconfiei do que tinha acontecido na real, dadas as visões que ela estava tendo. E essa foi uma parte que achei um pouco forçada: a capacidade dela dançar daquela forma mesmo com o ferimento, aliado ao fato de absolutamente ninguém ter percebido.
Mas tudo bem, é passável, e não tira o mérito do desfecho

o que eu acho legal é que a narrativa dá espaço para a interpretação
de que ela não se matou tb, que aquilo tb foi piração.

é o tipo de coisa que explicaria isso que vc apontou, btw.
 
o que eu acho legal é que a narrativa dá espaço para a interpretação
de que ela não se matou tb, que aquilo tb foi piração.

é o tipo de coisa que explicaria isso que vc apontou, btw.

Hmmm, é mesmo.

se matou ou se feriu né. Pq mesmo no caso dela realmente ter se ferido, talvez ela não tenha morrido, apesar de nesse caso haver uma discordância em relação ao final da obra, o suicídio do cisne branco.

Enfim, é uma interpretação bem plausível. :yep:
 
o que eu acho legal é que a narrativa dá espaço para a interpretação
de que ela não se matou tb, que aquilo tb foi piração.

é o tipo de coisa que explicaria isso que vc apontou, btw.
Não sei se concordo, não...
Acho que durante todo o filme a gente percebe a parte "negra" tentando tomar liberdade, tentando se mostrar. Por isso mesmo ela começa a ver a Lilly em todos os momentos em que ela se libera um pouquinho, pq o Thomas no início diz que ela seria o exemplo perfeito do Cisne Negro.

No final, durante a discussão com a Lilly, ela se mata, sim. Pelo menos ao meu ver. Ela consegue dançar pq aquilo é o objetivo da vida dela. Ela se fere enquanto está usando o vestido branco, entra na personagem negra e coloca a roupa, assim sendo, ninguém vê o machucado.

É como se ela desse espaço à sua segunda personalidade.

A partir do momento que a fantasia se quebra, quando ela vê a Lilly e tem que confrontar a realidade, percebe que matou a si mesma, mas encara e vai para o palco, afinal de contas, durante o filme percebemos que a dança é a vida dela.

E nada mais cabível. Ela alcança o objetivo da vida, e morre.

Por sinal, acho que podemos trazer uma bela teoria sobre a Sombra de Jung em todo o decorrer do filme...
 
Também acho o filme nota dez, não só pelo elenco excelente e pela criatividade do enredo, mas pelo suspense e figurino belissímo. Concordo que é imperdível e um dos melhores do ano. Deveriam fazer mais filmes assim, do que gastar tanto dinheiro com comédias clichês e massantes.
 
Assisti ao filme há poucas horas e adorei. Não, não foi só por causa daquela cena. Mas claro que o fator NP conta.

o que eu acho legal é que a narrativa dá espaço para a interpretação
de que ela não se matou tb, que aquilo tb foi piração.
é o tipo de coisa que explicaria isso que vc apontou, btw.
Se ela não se matou, ela ao menos se feriu... o diretor lá fala algo como "O que você fez?", então não pode ser só pira dela.

Não sei se concordo, não...
A partir do momento que a fantasia se quebra, quando ela vê a Lilly e tem que confrontar a realidade, percebe que matou a si mesma, mas encara e vai para o palco, afinal de contas, durante o filme percebemos que a dança é a vida dela.
Entendo que, naquela hora, ela percebeu que podia pedir socorro e tal ou continuar dançando...
 
Última edição:
Adorei o filme, e indiquei até para gente que eu tenho certeza de que não vai gostar. Aliás, quando me perguntam o quê eu achei do filme, eu respondo o que as pessoas querem ouvir 'a cena é ótima, você vai adorar.' :lol:

Mas sério, gostei bastante, mesmo. E é meio impossível não fazer aquelas associações do tipo:

espelho/inconsciente, a mãe dominadora, castradora, que, sendo imaginação da Nina ou não, estava lá. Aliás, a mãe que pode ter sido a desencadeadora da 'esquizofrenia' da filha. A tal da 'presença na ausência', enfim, Totem e Tabu.
 
Assisti ao filme há poucas horas e adorei. Não, não foi só por causa daquela cena. Mas claro que o fator NP conta.


Se ela não se matou, ela ao menos se feriu... o diretor lá fala algo como "O que você fez?", então não pode ser só pira dela.
O diretor dizendo isso podia ser pira dela também. Ele fala isso com a camera na visão dela.

De qualquer forma eu prefiro a interpretação mais direta. O cassel diz pra ela que a única coisa que a impede de fazer uma interpretação magnífica é ela mesma. Então ela acaba, inconscientemente, matando a si mesma para alcançar o ápice.
 
Achei Cisne Negro fraco:

:mrgreen:
 
Última edição por um moderador:
Acabamos de chegar do cinema e só tenho a dizer que o filme é uma das tramas psicológicas e dramáticas mais impactantes que já assisti!
Sensacional o filme! De arrepiar a performance da Natalie Portman! Estou torcendo por ela no Oscar!
Saí chorando do cinema, porque só quem foi bailarina um dia talvez consiga entender o quanto avançar para a sapatilha de ponta e dançar "O Lago dos Cisnes" é a glória no céu!
 
Quando li a sinopse outro dia, confesso que não me empolgou não: balé, bailarinas, competição pra ser a estrela do espetáculo e tal...mas é um bom suspense/drama. A Sindar Princess e eu acabamos de vê-lo, adoramos! Mais do que recomendado. Nota 10!

Edit: escrevi sem saber do post acima. :roll:
 
Estoy loouca para ver esse filme, maaaas aqui no fim do mundo ainda não saiu no cinema e me recuso a assistir em casa.

Oscar de melhor filme pra esse né? Pelo que ouvi dizer..
O Trailer está muito bom, e as criticas melhores ainda!!
 
Estoy loouca para ver esse filme, maaaas aqui no fim do mundo ainda não saiu no cinema e me recuso a assistir em casa.

Oscar de melhor filme pra esse né? Pelo que ouvi dizer..
O Trailer está muito bom, e as criticas melhores ainda!!
É a melhor coisa que você faz, eu até baixei o filme, mas resolvi assistir no cinema e valeu muito a pena, é maravilhoso. Com certeza perde muito do impacto vendo em casa.

Quanto ao Oscar, eu daria pra Cisne Negro, mas muito, muito improvável disso acontecer.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo