• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo de Lei IV] Julgamento de Saruman

Status
Fechado para novas mensagens.
Queria maiores explicações da defesa no que diz respeito ao ataque de Curumo ao condado. Qual a alegação da defesa, neste ponto, para que o acusado seja liberto das acusações?

Respondendo a pergunta do Nobre Juiz:

Devemos analisar que:

A missão dos Istari já estava terminada, ou seja, na nossa visão, as ações dos Istari depois disso não devem ser analisadas com o mesmo peso do que no momento anterior, além do que Saruman não era mais Istari, afinal, tinha sido expulso da ordem por Gandalf, pois como falamos, tomado pelo desespero tendo em vista o plano de Gandalf estar em curso e o seu falhado, em seu intimo ele já considerava a demanda perdida, estava apenas esperando Sauron vir e destruir a todos.
Quanto ao condado: Saruman estava desesperado e muitos diziam que ele estava louco. A loucura nubla o pensamento das pessoas e elas acabam praticando atitudes confusas. Afinal, uma pessoa estar no topo em um momento e pouco tempo depois desabar e chegar ao fundo do poço afeta o discernimento de qualquer um.
Observamos isso nas palavras da acusação que argumentou que ele supostamente prometeu destruir o condado, mas como um suposto comandante ou suposto rei poderia destruir seu reino sem ser prejudicado? Mais cedo ou mais tarde o próprio Saruman seria afetado por sua atitude. Sem dúvida em outros tempos ele não pensaria dessa forma, é uma faca de dois gumes, você prejudica e acaba sendo prejudicado. Ninguém com bom senso atinge-se dessa forma e como falamos, ele teria parte de todas as mordomias que tinham em Isengard mas esse aproveitamento seria por tempo determinado e ele voltaria a mendigar e viver a míngua.
Acreditamos que a drástica mudança em sua vida somando-se, a destruição de Isengard, o medo de Sauron se reerguer, a expulsão da Ordem dos Istar e todo seu sofrimento como já afirmamos, passando fome e sede, perturbaram a mente do ex-mago branco, na época apenas Saruman “O mendigo” e hoje Saruman “O Réu” e contribuíram para essa atitude um tanto quanto suicida.
Por isso pedimos que decidam pela absolvição do Réu pois o ataque ao condado foi feito por um Saruman já perturbado com sua mente e discernimento ofuscados e prejudicados por tudo que já falamos acima e nas nossas peças.
 
E estas respostas não saem logo...

Guenta coração... :yep:

E as bancas e todos os envolvidos, desde de somente os usuários que acompanham e participam [E que participação heim, expetacular! :joinha:], ao VtBBC, muito bom todo o julgamento e organização, meus parabéns a todos... :amem: :clap: :amem:
 
Tenho acompanhado off-line , enquanto escapo da patrulha de campo i9mposta pelo maior papagaio de pirata da firma, e esses julgamentos são muito legais.
Conseguiram me mostrar outros aspectos a respeito da estória e do próprio Curumo. Agora é espera o resultado e ver qual o destino do Istari de Orthanc.
 
Para facilitar a leitura dos jurados e do Juiz Panela Mão de Ferro seguem as perguntas e respostas das bancas.

1° JURADO - Ondon Rincewind
PERGUNTA REALIZADA PARA A DEFESA - a qual foi devidamente respondida pelo integrante da banca TurambarWoW:
Você diz, Lorde Anwel, que Saruman testou Gandalf quanto a Sauron. Mas baseia-se no quê? Seria realmente um teste, ou seria uma oferta? A linha, neste caso, é tênue, e ficaria contente se elucidasse meu pensamento.
Nos baseamos no fato de que, logo depois que Curumo faz essa "oferta" a Olórin, o próprio admite que sua real intenção não é se submeter a Sauron, mas sim derrotar o mesmo. Na verdade, achamos que o próprio Olórin sabia que Curumo não planejava tomar o lugar de Sauron como Senhor do Escuro, ou muito menos ser seu aliado. Na verdade, Olórin sabia das reais intenções de Curumo. Mas o mago cinzento, como é sábido, tinha um certo "medo" do Um, e usá-lo era algo para ele totalmente maligno. Foi esse o ponto que causou a discórdia entre os dois.
(Lembrando que o Jurado dispensou a pergunta da Acusação, questionando apenas a Defesa)

________________________________________

2° JURADO -Húrin
PERGUNTA REALIZADA PARA A ACUSAÇÃO - a qual foi devidamente respondida pelo integrante da banca Roger:
Acusação:
Se Curumo tivesse se oferecido para acompanhar a Comitiva, juntamente com Olórin, vocês acreditam que a Demanda do Anel teria menos riscos? Se Isengard fosse um território neutro, as coisas seriam mais fáceis? Se dentro de suas pesquisas, Curumo tivesse feito um Anel Rival, seus atos seriam vistos de forma diferente?
Acusação:
Prezado Hurin, Certamente o caminho da comitiva seria mais facil. Afinal, contaria com os conselhos de Saruman! E outra coisa, Gandalf não teria sido preso, e o portador do anel não passaria tantas dificuldades pra chegar em Valfenda.
Quanto a criação de um anel rival, seus atos tambem seriam vistos como são, afinal, tendo um anel poderia ocorrer:
Saruman com o poder do seu anel derrotar Sauron, que estava sem o dele, e depois se apoderar do Um Anel. As consequencias seriam as mesmas.
Saruman enfrentaria Sauron com o Um anel. Causaria destruição na TM, alem do que, o vencedor seria o senhor da mesma, e pelo que Curuno demostrou, esse apego dele ao poder o faria um senhor escuro.
PERGUNTA REALIZADA PARA A DEFESA - a qual foi devidamente respondida pelo integrante da banca Anwel:
Defesa:
Sendo um Istar com um elevado domínio da palavra, porquê Curumo ocultou suas ações do Conselho Branco? Estando tão certo da correção de seus atos, de suas pesquisas, porquê não contou a alguem ou buscou ajuda em momentos anteriores? Se a tentativa de busca dos Hobbits não é um sequestro, qual a intenção de Curumo com esse ato?
Defesa:
Pensamos que o ocultamente das intenções de Curumo do Conselho Branco se deu devido a falta de confiança do Istar nos aliados, como o próprio Mago Branco afirma na conversa com Gandalf em Orthanc, e como podemos ver no encontro posterior entre a Senhora de Lórien e o Líder dos Istari. O único que poderia ser de alguma ajuda na tarefa idealizada pelo mago, seria seu companheiro de ordem Olórin, e acreditamos que esta é a razão da revelação do plano para o Cinzento. Cremos que a sua segunda pergunta Mestre Húrin, é respondida pela explicação acima também.
Sobre a tentativa de captura dos Hobbits, o que contestamos é a razão para Curumo fazer isso, que, na nossa visão, estava entrelaçada com o plano do mesmo de conseguir o Anel pra destruir Sauron, sendo as informações sobre o portador dO Anel que os pequenos possuíam de vital importância para isto. Outro fator relevante na situação é que, como se sabe, Curumo já sabia da empreitada da Sociedade, e, como tinha certeza na impossibilidade de sucesso da mesma, se esforçou para parar a Comitiva, antes que Sauron o fizesse.
________________________________________

3° JURADO -Elessar Fox
Preferiu não fazer as perguntas às bancas, se dando por satisfeito

________________________________________

JUIZ - Menegroth
PERGUNTA REALIZADA PARA A DEFESA - a qual foi devidamente respondida pelo integrante da banca Lyvio:
Queria maiores explicações da defesa no que diz respeito ao ataque de Curumo ao condado. Qual a alegação da defesa, neste ponto, para que o acusado seja liberto das acusações?
Devemos analisar que:
A missão dos Istari já estava terminada, ou seja, na nossa visão, as ações dos Istari depois disso não devem ser analisadas com o mesmo peso do que no momento anterior, além do que Saruman não era mais Istari, afinal, tinha sido expulso da ordem por Gandalf, pois como falamos, tomado pelo desespero tendo em vista o plano de Gandalf estar em curso e o seu falhado, em seu intimo ele já considerava a demanda perdida, estava apenas esperando Sauron vir e destruir a todos.
Quanto ao condado: Saruman estava desesperado e muitos diziam que ele estava louco. A loucura nubla o pensamento das pessoas e elas acabam praticando atitudes confusas. Afinal, uma pessoa estar no topo em um momento e pouco tempo depois desabar e chegar ao fundo do poço afeta o discernimento de qualquer um.
Observamos isso nas palavras da acusação que argumentou que ele supostamente prometeu destruir o condado, mas como um suposto comandante ou suposto rei poderia destruir seu reino sem ser prejudicado? Mais cedo ou mais tarde o próprio Saruman seria afetado por sua atitude. Sem dúvida em outros tempos ele não pensaria dessa forma, é uma faca de dois gumes, você prejudica e acaba sendo prejudicado. Ninguém com bom senso atinge-se dessa forma e como falamos, ele teria parte de todas as mordomias que tinham em Isengard mas esse aproveitamento seria por tempo determinado e ele voltaria a mendigar e viver a míngua.
Acreditamos que a drástica mudança em sua vida somando-se, a destruição de Isengard, o medo de Sauron se reerguer, a expulsão da Ordem dos Istar e todo seu sofrimento como já afirmamos, passando fome e sede, perturbaram a mente do ex-mago branco, na época apenas Saruman “O mendigo” e hoje Saruman “O Réu” e contribuíram para essa atitude um tanto quanto suicida.
Por isso pedimos que decidam pela absolvição do Réu pois o ataque ao condado foi feito por um Saruman já perturbado com sua mente e discernimento ofuscados e prejudicados por tudo que já falamos acima e nas nossas peças.
(Lembrando que o Juiz dispensou a pergunta da Acusação, questionando apenas a Defesa)

________________________________________

LEMBRANDO QUE OS JURADOS TEM ATÉ AS 17:05 DO DIA 02/09 PARA APRESENTAR, INDIVIDUALMENTE, SEU VOTO (JUNTAMENTE COM A JUSTIFICATIVA OBRIGATÓRIA), CONSIDERANDO INOCENTE OU CULPADO O RÉU.




Após este tempo o VtBBC voltará a se manifestar sobre a possibilidade de recurso ou solicitando ao Juiz que dê sua decisão final!
 
Eu também!

Amanhã, às 16hs-/+ posto minha decisão. Mas somente sepois dos outros dois Jurados. E não consegui ficar sem acessar esse tópico.... Desculpem minha fraquesa:roll:
 
Apresentações, discussões, réplicas, tréplicas... Perguntas, respostas... Confusões, manifestações, pedidos, recusas...

Muitas são as formas de definir o julgamento que está prestes a terminar. Impossível avaliar a expressão no rosto do réu. Seria sua o resquício de seu poder Istari demonstrando uma imensa capacidade de manter ocultos seus pensamentos?

Vejo tensão e dúvida nos participantes. Só nos resta aguardar...
 
Eu ei de cair estatelado no chão, entre hoje e amanhã, devido a tensão pela espera :blah:. Li e re-li os tópicos e por diversar vezes, mudei de opinião quanto a Saruman. Não importando o resultado, a defesa e a acusação fizeram um trabalho primoroso. Parabéns a todos!
 
Eu julgo Saruman, o branco culpado.
Posso dizer que os argumentos de ambas as bancas foram interessantes mas a banca de defesa baseou-se apenas na teoria de que Saruman teria feito o que fez com o objetivo de salvar a Terra-Media, essa possibilidade apesar de viavel não foi o bastante para explicar algumas das ações de Saruman.
Que ações não foram bem explicadas vocês podem me perguntar e eu posso citar como exemplo a proposta feita a Gandalf quando este foi visitar Isengard pela mensagem de Radgast. Neste momento é simplesmente muito suspeito que Saruman estivesse apenas testando o mago cinzento já que quando ele se recusa a ajudar é preso e colocado no topo de Orthanc!
Há tambem o ataque ao Condado que é justificado pela banca de defesa como raiva pela perda de poder que o réu teve, mas será que o réu tinha o direito de ter tanto poder antes? E será que a raiva pode justificar a destruição de grande parte do condado e de varios assasinatos?
Bom meus senhores na opinião desse jurado, o réu é culpado de ter ignorado sua missão e agido de forma imoral para alcançar seus objetivos, apartir de algum momento da história, não importando exatamente quando essa mudança ocorreu mas tendo ocorrido fez com que o réu se aproximasse de ser como aquele que viera destruir
 
Última edição:
Eu, Ondon Rincewind, condeno Curumo, o outrora Branco.

O ataque ao condado foi desnecessário e injusto. A sanidade mental não poderia ter sido posta em jogo, uma vez que ele era um Istari, um sábio, e deveria autocontrolar-se. Aliás, deveria já ter apresentado um autocontrole antes, ao, como diz os membros da defesa, testar Gandalf, ou Olórin. Olórin nunca teve uma real ganância para chegar ao anel; era ciente de suas consequências. Não precisava ser testado. Utilizar-se de Radagast, pior ainda! Uma covardia, sem dúvida! Este ser merece uma punição digna: por que não tornar-se o boneco de treinamentos de Tulkas?

Justificativa em OFF:

Por quê? Pois a maioria das respostas da defesa não me convenceu, e isso definiu o meu julgamento. Julguei os trabalhos iguais, contudo, os da defesa levantaram mais dúvidas; usaram mais argumentos obscuros, e essa obscuridade talvez tenha prejudicado o trabalho como um todo. Não desmerecendo-o, afinal, o trabalho da banca foi fantástico. P.S.: Não sabia se deveria sugerir uma sentença, mas, por precaução, já o fiz.
 
Após o pronunciamento de Ondon Rincewind e Elessar Fox, julgando culpado o réu o Circúlo da Lei virou um caos, o público que acredita na inocência do réu levanta-se irada com a decisão dos dois jurados, vaiando-os. Já, o público que acredita que Curumo é culpado das acusações levantam-se e batem palmas para os jurados, que após se declararem sentam em seus lugares e apenas observam.
Após Menegroth controlar a bagunça a ansiedade toma conta do local e o ambiente fica pesado, esperando apenas Húrin, o terceiro dos jurados, inocentar ou culpar Curumo.
Em nenhum momento o réu, no centro do círculo, falou ou fez alguma coisa. Apenas observava, mas agora parecia procupado. Mas ainda restava, pra ele, esperanças no ultimo jurado. Ou não.



Parabens as bancas e aos jurados. Vocês foram fantasticos!
 
Anwel olha para Curumo que retorna o olhar. Eu, que já convivi com vários Maiar, pude reconhecer o olhar no rosto de Curumo: os olhos sombrios, profundos, as sobrancelhas levemente arqueadas, as rugas se acentuando, os dentes travados, a boca parcialmente aberta, os punhos fechados...

Ele tenta disfarçar, mas na verdade percebe que, com 66% do júri julgando-o culpado, suas chances são pequenas. Anwel tenta acalmá-lo com um olhar, mas Olórin, que voltou à Terra Média apenas para acompanhar os desdobramentos do caso, sorri e solta no ar um círculo de fumaça após fumar seu longo cachimbo.

O vento sopra um pouco mais forte e espalha a fumaça do cachimbo no ar, destruindo o círculo soprado por Gandalf... Seriam os ventos da mudança que querem sopra a favor do réu? Seria um sopro de Manwë chamando Curumo para cumprir sua sentença final?

TurambarWOW simplesmente fecha os olhos e, sem soltar um só som pela boca, diz: Saruman, ainda nos resta uma esperança...

Eu aguardo... Ansiosamente, aguardo...
 
Falta mais um jurado. Assim Eu penso e olho para os dois que já deram sua senteça. ambos com olhares dignos de fé. Penso, ao olhar para mabos, que no seu interior estão fazendo aquilo que acham certo.

Percebo que a muito Curumo me encara. E sem medo devolvo comum olhar calmo e tranquilo.

Mas minha hora se aproxima, e não sei se deveria estar tão calmo.
 
Voto e Motivo do Jurado Elessar Fox
Eu julgo Saruman, o branco culpado.
Posso dizer que os argumentos de ambas as bancas foram interessantes mas a banca de defesa baseou-se apenas na teoria de que Saruman teria feito o que fez com o objetivo de salvar a Terra-Media, essa possibilidade apesar de viavel não foi o bastante para explicar algumas das ações de Saruman.
Que ações não foram bem explicadas vocês podem me perguntar e eu posso citar como exemplo a proposta feita a Gandalf quando este foi visitar Isengard pela mensagem de Radgast. Neste momento é simplesmente muito suspeito que Saruman estivesse apenas testando o mago cinzento já que quando ele se recusa a ajudar é preso e colocado no topo de Orthanc!
Há tambem o ataque ao Condado que é justificado pela banca de defesa como raiva pela perda de poder que o réu teve, mas será que o réu tinha o direito de ter tanto poder antes? E será que a raiva pode justificar a destruição de grande parte do condado e de varios assasinatos?
Bom meus senhores na opinião desse jurado, o réu é culpado de ter ignorado sua missão e agido de forma imoral para alcançar seus objetivos, apartir de algum momento da história, não importando exatamente quando essa mudança ocorreu mas tendo ocorrido fez com que o réu se aproximasse de ser como aquele que viera destruir

Voto e Motivo do JuradoOndon Rincewind
Eu, Ondon Rincewind, condeno julgo Curumo, o outrora Branco.

O ataque ao condado foi desnecessário e injusto. A sanidade mental não poderia ter sido posta em jogo, uma vez que ele era um Istari, um sábio, e deveria autocontrolar-se. Aliás, deveria já ter apresentado um autocontrole antes, ao, como diz os membros da defesa, testar Gandalf, ou Olórin. Olórin nunca teve uma real ganância para chegar ao anel; era ciente de suas consequências. Não precisava ser testado. Utilizar-se de Radagast, pior ainda! Uma covardia, sem dúvida! Este ser merece uma punição digna: por que não tornar-se o boneco de treinamentos de Tulkas?
Justificativa em OFF:

Por quê? Pois a maioria das respostas da defesa não me convenceu, e isso definiu o meu julgamento. Julguei os trabalhos iguais, contudo, os da defesa levantaram mais dúvidas; usaram mais argumentos obscuros, e essa obscuridade talvez tenha prejudicado o trabalho como um todo. Não desmerecendo-o, afinal, o trabalho da banca foi fantástico. P.S.: Não sabia se deveria sugerir uma sentença, mas, por precaução, já o fiz.

Aguardando a manifestação com o Voto e Motivo do Jurado Húrin
 
O velho sorriso inicial nos meus olhos e em minha boca parece desaparecer, com dois votos contra eu pareço não acreditar que todo o trabalho e todo nosso esforço pode ser em vão, mas prendo-me a ultima esperança, o ultimo jurado, quem sabe ele consiga entender o nosso ponto de vista. Enquanto a discurção se instala permaneço calado e atento ao ultimo veredito do ultimo jurado. Barulhos de discurções não me incomodam.
 
Me aguardam no Circulo da Lei e retorno cansado. Os presentes não podem perceber que passei insône por este tempo em que me ausentei...
Todos os olhares me atingem como dardos e um deles me parece mais preocupante que os demais. No entanto, não deixam de me observar com frieza. Mas eu ainda consigo enxergar além do que muitos de minha Raça, coisa que ele não sabe...

Enfim o Representante da Casa de Hador deve falar:

Gostaria de ainda lembrar ao Excelentíssimo Juiz e aos Nobres Representantes do Jurí, dos Julgamentos e sentenças a que o Réu foi submetido. E são essas as minhas considerações!
Diante das decisões dos Nobres Amigos Jurados, diante a expectativa pelo meu voto/decisão, vejo-me no dever de diminuir a espera de todos. Não é leve esse fardo de ter em minhas mãos tal responsabilidade, mas para isso me propûs.

Para a acusação de falhar em sua missão, a de "Salvar a Terra-média de Sauron e/ou destruí-lo", Curumo, conhecido mais popularmente por Saruman, considero-o: Inocente!

Justifico que, apesar de usar metodos que fugiram de uma linha de ação que seria a mais correta, que seria a mais ética para alguém com maiores poderes do que os que ele possuia, para alguém que está fora do ambiente da guerra, para ele que se viu envolvido pela malícia dos poderes do Um Anel, que ainda permeava o mundo, não foi tarefa das mais fáceis.
Devo lembrar a máxima; "O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente!" Ele falhou em sua missão e isso não cabe a mim julgar.

Quanto ao "Sequestro de Olórin/Gandalf" considero-o Culpado.

É contra sua Missão impedir o trânsito de algum Membro de sua Ordem, ou intencionamente agir contra o sucesso deste em sua Missão, este poder não faz parte das atribuições do Réu!
Mas há que se lembrar que Curumo/Saruman não causou dano físico a Olórin/Gandalf, nem mandou ou permitiu que ninguém mais o fizesse ou incomodasse o Peregrino Cinzento, até então.
Peço que haja uma certa conduta de benevolência a ele no que diz respeito a isso.

Quanto à "Invasão do Condado , Apropriação, Formação de Quadrilha/Bando e Assassinato", considero-o : Culpado!

Apesar do argumento da Defesa, Curumo/Saruman abusou de sua antiga posição, do conhecimento que ainda possuia, e sendo assim, com o discernimento que anos afiaram, são impraticáveis as atrocidades que cometeu contra os Pequenos, como assim são conhecidos os Hobbits em muitos lugares, e que não esconde a honra, cortesia e simplicidade desse Nobre Povo!
Tão nobres são as pessoas desse povo, que não foram capazes de maltratar ao Réu quando esse estava em desvantagem e o trataram com respeito.



Agora resta ao Juíz decidir a respeito do destino do Réu...

E assim aguardarei,

Húrin.
 
Última edição:
Voto e Motivo do Jurado Elessar Fox
Eu julgo Saruman, o branco culpado.
Posso dizer que os argumentos de ambas as bancas foram interessantes mas a banca de defesa baseou-se apenas na teoria de que Saruman teria feito o que fez com o objetivo de salvar a Terra-Media, essa possibilidade apesar de viavel não foi o bastante para explicar algumas das ações de Saruman.
Que ações não foram bem explicadas vocês podem me perguntar e eu posso citar como exemplo a proposta feita a Gandalf quando este foi visitar Isengard pela mensagem de Radgast. Neste momento é simplesmente muito suspeito que Saruman estivesse apenas testando o mago cinzento já que quando ele se recusa a ajudar é preso e colocado no topo de Orthanc!
Há tambem o ataque ao Condado que é justificado pela banca de defesa como raiva pela perda de poder que o réu teve, mas será que o réu tinha o direito de ter tanto poder antes? E será que a raiva pode justificar a destruição de grande parte do condado e de varios assasinatos?
Bom meus senhores na opinião desse jurado, o réu é culpado de ter ignorado sua missão e agido de forma imoral para alcançar seus objetivos, apartir de algum momento da história, não importando exatamente quando essa mudança ocorreu mas tendo ocorrido fez com que o réu se aproximasse de ser como aquele que viera destruir

Voto e Motivo do Jurado Ondon Rincewind
Eu, Ondon Rincewind, condeno julgo Curumo, o outrora Branco.

O ataque ao condado foi desnecessário e injusto. A sanidade mental não poderia ter sido posta em jogo, uma vez que ele era um Istari, um sábio, e deveria autocontrolar-se. Aliás, deveria já ter apresentado um autocontrole antes, ao, como diz os membros da defesa, testar Gandalf, ou Olórin. Olórin nunca teve uma real ganância para chegar ao anel; era ciente de suas consequências. Não precisava ser testado. Utilizar-se de Radagast, pior ainda! Uma covardia, sem dúvida! Este ser merece uma punição digna: por que não tornar-se o boneco de treinamentos de Tulkas?
Justificativa em OFF:

Por quê? Pois a maioria das respostas da defesa não me convenceu, e isso definiu o meu julgamento. Julguei os trabalhos iguais, contudo, os da defesa levantaram mais dúvidas; usaram mais argumentos obscuros, e essa obscuridade talvez tenha prejudicado o trabalho como um todo. Não desmerecendo-o, afinal, o trabalho da banca foi fantástico. P.S.: Não sabia se deveria sugerir uma sentença, mas, por precaução, já o fiz.

Voto e Motivo do Jurado Húrin
Para a acusação de falhar em sua missão, a de "Salvar a Terra-média de Sauron e/ou destruí-lo", Curumo, conhecido mais popularmente por Saruman, considero-o: Inocente!

Justifico que, apesar de usar metodos que fugiram de uma linha de ação que seria a mais correta, que seria a mais ética para alguém com maiores poderes do que os que ele possuia, para alguém que está fora do ambiente da guerra, para ele que se viu envolvido pela malícia dos poderes do Um Anel, que ainda permeava o mundo, não foi tarefa das mais fáceis.
Devo lembrar a máxima; "O poder corrompe. O poder absoluto corrompe absolutamente!" Ele falhou em sua missão e isso não cabe a mim julgar.

Quanto ao "Sequestro de Olórin/Gandalf" considero-o Culpado.

É contra sua Missão impedir o trânsito de algum Membro de sua Ordem, ou intencionamente agir contra o sucesso deste em sua Missão, este poder não faz parte das atribuições do Réu!
Mas há que se lembrar que Curumo/Saruman não causou dano físico a Olórin/Gandalf, nem mandou ou permitiu que ninguém mais o fizesse ou incomodasse o Peregrino Cinzento, até então.
Peço que haja uma certa conduta de benevolência a ele no que diz respeito a isso.

Quanto à "Invasão do Condado , Apropriação, Formação de Quadrilha/Bando e Assassinato", considero-o : Culpado!

Apesar do argumento da Defesa, Curumo/Saruman abusou de sua antiga posição, do conhecimento que ainda possuia, e sendo assim, com o discernimento que anos afiaram, são impraticáveis as atrocidades que cometeu contra os Pequenos, como assim são conhecidos os Hobbits em muitos lugares, e que não esconde a honra, cortesia e simplicidade desse Nobre Povo!
Tão nobres são as pessoas desse povo, que não foram capazes de maltratar ao Réu quando esse estava em desvantagem e o trataram com respeito.

AGUARDEM A MANIFESTAÇÃO DO JUIZ PANELA MÃO DE FERRO: MENEGROTH
 
:panela:Todos de pé...

"As decisões dos Jurados foram postadas, contudo, Húrin se manifestou a favor do Réu quanto: a acusação de falhar em sua missão, a de "Salvar a Terra-média de Sauron e/ou destruí-lo", deste, e APENAS DESTE ITEM caberá recurso, caso a Banca de Acusação tenha interesse.

Para toda e qualquer acusação fora essa, não caberá qualquer recurso, devendo os demais participantes, aguardar o prazo de 24 horas para a manifestação da Banca de Acusação sobre apresentar ou não recurso.

Após esse prazo,. que se encerra as 15:43 de amanhã, dia 03/09, o VtBBC se manifestará sobre a continuidade do presente Julgamento."
 
:panela:Todos de pé...

"As decisões dos Jurados foram postadas, contudo, Húrin se manifestou a favor do Réu quanto: a acusação de falhar em sua missão, a de "Salvar a Terra-média de Sauron e/ou destruí-lo", deste, e APENAS DESTE ITEM caberá recurso, caso a Banca de Acusação tenha interesse."

Estou de pé (prestando muita atenção onde a panela voa) mas não seria a Banca de Defesa que tem de manifestar interesse, Excelentíssimo Juiz Mão de Ferro?
 
Última edição:
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo