• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo de Lei IV] Julgamento de Saruman

Status
Fechado para novas mensagens.
Na boa!!

Só os estou avisando para não tornarem a coisa, digamos, "bagunçada"! Sei que é ruim esperar, também estou na expectativa, mas tenhamos paciência!

"Segue o enterro"!:amem:

Edite: Esperar e esperar e esperar e esperar e esperar... :roll:
 
Última edição:
Bravo, simplesmente Bravo.

A acusação foi realmente fiel ao seu trabalho, ao meu ver.
Pude sentir de uma forma mais intensa o que está por vir. Receio que para desbancar o maravilhoso discurso a Defesa está se preparando muito bem.

As descrições dos acontecimentos estão cada vez melhor, agora além do Meglin, o Húrin e outros companheiros resolveram aventurar-se nesse admirável intento. Que o Julgamento continue e as descrições deste também.
 
Antes da apresentação da peça de acusação...

Eis que chega o primeiro membro da banca de defesa: Lyvio, ao seu lado o Curumo e alguns policiais na escolta.
Lentamente ele adentra a sala observa tudo ao seu redor, comprimenta com um aceno de cabeça a acusação, aproxima-se do réu e fala algo em seu ouvido, algo que apenas defesa e Réu sabiam. Lhe um tapinha nas costas e, de repente, a expressão do mago de serena passa a ameaçar um leve sorriso mas rapidamente o mago se contem, porém Lyvio deixa escapar um leve sorriso de canto de boca. Ele vai até o Juri e comprimenta um a um apertando suas mãos, curva-se para o juiz e logo e seguida dirige-se a mesa da defesa, senta-se faz um sinal positivo para o réu e aguarda os demais membros da defesa chegarem.
 
E TurambarWoW se aproxima dos jurados. Antes de cumprimentá-los, ele olha para a mesa da Defesa, e faz um sinal positivo com a cabeça. Ele cumprimenta os jurados, o excelentíssimo juiz (tomando cuidado com a Mão de Ferro) e volta para se juntar ao réu e aos seus companheiros.
 
Sabem de uma coisa, to adorando esse ambiente meio RPG, deu um toque diferente no julgamento...

Vamos la defesa! Olhando a banca espero um grande desfio! Vocês tem potencial demais....



Quando Livio entrou no salão, ombro a ombro com o reu, ambos transparecendo confiança, Roger pensou: Eles que aguardem, afinal, nao deixaremos saida!
 
E enfim chega o último membro da banca da defesa.
Chega atrás de todos, o último a chegar no Círculo da Lei.
Olha surpreendido à sua volta e ve todas as criaturas que acompanham ansiosas o julgamento. Uma luz vinda do Oeste ilumina todos os rostos da platéia: elfos, homens, anões, Maiar e diversas outras criaturas que o modesto membro da banca da defesa não sabe o nome. Só diante deste cenário é que o mesmo entende o quão importante é este processo, o processo de Curumo, o mago branco.

Anwel fica com o olhar perdido pensando em tudo enquanto os outros membros da banca comprimentam o Juiz e os membros do júri. Quando vê, está sozinho na frente do juiz, este com um sorriso amarelo diante da atitude "avoada" do Presidente da Defesa.
Imbuído de uma força aparentemente externa a sua, este subitamente "volta a vida" e comprimenta finalmente todos com um sorriso no rosto.

Anwel está confiante no trabalho que ele e seus companheiros fizeram.
 
Excelentíssimo Senhor Juiz, membros do júri e platéia composta pelo diverso povo de toda Terra-Média.

Estamos nesse Círculo da Lei para fazer a defesa do Maia Curumo, um dos istari enviado a Terra-Média na missão de combater Sauron. Afinal, crimes foram impetrados a ele pela acusação, crimes estes que a maioria das pessoas apenas ouviu sua história correr pelas canções de todas as Raças. Interpretando-a erroneamente assim como suas atitudes.

Pretendemos inocentá-lo esclarecendo a todos os supostos atos criminosos cometidos pelo réu. Afinal, partilhamos de uma visão muito diferente da banca de acusação, e esperamos que no final deste julgamento, nossa visão seja compartilhada. Se não por todos - pois sempre existem aqueles que relutam em enxergar os fatos livre de pré-conceitos – mas pela maioria dos que nos assistem.

A nossa modalidade de defesa consiste na citação de partes do texto da peça acusatória e posteriormente a contestação dos fatos descritos nela de forma justa e transparente, afinal, o nosso desejo é que todos entendam quais foram as reais intenções do réu e repensem em tudo que ouviram acerca deste.

A banca de acusação acusou Saruman de oferecer segurança ao condado –Lar dos Hobbits - contra os servos de senhor do escuro conforme citação abaixo:

drag047 disse:
(...) porque ele ofereceu ajuda a Gandalf para proteger o Condado dos Cavaleiros Negros quando na verdade queria forçar Gandalf a dar informações sobre a localização do Um anel. E para que? Para apropriar-se desse objeto nefasto. Não com o intuito de destruí-lo, mas de usá-lo, tornando-se o senhor dos povos livres.

Bom, desconhecemos onde a acusação retirou a informação que, na tentativa de enganar Olórin, Curumo ofereceu ajuda para proteger o Condado dos Nazgûl, mas o nosso ponto aqui é outro: O Anel. Sim, caros amigos, o ponto aqui, e, na nossa opinião, o mais importante em todo o caso do Mensageiro Branco é o Anel. Concordamos com a acusação que Curumo desejava obter o Anel, e não com a intenção de destruí-lo, mas usá-lo! Sim senhores, até a acusação conseguiu enxergar isso. Mas aqui nossa visão se separa profundamente: O motivo pelo qual Curumo desejava o Anel. Para contestar-mos isso, iremos expor nossos motivos.

Aos istari foi ordenada uma missão clara, e em nenhum momento Curumo esqueceu dela. A questão é: como era possível para o Mensageiro Branco realizar sua missão? Qual era a situação da Terra-Média? Não havia mais esperanças em uma aliança entre elfos e homens. Não havia mais Gil-Galad, e nem o vasto reino de Elendil. Ora, Curumo, ao olhar no palantír descobriu o poderio que Sauron possuía, viu que, aparentemente, tudo estava perdido. E aqui amigos, temos que nos esforçar pra nos livrarmos dos preconceitos, e nos colocarmos no lugar dele: O que o mago branco poderia fazer?

Havia uma possibilidade. Uma opurtunidade arriscada, mas que se funcionasse, daria resultados: usar o próprio poder do um anel, a única arma capaz de destruir Sauron. Mas, para isso, Curumo ainda desempenhou um papel MUITO arriscado: fingiu ser um aliado do senhor da Torre Escura, ao mesmo tempo que se esforçava para conseguir o Anel. O Mensageiro Branco tinha plena consciência que caso Sauron reavesse o anel, tudo estaria perdido, então, esforçou-se ao máximo pra completar sua missão da única maneira que imaginava possível: usando o Anel do inimigo contra o próprio inimigo.

Aqui, neste ponto da nossa argumentação, estamos de novo fazer um apelo a todos: É necessário um esforço da nossa parte para entendermos as ações do réu. É muito fácil para nós, que conhecemos o desenrolar da história do Anel, e de como o mesmo foi destruído, condenarmos as ações de Curumo. Mas será que, caso a história tivesse sido outra, e a empreitada idealizada por Olórin tivesse falhado (o que, entre nós, tinham GRANDES chances de acontecer) veríamos tudo com os mesmos olhos? Será que o condenaríamos da mesma forma?

Creio que não meus senhores, se é que me permitem responder minhas próprias perguntas!


Enquanto deixo vocês refletindo sobre o que disse, vamos continuar nossa defesa rebatendo as acusações. Agora acerca do aprisionamento de Olórin e o seqüestro dos hobbits:

drag047 disse:
Sim, meus senhores. Saruman, outrora O Branco já havia se tornado o De Muitas Cores, sem ter autoridade para isso, tornou Gandalf seu prisioneiro com intenção confessa de forçá-lo a cooperar, ou vingar-se dele se conseguisse levar seus planos macabros até o fim. Cárcere privado, senhores.

Quando não conseguiu a colaboração de Gandalf, Saruman engendrou outro plano sórdido para conseguir se não o Um Anel, pelo menos informações que levassem até ele. Para tanto tramou o seqüestro dos hobbits que viajavam na Comitiva que saíra de Valfenda.
Os hobbits foram submetidos ao medo, a privações, ao cárcere e só não foram submetidos à tortura porque mais uma vez os planos de Saruman foram frustrados pelo destino. Os hobbits conseguiram escapar antes de chegar a Isengard. O que não exime de maneira nenhuma Saruman de ser o que é: um seqüestrador. E esse é o segundo dos crimes pelos quais o acusamos hoje.
Seqüestro... Não bastou a Saruman prender alguém que foi a seu covil... Não, ele estendeu suas garras imundas para longe. Querendo ter a seu alcance pequenos, para torturá-los em busca de informações.

Colocamos esses parágrafos da acusação juntos porque, na opinião da defesa, estão entrelaçados. É interessante o jeito que a acusação expõe seus argumentos, acusando Curumo de ser um ser horrível, prendendo o pobre Olórin e os hobbits.

Mas, pensemos um pouco: Não foi o “pobre Olórin”, junto com Aragorn que justamente caçaram, prenderam, e com certeza torturaram, se não fisicamente, mentalmente, a criatura Gollum? Podendo até ter contribuído para a desestabilização mental do mesmo? E para que estes dois, considerados heróis da TM (não sem razão), fizeram tudo isso? Para alcançar justamente o que Curumo queria: informações.

Sim senhores, informações, em ambas situações, eram indispensáveis para o sucesso, e, justamente por isso, do mesmo modo que não condenamos as ações de Olórin, ou, mesmo se não concordamos, relevamos perante as outras ações, sem dúvida maiores, devemos fazer o mesmo com Curumo. Mesmo que este tenha seqüestrado “inocentes hobbits”, que sabiam muito bem do perigo que corriam na empreitada do Anel. Pois essas pequenas ações visavam algo maior: a destruição de Sauron!

Mais dois fatos que a acusação aponta serão por nós debatidos:

O uso de orcs por Curumo, e o assassinato de Boromir, “o valoroso filho de Gondor” por aqueles.

Interessante como a acusação condena Curumo por desejar o Anel para combater Sauron, e glorifica Boromir, o homem que justamente teve o mesmo desejo que Curumo! E ainda atacou Frodo!- O portador do um – Há uma clara contradição aqui.

Além disso citaram o uso de Orcs por parte de Curumo. Nesse ponto temos certeza que estes não eram os aliados mais desejáveis, porém, em seu jogo duplo, Saruman não teve outra alternativa (ou seja, Sauron pode sem dúvida ter imposto o uso destes para tentar ter um maior controle sobre o mago, tendo em vista as constantes conversas que eles tiveram pelo Palantír). Porém, o uso de orcs se mostrou fatal para Curumo, já que os mesmos despertaram a ira de Fangorn.

Continuando nossa argumentação, desejamos debater rapidamente sobre uma lógica que não partilhamos com a defesa:

drag047 disse:
Seria Gandalf criminoso por recusar trair aqueles que confiaram nele? Pois se Saruman for considerado inocente desse crime, então ele estaria correto ao prender Gandalf! E isso tornaria o Cinzento um criminoso. Senhores jurados, quem cometeu crime? O outrora Branco ou o Cinzento? Afinal, um deles é culpado, e cabe aos senhores decidirem qual.
Que crime os hobbits cometeram? Que crime Boromir cometeu ao defendê-los? Pois, se estes não cometeram crimes, novamente Saruman os cometeu. E de novo digo, senhores jurados! Inocentar um e culpar os outros. E de novo pergunto! Quem é culpado? Quem cometeu crime?
Bom, realmente não partilhamos da argumentação (i)lógica usada pela defesa. Alguém tem que ser realmente culpado ou inocente na história? É tão fácil assim julgar as ações das pessoas?
drag047 disse:
Para ter fogo para forjar as armas que usou para atacar covardemente e sem nenhum motivo válido o nobre povo de Rohan.

Aqui, vemos mais uma vez o jogo duplo de Curumo. Acreditamos que o ataque a Rohan foi elaborado por Sauron, na tentativa de separar Gondor e Rohan. Só que isso ia contra os anseios do mago, que não desejava guerra com seu vizinho, apenas desejava encontrar o Anel. Assim, Curumo ofereceu uma aliança com o senhor da Terra dos Cavaleiros, que lhe foi negada. Pressionado por Sauron, não houve outra alternativa se não a guerra, por mais que a mesma não fosse desejada.

drag047 disse:
Não, nós vamos nos ater às ações de Saruman depois que foi feito prisioneiro de guerra em Orthanc, depois que recebeu e recusou a chance de colaborar com as forças que lutavam contra Sauron, depois que foi liberado de boa fé por Barbarárvore. Sim. Vamos considerar as ações mesquinhas de Saruman depois que havia sido derrotado, e que mesmo diante de sua recusa em arrepender-se, foi posto em liberdade.
Depois de derrotado por sua própria ambição e crueldade Saruman decidiu vingar-se nos mais fracos e indefesos, que, vejam só os senhores, ele deveria proteger! E agiu precipitadamente, tão precipitadamente que quando encontrou Gandalf e Frodo antes de chegar ao Condado sugeriu que poderia destruir a casa dos hobbits como Isengard fora destruído.

Senhores, aqui temos um lado triste da história de Curumo. Sim, concordamos com a acusação que foi dada a chance do Mensageiro Branco se unir a Olórin e os outros (o que para Curumo não resultaria em nada, afinal, sem o Anel, não haveria vitória contra Sauron), mas essa chance foi dada por quem? Justamente pela pessoa que Curumo mais duvidava, seu companheiro de ordem: Olórin! Sim, infelizmente, essa dúvida, diga-se de passagem compreensível, nublou os olhos do mago branco, e selou seu destino. E que destino terrível, para uma pessoa acostumada a comandar, ser respeitada e ser ouvida a posição comum. E aqui, é interessante apontarmos, que, diferentemente de Sauron, que, em situação semelhante, fingiu redimir-se pra depois destruir o reino de Númenor, Curumo não desejava, inicialmente se vingar de ninguém. Porém, o tempo passou, e o Curumo que conhecíamos definhou sozinho em sua torre vigiada. Quando saiu, se viu livre pra tentar ainda mais uma chance de comandar algum lugar, o lugar aparentemente esquecido por todos: O Condado. Triste foi esse fim, pois sabemos das conseqüências. E aqui reiteramos: tudo isso foi feito por um Curumo praticamente destruído, com tudo o que construíra arduamente desfeito, e seu cajado quebrado, culminando na expulsão da ordem dos Istaris deixando-o sem absolutamente nada.

Agora imaginem-se vocês vivendo como um rei com todos os luxos e mordomia que o prestigio lhe concede, e de repente, tudo se desmoronar e você ter apenas a roupa e o couro, vivendo como um mendigo sem saber quando teria seu desjejum. Ninguém aceita meus amigos essas perdas fazendo surgir assim o desespero e o medo que o futuro lhe aguarda.

Então nobres jurados essa é a real história de Curumo, e esses foram seus reais motivos, esperamos que após esse esclarecimento todos consigam abrir seus olhos para a realidade e julguem utilizando-se da imparcialidade, esquecendo todas as histórias contadas e cantadas acerca desse homem.

Pois saibam, triste é aquele que só consegue ver um lado das pessoas e julgar conforme julgamento alheio.

Aqui encerramos a defesa, e esperamos profundamente que vocês reflitam com sabedoria sobre o que foi exposto.



Banca de defesa:
Anwel, TurambarWoW e Lyvio.
 
Última edição:
Ante a confiança de do presidente da defesa, Roger se sente inquieto!
Com tantos estudos sobre o reu ele conhece o poder da voz do mesmo! Entao pensa! A confiança dele ( o reu ) se deve a achar q sua voz pode convencer os jurados, como o fez com a banca de defesa!!!! :roll::roll:
 
Húrin, ao lado dos outros Jurados, observa à cena intrigado. Até o momento um dos Jurados permanece observando friamente, sem demonstrar qualquer reação, como se estivesse num transe contemplativo...

Há uma inquietação dentre os presentes. Olhares e murmúrios em meio ao som do vento, como se uma presença maior estivesse atenta ao que acontece. O ar parece carregado com uma energia estranha, enquanto Curumo agora parece feito de pedra, como se entalhado em mármore por algum Elfo, e seus olhos como se tivessem sido extraídos da pedra de Orthanc.

Inquietante, ainda, Olórin apenas observa, de posse de seu cachimbo.
 
Lei da Sobrevivência! a lei mais conhecida da Natureza, todos sabemos que o mais forte sobrevive e o mais fraco sucumbe tente se por no lugar dele e assim entenderá!
 
Ter o juízo sobre outros era muito importante, e Ondon se considerava honrado. Observou, calmo e alheio as confusões antecessoras ao julgamento, enquanto pensava na máxima que lhe fora ensinada: Tempestade antes da Calmaria. Aquilo, contudo, não era a tempestade. Não arranhava os mastros que eram representados pela Justiça e Lei.

Tomar um partido ali seria anti-ético, imoral. Abriu o cantil, e água sorveu em sua boca. Alguns ali tocavam o cabo das espadas, como que se esperassem uma batalha. Contudo, aquilo não era o prelúdio de uma batalha. Sua lâmina não deixaria ser, e certamente a de seus colegas jurados também não.

Se Ondon fosse um romano, certamente se lembraria de César; seria aquele julgamento uma manobra da famosa política do Pão e Circo? Alimentados pelos mais saborosos manjares de Valinor e tendo ali um espetáculo para assistirem. Mereceriam os valar a desconfiança que o jurado tinha? Bem, isso não vem ao caso. Afinal, a águia que está na porta da toca do rato nunca perde a presa. Melhor prevenir do que remediar, certo?

Olhou de soslaio para o juiz. O que ele faria?
 
Todos os presentes silenciam e aguardam a resposta do juiz apreensivos, o próprio Húrin olha para os lados com curiosidade e entre todos só encontra um unico rosto calmo.
Para os jurados e observadores só resta esperar pacientemente pela resposta.
 
Última edição:
Outra interessante peça mostrada dessa vez pela defesa.

O_O

Para nós da platéia já dá pra ver as posições iniciais de cada um a partir dos depoimentos de ambas as bancas.

As orelhas vão ficar mais aguçadas agora.
 
Como isso é de decisão do Juíz, não cabe minha Interferência... Mas a Mão de Ferro é ainda pior que uma :chibata: e eu que não sou besta de ficar na frente!!

Aguardemos, portanto!:think:
 
Estou informando que pedii à um moderador para que deletasse os posts no spoiler para que o julgamento prossiga sem essas interrupções desnecessárias!

Existem regras e vcs começaram a quebrá-las. Essas discussões durante um julgamento são impertinentes!

Gostaria de pedir ao usuário Roger para que não atravesse os procedimentos e ao usuário Anwel que não caia nas provocações.

Da mesma forma, gostaria de não ser necessário uma reunião com o VTBBC para encerrarmos esse julgamento ou alterarmos as participações das bancas, portanto novamente solicito educação, cautela, e segmento ás regras.


O VTBBC agradece a compreensão!


desculpem meu post em seguida!!

Meritissimo juiz peço imediado termino do processo!!!

Afinal, independente de quantos crimes o reu é acusado, a propria defesa reconhece a culpa de saruman!!!

quando saiu, se viu livre pra tentar ainda mais uma chance de comandar algum lugar, o lugar aparentemente esquecido por todos: O condado. Triste foi esse fim, pois sabemos das conseqüências.


qual a necessidade de tomar tempo dos jurados, e do proprio meritissimo, quando a propria defesa reconhece a culpa do reu?
A promotoria, retira todas as outras acusações, se saruman se reconhecer culpado nessa acusação! Isso, tendo em vista minimizar os custos da corte!

Porem se negado o pedido, a promotoria vai pedir pena capital pela soma de todos os crimes que o reu cometeu!!
Todos sabemos que ele sempre viveu no comando, indignado e desesperado quase que louco sem ter mais objetivo nenhum na vida ele decidiu querer se aproximar de ter o que tinha antes, o desejo de Saruman era poder voltar a ter uma alimentação e vida proxima da que tinha desmoronado em seu destino. Quem não desejaria ter o que teve de bom durante toda a vida mais uma vez? Quem não gosta de mordomias e ter tudo de bom e de melhor? O melhro fumo, a melhor comida, a amelhor bebida? que atirem a primeira pedra quem nunc desejou isso!
A promotoria nao vai rebater nada a respeito de seu pedido antes do juiz decretar sua opiniao..
Porem lembramos que nada, NADA, justifica um crime, ainda mais contra inocentes idefesos.....
Se a Acusação é tão atenta, vai ver que alegmos insanidade do réu para este ato, o que, na justiça comum, q (erradamente) é a base da Acusação, pode inocentar réus de seus crimes.
Uma outra coisa, que eu saiba as regras do circulo da lei permitem rebater acusações apenas na replica, o que temos apenas são a peça de defesa e acusação, e um pedido sem o mínimo de formalidade exigida e desrresipeitando as regras do circulo da lei citado pelo ROGER, se tiver algo a pedir peça na replica a peça de defesa e siga as regras e a formalidade ditada no circulo da lei, tenho certeza que O juiz não vai burlar as normas do circulo. Logo esse pedido é cinsiderado ainda extraoficial o que não cabe dentro do circulo da lei.
nossa, que ceninha desnecessária.
Vim aqui esperando ver qualquer comentário, mas não esse.

Isso tudo foi pra não precisar mais se dar o trabalho de continuar a acusação?
é mais fácil apelar para o juiz do que tentar elaborar alguma coisa decente?

Me conterei para não tornar isso um barraco.
Mas lamento ter lido o que li. Esperava mais.






Eu respondo facilmente suas perguntas roger.
Eu montei a defesa no microsoft word, e, quando copiei e colei pra cá, e mandei a defesa, a formatação ficou horrível, e com o texto todo junto. Apaguei o post, justificando-o e tentei de novo. Na 2a vez também não ficou bom, arrumei o problema, dando duplo espaçamento no word, e enfim mandei a acusação.

Fico triste que na tentativa de acusar a todos que defendam curumo você fique apontando fatos que você nem tem conhecimento sobre. Talvez, ao invés de apegar-se a pecuinhas pra tentar manchar nossa imagem perante os jurados, você devesse estudar mais pra dar um embasamento melhor pros argumentos da sua banca.


Sem mais.



__________________
olha anwel:
Vou esperar a manifestação do juiz em relação ao pedido da promotoria.


Porem devo lembrar-te uma coisa: Em momento nenhum a promotoria usou pejorativos, ex: "ceninha desnecessaria"....
O respeito sempre foi norma da promotoria!!!

Ps: O que a promotoria fez e parte de um tramite legal, e o pedido foi feito ao juiz, sem necessidade ou motivo pra interferencia da defesa, a nao ser que a mesma seja dirigida ao juiz.
 
Última edição:
Estou informando que pedii à um moderador para que delete os posts no spoiler para que o julgamento prossiga sem essas interrupções desnecessárias!

Existem regras e vcs começaram a quebrá-las. Essas discussões durante um julgamento são impertinentes!

Gostaria de pedir ao usuário Roger para que não atravesse os procedimentos e ao usuário Anwel que não caia nas provocações.

Da mesma forma, gostaria de não ser necessário uma reunião com o VTBBC para encerrarmos esse julgamento ou alterarmos as participações das bancas, portanto novamente solicito educação, cautela, e segmento ás regras.


O VTBBC agradece a compreensão!




Obrigado pela intromissão Indily.
Fico chateado que tenha sido necessária sua intromissão pra isso acabar.
Peço desculpas por ter causado problemas.


Que continue o julgamento!
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo