• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ciro-gomes_00664156_0_.jpg
 
Greg seguindo bem a cartilha de terrorismo eleitoral do PT.

O argumento do golpe inclusive é dos mais imbecis que existe. Se Bolsonaro pode dar o golpe no segundo turno, o que impede de dar já no primeiro?
 
Greg seguindo bem a cartilha de terrorismo eleitoral do PT.

O argumento do golpe inclusive é dos mais imbecis que existe. Se Bolsonaro pode dar o golpe no segundo turno, o que impede de dar já no primeiro?
Eu estava para perguntar isso.
 
Ele responde isso no vídeo.

E quem faz terrorismo eleitoral é o Bolsonaro, não o PT. Quem fala a todo momento em contestar o resultado das eleições, dissemina desconfiança nas urnas e tenta por as forças armadas a todo custo no meio é o Bolsonaro. Quem imita o Trump em tudo é o Bolsonaro.

A gente tem um presidente eleito que fala abertamente em ruptura democrática e o problema é a oposição?

Dá até pra argumentar que a ameaça não tem força suficiente pra vingar, e eu tendo, ao menos por enquanto, a acreditar nisso. Mas dizer que não existe tal ameaça ou que se trata apenas terrorismo eleitoral do PT, aí eu acho que vocês estão subestimando uma questão que não é nada irrelevante.
 
Ele explicou a questão (embora não me convença, porque parece só mais um jeito de justificar voto útil, e voto útil é coisa de bundão): a ideia é que o Bolsonaro teria mais dificuldade de avacalhar o primeiro turno porque isso significaria avacalhar a eleição de todo mundo, inclusive de seus aliados etc. enquanto no segundo turno, em tese, ele só avacalharia a eleição para presidente e talvez num ou noutro estado. Acho o argumento fraco para o que se propõe. Mas o vídeo não se resume a isso, claro. E talvez por isso mesmo o argumento tenha passado meio batido pelo Neithan e Eriadan, porque não foi o foco do programa.
 
Não faz sentido nenhum porque ao fim do primeiro turno seus aliados já estarão eleitos, o argumento é fraquíssimo.

O programa foi um petista declarado fazendo campanha óbvia pro seu candidato. Se fosse um Danilo Gentili fazendo o mesmo no The Noite a favor do Bolsonaro a internet já tinha surtado e pedido a prisão do apresentador.
 
Que é muito mais fácil melar um segundo turno, eu não tenho dúvidas. Mas ainda que seja mais fácil, não vejo o Bolsonaro com força suficiente pra conseguir alguma coisa além da bagunça perpretada pelo Trump. Então tanto faz.

Já pra quem acredita que o Bolsonaro tenha força pra perpretar um golpe, faz todo sentido crer que essa força aumenta consideravelmente num eventual segundo turno.

Eu considero um argumento fraco porque vejo o Bolsonaro como um fraco. Mas de forma alguma é um argumento imbecil.
 
Acho que o Gregório toca em um ponto muito mais sensível para a candidatura do Ciro: falta de base política, fracasso em se firmar como um polo de atração e compor alianças na esfera político-partidária. Olha... eu acho a candidatura do Ciro muito mais avançada que a do petismo. Em termos de imaginação institucional, em leitura de país e em marcos de economia-política, tenho muito acordo com o que ele propõe. Mas eu também acho que o Ciro não responde satisfatoriamente a essa questão. Vai implementar esse projeto com que base política? O PDT tem problemas até para controlar a própria bancada e dar-lhe alguma coesão. O Ciro se sai com aquela de propor nos 6 primeiros meses, quando o presidente da República tem poderes quase imperiais (é mesmo?). Não acho que o Ciro seja ingênuo. Acho que ele tem pleno conhecimento dessa fragilidade. Só acho que, no seu discurso, essa questão não está bem resolvida. E, pra mim pelo menos, é aí que o Gregório arranhou a candidatura do Ciro.

Quero ver a resposta que o Ciro vai dar a isso.

E porra... esse pé na bunda que tomou do Datena foi feião mesmo. Já havia dito aqui que esse cogitar Datena como vice da chapa já escancarava esse fracasso do Ciro pra compor alianças na esfera político-partidária. O Datena usou bem o Ciro pra atirar no Lula e em seguida fechou com o Bolsonaro. Pra um político experimentado como o Ciro, uma bola nas costas dessas...
 
Última edição:
Acho que o Gregório toca em um ponto muito mais sensível para a candidatura do Ciro: falta de base política, fracasso em se firmar como um polo de atração e compor alianças na esfera político-partidária. Olha... eu acho a candidatura do Ciro muito mais avançada que a do petismo. Em termos de imaginação institucional, em leitura de país e em marcos de economia-política, tenho muito acordo com o que ele propõe. .
Até porque a campanha do Lula é basicamente "Vô tirá o Bolsonaro", tá com zero profundidade nas propostas, só dizendo que já fez e fará de novo, como se o mundo de 2002 fosse o mesmo de 2022.
 
Desde que o Ciro foi "esfriar" a cabeça lá em Paris, após o final do primeiro turno de 2018, eu sinceramente esperava que ele conseguisse nesses quatros anos, ter aproveitado aquele momento que o PT estava com a guarda baixa pela derrota, largado na frente e se articulado melhor pra formar uma base política sólida capaz dar lastro pra sua candidatura, mas nem dentro do próprio PDT ele consegue ter isso e ao longo desse tempo não foi capaz de compor chapa com um(a) vice que impusesse respeito.

Mesmo com todos os defeitos, pra mim ele tem mais visão de país que as duas ruindades polarizantes que estão aí pra serem votadas, grande parte por um fanatismo ideológico pra lá de doentio e não por quererem realmente o melhor pro país, mas o Ciro conseguiu passar mais um ciclo eleitoral na mesma estaca e não é contratando o Duda Mendonça como se fosse o Manchester City contratando o Guardiola pra ganhar a CL que a conquista virá fácil. Ciro vacilou mais uma vez.
 
Até porque a campanha do Lula é basicamente "Vô tirá o Bolsonaro", tá com zero profundidade nas propostas, só dizendo que já fez e fará de novo, como se o mundo de 2002 fosse o mesmo de 2022.

Se profundidade de propostas ganhasse eleição, Bolsonaro não seria presidente da República.

A questão é que, objetivamente, o Lula não precisa propor às claras a que veio. Inclusive, eleitoralmente falando, para ele pode ser realmente mais inteligente não dizer tão às claras a que veio. Tem capital político suficiente para "jogar parado" - ou quase. E ele é efetivamente um polo de atração. E por isso tem condições de se postar como um centro aglutinador da rejeição ao bolsonarismo, como a zona de convergência para o voto útil...

Certamente, o Lula sabe que o mundo não é o mesmo de 2002. Não é uma alusão ingênua. Ora, ele foi o presidente mais popular da nossa história, entregou o bastão em 2010 com incríveis 87% de aprovação popular, num país que então caminhava para ser a 6a economia do mundo.* Isso é um ativo eleitoral e é claro que ele vai usar isso... vai usar isso inclusive para se esquivar das perguntas mais espinhosas, que podem lhe trazer desgaste eleitoral.

____
* As críticas do Ciro a esses governos são, em boa medida, as mesmas que eu faço. Mas isso não vem ao caso...
_____

Pro Lula é mais inteligente trabalhar pela construção de uma coalizão que lhe dará sustentação, que lhe garantirá palanque nos estados, etc... e, a partir desse pacto, com os constrangimentos que dele decorrerão, definir o que será a cara desse governo. Nesse ínterim, ele se limita à economia eleitoral dos acenos. Acena para o mercado aqui; acena para os evangélicos ali; etc.

Ciro vem se mostrando incapaz de fechar qualquer costura política. Está usando bem as redes sociais, mas talvez tenha se deixado seduzir pelo espírito de gueto dos algoritmos. Até essa altura, as pesquisas mostram que ele segue estacionado...
 
Mesmo com todos os defeitos, pra mim ele tem mais visão de país que as duas ruindades polarizantes que estão aí pra serem votadas, grande parte por um fanatismo ideológico pra lá de doentio e não por quererem realmente o melhor pro país, mas o Ciro conseguiu passar mais um ciclo eleitoral na mesma estaca e não é contratando o Duda Mendonça como se fosse o Manchester City contratando o Guardiola pra ganhar a CL que a conquista virá fácil. Ciro vacilou mais uma vez.
Outro dia eu cometi exatamente o mesmo erro. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo