• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Status
Fechado para novas mensagens.
Boa tarde senhores do Júri, seja bem vindo Sr. @Eruonel , confiamos em sua integridade, assim como na de todos os membros do Júri, para uma decisão sábia baseada nos fatos aqui apresentados. Boa tarde também meritíssimo @Eriadan e todos os demais presentes deste tribunal, incluindo a excelente e determinada banca de acusação, @Ainurian e @Sev.

Segue abaixo nossas perguntas às testemunhas:

Para @Lissa : Primeiramente a banca de defesa gostaria de dizer que lamenta profundamente as terríveis experiências relatadas pela testemunha Azakhêl. Uma verdadeira tragédia. É importante destacar, no entanto, que nesse Círculo da Lei devemos julgar apenas os crimes de Sauron - e sob a luz dessa constatação é que olharemos o depoimento da testemunha de acusação.

Com isso, a pergunta é: Você tem alguma prova de que esses citados "chefes do senhor do Escuro" agiram sob ordens diretas de Sauron, acredita que era o desejo de Sauron ofender mulheres de seus próprios soldados, e se sim, qual seria o ganho prático de Sauron com uma atitude dessa? Porque é de conhecimento de todos aqui, seja Defesa ou Acusação, que Sauron nunca poderia ser acusado de ser burro. Ele era prático, calculista e inteligente demais para arriscar revoltas e motins entre seus soldados por indisciplina e violência de seus homens, por isso, sabemos que é bem improvável que ele tivesse qualquer tipo de ligação com condutas erradas de orcs e homens de Mordor.

E solicitamos que a testemunha dê os nomes e cargos dos abusadores, se os tiver, para que seja aberto um novo julgamento para estes réus. Sauron se compromete a ajudar nas investigações.


Para @Malkyn : Obrigado pelo depoimento, e fique em paz, faremos o possível para trazer a justiça e inocentar o grande senhor Sauron. A Banca de Defesa pergunta: Você testemunhou uma postura agressiva de Sauron em algum momento da Terceira Era que justificasse inimigos tão obcessivos em derrotar seu senhor, mesmo após milênios de anos após a guerra do Anel da Segunda Era, além de pura ganância pelas terras de Mordor, Harad, Rhûn e Khând?
 
As testemunhas @Malkyn e @Lissa terão agora o prazo para a resposta.
Ambas devem postar em um único post as respostas das duas bancas:

"RESPOSTA À BANCA DE DEFESA: BLABLABLA"

"RESPOSTA À BANCA DE ACUSAÇÃO: BLABLABLA"

Após será dado prazo ao Juiz @Eriadan para suas perguntas e novo prazo para as testemunhas.

AS TESTEMUNHAS TEM ATÉ ÀS 23:59 HORAS DO DIA 03/03 PARA POSTAR SUAS RESPOSTAS.
 
RESPOSTA À BANCA DE ACUSAÇÃO: Creio aqui estar acontecendo um equívoco: é Sauron, e não Saruman que está sendo julgado.
Não há como um senhor tão atarefado e lutando em tantas frentes ter a visão geral de tudo feito por seus seguidores, ainda que muito se tente. É o preço que se paga pela divisão de responsabilidades dentro de um grande ideal.
Responderei as acusações diretas, uma vez que acusações genéricas nada mais são além de especulações.
Quanto a Denethor, digo que a este não foi oferecido mais do que a verdade, mas este não teve a capacidade e intelecto para fazer um julgamento correto das informações que lhe foram conferidas. A verdade é que, como no mito da caverna de Platão, àqueles que é oferecida luz sem que tenha a vista acostumada, possivelmente ficará cego até que consiga se adaptar aos poucos àquilo que lhe é oferecido. Infelizmente sua mente fraca não foi suficiente para receber tal dádiva de meu senhor, e sucumbiu em sua própria ignorância.
Quanto a Théoden, volto a repetir que este julgamento diz respeito a Sauron, não a Saruman, que, apesar de ter boas intenções, ainda assim pode ser um tanto quanto persuasivo em suas práticas.

RESPOSTA À BANCA DE DEFESA: Te digo que não! A empreitada de tais homens frente ao meu senhor em nada se justifica! Não houve nada além de um movimento de defesa, de uma tentativa de se recuperar aquilo que outrora fora tomado, uma tentativa de dar um basta à galopante tomada de nossas terras cada vez mais escassas. Para onde iríamos?! Quem, além de Sauron, pensaria em nossos povos e nossas famílias, e nos colocaria como ideal de luta frente aos ditos reis dos homens? Ninguém além de Sauron nos protegeu, e digo que tudo que foi feito foi, antes de tudo, uma resposta à agressividade com que fomos tratados, nada mais.
 
Azakhêl, do povo de Harad, testemunha de acusação, ficamos tristes por sua perda e sofrimento vividos enquanto serva de Sauron, mas precisamos da verdade nesse momento, antes e acima de tudo. Malkyn, a testemunha da defesa, afirmou que os "Altos homens", os numenorianos, dizimaram a população da aldeia que ela vivia em Harad. Como uma haradrim, você pode nos dizer a verdade sobre esse fato, informando desde quando Sauron alicia seu povo e o que os numenorianos combateram em suas terras?

Obrigada pelos sentimentos. Minha família era muito influente entre os líderes dos haradrim e sempre soubemos que o Senhor do Escuro começou a se infiltrar em nossas terras desde a segunda era, em suas tentativas de conquistar os homens para suas causas malignas. Os númenorianos foram, assim como nós, seduzidos por ele e seus belos discursos, Ora, o advogado de defesa mesmo disse que o Senhor do Escuro não era ignorante. Ele sabia que precisaria de um exército forte para derrotar os elfos e os homens de Gondor e Rohan, por isso precisava do apoio do meu povo. Sabiamente, ele se aproveitou das animosidades entre nós, haradrim, e os numenorianos para angariar apoio em suas guerras contra eles e os elfos. Quando eu nasci, meu povo já nutria simpatia e amizade por ele, acreditando que seríamos livres.

Primeiramente a banca de defesa gostaria de dizer que lamenta profundamente as terríveis experiências relatadas pela testemunha Azakhêl. Uma verdadeira tragédia. É importante destacar, no entanto, que nesse Círculo da Lei devemos julgar apenas os crimes de Sauron - e sob a luz dessa constatação é que olharemos o depoimento da testemunha de acusação.

Com isso, a pergunta é: Você tem alguma prova de que esses citados "chefes do senhor do Escuro" agiram sob ordens diretas de Sauron, acredita que era o desejo de Sauron ofender mulheres de seus próprios soldados, e se sim, qual seria o ganho prático de Sauron com uma atitude dessa? Porque é de conhecimento de todos aqui, seja Defesa ou Acusação, que Sauron nunca poderia ser acusado de ser burro. Ele era prático, calculista e inteligente demais para arriscar revoltas e motins entre seus soldados por indisciplina e violência de seus homens, por isso, sabemos que é bem improvável que ele tivesse qualquer tipo de ligação com condutas erradas de orcs e homens de Mordor.

E solicitamos que a testemunha dê os nomes e cargos dos abusadores, se os tiver, para que seja aberto um novo julgamento para estes réus. Sauron se compromete a ajudar nas investigações.

Novamente, grata pelos sentimentos. Orcs e homens de Mordor tinham permissão e indulto para agirem como bem entendessem dentro dos acampamentos dos soldados em Mordor. Não havia denuncia ou reclamação que funcionasse contra eles. O Senhor do Escuro não ligava para o bem estar de seus escravos. Porque éramos escravos. Os lideres de meu povo pensavam que estavam servindo um grande líder, ajudando a construir um mundo livre, mas viam suas esposas e seus filhos sofrerem e morrerem e nçao havia nada que pudessem fazer pra impedir, pois essas práticas que relatei eram comuns. Os ganhos do Senhor do Escuro eram óbvios: seus orcs, preferidos por ele, se divertiam conosco e não brigavam entre si com tanta frequência. Seus generais, idem. Éramos descartáveis, meros escravos que podiam ser substituídos. Por isso nenhum tipo de justiça nos foi mostrada por ele. Era de se esperar que o nosso líder e futuro rei mostrasse respeito e misericórdia.
Não tenho os nomes dos meus abusadores, pois não nos era permitido saber tais informações, mas sei que eram desde orcs soldados comuns até oficiais do exército.
 
Senhores jurisdicionados. Já finalmente caminhamos para resolver o destino do Réu, e é dever do Juiz realizar o saneamento do processo, a fim de que as provas elencadas tornem-se clarividentes ao Júri, cujo veredicto provavelmente vinculará a decisão final. Este é o momento, pois, para eliminar qualquer dúvida que eventualmente anuvie a percepção destes nobres jurados sobre as versões aqui relatadas da História.

Ao Réu foi imputada uma série de acusações. Algumas delas são rebatidas questionando-se o juízo de valor sobre a conduta. O Júri já se encontra apto ao julgamento destas, necessitando somente confrontar as suas crenças com as argumentações desenvolvidas em prol e detrimento do Réu, para então atribuir-lhe inocência ou culpa pelo cometimento. Outras, porém, são negadas no plano fático. Essas são as que requerem acareação.

Alega a Promotoria que o Réu, quando de sua instalação nos planaltos de Mordor, teria escravizado e manipulado os povos das regiões fronteiriças a leste e sul daquele território. A Defesa, por sua vez, rejeita a denúncia, afirmando que a atração daqueles povos à bandeira de Sauron teria ocorrido de forma espontânea. Ambas as partes trazem testemunhas que endossam suas respectivas manifestações.

Convoco Azakhêl e Mal-Al-Kyn à minha presença.

Vós estais, neste momento, sob ACAREAÇÃO perante o Mahanáxar. Reitero as advertências que vos foram passadas quando adentraram este tribunal. Vossos depoimentos contradizem-se, e eu não hesitarei em determinar a prisão imediata daquela que demonstrar faltar deliberadamente com a verdade perante este Juízo. Agora eu ordeno: revelem a verdade sobre a outra. Ambas pertencem ao mesmo povoado e são contemporâneas da mesma guerra; ademais, é notório que nutrem inimizade. É óbvio a todos os presentes que se conhecem suficientemente bem, e somente com a desmascaração daquela que mente é que uma das versões se tornará mais verossímil.

@Lissa Azakhêl, quem é, de fato, Mal-Al-Kyn, e por que o seu interesse na absolvição de Sauron?
@Malkyn Mal-Al-Kyn, quem é, de fato, Azakhêl, e por que o seu interesse na condenação de Sauron?
 
@Lissa Azakhêl, quem é, de fato, Mal-Al-Kyn, e por que o seu interesse na absolvição de Sauron?

Uma feiticeira obscura que foi seduzida pelos discursos e magias sombrias do Senhor do Escuro. Muitos bravos e nobres homens e mulheres de Harad caíram na lábia desse ser escuro e se corromperam, ouviram e repetiram tantas vezes suas mentiras e agora acreditam piamente nelas, como se suas vidas dependessem disso. Eles e elas se esqueceram que são pessoas livres, de um povo outrora livre, e que não devem obediência nem servidão a esse Senhor da Escuridão, que só os quer como massa de manobra para seus feitos escusos.
 
@Malkyn Mal-Al-Kyn, quem é, de fato, Azakhêl, e por que o seu interesse na condenação de Sauron?

Em primeiro lugar gostaria de relembrá-lo que, embora eu e Azakhêl sejamos ambas de Harad, não somos do mesmo povoado, e tão pouco da mesma Era. Habito Mordor desde a Segunda Era, onde me desenvolvi e alcancei o prolongamento de minha vida com a ajuda de Sauron e seus feiticeiros.

Por conta disso, não poderia tecer grandes comentários sobre quem ela é. Posso entender sua revolta, mas enxergo que esta é equivocada! Ela culpa meu senhor por atos de outrem, o que vem acontecendo repetidamente durante este julgamento, onde tentam culpar Sauron por crimes cometidos por Melkor, Saruman e outros, o que, a bem da verdade, seria cômico, se não fosse trágico.

Me indigno porque sei que Sauron nada tem a ver com seu sofrimento. Me entristeço ao ver que ela tenha ignorado a proposta da banca de defesa, para que fossem procurados e julgados os verdadeiros criminosos! Até eu me dispunha a buscá-los, uma vez que acredito serem justas suas alegações, e acredito que a justiça deve vir para todos. Mas insisto em dizer que Azakhêl é uma vítima de homens e orcs que não representam o todo do reino de Sauron! Busca-se a condenação de Sauron por uma vingança extremamente mal direcionada, gerada por questões pessoais que nada tem a ver com as motivações deste julgamento e suas ponderações.
 
Este Tribunal agradece às Testemunhas @Lissa e @Malkyn pelo comparecimento, testemunho e esclarecimento aos questionamentos. Ambas estão dispensadas do presente processo, devendo lembrar contudo que o que aqui disseram estava sob juramento. Sabendo-ser portanto que se constatado que houve inveracidade de fatos, ambas podem ser chamadas novamente ao processo.

Por motivos de atraso desta que vos escreve em se posicionar quanto ao apresentado:

O PRAZO PARA OS JURADOS FAZEREM QUESTIONAMENTOS ÀS BANCAS SE ENCERRA DIA 11/03 ÀS 23:59 HORAS.

Lembrando que as perguntas às bancas devem ser feitos em um único post. Apenas mencionando à qual Banca a pergunta se destina.




______________________________________________________
ESTE TRIBUNAL PARABENIZA ÀS MULHERES PELO SEU DIA! DESEJANDO À TODAS QUE SUAS LUTAS E MÉRITOS SEJAM RECONHECIDOS, QUE SUAS DORES CESSEM, QUE SEUS SORRISOS SEJAM AMPLOS E QUE SEU DIA SEJA MARAVILHOSO!
 
Membros deste tribunal, excelentíssimo juiz, apesar das múltiplas acusações relativistas já esclarecidas pela defesa, extraí desse julgamento dois pontos que precisam de maior aprofundamento.

O primeiro eu direciono à banca de defesa. A captura de Gorlim em si não surtiu vantagem militar para Sauron, sendo claro o objetivo de obter informações através de tortura e outros meios que não podem ser aceitos por esse tribunal - nem mesmo em cenário de guerra declarada. A defesa reconhece que Gorlim foi deliberadamente executado após servir aos desígnios do réu, e também que Sauron o executou respaldado unicamente pelo próprio senso de justiça. Este ato jamais poderá ser reconhecido por este tribunal pois a Sauron não foi delegado o poder de fazer valer a justiça. Sendo assim, pergunto: a Gorlim foi concedido o direito de defesa do qual Sauron está gozando neste tribunal? Essa execução foi reconhecida e deferida pelas únicas autoridades com tal poder, ou seja, as deste tribunal?

O segundo eu direciono à banca de acusação. Conforme demonstrado em julgamento, Sauron exerceu a autoridade delegada por Melkor em Angband. Sendo assim, o réu é responsável por quaisquer crimes que envolvam tortura, assassinato, genocídio, exploração e subjugação. Porém, não foi apresentada qualquer evidência além das ações tragicamente comuns em períodos de guerra. Dado que, neste momento, não é possível inserir novos fatos ou evidências no curso do julgamento, pergunto: as acusações de Angband realmente se restringem a mero exercício militar?

Os demais tópicos abordados pela acusação e defesa foram claros a ponto de não me restarem dúvidas.

Sem mais.
 
Cumprimentos a todos,

Aos presentes agradeço pela oportunidade da palavra concedida. Em consonância ao solicitado depositarei as minhas perguntas:


Para a Banca de Defesa:

Uma pergunta contendo dois itens sobre antecedentes jurídicos e consistência das evidências.

a) Apesar de eu ter lido o contrário no conteúdo das peças, a saber, que Sauron agia em favor de Eru, de acordo com as informações de conhecimento comum dos povos, Sauron perdeu o próprio corpo em virtude da vontade direta de Eru durante o episódio de Númenor, a pedido de Manwe, o Vala que mais se assemelhava ao Único em pensamento dando a entender justamente a posição contrária do Único em relação àquilo que o Maia vinha fazendo tanto em relação ao desejo de Ilúvatar quanto a vontade dos Valar. O mesmo tipo de condenação de Eru parece se repetir na suspeitada resolução do caso da queda de Gollum junto do Um dentro do fogo de uma forma semelhante ao tipo de favor do acaso ou uma espécie de “voto de Minerva” para direcionar o mundo. Sabendo disso a defesa afirma que Eru tinha os mesmos planos de Sauron mas não me parece convincente e não se demonstrou (com provas conforme eles cobram) que as ações de Sauron sejam conforme o desejo de Eru e não a revelia Dele. É necessário esclarecer essa questão, afinal não se trata de tal afirmação a aplicação de litigância de má fé com forjadura de provas?

b) As peças apresentaram Sauron na qualidade de inocente, todavia não explicaram como pode ser que na época da aliança dele com Melkor o Inimigo do Mundo já era tido por toda parte como o maior criminoso, sendo fato conhecido mesmo na época em que Sauron servia aos Valar. Peço que dêem respostas para como então um Maia tão bem informado não soube que estaria participando do trabalho de um ser maligno. Alguém que fizesse o mesmo seria ou tolo ou maligno e temos que concordar que ele não era um tolo. Pelo contrário, ao invés de declarar a própria independência longe dos Poderes se associou ao criminoso Melkor em todas as atividades porque se tratava de sedução ou de “guilty pleasure” e ele era conhecido por ser culpado e ter prazer nisso. Qual a explicação para essa incoerência?

Para a Banca de Acusação:


É sabido que os Valar também não enxergavam tudo e que certas coisas, dentro dos planos de cada um, escapavam de sua visão estando também limitados por não saberem os planos de seus irmãos, razão pela qual eles se reuniram para que pudessem se consultar mutuamente e trabalharem melhor para uma obra que superaria a soma das partes. Também é informado que estaria oculto, para quem não merecesse, a parte do trabalho de Eru que Ele escolhesse não revelar.

Como a Acusação explica o fato de Sauron ser culpado de alta traição se havia um único Círculo da Lei no mundo ao qual recorrer? Existem evidências de que ele poderia se defender sendo oposição política ou pelo menos levar uma vida sem que dependesse apenas do Círculo para obter justiça?
 
Muito obrigado pela mensagem de reforço, Indily! :)

--x-x-x-x-x-x-x-x

A título de atualização, logo depois do aviso inicial do VTBBC na terça feira eu imediatamente enviei as MPs individuais a todos os membros comunicando a abertura da fase de perguntas. Algumas horas depois quase todos já tinham agido. O Amon postou a parte dele e as meninas (Nihal e ettelëa) me enviaram MPs dizendo que haviam entendido (enviei o conteúdo agora para a Indily). O Eruonel foi visto postando no dia seguinte e não me enviou resposta, se ele precisar (para o caso de não ter recebido) posso providenciar cópia da MP).

Estou disponível em caso de necessidade.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo