1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Cirth Ithil e Ithildin

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Kimberly Raabe, 5 Abr 2014.

1. Kimberly Raabe

Kimberly Raabe Loo-li loo-li lai ley

Eu não entendi direito o que são as duas coisa...
    Uma está no mapa de Thorin...e a outra na Porta de Moria...Mas as duas tem uma semelhança...só se pode ver a luz da lua ou das estrelas...então Ithildin é o material que foi usado para escrever o mapa...e assim essas letras passam a se chamar Cirth Ithil é isso?

2. Lobelia SB

Lobelia SB His name was Robert Paulson

Isso mesmo, Kimberly.
    Cirth singnifica Runas em Sindarin e Ithil, Lua.

Ithildin era uma subtância feita de mithril que só era revelada pela luz refletida pela lua e das estrelas e também só eram reveladas com a palavra "mágica".

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

A aparência segundo a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

Lendo sobre o assunto, encontrei um artigo muito interessante sobre as Runas em O Hobbit:Uma Jornada Inesperada, quem quiser dar uma olhada...

• Ótimo Ótimo x 3
  3. Kimberly Raabe

A porta de Erebor também era feita disto? Até por que precisou do brilho da Lua pra se enxergar a fechadura...

4. Lobelia SB

Creio que não... somente o mapa possuía as runas da lua.. .
    A porta, sim, apareceu com a última luz DO POR-DO-SOL de Dúrin mas não foram necessárias palavras mágicas...
    Tolkien Gateway, salve salve :

• Ótimo Ótimo x 3
  5. Kimberly Raabe

A é verdade...obrigada pela resposta ^^

• Mandar Coração Mandar Coração x 1
  6. Grimnir

Grimnir Usuário

Acho que as runas e ithildin não tinha propriedades mágicas. Parece que os portões tanto de Erebor quando de Moria são exemplos da magia dos anões.

7. Lobelia SB

Tinham sim. :humpf:

8. Grimnir

Grimnir Usuário

Não foi o que eu quis dizer. Elas tem propriedades mágicas, mas não relacionadas com o mecanismo de abertura dos portões. Ainda sobre o assunto da magia dos anões, as cirth ithil são um ótimo exemplo, já que representam uma técnica específica de escrita dos anões. O outro exemplo é a ocultação da fechadura da porta oculta de Erebor.

9. Lobelia SB

E quais são as propriedades mágicas então? :think: Eu acho que, uma porta que abre com a palavra mellon, bem mágica :cheers:

10. Grimnir

Grimnir Usuário

A propriedade magica de ambos é que só podem ser vistos sob determinadas condições especiais.

11. Lobelia SB

E abertas com determinadas palavras..

12. Grimnir

Grimnir Usuário

Aí que ta. Nao sei se a palavra magica é magia dos anões ou se ela tem alguma relacao com ithildin.

13. Lobelia SB

O portão oeste da cidade dos anões foi feita antes dos anões possuírem os 7 anéis do poder....Ele foi feita entre S.E. 750 a 1500 e os anéis, S.E. 1560.
    O portão foi feito pelo anão Narvi em parceria com Celebrimbor, o criador dos 16 anéis de poder...

• Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar