1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Círdan era um elfo ou um humano?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Maegil, 18 Mar 2004.

1. Maegil

Maegil Algures no Mar Ocidental

Não é dito em algum lugar que os elfos eram imberbes e não envelhecem?

Então, como se poderia explicar a seguinte descrição?
    SdA Ed Martins fontes,2a Ed, livro VI, cap IX, pag 314, par 3
    Por outro lado, a menos que fosse um "título" entre um povo Edain que fazia barcos, o indivíduo parece extremamente longevo! :roll:
    Ou será uma falha inerente às lendas, podendo ter sido criada:
    a) intencionalmente - como uma discrepância de tradutores ao longo das eras no próprio "Livro Vermelho do Marco Ocidental", compilado pelos herdeiros de Samwise e incorporados a um legendarium;
    b) por falha de revisão;
    c) (altissimamente improvável, quase impossível) distração do autor! 8O

2. Fëaruin Alcarintur ¥

Fëaruin Alcarintur ¥ Alto-rei de Alcarost

Círdan era um elfo; ele tinha barba mesmo, e o mais provável é justamente que tenha sido distração do autor.

... com relação ao fato de que é observável por serem imberbes aqueles de tal ascendência (ser imberbe era característica de todos os elfos). (Contos Inacabacos – A história de Galadriel e Celeborn, pg. 281).

Nos Príncipes de Dol Amroth essa característica herdada pelo sangue-élfico do rosto imberbe se manifesta; eles não possuem barba em fase alguma da vida; assim como os elfos. Sendo uma característica eldarin, é de se esperar que se manifeste nos eldar.

Círdan só entrou no Legendário com o SdA, e só depois do SdA foi que Tolkien iniciou a fase mais madura de suas obras. Há inconsistência entre os livros; e nesse sentido, confio mais no texto pessoal e mais trabalhado de Tolkien (leia-se HoME series) do que somente o SdA, já que ele escreve que os elfos são imberbes depois de ter escrito o SdA; ou seja, numa versão mais trabalhada e madura do Legendário.

Cìrdan tem barbas ou porque àquela época alguns aspectos da Obra ainda não estavam bem definidos, ou simplesmente porque Tolkien não se deu conta e errou mesmo. Ele era humano, e humanos erram.

3. Maegil

Acho que ele passou tempo demais revisando a obra para ter cometido um erro dessa magnitude, então prefiro a sua explicação anterior!

4. Minduim

Minduim Suburban Kid w/ Biblical Name

Ou então ele tem barbaa porque é muito velho mesmo, até mesmo pra um elfo. Leia-se um elfo que sempre viveu na Terra Média. Ele habitava hröa, e mesmo sendo um hröa de elfo, o desgate de milhares de anos desde que ele acordou em Cuiviénen deve ter sido demais, até mesmo pra um hröa de elfo. Acho que a barba é sinal desse desgaste.

5. Fëaruin Alcarintur ¥

Eu cheguei a crer nessa mesma idéia, mas os elfos são imberbes de um jeito ou de outro; faz parte da natureza deles; é como o fato de terem orelhas pontudas. Barbas são completamente contrárias à natureza delicada dos elfos. Os hröar de elfos e homens eram semelhantes, mas não eram iguais.

Ademais, não há comprovação alguma, nos HoME ou nas Letters, de que Círdan tenha acordado em Cuiviénen. :wink:

6. Ele ficou velho pq usava um dos aneis de poder dos elfos, pelo q parece so esse anel fazia esse efeito de envelhecer as pessoas.
    Veja o Gladalf, quando ele chegou na TM era um jovem esbelto q aparentava os seus 25 anos, mas depois pegou o maldito anel e ficou velhinho ehehehe

Isso eh brincadeira heim rs

Eu ñ sei pq o CIrdan tem barba, eu tb acho q foi descuido do mestre.

7. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Humanos podem também ser imberbes, vide a maioria das tribos indígenas brasileiras. Assim como os hobbits. O fato de alguma pessoa ser imberbe não indica que ele é elfo ou mesmo que tenha ascendência élfica. Isildur e Elendil por exemplo eram barbudos, mesmo assim tinha sangue élfico mais nobre do que qualquer Senhor de Dol-Amroth.

8. Fëaruin Alcarintur ¥

Imberbez não significa natureza élfica, de fato, mas natureza élfica indica imberbez.

Os elfos são imberbes e isso é fato. :D

9. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Concordo e assino em baixo. Também acho que o Círdan foi um deslize, mas fazer o que? :osigh: Fechar os olhos?

10. Eru- o Ilúvatar

Eru- o Ilúvatar Usuário

Não chegou a ser um mal deslize, pois deu a Círdan um caráter próprio, individualizado. Assim como já existiu um hobbit, o Urratouro, (sem considerar gole de entgolese) que passou de 1,30 m e montava cavalo, porque não um elfo de barba? :mrgreen:

11. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Bem lembrado, existem exceções em todas as regras na obra de Tolkien. Como o Tronquesperto, um ent dito 'apressado' para os padrões dos outros ents.

12. Maegil

Individualizado como humano, certo? Vamos por as coisas assim: conforme dito acima,
    e
    , sobra a possíbilidade de uma falha nas revisões posteriores! A culpa é dos revisores e não de Tolkien! Atirem pedras nos revisores! :wink:

13. Minduim

Acho que seria um pouco difícil revisar um livro da complexidade do SDA sem deixar passar um único erro... E foi como disseram, a barba deu um toque único ao Cirdan. É meio que bizarro imaginar um elfo de barba.
    Só completando, eu tinha lido na Dúvendor que ele tinha acordado em Cuiviénen. Mas se não tá escrito em nenhum lugar, então deve ser mera especulação. Mas ele ainda é um dos mais velhos senhores élficos em toda a Arda, não é?

14. Haran Alkarin

Haran Alkarin Usuário

Também vi na Dúvendor.
    "Círdan despertou no lago Cuiviénen no Ano dos Valar de 1050, durante o início das Eras das Estrelas."
    Quem quiser ver o próprio link:
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

15. Elfo, isso é citado 350 mil vezes nos livros, não tem o q discutir.

16. Elrond Meio-Elfo

Elrond Meio-Elfo Usuário

Sim, isso está escrito em alguns lugares mas não existem provas concretas para tal. É possível que ele tenha nascido em Cuiviénen, mas pessoalmente eu acho improvável.

17. Minduim

Eu entrei em contato com o Mithrandir (webmaster da Dúvendor) e ele me disse que pra fazer essa biografia ele pesquisou vários sites sobre o Círdan, mas que nem mesmo ele tem certeza se o elfo despertou ou nasceu. E ell disse também que acha que vai editar essa biografia do Círdan.

Portanto, acho que Círdan não despertou em Cuiviénen, já que nem a minha fonte tem certeza disso! :?

18. Swanhild

Swanhild Usuário

Olha, na Enciclopédia de Arda também diz que Círdan despertou no ano 1050 em Cuiviénen. Mas nos Anais de Aman, HoME 10, que é a fonte mais importante de datas para a parte valinoreana do Silma de que dispomos, isso não aparece citado. Se eu bem me lembro, 1050AV é a data em que os elfos despertaram, mas não existe comprovação que eu conheça (o que significa nada nas Cartas e em mais de metade dos HoMEs, incluindo todos os volumes que detalham a história do Silma) de que Círdan estivesse entre eles.

19. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Eu também tinha reparado nisso, no SdA diz que ele era velho e tinha barba e nos Contos que os elfos são imberbes, eu li esse trecho no SdA trocentas vezes achando que eu tinha entendido errado.

20. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Todos os elfos passam a ter barba quando entram no seu terceiro ciclo de vida. A única exceção conhecida é Mahtan, pai de Nerdanel, que tinha barba e ainda estava no seu seungo ciclo. A fonte é um texto de Tolkien no jornal Vinyar Tengwar:
    Infelizmente Tolkien não deixou maiores detalhes sobre o que seriam esses ciclos ou quantos anos eles duravam. Mas podemos ver que Círdan era muito velho, ja que Elrond (que tinha 6500 anos mais ou menos na época de SdA) e Celeborn (que era mais velho ainda) eram imberbes.

Compartilhar