1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)
  1. Artigos Valinor

    Artigos Valinor Usuário

    O Cirith Ungol é uma banda norte-americana de heavy metal tradicional que pouco se destacou no cenário mundial, exceto por um breve período na década de oitenta com o lançamento de sua obra mais notória, One Foot In Hell. Além de seu nome referir-se à obra de Tolkien, a banda compôs a faixa “Cirith Ungol” em seu segundo álbum.

    Biografia:

    A banda Cirith Ungol é oriunda de Los Angeles e foi formada em 1981. A formação original da banda consistia do vocalista Tim Baker, o guitarrista Jerry Fogle, o baixista Michael Flint e o baterista Robert Garvin, e o primeiro lançamento da banda foi através da gravadora Enigma Records, com o álbum Frost And Fire.

    A banda só volta a lançar um álbum em 1984, três anos depois de seu primeiro trabalho, apresentando o King Of The Dead, onde faz sua primeira (além do nome da banda) referência a Tolkien, na letra da faixa “Cirith Ungol”, que cita a torre homônima descrita na obra de Tolkien, O Senhor dos Anéis.

    Em 1986 a banda lança o seu álbum mais conhecido, One Foot In Hell, momento em que o guitarrista Fogle e o baixista Flint deixam o grupo. O Cirith Ungol passa 5 anos sem atividades, recrutando então o Jim Barraza e Vernom Green para as posições de guitarrista e baixista, respectivamente. Com esta formação, a banda lança o seu quarto álbum, Paradise Lost. Neste álbum há uma outra letra com possível referência a Tolkien, sob o título de “The Troll”.

    Eventualmente Barraza também deixa a banda, fazendo com que o Cirith Ungol encerre suas atividades em Maio de 1992.

    Em 2001 a Metal Blade Records lança na Europa o álbum Servants Of Chaos, uma compilação em dois cds, de faixas ao vivo e outras nunca lançadas.

    O som exercido pelo Cirith Ungol é um heavy metal tradicional influenciado pela NWOBHM e suas letras discorrem sobre temas fantásticos, guerras e feitos heróicos. Um aspecto interessante sobre a banda é que todo o trabalho gráfico de suas 4 capas de álbum foi realizado por Michael Whelan, artista conhecido por suas ilustrações nos livros de Arthur C. Clarke, como 2001: Uma Odisséia no Espaço, e H.P. Lovecraft.

    Letra da Musica Cirith Ungol:

    Try to run, try to hide
    If you dont youll surely die
    Screaming in terror there youll lie
    In Cirith Ungol, Tower of Fire

    Gorgons are shrieking their bestial cries
    Their piercing cry burns you inside
    Screaming in anguish, there youll lie
    In Cirith Ungol, Tower of Fire

    Demons circle the smoky skies
    Your fate hangs before you, on a wheel of fire
    As you stand revealed to Satans eye
    In Cirith Ungol, Tower of Fire


    Line Up:
    Vocal: Tim Baker
    Guitarra: Jim Barraza
    Baixo: Vernon Green
    Bateria: Robert Garven


    Discografia:
    Frost And Fire (1981)
    King Of The Dead (1984)
    One Foot In Hell (1986)
    Paradise Lost (1991)
    Servants Of Chaos (2001)
     

Compartilhar