• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Círdan, o Guerreiro

Pandatur

Usuário
Mas poucos perceberam o que Isildur fez. Ele tinha ficado sozinho ao lado do pai no confronto final; e ao lado de Gil-galad, apenas Círdan ficou, e eu.

Esta frase foi dita por Elrond, durante o Conselho em Valfenda, no capítulo II do livro II, "O Conselho de Elrond". O Negrito no nome de Círdan é de minha autoria.
O que venho por meio deste tópico é mostrar algo que passou despercebido por mim durante minhas três leituras anteriores de SdA, e que creio também ter sido despercebida por muitos. Durante a Gincana que se iniciou se não me engano no mês de Maio aqui no Forum, da qual vários membros participaram formando equipes, umas das provas era criar uma campanha de RPG na qual os jogadores deveriam enviar uma mensagem de Círdan a Gil-galad, dizendo que o Alto-Rei dos Noldor estava fadado a tombar antes Sauron. Isso mostra então como aqueles que criaram a prova assim como os que a realizaram, também "passaram por cima" do detalhe da frase dita por Elrond.
Não sei se o tópico virá a gerar discussão, mas acho que o mais importante é mostrar a todos como pequenos (mas importantes) detalhes de dentro das obras podem passar despercebidos por nós.
Fico imaginando agora o velho Círdan com sua barba, vestindo uma cota élfica, um elmo, e empunhando uma espada... lembraria Gandalf...

Para aqueles que pensaram que o velho elfo só sabia ficar em Lindon montando barquinhos, taí... Círdan, Armador e Guerreiro!
 
Não entendi o objetivo do tópico Panda... é pra discutir pq Cirdan estava com Elrond... é pra discutir como detalhes passam despercebidos... ou é pra discutir o deslize da campanha de RPG da Gincana?
 
Pandatur Parmandil disse:
Não sei se o tópico virá a gerar discussão, mas acho que o mais importante é mostrar a todos como pequenos (mas importantes) detalhes de dentro das obras podem passar despercebidos por nós.

Tolkien é realmente um mestre nisso (sem saber talvez) sempre há um tóp. aki na valinor que retira de uma frase um dado que poucos notavam e cria a maior discussão, pq as vezes grandes fatos passam despercebidos.

(eu acho meio dificil criar discussão neste tóp.)
 
Também acho meio difícil criar alguma discussão em cima disso, já que mesmo o Pandatur não fez pergunta nenhuma, apenas afirmou que Círdan, além de Armador era também guerreiro.
A única dúvida que eu fiquei é:

Fico imaginando agora o velho Círdan com sua barba, vestindo uma cota élfica, um elmo, e empunhando uma espada... lembraria Gandalf...

Círdan tinha aparencia de velho ou não? Porque afinal de contas ele é um elfo, e elfos são imortais.
E outra: elfos tem barba?
 
Bem, mesmo que a descrição de Círdan fosse essa nunca o imaginei com barba nem como um velho.

E segundo, sempre achei que Círdan houvesse construido os Portos Cinzentos naquela época e que vivesse lá, não em Lindon.
 
isso ocorreu pois nessa guerra era td ou nada, tanto q ateh Cirdan teve de ir a batalha... ninguem podiaa ser dispensado, e se ele naum fosse a guerra, acho q naum seria merecedor de seu renome!
 
Nao entendi o topico... eu concordo que círdan tenha barba, isso é indiscutível... mas nao creio que ele tenha uma aparencia idosa como a de gandalf...

Ah! os elfos nao sao imortais... apenas possuem uma vida extremamente mais longa que a dos homens e por isso, para eles, os elfos pareciam imortais... isso é dito em uma das Cartas...

Ah! Panda, sempre vi Cirdan como guerreiro... ele também lutou na ilha de Balar, nao foi? e tb nao ajudou a resgatar averdui em lossomarch? nao posso afirmar, pois to sem o livro aqui... mas nunca vi o Armador como se fosse apenas um construtor de barcos nao..
 
Legal terem percebido esse detalhe, eu mesmo li o SdA 3 vezes e não percebi nada, e provavelmente não perceberia também....Quanto à Círdan ser um guerreiro, acho que não resta dúvida, senão como seu ele e seu povo (os Falathrim, se eu não me engano...) sobreviveriam tanto tempo e com tantas guerras. Agora, o problema é imaginar um elfo de barba....Círdan deve ser um caso único. E eu acho que a discussão aqui não vai muito longe não.....
 
Bem, bem, vamos lá. Como eu mesmo disse, não sei se alguma discussão seria gerada aqui. O que me chamou a atenção ao ler a passagem em SdA, foi saber que Círdan participou da Última Aliança. Eu não tinha reparado, e faz tempo que reli o Silmarillion, e não lembro de detalhes lá citados, como Círdan lutando em Balar e tal. Que ele tem barba não dá pra negar já que é dito no fim de RdR. E aqui não é lugar pra falar de barbas de elfos... :mrgreen: tem tópico já sobre isso, como disseram lá em cima...

Não entendi o objetivo do tópico Panda... é pra discutir pq Cirdan estava com Elrond... é pra discutir como detalhes passam despercebidos... ou é pra discutir o deslize da campanha de RPG da Gincana?

Bem... na verdade seria para discutir só este detalhe... mas podemos ampliar também... :mrgreen:
 
E só queria acrescenatr que mesmo que tivesse barba, talvez na época em que ele lutou ao lado de Gil-galad e Elrond ela ainda não existisse, e só tenha crescido depois. 2500 anos me parece um bom tempo para uma barba crescer :mrgreen: .
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo