• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Círculo da Lei VIII] Julgamento de Maeglin

Status
Fechado para novas mensagens.
.

O estudo do caso Maeglin mostra, em um sentido mais amplo, como diria um dos meus grandes heróis, Abraham Lincoln, o imenso erro estratégico cometido por Melkor, quando este capturou e torturou até a morte grande número de elfos, logo após o seu surgimento (E usou seus cadáveres para criar os orcs? Polêmica...), em um ato de claro desacato ao seu pai, como se dissesse: "Papai, veja só o que eu faço com os seus caçulas. Eles não estão lindos, agora?" e mostrou os orcs (polêmica...) a Eru. Ou seja, um ato de ódio cego e niilista. Agindo assim ele fez toda aquela espécie sua inimiga, até os maus entre eles queriam distância, ou vingança, do vala rebelde.

Maeglin, foi a exceção, e a prova maior do erro de Melkor, afinal se ele tivesse seduzido e corrompido os primogênitos, como viria a fazer com os humanos, não digo que ele teria vencido, mas, certamente, teria dado muito mais trabalho aos ainur que o combatiam.

.

Um dos acontecimentos que eu acho mais curiosos da música dos Ainur é quando se descreve que Melkor sentia emoções fortes num raro exemplo do que um Ainur podia sentir ao falar da presença de vergonha diante da interpelação de Eru.

O forte descontrole emocional é citado na narrativa durante a guerra da Ira em que Melkor foi levado pelo orgulho e se projetar como invencível em todos os cenários possíveis e no comportamento de Sauron ao pôr a perder toda a estratégia quando Aragorn se mostrou no Palantir.

Quando Maeglin se mostrou a Melkor o ex-vala deve ter pensado duas coisas. Que poderia dominá-lo/derrotá-lo pela supremacia da força ou se aproveitando de um defeito de caráter (a maneira favorita dele).

Algumas análises consideram que Melkor desejava violar Lúthien durante sua dança, indicando um comportamento extremamente passional, sedutor e voluptuoso, com uma afinidade muito grande com os anseios de Maeglin para com Idril e existem algumas preocupações sérias sobre o fato de que soldados invadindo países inimigos se descontrolem e os de pior caráter tentam violar as mulheres conquistadas. Seria Maeglin portador de alguns sintomas de complexo de Édipo?

Temos aqui a possibilidade de o encontro dos 3 (Tuor, Idril e Maeglin) numa hora extremamente passional da guerra ser descrito como um combate simples poder ser como a dança de Lúthien para Melkor, uma imagem poética para o que Tuor possa ter encontrado durante a guerra diante de si, Maeglin atacando Idril (que já acreditava que havia nele algo de depravado) em que Maeglin pode não ter acreditado na promessa de Melkor pensando que a única oportunidade de ter Idril para si podia ser aquela.

Tanto desejo (a emoção sem controle), uma das razões de ele não querer ir embora de Gondolin apesar de ter herdado por incrível que pareça um espírito livre como o do pai, era uma das piores coisas nas estratégias de Melkor. Ao infundir emoções descontroladas nos comandados abria-se automaticamente o espaço para a vitória de outros Valar.
 
Última edição:
Sei que a ladainha toda já se dissipou, mas não vou conseguir ficar sem falar nada...

Ressalto o post do Meneldur (aparentemente, o único participante do CL que não vai acabar num hospício), que foi direto ao ponto:

Amon, um dos principais erros que você cometeu no Julgamento foi não entender que o post do Edu contém as regras do primeiro julgamento e nós estamos no oitavo. Muita coisa mudou de lá pra cá, e não dá pra se basear naquelas regras.

O que seria do Julgamento sem esse menino...!

O post do Edu até que não diverge muito das regras atuais, quanto à possibilidade de recurso, mas as regras que valem são a da Edição atual do CL, como o Meneldur disse acima.

Mas, além dessa questão de terem sido levantadas as regras antigas, parece que ninguém entendeu a causa de toda a confusão que aconteceu aqui (sei lá, li todos os posts pra trás mas já esqueci tudo). Amon, não sei se isso ficou claro pra você, mas quando o pessoal disse que você postou o recurso fora do prazo, significa que você postou antes do prazo, uma vez que os votos ainda não tinham sido aperfeiçoados com as justificativas que estavam faltando (ou eram insuficientes). Bastaria esperar as justificativas que estavam faltando para que você pudesse postar o recurso normalmente (mesmo porque recorre-se da justificativa e, se não há justificativa, não há do que recorrer).

Da maneira como eu vejo as coisas, todos os incidentes que se seguiram foram subproduto dessa confusão.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo