1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Círdan, o Guerreiro

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Pandatur, 18 Dez 2003.

  1. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Esta frase foi dita por Elrond, durante o Conselho em Valfenda, no capítulo II do livro II, "O Conselho de Elrond". O Negrito no nome de Círdan é de minha autoria.
    O que venho por meio deste tópico é mostrar algo que passou despercebido por mim durante minhas três leituras anteriores de SdA, e que creio também ter sido despercebida por muitos. Durante a Gincana que se iniciou se não me engano no mês de Maio aqui no Forum, da qual vários membros participaram formando equipes, umas das provas era criar uma campanha de RPG na qual os jogadores deveriam enviar uma mensagem de Círdan a Gil-galad, dizendo que o Alto-Rei dos Noldor estava fadado a tombar antes Sauron. Isso mostra então como aqueles que criaram a prova assim como os que a realizaram, também "passaram por cima" do detalhe da frase dita por Elrond.
    Não sei se o tópico virá a gerar discussão, mas acho que o mais importante é mostrar a todos como pequenos (mas importantes) detalhes de dentro das obras podem passar despercebidos por nós.
    Fico imaginando agora o velho Círdan com sua barba, vestindo uma cota élfica, um elmo, e empunhando uma espada... lembraria Gandalf...

    Para aqueles que pensaram que o velho elfo só sabia ficar em Lindon montando barquinhos, taí... Círdan, Armador e Guerreiro!
     
  2. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Não entendi o objetivo do tópico Panda... é pra discutir pq Cirdan estava com Elrond... é pra discutir como detalhes passam despercebidos... ou é pra discutir o deslize da campanha de RPG da Gincana?
     
  3. Metz

    Metz ...

    Tolkien é realmente um mestre nisso (sem saber talvez) sempre há um tóp. aki na valinor que retira de uma frase um dado que poucos notavam e cria a maior discussão, pq as vezes grandes fatos passam despercebidos.

    (eu acho meio dificil criar discussão neste tóp.)
     
  4. Fëanor_Tilion

    Fëanor_Tilion Usuário

    Também acho meio difícil criar alguma discussão em cima disso, já que mesmo o Pandatur não fez pergunta nenhuma, apenas afirmou que Círdan, além de Armador era também guerreiro.
    A única dúvida que eu fiquei é:

    Círdan tinha aparencia de velho ou não? Porque afinal de contas ele é um elfo, e elfos são imortais.
    E outra: elfos tem barba?
     
  5. Tauron

    Tauron Usuário

    Sim, ele tinha aparência de um velho e possuia barba
    Isso já foi discutido aqui, de uma olhada nesse tópico:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
  6. Eldarwen

    Eldarwen Usuário

    Bem, mesmo que a descrição de Círdan fosse essa nunca o imaginei com barba nem como um velho.

    E segundo, sempre achei que Círdan houvesse construido os Portos Cinzentos naquela época e que vivesse lá, não em Lindon.
     
  7. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    isso ocorreu pois nessa guerra era td ou nada, tanto q ateh Cirdan teve de ir a batalha... ninguem podiaa ser dispensado, e se ele naum fosse a guerra, acho q naum seria merecedor de seu renome!
     
  8. Oakshield

    Oakshield Usuário

    Nao entendi o topico... eu concordo que círdan tenha barba, isso é indiscutível... mas nao creio que ele tenha uma aparencia idosa como a de gandalf...

    Ah! os elfos nao sao imortais... apenas possuem uma vida extremamente mais longa que a dos homens e por isso, para eles, os elfos pareciam imortais... isso é dito em uma das Cartas...

    Ah! Panda, sempre vi Cirdan como guerreiro... ele também lutou na ilha de Balar, nao foi? e tb nao ajudou a resgatar averdui em lossomarch? nao posso afirmar, pois to sem o livro aqui... mas nunca vi o Armador como se fosse apenas um construtor de barcos nao..
     
  9. Erunámo Lótuion

    Erunámo Lótuion Lost inside blank infinity...

    Legal terem percebido esse detalhe, eu mesmo li o SdA 3 vezes e não percebi nada, e provavelmente não perceberia também....Quanto à Círdan ser um guerreiro, acho que não resta dúvida, senão como seu ele e seu povo (os Falathrim, se eu não me engano...) sobreviveriam tanto tempo e com tantas guerras. Agora, o problema é imaginar um elfo de barba....Círdan deve ser um caso único. E eu acho que a discussão aqui não vai muito longe não.....
     
  10. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Bem, bem, vamos lá. Como eu mesmo disse, não sei se alguma discussão seria gerada aqui. O que me chamou a atenção ao ler a passagem em SdA, foi saber que Círdan participou da Última Aliança. Eu não tinha reparado, e faz tempo que reli o Silmarillion, e não lembro de detalhes lá citados, como Círdan lutando em Balar e tal. Que ele tem barba não dá pra negar já que é dito no fim de RdR. E aqui não é lugar pra falar de barbas de elfos... :mrgreen: tem tópico já sobre isso, como disseram lá em cima...

    Bem... na verdade seria para discutir só este detalhe... mas podemos ampliar também... :mrgreen:
     
  11. Eldarwen

    Eldarwen Usuário

    E só queria acrescenatr que mesmo que tivesse barba, talvez na época em que ele lutou ao lado de Gil-galad e Elrond ela ainda não existisse, e só tenha crescido depois. 2500 anos me parece um bom tempo para uma barba crescer :mrgreen: .
     
  12. Láthspell

    Láthspell Usuário

Compartilhar